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Yaris - Problema na bomba de água (?)

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    Yaris - Problema na bomba de água (?)

    Boas,

    O meu Yaris tem ficado sem líquido de refrigeração no radiador, o que leva ao aquecimento do motor.

    O depósito do líquido de refrigeração está cheio o que me leva a pensar que seja um problema na bomba que manda o líquido do depósito para o radiador...

    Que acham, estou certo?

    A ser isso, é fácil trocar a bomba?

    Obrigado,

    #2
    Olá!
    O problema pode, de facto, ser da bomba de água por força de uma fuga.
    Mas a função da bomba não é a que tu falas.
    Uma coisa é certa - se o líquido do radiador desaparece, vai para algum lado:
    1. "Queimado" juntamente com o combustível (junta da culassa queimada)
    2. Fuga no circuito (bomba de água, tubo roto, rela, etc)
    Boa sorte com isso!!

    Comentário


      #3
      Boas,

      Eu já pensei em fuga, mas só isso não explica tudo.

      Se eu tenho fuga, o motor "aquece", e deveria "puxar" água do depósito para o radiador, o que não acontece...

      O depósito está cheio, e o radiador fica vazio...

      Cheira-me a 2 problemas: fuga + bomba que não funciona...

      Há alguma maneira de "forçar" a bomba a ligar?

      Comentário


        #4
        Normalmente a bomba de água está "ligada" ao motor através de correia, ou engrenagens. Ou seja, assim que pões o motor em marcha a bomba está a trabalhar...

        Comentário


          #5
          Radiador fica vazio? Que te leva a dizer isso?

          O(s) tubo(s) de entrada no radiador estão sempre frios? Obstrução total levaria a um aquecimento demasiado rápido do motor.. Pode ser isso, mas tenho as minhas reservas.

          Há quanto tempo não mudas o liquido? Começa por fazer um teste de pressão ao circuito.. Por onde houver fugas elas fazem-se logo notar.

          Comentário


            #6
            Termostato não abre?

            Cumps!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              Radiador fica vazio? Que te leva a dizer isso?

              O(s) tubo(s) de entrada no radiador estão sempre frios? Obstrução total levaria a um aquecimento demasiado rápido do motor.. Pode ser isso, mas tenho as minhas reservas.

              Há quanto tempo não mudas o liquido? Começa por fazer um teste de pressão ao circuito.. Por onde houver fugas elas fazem-se logo notar.
              O vazio foi uma força de expressão.

              Quando acontece isso, depois do carro arrefecer, meto líquido directamente no radiador, e ainda leva algum líquido.

              Tubos de entrada? Tenho de ver isso... é normal estarem frios, correcto?

              Não é obstrução total, porque não há o aquecimento rápido.

              Mudar o líquido? Hum, acho que nunca mudei. O nível ia baixando e eu ia colocando...

              Onde posso fazer esse tal teste de pressão? Norautos e companhias, ou tenho mesmo de ir à marca?




              Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
              Termostato não abre?

              Cumps!
              Como posso ver isso?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                O vazio foi uma força de expressão.

                Quando acontece isso, depois do carro arrefecer, meto líquido directamente no radiador, e ainda leva algum líquido.

                Tubos de entrada? Tenho de ver isso... é normal estarem frios, correcto?

                Não é obstrução total, porque não há o aquecimento rápido.

                Mudar o líquido? Hum, acho que nunca mudei. O nível ia baixando e eu ia colocando...

                Onde posso fazer esse tal teste de pressão? Norautos e companhias, ou tenho mesmo de ir à marca?
                Com o carro em funcionamento, e à partida no tubo mais superior (tem dois: um em cima e um em baixo) o tubo tem que estar "quentinho".. Alguns dá para lá meter a mão, outros ficam demasiado quentes para isso.

                Se estiver sempre frio (não gelado como se o carro estivesse parado, mas ao toque, nada de muito quente), o termostáto está aberto. Se aquecer a água está a circular por lá. Se o termostato estiver sempre fechado o carro aquece porque a água fica indefinidamente a circular dentro do motor; aberto ocorre o inverso.

                Não deves meter água no radiador. Supondo que não estás a trocar o radiador pelo vaso de expansão (o reservatório), estás a ter trabalho a desapertar as braçadeiras a fazer isso

                Mete pelo vaso de expansão. A fazê-lo pelo radiador é normal levar alguma água pois parte dela e devido à diferença de pressões volta para o reservatório.

                O teste de pressão não sei se é feito nesse tipo de oficinas.. Já os Maneis GT de esquina devem fazer ;)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                  Com o carro em funcionamento, e à partida no tubo mais superior (tem dois: um em cima e um em baixo) o tubo tem que estar "quentinho".. Alguns dá para lá meter a mão, outros ficam demasiado quentes para isso.

                  Se estiver sempre frio (não gelado como se o carro estivesse parado, mas ao toque, nada de muito quente), o termostáto está aberto. Se aquecer a água está a circular por lá. Se o termostato estiver sempre fechado o carro aquece porque a água fica indefinidamente a circular dentro do motor; aberto ocorre o inverso.

                  Não deves meter água no radiador. Supondo que não estás a trocar o radiador pelo vaso de expansão (o reservatório), estás a ter trabalho a desapertar as braçadeiras a fazer isso

                  Mete pelo vaso de expansão. A fazê-lo pelo radiador é normal levar alguma água pois parte dela e devido à diferença de pressões volta para o reservatório.

                  O teste de pressão não sei se é feito nesse tipo de oficinas.. Já os Maneis GT de esquina devem fazer ;)
                  Vou ver isso dos tubos mal tenha hipótese.

                  Eu não desaperto nenhumas braçadeiras, apenas tiro uma tampa amarela que está mesmo na frente do motor, ao meio... é isso o vaso de expansão?

                  Tenho aqui perto uma oficina multimarca que me parece porreira, vou lá perguntar se fazem o teste.

                  Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                    Normalmente a bomba de água está "ligada" ao motor através de correia, ou engrenagens. Ou seja, assim que pões o motor em marcha a bomba está a trabalhar...
                    Como dizes a bomba está a trabalhar mas pode acontecer o seguinte: o o´ring da bomba está marado e perde agua por ali, o veio que segura as pás da bomba pode estar desencaixado por dentro estando as pás soltas e não fazendo circular a agua (avaria comum em bombas de agua com pás de plastico - verificar se a deste carro é em plastico), ou o proprio rolamento da bomba estar avariado. As bombas de água não sao eternas, bem pelo contrário.

                    Pode também ser o termostato que não abre, caso não seja nada disto ai assim aponta-se para a junta queimada. Se for o caso nota-se bem no oleo...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
                      Como dizes a bomba está a trabalhar mas pode acontecer o seguinte: o o´ring da bomba está marado e perde agua por ali, o veio que segura as pás da bomba pode estar desencaixado por dentro estando as pás soltas e não fazendo circular a agua (avaria comum em bombas de agua com pás de plastico - verificar se a deste carro é em plastico), ou o proprio rolamento da bomba estar avariado. As bombas de água não sao eternas, bem pelo contrário.

                      Pode também ser o termostato que não abre, caso não seja nada disto ai assim aponta-se para a junta queimada. Se for o caso nota-se bem no oleo...
                      Óleo? Tenho de ver isso... olho para ele e procuro o quê, mesmo?

                      A bomba que falas é a que faz circular o líquido por todo o circuito?

                      Essa deve estar a trabalhar, senão o carro aquecia rápido.

                      Comentário


                        #12
                        Com este tipo de avarias não se deve facilitar, se não te sentes à vontade para resolver o assunto o melhor é entregar ao mecânico

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Óleo? Tenho de ver isso... olho para ele e procuro o quê, mesmo?

                          A bomba que falas é a que faz circular o líquido por todo o circuito?

                          Essa deve estar a trabalhar, senão o carro aquecia rápido.
                          Deve estar a trabalhar, mas provavelmente mal...

                          O oleo procurar por uma consistencia estranha, oleo + agua vai consistencia estranha, assim como que se tiver passagem o nivel do oleo vai aumentar...

                          Comentário


                            #14
                            Bem, depois de algum tempo a deixar andar levei-o ao médico.

                            Diagnóstico: junta da cabeça queimada...

                            Estava a entrar ar para o circuito, que fazia com que o líquido fosse todo enviado para o vaso de expansão, que depois de cheio deitava fora.

                            Agora vou ter de investir uns trocos a reparar isto.

                            Vou também mudar o termostato, e caso necessário, a bomba de água.

                            Comentário

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