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    Mini Cooper S a GPL?

    Boa noite.

    Sei que este poderá ser um tópico que gera discordâncias, e que por muitos poderá ser considerado uma heresia, mas como sobre a minha carteira ainda sou eu que decido e como a única coisa que espero é ouvir a opinião pacifica dos mais entendidos, lanço-o na mesma .

    Ando com ideia de comprar um Cooper S dos "primeiros", ou seja com o motor de 163 cvls com compressor mecânico, obstante a isso está o preço da gasolina que me impede de avançar sem hesitações, para "remediar" o preço das octanas existe o "petróleo liquefeito" a.k.a. GPL, no entanto não conheço a eficácia do produto neste motor.

    A única coisa que sei é que em carros com motores não aspirados consegue-se praticamente suprimir a perca de potência ao passar para o sistema GPL.

    Agradeço desde já as respostas concretas e isentas de comentários sobejamente conhecidos .

    Melhores cumprimentos!

    #2
    Há uns anos pensei no mesmo (tinha um Mod). Se nao estou em erro, havia dois problemas. 1 - A colocaçao do deposito. No UK inventaram um deposito que ficava debaixo do carro, junto ao eixo traseiro. Aparentemente parece uma optima soluçao, porque nao ocupava a mala. 2 - Contudo, a lei portuguesa nao permitia ter o deposito nesta posiçao. Hoje em dia nao sei como está.

    Se conseguires dar a volta a isto, força! Acho muito bem. O Mini é demais...fiz mais de 110 mil num Mini One D e adorei!

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      #3
      Não sei se esse motor já é de injecção directa, se for penso que ainda não é fácil a modificação, ou seja ainda há algumas dificuldades em adaptar o GPL, tenho essa ideia. Também não sei se por ser compressor haverá algum problema na adaptação (penso que não).

      Quanto às (teoricas) perdas de potência, esquece isso... acontecia à uns 4/5 anos atrás, hoje em dia nos novos sistemas não notas diferenças de andamento.

      Penso que seja uma óptima opção, mas no caso do mini não sei se o deposito não terá que roubar a (pequena) mala

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        #4
        o user GPL tem bons conhecimentos nisso e poderá dar-te algumas indicações. Abraço.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
          Boa noite.

          Sei que este poderá ser um tópico que gera discordâncias, e que por muitos poderá ser considerado uma heresia, mas como sobre a minha carteira ainda sou eu que decido e como a única coisa que espero é ouvir a opinião pacifica dos mais entendidos, lanço-o na mesma .

          Ando com ideia de comprar um Cooper S dos "primeiros", ou seja com o motor de 163 cvls com compressor mecânico, obstante a isso está o preço da gasolina que me impede de avançar sem hesitações, para "remediar" o preço das octanas existe o "petróleo liquefeito" a.k.a. GPL, no entanto não conheço a eficácia do produto neste motor.

          A única coisa que sei é que em carros com motores não aspirados consegue-se praticamente suprimir a perca de potência ao passar para o sistema GPL.

          Agradeço desde já as respostas concretas e isentas de comentários sobejamente conhecidos .

          Melhores cumprimentos!
          A questão da "eficácia" acaba por ser mais uma questão de opção que outra coisa. É certo que, por Litro, o GPL produz menos energia que a gasolina (embora a diferença seja pouco significativa). Por outro lado, o I.O. do GPL é tipicamente superior a 100, o que compara favoravelmente com a s/chumbo 98 em termos de optimização de motor.
          Quanto ao facto de ser sobrealimentado, não é isso que faz grande diferença para o caso (embora teoricamente, permita optimizar a sobrealimentação para tirar partido do I.O. superior). Como sabes, passarás a ter uma gestão electrónica alternativa, baseada na original, mas afinada para o GPL e respectivo sistema (havendo espaço para "personalizações"). Na prática, isso traduz-se em opções como manter a potência e aumentar o consumo, ou contenção nos consumos, à custa de uma pequena redução na potência, mas aumentando inclusivamente o binário em baixas (a maioria dos instaladores joga pelo seguro e evita as rotações mais altas).
          Espero ter sido útil.

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            #6
            Obviamente que é possivel colocar o deposito na mala, mas claro, fica toda ocupada. Nao, esta versao nao é de injecçao directa e é perfeitamente possivel colocar gpl!

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              #7
              Acho uma boa aposta GPL nesse carro.

              De qualquer forma vamos aguardar pelo user GPL.

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                #8
                Obrigado pelas opiniões, já fiquei com algumas dúvidas esclarecidas, nomeadamente a colocação do depósito, o ideal era metê-lo no lugar do pneu suplente, mas como não sei se é exposto como no caso dos 206 por exemplo, não sei se será possível.

                Vou sondar alguns instaladores e ver as possibilidades junto dos mesmos, caso me agrade vou avançar com o "BMW".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                  Obrigado pelas opiniões, já fiquei com algumas dúvidas esclarecidas, nomeadamente a colocação do depósito, o ideal era metê-lo no lugar do pneu suplente, mas como não sei se é exposto como no caso dos 206 por exemplo, não sei se será possível.

                  Vou sondar alguns instaladores e ver as possibilidades junto dos mesmos, caso me agrade vou avançar com o "BMW".

                  Não há qualquer problema em colocar o depósito exposto no lugar do pneu suplente, por baixo do carro.
                  Também não há qualquer problema por o motor usar compressor.
                  Conta com orçamentos na ordem dos 1500/1700€ e toca a dar gás

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                    #10
                    Se nao estou enganado, o S nao usa pneu suplente tal como o One D. Acho que so o Cooper é que usa suplente, logo essa opçao está de lado.

                    Em relaçao a ter o deposito por baixo do carro, no lugar do suplente, acho que nao é tao facil como estao a tentar convencer o autor do topico. É melhor procurar esclarecer isto, mas penso que há uns anos, a lei exigia que o deposito ficasse a uma determinada distancia do solo, o que nao acontecia com a soluçao que no UK era usada. Logo, em PT só usando o deposito na mala. Mas o melhor é mesmo consultar a legislaçao e meia duzia de instaladores para conhecer as opçoes que já foram tomadas em casos semelhantes

                    Comentário


                      #11
                      Pelo carro que é, é apetecível porque fica um brinquedo com custos mais baixos, mas por outro lado tem mesmo pouco espaço.
                      É algo do género que também tenho na cabeça.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por MOD Ver Post
                        Se nao estou enganado, o S nao usa pneu suplente tal como o One D. Acho que so o Cooper é que usa suplente, logo essa opçao está de lado.

                        Em relaçao a ter o deposito por baixo do carro, no lugar do suplente, acho que nao é tao facil como estao a tentar convencer o autor do topico. É melhor procurar esclarecer isto, mas penso que há uns anos, a lei exigia que o deposito ficasse a uma determinada distancia do solo, o que nao acontecia com a soluçao que no UK era usada. Logo, em PT só usando o deposito na mala. Mas o melhor é mesmo consultar a legislaçao e meia duzia de instaladores para conhecer as opçoes que já foram tomadas em casos semelhantes
                        Obrigado pelo alerta, vou mesmo ver junto dum instalador .

                        Acho que era capaz de ficar um bom complemento, um Cooper S a GPL, bom andamento e diversão aliados a um "baixo" custo.

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