Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É o poder que corrompe ou é a corrupção que tem mais formas de chegar ao poder?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade É o poder que corrompe ou é a corrupção que tem mais formas de chegar ao poder?

    As próximas duas noticias levaram-me a criar este tópico:

    Seixal: Detido em flagrante pela Judiciária e suspenso de funções
    Fiscal apanhado a receber 2500 €

    A exigência do fiscal da Câmara Municipal do Seixal era clara: por 2500 euros de ‘luvas’, fecharia os olhos a eventuais problemas numa vistoria à área de saneamento da Skyline Villa, empreendimento hoteleiro em Fernão Ferro.


    Pensou ter o acordo dos responsáveis da empresa, mas a Judiciária de Setúbal apanhou-o em flagrante, quinta-feira, a receber o dinheiro.
    O funcionário corrupto foi detido e, presente anteontem a um juiz de instrução criminal, está agora obrigado a apresentações periódicas na PSP. Foi ainda suspenso das funções que desempenhava na autarquia e proibido de contactar com os responsáveis a quem exigiu as ‘luvas’.
    O suspeito de corrupção passiva, de 57 anos, teria de notificar o dono da empresa em caso de ilegalidade, mas, para evitar tal situação, tentou fazer um acordo. Por 2500 euros, pagos em notas, escrevia um relatório a informar que estavam a ser respeitados todos os procedimentos legais. Mas uma denúncia, horas antes da entrega do dinheiro, deitou todo o seu plano por terra.
    A autarquia esclareceu apenas que o funcionário, que trabalhava na Câmara do Seixal há cerca de 20 anos, foi detido pelas autoridades no seu horário de trabalho. Ao que o CM apurou, na Câmara do Seixal foi aberto um inquérito interno perante a actuação do fiscal. A Judiciária está agora a investigar se cometeu outros actos de corrupção.
    Fiscal apanhado a receber 2500 ? - Portugal - Correio da Manhã

    Carro apreendido por tráfico vendido à revelia do Estado

    00h15m

    Nuno Miguel Maia e Nuno Cerqueira
    Um Mercedes apreendido pelo Tribunal de Braga a um traficante de droga, declarado perdido a favor do Estado, foi vendido a um particular como se de um vulgar negócio se tratasse. Como suspeito da transacção fraudulenta é apontado um advogado de Barcelos, último dono da viatura.





    O caso só foi descoberto no ano passado quando o automóvel foi posto à venda, em hasta pública num lote a par de mais três carros, também apreendidos a um grupo condenado por tráfico.
    O anúncio da venda do Mercedes AMG (gama desportiva da marca), por 12500 euros, despertou a atenção de um cidadão de Barcelos, que quis observá-lo directamente. Domingos Gomes, funcionário de um escritório de advogados, deslocou-se inclusive às instalações da GNR de Barcelos mas disseram-lhe que o carro estaria no stand da "Auto Barcelinhos".Mas, afinal, não estava.
    Intrigado com o desaparecimento, o interessado averiguou que, aquando da apreensão, em Junho de 2000, a viatura estava registada no nome de um causídico de Barcelos, de nome Luís Costa Dias. E que, apesar de terem sido apreendidos também os respectivos documentos, o Mercedes mudou de propriedade, num negócio privado e à revelia do Estado, a 14 de Março de 2003. Isto é, quando já tinha sido declarado perdido, por uso em crimes de tráfico de droga.
    Há dois meses, Domingos Gomes apresentou uma participação no Ministério Público de Barcelos, por alegados crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e descaminho.
    A denúncia contra aquele jurista dá conta de outro dado importante: em Agosto de 2000, Luís Costa Dias requereu, enquanto advogado, que um seu cliente (entretanto falecido), comerciante de automóveis, ficasse como "fiel depositário" do Mercedes, uma vez que foi a ele que a viatura terá sido vendida (pelo próprio Costa Dias), antes de ir parar às mãos do traficante de droga, que estaria interessado em comprá-la.
    Contactado pelo JN, o advogado explicou ter "vendido a viatura há 11 anos, seis meses ou um ano antes de casar, em 2000". "Desconheço o destino que lhe foi dado. Sei que, quando vendi, a pessoa ficou com documentos para fazer deles o que quisesse".
    Luís Costa Dias diz, por outro lado, não se recordar de ter subscrito, enquanto advogado de um cliente e também comprador do seu Mercedes, um requerimento a pedir para ficar com o carro a título de fiel depositário. Também não encontra explicação para a sua venda, em 2003, quando já estava declarado perdido a favor do Estado: "Não faço ideia se houve falsificação de assinaturas ou de documentos. Acho muito estranho".
    O jurista adianta, porém, conhecer Domingos Gomes, o denunciante, como sendo alguém "problemático" e contra quem o seu escritório teve processos cíveis, com penhoras.
    No registo automóvel, consta como comprador da viatura apreendida pelo Estado um indivíduo residente em Braga, de nome José Lopes, o qual, não obstante insistentes tentativas, o JN não conseguiu contactar.
    Para a venda, em Março de 2003, era obrigatória a apresentação do livrete e registo originais da viatura, mas como estes estavam apreendidos pelo tribunal, teriam de ser requeridas segundas vias. O que, de acordo com a legislação, só era possível através de pedido do titular do carro no registo automóvel, com "reconhecimento presencial" de assinatura.
    Certo é, por outro lado, que o Ministério Público ainda não recuperou a posse da viatura subtraída ao património do Estado e que andará ainda a circular nas ruas.


    Carro apreendido por tráfico vendido à revelia do Estado - JN

    A questão que coloco é: o poder corrompe ou a corrupção tem cada vez mais meios e formas de chegar ao poder? Basicamente, o que apareceu primeiro, o poder ou a corrupção?

    E pergunto isto porque, numa noticia temos um fiscal camarário, possivelmente integrado nos quadros da função publica, a auferir um salário superior à média do que se pratica no privado, com tudo para não ter tentações do diabo e, no entanto, é corrupto e tentou extorquir dinheiro para ocultar problemas que estava obrigado a declarar.

    Na segunda noticia temos alguém que deveria ser um dos pilares máximos de defesa das leis deste país a cometer atropelos às mesmas de forma grave e para seu beneficio.

    Dois criminosos com cargos que só deveriam estar acessiveis a pessoas isentas. Ora, o que se passa aqui? Será que o poder corrompe? Ou estarão os corruptos mais aptos a chegar ao poder?

    #2
    Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post

    Dois criminosos com cargos que só deveriam estar acessiveis a pessoas isentas. Ora, o que se passa aqui? Será que o poder corrompe? Ou estarão os corruptos mais aptos a chegar ao poder?
    Para já, não existem pessoas isentas. Depois, a corrupção sempre existiu antes e depois do 25 de Abril. Não é um fenómeno novo.

    Finalmente: sempre vai existir com maior ou menor incidência.

    Penso que é evidente que tem vindo a ser reduzida nos últimos 30 anos, à medida que nos integramos na UE.

    Essas notícias constantes são apenas uma forma de se venderem jornais mas não algo de novo revelador de um incremento de corrupção.

    Mas existe.

    Comentário


      #3
      Isso é uma questão muito parecida à do ovo e da galinha. Mas para alguém chegar a uma posição de superioridade, dificilmente não teve que praticar um ou outro acto menos licito para atingir aos seus objectivos.

      Óbvio que eu posso considerar certas atitudes licitas que outras pessoas poderão achar gravissimas, em certos paises receber luvas , p.ex, é perfeitamente normal.

      O que vcs consideram corrupção? Muitas pessoas tb consideram corrupção, mentir com todos os dentes da boca....

      Comentário


        #4
        Reclama-se dela, mas isso é um tabu ao mesmo tempo. É tal e qual como falarmos do civismo e como se conduz mal em Portugal.

        http://forum.autohoje.com/off-topic/...corrupcao.html

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X