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Alterar a altura de um carro implica mudar o livrete/DUA ?

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    Alterar a altura de um carro implica mudar o livrete/DUA ?

    A pergunta é mesmo a que está no titulo.

    Acrescida da mesma pergunta para pneus, se mantivermos o tamanho da jante/pneu e a largura e alterarmos o perfil temos que "averbar" a alteração e alterar o livrete/DUA ?

    No caso queria por pneus com perfil mais alto e aumentar a altura do carro.
    Editado pela última vez por v7; 16 November 2010, 12:29.

    #2
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    A pergunta é mesmo a que está no titulo.

    Acrescida da mesma pergunta para pneus, se mantivermos o tamanho da jante e a largura e alterarmos o perfil temos que "averbar" a alteração e alterar o livrete/DUA ?

    No caso queria por pneus com perfil mais alto e aumentar a altura do carro.
    Implicar, não implica!!

    Em relação a alterar a medida de pneus, quer seja em termos de largura, perfil ou medida de jante, se não for igual ao que está no livrete/DUA e se quiseres estar legal, tens que ter declaração de homologação da marca e fazes o pedido de averbamento da nova medida. Se não o quiseres fazer, é anotação tipo 1 na IPO (caso reparem) e podes levar a bela da coima (se a polícia achar por bem verificar).

    Em relação à altura (sem mexer em pneus), é mais difícil de detectar diferenças em relação ao que vem de origem com um simples olhar para o carro e para o DUA visto que a altura do carro ao solo não vem mencionada. Neste caso apesar de, por lei, ser uma alteração às características da viatura e necessitar de legalização, não creio que seja necessário. Acaba por ser como um rebaixamento. Se não for exagerado, a polícia não vai andar com fita métrica e com as características técnicas do carro atrás.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      A pergunta é mesmo a que está no titulo.

      Acrescida da mesma pergunta para pneus, se mantivermos o tamanho da jante/pneu e a largura e alterarmos o perfil temos que "averbar" a alteração e alterar o livrete/DUA ?

      No caso queria por pneus com perfil mais alto e aumentar a altura do carro.
      Isso não dá para fazer porque só podes colocar as medidas que estão no DUA, medidas essas que são determinadas numa declaração emitida pelo fabricante. Ora como queres alterar o diâmetro da roda, e o fabricante não o permite, não podes fazer nada legal.

      Comentário


        #4
        Não entendo uma coisa.

        Referes a modificação da altura do carro, mas isso vem da nova altura dos pneus? Ou de ambas as coisas, alteração dos pneus, + a alteração de molas para mudar a altura do carro?

        Mudar os pneus implica sempre a homologação.
        A alteração da altura do carro poderia implicar maiores consumos e a sua homologação (Co2) e a homologação para a Brisa Classe 1 ou Classe 2

        Comentário


          #5
          Como já disseram se o carro trás 235/60/16, tudo o que fuja disto, está sujeito a coima e chumbo na IPO

          Efectivamente há pessoal que sobe um pouco a altura ao solo, colocando uns 75 - creio, mas arrisca ou pede a homolgação junto da marca e depois altera o DUA.
          Atenção que em situações mais "extremas" pode roçar.

          Comentário


            #6
            Queres alterar a altura do carro pelos pneus?

            Isso faz lembrar aquela marca venerada por alguns que em determinada altura levantou o carro todo para ficar com as medidas regulamentares, escavacando a dinâmica toda do carro. MG-B

            Se bem entendo, ao passares dos 235/60 para 235/70 (hipoteticamente) ganharias 2,5 cm (partindo do princípio que o pneu mais alto não vai dobrar mais do que o outro).

            Em contrapartida, ficas com um carro que na inspecção trás sempre uma nota, e dás à Polícia um motivo para te multar caso estejam virados para aí.

            Adicionalmente ficas com o velocímetro alterado, e ficas com as relações de caixa um pouco mais longas (não no marcado em velocímetro, mas na realidade).

            Pessoalmente não iria por aí.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Como já disseram se o carro trás 235/60/16, tudo o que fuja disto, está sujeito a coima e chumbo na IPO

              Efectivamente há pessoal que sobe um pouco a altura ao solo, colocando uns 75 - creio, mas arrisca ou pede a homolgação junto da marca e depois altera o DUA.
              Atenção que em situações mais "extremas" pode roçar.
              As medidas são mesmo essas e a ideia seria por uns 235/70-16.

              A questão de aumentar a altura, era para não correr o risco de baterem nas cavas.

              Como é que tens no teu caso ? pneus e altura ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Não entendo uma coisa.

                Referes a modificação da altura do carro, mas isso vem da nova altura dos pneus? Ou de ambas as coisas, alteração dos pneus, + a alteração de molas para mudar a altura do carro?
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Queres alterar a altura do carro pelos pneus?
                A ideia seria as duas coisas, subir a suspenção ligeiramente e aumentar o perfil do pneu, ou seja uns 3 cm a suspenção e uns 2 cm aumentando o perfil do pneu.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Não entendo uma coisa.

                  Referes a modificação da altura do carro, mas isso vem da nova altura dos pneus? Ou de ambas as coisas, alteração dos pneus, + a alteração de molas para mudar a altura do carro?

                  Mudar os pneus implica sempre a homologação.
                  A alteração da altura do carro poderia implicar maiores consumos e a sua homologação (Co2) e a homologação para a Brisa Classe 1 ou Classe 2
                  Isso é mesmo fazivel? Aplica-se a mais alguma coisa, como por exemplo aumento de potência e consequente aumento de emissões?

                  Quando vi o tópico pensei logo em rebaixamento... e que não daria para averbar, desse por desse Sendo ligeiro, só nada fazendo e esperar que não dessem por ela.

                  Sendo pneus é como a malta já disse, é alterar a medida e averbar. Fora os possiveis problemas que já falaram e sabem melhor que eu.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    A pergunta é mesmo a que está no titulo.

                    Acrescida da mesma pergunta para pneus, se mantivermos o tamanho da jante/pneu e a largura e alterarmos o perfil temos que "averbar" a alteração e alterar o livrete/DUA ?

                    No caso queria por pneus com perfil mais alto e aumentar a altura do carro.
                    Quanto à primeira, se este parâmetro estiver referido na documentação, sim.

                    Em relação à segunda, sem dúvida. E só poderás fazer esse averbamento de acordo com as indicações do importador. Provavelmente, terás que lhes pedir uma declaração em como essa medida está prevista por eles (dependendo do importador, prepara-te para uma tourada!).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      As medidas são mesmo essas e a ideia seria por uns 235/70-16.

                      A questão de aumentar a altura, era para não correr o risco de baterem nas cavas.

                      Como é que tens no teu caso ? pneus e altura ?
                      As coisas que eu sei
                      Eu tenho a medida oficial, apesar de ter uns AT.

                      Atenção que não é muito simples mexer na suspensão da frente do GV, atrás é na boa, na frente é mais complicado, pois começa a influenciar o camber das rodas.

                      Quem lhe meteu um BF nessa medida, salvo erro, ficou a roçar por dentro, mesmo estando um pouco subido.

                      Já agora no caso do GV a declaração é simples de obter, tem é custos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        As coisas que eu sei
                        Eu tenho a medida oficial, apesar de ter uns AT.

                        Atenção que não é muito simples mexer na suspensão da frente do GV, atrás é na boa, na frente é mais complicado, pois começa a influenciar o camber das rodas.

                        Quem lhe meteu um BF nessa medida, salvo erro, ficou a roçar por dentro, mesmo estando um pouco subido.

                        Já agora no caso do GV a declaração é simples de obter, tem é custos.
                        Fedima ?

                        podes dizer quais ou mandar uma fotografia por PM ?

                        Comentário


                          #13
                          Alterar o diâmetro da roda em 2cm vai-te mexer com o velocímetro e conta-quilómetros. E subir o carro pode dar azo a problemas na IPO, embora eles andem mais preocupados é com carros mais baixos (falta de coerência).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Fedima ?

                            podes dizer quais ou mandar uma fotografia por PM ?
                            São uns Yokohama Geolandar ATS, dos poucos "originais" a vender nesta medida em AT, pelo menos quando comprei.
                            Para as voltas que faço tem chegado.

                            Se passares no AHTT estão lá fotos dele.


                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                            Alterar o diâmetro da roda em 2cm vai-te mexer com o velocímetro e conta-quilómetros. E subir o carro pode dar azo a problemas na IPO, embora eles andem mais preocupados é com carros mais baixos (falta de coerência).
                            Não tem que ser "ilegal", a marca averba essa medida e outras.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                              São uns Yokohama Geolandar ATS, dos poucos "originais" a vender nesta medida em AT, pelo menos quando comprei.
                              Para as voltas que faço tem chegado.

                              Se passares no AHTT estão lá fotos dele.

                              Não tem que ser "ilegal", a marca averba essa medida e outras.
                              Obrigado !

                              já fui ver o teu DB

                              Comentário


                                #16
                                Alguém ficou com o bicho do TT depois do fds passado?
                                Editado pela última vez por NunoMCCII; 16 November 2010, 23:49.

                                Comentário


                                  #17
                                  Estou a estudar possibilidades

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Estou a estudar possibilidades
                                    Fazes bem, com atenção a esse pormenor da altura, dá para fazer ir a quase todo o lado.

                                    Onde fiquei, foi sempre pela altura (e burrice, mas isso é pormenor).

                                    Comentário

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