Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda- Pneus e jantes - segurança

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda- Pneus e jantes - segurança

    Olá, gostava de saber a opinião de quem tem algum entendimento na matéria e é o seguinte:
    Tenho um Mitsubishi Colt de 98 com umas jantes 14" pneus 185/60.
    Com a chuva e a estrada molhada, e dada também a reduzida tara do carro, este tem tendência a patinar com o piso molhado. Gostava de saber se há alguma solução a nível de upgrade de pneus que me pudesse ajudar e dar mais segurança perante esta situação. Eu pensei em aumentar a largura do pneu, mas como nao sei a largura máxima, nem a ideal, para o fazer, e nao sabendo também qual o nivel de eficácia desta medida, optei por pedir a vossa opinião

    Cumps
    Vitor

    #2
    Originalmente Colocado por vitorpedro90 Ver Post
    Olá, gostava de saber a opinião de quem tem algum entendimento na matéria e é o seguinte:
    Tenho um Mitsubishi Colt de 98 com umas jantes 14" pneus 185/60.
    Com a chuva e a estrada molhada, e dada também a reduzida tara do carro, este tem tendência a patinar com o piso molhado. Gostava de saber se há alguma solução a nível de upgrade de pneus que me pudesse ajudar e dar mais segurança perante esta situação. Eu pensei em aumentar a largura do pneu, mas como nao sei a largura máxima, nem a ideal, para o fazer, e nao sabendo também qual o nivel de eficácia desta medida, optei por pedir a vossa opinião

    Cumps
    Vitor

    Se aumentares a largura do pneu, o comportamento melhorará em seco, mas ficará pior em molhado, ao contrário do que muita gente pensa, um pneu mais largo é mais propicio ao fenómeno do aquaplaning, ou seja o deslizar por cima da água, pois a área maior do pneu, vai distribuir ainda mais o peso do carro pelas rodas, fazendo com que faça ainda menos pressão na superficie de contacto...seria como se tivesses um carro ainda mais leve, que é exactamente o contrário daquilo que pretendes, que é fazer mais pressão sobre a superficie de contacto para que o pneu agarre mais.
    Para o carro que tens, essa medida de jante é mais que suficiente, com o que ias gastar numas jantes maiores e pneus mais largos, investes nuns pneus decentes de uma boa marca, nada de chinesisses.
    Editado pela última vez por paulo27; 31 October 2010, 22:21.

    Comentário


      #3
      nao fazia ideia que em piso molhado a situação se invertia!

      Obrigado pela dica!

      Comentário


        #4
        bem, pensando melhor no assunto, realmente é verdade que o mesmo peso é redistribuido por uma superficie maior do pneu, resultado num menor peso por unidade de superficie. Agora apesar da superficie ter menor peso por unidade de área, a área que está a contactar com o piso em contrapartida também vai ser maior. Agora o que quero mesmo saber é o que é que vai contar mais, se uma menor área de contacto com mais peso por unidade ou uma maior área de contacto com o piso com menos peso?

        cumps
        Vitor

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X