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Razão vs Paixão

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    Razão vs Paixão

    Pois é malta, uma vez mais cá estou eu, e desta vez com um dilema tradicional e algo comum por cà, um versus entre cabeça e coração...

    Como alguns já devem saber, sou proprietário de um carro de "guerra", Toyota Corolla Liftback de 1993, que conta com um motor 4E-FE, 1.3 de 88cv, apenas com 105.000km's

    Apesar de ser bem agradável de conduzir, sinto que falta algo em subidas, principalmente com gente dentro do carro. É um carro com aspecto de cota, é grande e a mala anda sempre vazia, qualquer coisa que ande lá dentro anda sempre a bater nas paredes xD E uma coisa que me chateia bastante é a chapeleira! Anda sempre a chocalhar, pois é bem grande
    De resto até me agrada, gosto da caixa, o som do motor até é agradável...

    Agora a paixão está num Suzuki Swift GTi adoro o carro, e desde que tive a oportunidade de conduzir um que passei a amar!!!
    É mais pequenito, tem um pouco mais de garra e é super-leve (em relação ao corolla). Poderá ser menos confortável, mas também não faço grandes viagens, caso haja necessidade de o fazer vive lá em casa um 318D

    Já tenho em vista 3, um vermelho e um azul, ambos stock, e um outro com colectores em inox e linha directa, ando em contacto com os proprietários a tentar a troca pelo meu...mas não sei se avançarei (o dilema!)

    Agradecia a vossa preciosa colaboração na ajuda da escolha do caminho da razão manter o corolla ou ir para a paixão do swift, que pelo que tenho visto até nem é um carro pouco fiável, já existem alguns com 200.000 e sem problemas, stock...

    Help!?

    PS: logo a noite colocarei fotos dos swift que ando de olho

    #2
    não tinhas adquirido o corolla há uns 2 mesitos, se tanto?

    Comentário


      #3
      Deixa-te estar mas é quieto

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
        não tinhas adquirido o corolla há uns 2 mesitos, se tanto?
        Sim há cerca de 3 mesitos xD

        mas pronto, andei (conduzi) nos entretantos o Swift GTi de um conhecido, e adorei a condução, apesar de nem ter direcção assistida, e os pedais serem algo duros

        Tou mesmo naquela vai não vai

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          Deixa-te estar mas é quieto
          Não digo que não aceite a tua opinião, apenas gostaria que a fundamentasses, assim como se eu percebesse disto como de marcianos

          Comentário


            #6
            Se tens disponibilidade financeira para depois trocar por outro se a coisa correr mal com o swift (arranjar um que não venha escafiado deve ser milagre), avança; só se vive uma vez!

            Comentário


              #7
              Estou numa situação bem semelhante à tua...

              Estou no troca não troca da minha Passat por algo mais picante e custa-me imenso pensar sequer em vende-la (já fiz algumas alterações e tem valor sentimental), mas a verdade é que se há altura na vida para ter um descapotável ou coupe e ser egoísta é quando somos jovens

              Não te respondo porque nem eu te sei dizer o que fazer no meu caso

              Não te esqueças de fazer as contas todas antes da compra, imposto de selo, combustível, manutenção e ver se podes suportar a troca. Eu já fiz isso, mas agora continuo na mesma, como a lesma

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                Se tens disponibilidade financeira para depois trocar por outro se a coisa correr mal com o swift (arranjar um que não venha escafiado deve ser milagre), avança; só se vive uma vez!
                É assim, não se pode dizer que tenho disponibilidade financeira...a ideia até é despachar este por mais valor do que paguei, pois já os vi a preços bons e com mais km's, logo penso que não será muito dificil. Como o swift será mais barato ainda sobravam trocos...

                Queria ter apanhado um de 94 que tava todo origem, um dono, mas já foi vendido agora há um outro em Lisboa vermelho, de 95, também todo de origem a pedir (para já) 2000€ (ainda não negociei)

                Comentário


                  #9
                  Também gosto dessa versão do Swift, o problema é encontrar um em bom estado para além de ser um carro algo raro nas nossas estradas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                    Estou numa situação bem semelhante à tua...

                    Estou no troca não troca da minha Passat por algo mais picante e custa-me imenso pensar sequer em vende-la (já fiz algumas alterações e tem valor sentimental), mas a verdade é que se há altura na vida para ter um descapotável ou coupe e ser egoísta é quando somos jovens

                    Não te respondo porque nem eu te sei dizer o que fazer no meu caso

                    Não te esqueças de fazer as contas todas antes da compra, imposto de selo, combustível, manutenção e ver se podes suportar a troca. Eu já fiz isso, mas agora continuo na mesma, como a lesma
                    É complicado não é??
                    Quanto a imposto de selo penso que pagará o mesmo que o meu, visto que é na mesma 1.3 otto, combustivel pelo que já andei a ver fará o mesmo consumo que o corolla, possivelmente menos com condução igual, devido ao peso e força do motor
                    Uma dúvida que tenho é em relação ao seguro: posso transferir o seguro que tenho agora para o swift, certo?

                    Já fizeste isso com que carros?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                      Também gosto dessa versão do Swift, o problema é encontrar um em bom estado para além de ser um carro algo raro nas nossas estradas

                      é dificil mas nada que uma ardua procura não surta frutos

                      também em parte por ser raro nas estradas que quero um, não gosto de andar igual aos outros! Antes de comprar o corolla não via assim muitos, mal o comprei parece que resolveram sair da toca! Só na cidade há uns 3 vermelhos (iguais ao meu), mais uns tantos cinza, e brancos

                      Comentário


                        #12
                        se a carteira permitir, sem exageros, há que dar lugar ao coração e à emoção... a vida é pra ser vivida...

                        venham daí mais coupes e cabrios, em vez das tradicionais sw´s e suv´s....

                        (até tenho medo do que vem por aí agora.... )

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Barbas18 Ver Post
                          é dificil mas nada que uma ardua procura não surta frutos

                          também em parte por ser raro nas estradas que quero um, não gosto de andar igual aos outros! Antes de comprar o corolla não via assim muitos, mal o comprei parece que resolveram sair da toca! Só na cidade há uns 3 vermelhos (iguais ao meu), mais uns tantos cinza, e brancos
                          É verdade, e digo mais, gosto mais dessa geração que da actual.
                          Na minha zona só tenho visto um e é branquinho com o ultimo restyling igual ao modelo da foto:
                          swift.jpg

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Barbas18 Ver Post
                            É complicado não é??
                            Quanto a imposto de selo penso que pagará o mesmo que o meu, visto que é na mesma 1.3 otto, combustivel pelo que já andei a ver fará o mesmo consumo que o corolla, possivelmente menos com condução igual, devido ao peso e força do motor
                            Uma dúvida que tenho é em relação ao seguro: posso transferir o seguro que tenho agora para o swift, certo?

                            Já fizeste isso com que carros?
                            As contas?

                            Fiz com SLK 200K 192cv, CLK 200K 192cv, Mazda MX-5 NB MK2 1.8 140cv/MK2.5 1.8 146cv, Audi TT 1.8T 180cv, Colt CZT 1.5T 150cv, Clio RS180, Ford Fiesta ST 150cv, Mini Cooper 115cv e não tive de coragem de fazer para o Audi S3 8l 1.8T 220cv

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                              É verdade, e digo mais, gosto mais dessa geração que da actual.
                              Na minha zona só tenho visto um e é branquinho com o ultimo restyling igual ao modelo da foto:
                              [ATTACH]87533[/ATTACH]
                              Podes crer, tanto mk1 como mk2 estão dessa que postaste a foto já não sou grande fã, já começo a desgostar dessa frente, os farois assim já não me agradam

                              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                              As contas?

                              Fiz com SLK 200K 192cv, CLK 200K 192cv, Mazda MX-5 NB MK2 1.8 140cv/MK2.5 1.8 146cv, Audi TT 1.8T 180cv, Colt CZT 1.5T 150cv, Clio RS180, Ford Fiesta ST 150cv, Mini Cooper 115cv e não tive de coragem de fazer para o Audi S3 8l 1.8T 220cv
                              Isso é que é tortura!!!

                              DÚVIDAA ^^ -> Posso transferir o seguro que tenho no corolla para outro carro??

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por claxon Ver Post
                                se a carteira permitir, sem exageros, há que dar lugar ao coração e à emoção... a vida é pra ser vivida...

                                venham daí mais coupes e cabrios, em vez das tradicionais sw´s e suv´s....

                                (até tenho medo do que vem por aí agora.... )
                                Ela permitir assim dizendo PERMITIR não permite exactamente mas podemos fazer com que permita minimamente, cortando noutras despesas e trabalhando mais para juntar €€ , até porque falando de valores comerciais de ambos os carros andam ela por ela, talvez o corolla até possa valer mais, em questão a peças penso eu de que também andem ela por ela ou mesmo o swift ser mais barato. As despesas que posso ter com um, também posso ter com outro e vice-versa. Já que encontre um exemplar original/stock e não com muitos km's, ai uns 120/130k já não é mau, menos ainda melhor, é meio caminho andado para que tenha menos problemas e hipótese de ter sido escafiado, comparando com os que se metem a mexer em tudo e dão cabo do carro
                                O complicado aqui será conferir a veracidade dos km's, visto que o contador só dispõe 5 dígitos...há maneira de ver sem ser com a folha de inspecção?

                                É que há um em lisboa, o tal vermelho stock de 95 que o tipo diz que tem 45k e afirma serem reais pois na ultima folha apresenta 30k. Diz que entrega o carro com revisão feita e tal...mas isso pode não querer dizer nada não é? Às tantas nas outras folhas andam para lá algures uns 90k xD Help

                                Comentário


                                  #17
                                  "Boas" noticias (subjectivo, pois ainda piora a minha situação ):

                                  - o tal swift que conduzi, o tipo deverá vendê-lo, falei há pouco assim à pressa ainda não se discutiu pormenores e motivo de venda...

                                  O gti em questão é um mk2 de '92 penso, sem direcção assistida, sem vidro elétricos e suponho também sem fecho central nem AC.
                                  É branquinho , não sei ao certo quantos km's tem, mas mais de 100k. Anteriormente terá sido de uma senhora. Penso que esteja stock e que a unica alteração será a linha directa que possui.
                                  Tem uns toques de chapa, raspadelas, e o parachoques da frente tá aberto -> será caro a reparação??

                                  Assim por alto!

                                  Melhor falado será amanha, em principio, para desfazer os "penso que"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Visto que ninguém se pronunciou vou tentar saber qual dos dois melhores exemplares que encontrei (disponiveis) será o escolhido!:D

                                    suzuki swift - Oliveira de Azeméis - Carros

                                    vendo ou troco swift gti --urgente-negociavel - Carregado - Carros - vila franca de xira

                                    Aguardo AJUDAA!! xD

                                    NOTA: Antes de comprar tenho de vender o corolla

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quando venderes o teu, já os suzuki´s que tens em mente, já foram vendidos.

                                      Optava pelo 1º, mas nada como verificar in loco!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                        Quando venderes o teu, já os suzuki´s que tens em mente, já foram vendidos.

                                        Optava pelo 1º, mas nada como verificar in loco!!
                                        OBRIGADINHO

                                        Eu também acho que a ir vou para o preto, já estive mais inclinado para o azul, está bonito o carro mas há ali algumas coisas que não batem muito certo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas

                                          tenho aqui uma situação de troca, em que o carro em vista é um MG ZR 100cv (http://charnecadecaparica.olx.pt/mg-zr-100cv-impecavel-troco-iid-132251260)

                                          O tipo dá pelo meu carro 2500€....será que vale a pena? Até agora é o unico que me dá esse valor, todos os que tenho falado ora é 1000/1500 no máximo!!

                                          Já tem o aspecto que gosto, pequeno desportivo, 3 portas...pelo que sei mecânica é Honda, não deverá ser muito mau não?

                                          Pros e contras sff!! E se acham que vale a pena ou não :/

                                          Obrigado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Reviravolta na situação, agora os dois pesos são : 106 rallye S2 ou corolla e11

                                            escolha dificil !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Barbas18 Ver Post
                                              Reviravolta na situação, agora os dois pesos são : 106 rallye S2 ou corolla e11

                                              escolha dificil !
                                              Diria que impossível. Nestas questões, tens de ter já as contas feitas por alto e, mal apareça uma ocasião, não se pensa duas vezes. Caso contrário andas de opção em opção e os carros a passarem para outras mãos e tu na mesma.

                                              De qualquer maneira, entre estas duas novas opções que tu colocas, acho que iria para o 106.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                Diria que impossível. Nestas questões, tens de ter já as contas feitas por alto e, mal apareça uma ocasião, não se pensa duas vezes. Caso contrário andas de opção em opção e os carros a passarem para outras mãos e tu na mesma.

                                                De qualquer maneira, entre estas duas novas opções que tu colocas, acho que iria para o 106.
                                                Eu estou só mesmo À espera de valores para me dicidir, já experimentei ambos os carros...um é o meu, mas mais bonito, basicamente. O outro, é um bichinho mais exclusivo =D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Barbas18 Ver Post
                                                  Reviravolta na situação, agora os dois pesos são : 106 rallye S2 ou corolla e11

                                                  escolha dificil !
                                                  Se tu não tens urgência na compra, o que acho que se deve fazer sempre nestes casos é tentar conhecer mais de perto um leque de opções que à priori seleccionas para depois se seleccionar qual o modelo a comprar.
                                                  Tendo em conta a tua indecisão, acho que devias em 1º lugar de definir qual o modelo que pretendes comprar e depois tentar encontrar um com uma boa relação preço/produto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post

                                                    (...)

                                                    Tendo em conta a tua indecisão, acho que devias em 1º lugar de definir qual o modelo que pretendes comprar e depois tentar encontrar um com uma boa relação preço/produto.
                                                    Iria por aqui

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu primeiro despachava a banheira

                                                      Depois com o dinheiro na mão é sempre mais fácil fazer negócio. Mas se calhar o ideal será reduzir o leque de escolhas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Barbas18 Ver Post
                                                        NOTA: Antes de comprar tenho de vender o corolla
                                                        E que tal começares por aqui?

                                                        O que te adianta ver carros que não podes comprar?


                                                        Indo por partes às tuas questões, o motivo por que te estavam a dar 2500 € à troca do Rover (digo MG ), é que aquilo é um carro que a probabilidade de ficares apeado na estrada é bem maior do que com o teu antigo Toyota!

                                                        Quanto ao 106, facilmente te metes num monte de despesas, pois este carro não era tradicionalmente comprado pelos "pé leve" mas sim pelos opostos, já não falando que a probabilidade de ter tido diversos donos (sempre à procura do mesmo objectivo neste tipo de carro) te possa ser prejudicial.

                                                        Trocar pelo Corolla E11 não vejo exactamente qual a vantagem, a menos que a diferença de valores seja diferente.


                                                        No entanto, há algo que parece-me que não estás a considerar:

                                                        - a troca do teu carro não se limita a venderes o teu por "x" e comprar outro por "y". Em cima disso, acrescentas o factor de desconhecimento em cima de carros já bastante usados e com alguma idade.

                                                        O risco deste factor de desconhecimento pode ser sair de um carro que tens agora e que (aparentemente) não te tem dado problemas, para ires para um que te pode dar despesas grandes a qualquer momento.

                                                        Isto implica que tenhas de fazer as contas em termos de gastares "y" - "x" + "z", em que o "z" é um valor desconhecido, e se não tiveres um "suporte" financeiro suficiente, podes ficar é a andar uns tempos a pé.


                                                        Em qualquer dos casos, e se quiseres mesmo correr os riscos, pelo menos vende primeiro o teu, dado que é isso que te vai permitir escolher o veículo seguinte.

                                                        Mas cuidado com os carros que parecem "muito baratos", porque normalmente são esses os caríssimos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          E que tal começares por aqui?

                                                          O que te adianta ver carros que não podes comprar?


                                                          Indo por partes às tuas questões, o motivo por que te estavam a dar 2500 € à troca do Rover (digo MG ), é que aquilo é um carro que a probabilidade de ficares apeado na estrada é bem maior do que com o teu antigo Toyota!

                                                          Quanto ao 106, facilmente te metes num monte de despesas, pois este carro não era tradicionalmente comprado pelos "pé leve" mas sim pelos opostos, já não falando que a probabilidade de ter tido diversos donos (sempre à procura do mesmo objectivo neste tipo de carro) te possa ser prejudicial.

                                                          Trocar pelo Corolla E11 não vejo exactamente qual a vantagem, a menos que a diferença de valores seja diferente.


                                                          No entanto, há algo que parece-me que não estás a considerar:

                                                          - a troca do teu carro não se limita a venderes o teu por "x" e comprar outro por "y". Em cima disso, acrescentas o factor de desconhecimento em cima de carros já bastante usados e com alguma idade.

                                                          O risco deste factor de desconhecimento pode ser sair de um carro que tens agora e que (aparentemente) não te tem dado problemas, para ires para um que te pode dar despesas grandes a qualquer momento.

                                                          Isto implica que tenhas de fazer as contas em termos de gastares "y" - "x" + "z", em que o "z" é um valor desconhecido, e se não tiveres um "suporte" financeiro suficiente, podes ficar é a andar uns tempos a pé.


                                                          Em qualquer dos casos, e se quiseres mesmo correr os riscos, pelo menos vende primeiro o teu, dado que é isso que te vai permitir escolher o veículo seguinte.

                                                          Mas cuidado com os carros que parecem "muito baratos", porque normalmente são esses os caríssimos.
                                                          A tua resposta sem duvida que merece nota 10! Isto é assim, são pancadas entendes? E se os valores se revelarem satisfatórios, o mais certo é optar pelo e11, respondo agora à tua pergunta:

                                                          Vamos por fases, primeiro é um carro mais recente, mas não o suficiente para ser só electrónica a dar chatisse. Pela mesma razão de ser mais recente é mais confortável, insonorizado e agradável de conduzir em autoestrada.
                                                          Em termos de motor pouco ou nada irei ganhar, pois são muito idênticos, ambos partilhando o 4E-FE.
                                                          É verdade que o e11 tem mais 50k, mas (penso) que nestes dois carros isso não é diferença significativa.
                                                          Por ultimo falamos que me agrada bastante mais a estética do e11, pois já apresenta um look "semi-desportivo" enquanto que o e10 não passa dum carro familiar, por muito que lhe pegues...

                                                          Em relação ao 106, pois não tem nada a ver, simplesmente já tenho um entendido em rallye's que se dispôs a vir comigo e ver/experimentar o carro para tirar algumas coisas a limpo, e veremos

                                                          obrigado !!

                                                          Comentário

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