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Skoda Yeti vs Peugeot 308 SW vs Focus SW

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    [Mercado] Skoda Yeti vs Peugeot 308 SW vs Focus SW

    Após vários meses à espera do momento certo estou finalmente decidido a partir para um carro novo. As condicionantes são:

    - Posso fazer somente 10 kms como 30 kms por dia, mas o mais habitual é fazer 10/15;
    - Não tenho filhos nem tenho esses planos para já mas o carro é para manter por muitos anos, por isso...;
    - O ideal seria gastar cerca de 22.000€, mas estou disposto a ir até aos 24.000€. Se enlouquecer vou aos 25.000€;
    - Ligo muito aos miminhos (leia-se equipamento) que os carros têm para oferecer, por isso não vou à bola com versões base.
    - Tenho um Lancia Y de 1998 com 90.000 kms, muito equipado para a altura mas o livrete está em nome da minha namorada;
    - o meu pai ainda me ofereceu uma carrinha KIA K2700 de 2002 com cerca de 86.000 kms para eu fazer o que quisesse (vender, dar para retoma ou abate), também ainda está em nome dele;
    - Só gosto de formatos SUV, mini-SUV e SW.



    SKODA YETI EXPERIENCE 1.2 TSI ou 1.6 TDI
    Esta é a minha preferência. Até agora sei que há 1.2 TSI a serem vendidos por 22.000€ com oferta de um ou outro extra, mas apesar de eu não fazer agora muitos kms nunca se sabe o dia de amanhã e como é para manter o carro por muitos anos eventualmente acaba por compensar o diesel. O 1.6 TDI só sai em Janeiro mas já soube por um vendedor que o preço para a versão experience andará entre os 25.000€ e os 26.000€. Já para a base active será 22.000€.

    Como o preço do 1.6 TDI já estica um bocado a corda e não estou completamente agradado com o bloco a gasolina (não pelo desempenho mas sim pela economia no médio e longo prazo), decidi procurar alternativas diesel mais acessíveis.



    PEUGEOT 308 SW EXECUTIVE ou SPORT
    Este foi o primeiro que me veio à cabeça. Não gosto muito da frente do carro nem da consola central que já parece um bocado datada. Gosto do resto do interior (mostradores, materiais, espaço) e da traseira. Também tenho lido que o motor de 112 e a caixa de 6 casam muito bem.
    Até agora deram-me os seguintes preços mas tenho lido que toda a gente tem comprado bem mais barato:

    PEUGEOT 308 SW EXECUTIVE 1.6 HDI 92 cv + Sensores traseiros - abate do lancia (900€) = 22.310€

    PEUGEOT 308 SW EXECUTIVE 1.6 HDI 112 cv + sensores traseiros = 24.950€

    PEUGEOT 308 SW SPORT 1.6 HDI 112 cv = 25.887€

    Vim a descobrir que estes preços são ridículos e que há muita gente a comprar ou já comprou o SPORT a 24.000€ por exemplo. Em breve vou contactar outros stands para melhor me ajustar à realidade.

    Pelos 22.000€ do Yeti a gasolina bem que poderia apostar no 308 Sw 92cv mas deve ser um bocado pastelão e gosto muito mais do Yeti, tanto pelo exterior como pelo equipamento.

    Quanto às outras versões do 308 ainda não posso falar até esclarecer o preço pelo qual realmente as consigo comprar.



    FORD FOCUS SW Titanium LED 1.6 TDCI 90cv ou 110cv

    Deste lembrei-me hoje e ainda não tive tempo de saber preços, mas julgo que deve andar perto dos preços do 308 SW. Talvez amanhã já saiba se apanhar um stand aberto. Talvez seja melhor carro que o 308 no geral mas tenho um look exterior e interior que o faz parecer mais antigo. Ainda não tive oportunidade de me sentar lá dentro.




    Ainda não fiz test-drive a nenhum, mas vou fazer daqui a duas semanas quando tirar alguns dias de férias. Também não tenho muito tempo para decidir uma vez que o PUG e o Focus tenho de comprar até ao final do ano por causa das respectivas campanhas e o Yeti 1.6 TDI só sai em Janeiro e é muito difícil negociar e decidir antes disso sem fazer o test-drive. Entretanto gostava de ouvir qualquer tipo de parecer, conselho, relatos de experiência própria ou dicas quanto a:

    - Qual a melhor escolha caso não opte pelo Yeti? O Peugeot 308 SW ou o Focus SW?
    - E entre esse e o Yeti 1.2 TSI? Ou seria melhor o Yeti 1.6 TDI menos equipado? looool
    - Qual a melhor solução para conseguir o máximo de retorno possível dos carros que tenho disponíveis para venda, abate ou retoma?


    O meu obrigado a todos desde já.

    #2
    Vou tentar ajudar-te uma vez que estou a ponderar comprar um yeti como 2º carro e tenho uma 308sw sport de 110cv.

    Quanto à 308sw e ao seu design, gostos são gostos e por isso não vou questionar, mas eu gosto bastante do mesmo, principalmente da frente. Quanto ao motor, a versão de 110cv é a mais gastadora mas com cuidado consegues fazer bons consumos (ex. ontem fiz Aveiro-Porto com o CC nos 110 e cheguei com uma média de 5, isto com 2 pessoas e alguma carga atrás). A modularidade dos bancos é excelente (ainda ontem deu jeito com a carga que trazia) e tem espaço qb. Se bem que a minha é uma sport, não acho a consola em nada datada. Aliás, se achas que é datada então as do golf ou octavia fazem-te lembrar a idade da pedra!!! O conforto é bom (mais duro do que seria esperado num francês) e o motor responde bastante bem.

    Quanto ao yeti, fiz um teste-drive com o 1.2tsi e achei o motor mais do que suficiente para o carro. Aliás, com bastante genica. No entanto, tal como referes, é um motor que me parece demasiado gastador e que por isso faz ponderar bastante o tipo de utilização e os kms que se espera fazer. Segundo alguns testes, em AE a velocidades a rondar os 120, facilmente chega aos 8.5; em cidade pode mesmo chegar aos 10l!!! No entanto, há um user aqui no fórum que tem um experience e é dos Açores e que tem o carro com uma média de 7.5l. O carro é bastante confortável (julgo ter lido algures que usa a suspensão do passat, mas não dou a certeza), tem espaço traseiro qb, mas uma mala um pouco para o pequena, principalmente quando comparada com a 308sw. A versão diesel até pode ser uma hipótese, mas tens de ver se vem com caixa de 5 ou 6v. Andei uns 1xxxkm com um passat 1.6tdi bluemotion e a caixa de 5v com as suas relações longas torna a condução horrível parecendo o motor um pouco anímico (que não é) obrigando acelerar a fundo imensas vezes para ele se mexer (na minha 308 não me lembro se algum vez precisei de acelerar a fundo pois o motor mexe-se bem e a caixa de 6v é muito boa). Por isso, num SUV relativamente pesado, com uma aerodinâmica um pouco questionável, se meterem a mesma caixa, as prestações devem ser uma boa porcaria com o consequente aumento do consumo. Espero que metam uma caixa de 6v pois, como te disse, pode ser uma alternativa no meu processo de decisão.

    Relativamente ao preço, em vez de ires para a versão experience no yeti, podes ir para a ambition que sempre são menos uns €1500/€1700. Claro que te aconselhava a meteres o ESP na ambition o que faz com que poupasses uns €1000/€1500 relativamente à experince. Perdes o ac automático, o GPS (no meu caso, dispenso bem), sensores dianteiros, bluetooth, alarme e mais umas coisitas. Tens de ver se te fazem mesmo falta. Eu não dispenso o ESP, principalmente neste caso uma vez que tem um centro de gravidade mais alto do que o normal o que pode levar a algumas surpresas.

    tinha-me esquecido, também já andei com um focus 1.6tdci (não sei qual a potência pois era carro de aluguer). O carro (não carrinha) era bastante espaçoso quer interior quer na mala. O motor respondia bastante bem (é igual ao da 308) achei que transmitia uma boa sensação de seugrança. Detestei a consola central pois parece que já não leva um restyiling há uma década. Os plásticos pareceram-me de pouca qualidade e duros (que não significa nada mas não são agradáveis ao toque).
    Editado pela última vez por pcg2001; 06 November 2010, 11:05.

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      #3
      A focus e 308 serão bastante mais versáteis... O focus está em fim de vida..

      Suponho que querias comprar em 2010 correcto?

      Se não te importares de ter um modelo (focus) recheado de equipamento, etc mas modelo em fim de vida opta por este, senão vai pelo 308 que não vais mal servido.

      O yeti parece-me bastante caro s diesel pondera antes a skoda octavia, e sugiro uma vista de olhos pelo chevrolet cruze.

      Comentário


        #4
        Realmente o motor de 110 cv do 308SW é o que mais me seduz (pelo que tenho lido e que parece unânime) mas não sei se a versão que tenho disponível (112 cv) acaba por ser melhor ou pior. Fico na dúvida uma vez que o binário máximo está disponível mais tarde. Talvez me possas ajudar a esclarecer isto. O que ganho e o que perco.

        No novo catálogo do Yeti, disponivel em ?koda Auto - Homepage, apresentam o motor 1.6 TDI com caixa manual de 5. Agora parece que o desempenho só se dissipa quando houver test-drive disponível. :\ Quanto à versão ambition, não ia ficar nada agradado com a minha compra porque valorizo o equipamento que o experience tem.

        Tendo dormido sobre o assunto, acho que me vou virar somente duas opções, tendo excluído todas as outras:

        SKODA YETI 1.6 TDI EXPERIENCE

        + economia (face ao 1.2 TSI) e possivelmente face ao 308
        + equipamento
        + look (a minha namorada adora e eu também gosto muito, mais do que 308)

        - desempenho do motor ainda é uma incógnita (5 vs 6 velocidades)
        - menos velocidade de ponta (apesar de eu muito raramente passar dos 140/150 kms/h


        PEUGEOT 308 SW SPORT 1.6 HDI 112 cv

        + motor parece ser uma delícia
        + espaço interior
        + espaço da mala
        + design da traseira
        + bem equipado, apesar de não tanto como o Yeti

        - design da frente
        - é um carro que vai ser substituído mais cedo pela Peugeot do que o Yeti pela Skoda



        Não vou poder desempatar pelo test-drive porque o Yeti TDI só vai estar disponível em Janeiro e nessa altura já não devo conseguir o 308 aos preços de Dezembro. Ou será que consigo? Eu acho que sim mas não queria arriscar e dar-me mal.

        Assim o desempata vai se dar pelo valor que conseguir pelo... Yeti! Isto é, foi-me dito por um vendedor que o Yeti Experience deve ser vendido por 26.000€ (chave-na-mão), mas os stands estão a pressionar a marca para não ser vendido por mais de 25.000€. Se eu conseguir este preço, e conseguir dar o Lancia para abate (não sei se consigo porque entretanto deve acabar) e recuparar algum valor pela carrinha KIA, aí o valor caí para o patamar da 308 sport (24.000€).

        Agora também precisava mesmo de saber o que fazer com os carros que tenho:

        - Será que se esperar para Janeiro consigo alguma coisa pelo Lancia? Não deve haver abate para o ano e parece-me que a PUG não vai muito à bola com retomas... No entanto na Skoda disseram-me que eram capaz de dar pouco mais de 1.000€ (retoma) por ele uma altura que fui lá sondar.

        - Tenho visto carrinhas KIA à venda na net por valores entre os 2.000€ e os 3.500€, e quase toda com mais kms que a do meu pai. Não tenho é muita paciência para estar a vender a particulares e até conseguir vender posso ter que esperar muito tempo. Também não acredito que quer a PUG quer a Skoda a queiram para retoma. Talvez deva tentar vender a um Stand de usados, mas também não sei se querem comercializar uma carrinha destas...

        - Talvez o mais importante é que qualquer um destes carros não está em meu nome. Para o abate é um problema. Quantos meses tem de estar o carro em meu nome? Para a retoma já não sei se há problema quanto ao nome no "livrete".

        Tanta dúvida e tanta coisa para resolver em contra-relógio lol

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
          Realmente o motor de 110 cv do 308SW é o que mais me seduz (pelo que tenho lido e que parece unânime) mas não sei se a versão que tenho disponível (112 cv) acaba por ser melhor ou pior. Fico na dúvida uma vez que o binário máximo está disponível mais tarde. Talvez me possas ajudar a esclarecer isto. O que ganho e o que perco.

          Aqui não te posso ajudar pois só conheço a minha de 110cv. O motor de 112cv foi melhorado ao nível de ruído e binário. Não sei se houve grandes alterações ao nível de consumos, mas julgo que melhoraram.

          No novo catálogo do Yeti, disponivel em ?koda Auto - Homepage, apresentam o motor 1.6 TDI com caixa manual de 5. Agora parece que o desempenho só se dissipa quando houver test-drive disponível. :\ Quanto à versão ambition, não ia ficar nada agradado com a minha compra porque valorizo o equipamento que o experience tem.

          Concordo contigo relativamente à versão experience vs ambition. Tambem tenho a mesma dúvida. Se meteres ESP, bluetooth e mais qq coisa, fica quase ao mesmo preço que a experience (diferença reduzida). Mas como fica acima do teu tecto, seria uma possibilidade. quando sair a versão com o motor tdi vou querer experimentar para ver qual o tipo de condução. Pode ser que tenham alterado as relações da caixa de 5v, mas sinceramente duvido pois devem usar as caixas que a VW disponibiliza.

          Tendo dormido sobre o assunto, acho que me vou virar somente duas opções, tendo excluído todas as outras:

          SKODA YETI 1.6 TDI EXPERIENCE

          + economia (face ao 1.2 TSI) e possivelmente face ao 308
          + equipamento
          + look (a minha namorada adora e eu também gosto muito, mais do que 308)

          - desempenho do motor ainda é uma incógnita (5 vs 6 velocidades)
          - menos velocidade de ponta (apesar de eu muito raramente passar dos 140/150 kms/h


          PEUGEOT 308 SW SPORT 1.6 HDI 112 cv

          + motor parece ser uma delícia
          + espaço interior
          + espaço da mala
          + design da traseira
          + bem equipado, apesar de não tanto como o Yeti

          - design da frente
          - é um carro que vai ser substituído mais cedo pela Peugeot do que o Yeti pela Skoda



          Não vou poder desempatar pelo test-drive porque o Yeti TDI só vai estar disponível em Janeiro e nessa altura já não devo conseguir o 308 aos preços de Dezembro. Ou será que consigo? Eu acho que sim mas não queria arriscar e dar-me mal.

          O próximo ano vai ser interessante em termos de preços, cá pelo burgo. Vai acabar o abate (só eléctricos), acaba uma comparticipação qq do Estado de €250 (foi o que ouvi mas não sei a que se refere) e aumenta o IVA. Tudo isto são ingredientes para problemas nas vendas. Aliás, há dias o responsável do sector veio dizer precisamente que o primeiros 6 meses do próximo ano afiguram-se muito negros. Se por um lado os carros ficam mais caros, também vão vender menos, o que pode levar a que as marcas tenham políticas de preços mais agressivas.

          Assim o desempata vai se dar pelo valor que conseguir pelo... Yeti! Isto é, foi-me dito por um vendedor que o Yeti Experience deve ser vendido por 26.000€ (chave-na-mão), mas os stands estão a pressionar a marca para não ser vendido por mais de 25.000€. Se eu conseguir este preço, e conseguir dar o Lancia para abate (não sei se consigo porque entretanto deve acabar) e recuparar algum valor pela carrinha KIA, aí o valor caí para o patamar da 308 sport (24.000€).

          Agora também precisava mesmo de saber o que fazer com os carros que tenho:

          - Será que se esperar para Janeiro consigo alguma coisa pelo Lancia? Não deve haver abate para o ano e parece-me que a PUG não vai muito à bola com retomas... No entanto na Skoda disseram-me que eram capaz de dar pouco mais de 1.000€ (retoma) por ele uma altura que fui lá sondar.

          - Tenho visto carrinhas KIA à venda na net por valores entre os 2.000€ e os 3.500€, e quase toda com mais kms que a do meu pai. Não tenho é muita paciência para estar a vender a particulares e até conseguir vender posso ter que esperar muito tempo. Também não acredito que quer a PUG quer a Skoda a queiram para retoma. Talvez deva tentar vender a um Stand de usados, mas também não sei se querem comercializar uma carrinha destas...

          os valores da net não são muito de fiar, principalmente se forem de stands. Admitindo que os €2000 são de um stand, isto significa que este terá comprado por uns €1000 ou menos, pois ainda tem de dar garantia, alguma reparações, etc...

          - Talvez o mais importante é que qualquer um destes carros não está em meu nome. Para o abate é um problema. Quantos meses tem de estar o carro em meu nome? Para a retoma já não sei se há problema quanto ao nome no "livrete".

          Se nenhum dos carros está em teu nome, não podes usufruir do abate, a não ser que o novo carro fique em nome do teu pai. Para usufruires do abate, o carro precisa de estar em teu nome nos últimos 6 meses antes do abate.


          Tanta dúvida e tanta coisa para resolver em contra-relógio lol
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            #6
            Pois. Mas cá para mim ainda vou é a uns stands de usados ver quanto me dão pelo Lancia e pela carrinha para despachar. De certeza que ainda dão mais que qualquer abate. Só não sei é se me dão mais que a Skoda dá pela retoma do Lancia.

            Já agora, podes-me dizer se para retoma é importante ter o registo em meu nome? Quanto tempo demora o IMTT a mudar o nome do Documento Único?

            EDIT:
            Muito obrigado pelas respostas. Têm sido muito útil.

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              #7
              Se quiseres usar o abate tens de ter o carro em teu nome 6 meses.

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                #8
                Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                Se quiseres usar o abate tens de ter o carro em teu nome 6 meses.
                e para retoma?

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
                  e para retoma?
                  Não. O proprietário do carro pode vender quando quiser e a quem quiser.

                  Comentário


                    #10
                    Agora não me apetecia nada esperar até Janeiro para fazer o test-drive e decidir :\

                    Comentário

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