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Converter FWD para RWD, FWD para AWD, AWD para RWD...? E RHD para LHD?

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    Converter FWD para RWD, FWD para AWD, AWD para RWD...? E RHD para LHD?

    Viva.

    Primeiro que tudo dizer que procurei tópicos sobre o assunto por aqui pelo nosso forúm e nada encontrei... espero não estar enganado.

    Bem, até não sou muito de abrir tópicos mas acho que talvez a discussão possa ser interessante.

    Depois de uma pequena pesquisa pela net podemos ver que muita gente se pergunta se será possivel ou não muito complicado converter FWD para RWD, FWD para AWD ou até AWD para RWD, por exemplo.
    Existe algumas informação e a ideia parece ser que muitas vezes é possivel mas nem sempre, são precisos muitos ajustes e até possivelmente partes ''custom made'' e um elevado custo.
    Mas apesar de tudo, há quem o faça. 3000GT's convertidos a RWD, Fiat Coupes com 600 cv's com tracção às 4, até penso que vi um 159 convertido...

    Outra questão são os carros de volante à direita. No meu último post falei no Integra Type R DC5. Máquina que muito gosto e que teve reviews excelentissimas (para não dizer perfeitas) sendo mais uma vez relebrado como o melhor FWD de sempre.
    A questão é que não existe um ITR DC5 LHD... portanto nós Europeus (fora os Britânicos), Americanos e Cª não podem contar com um de origem.
    Quem fala no ITR fala noutros, como Supras que vejo que são quase todos RHD (penso que não são todos, tenho ideia de ter visto já alguns com volante à esquerda), etc. Seria possivel mudar?

    São duas questões que acho pertinentes e sobre as quais não percebo muito... nem mesmo legalmente. Depois de mudada a tracção e lado do volante concerteza que seriam precisas homologações, não..?

    Portanto, digam de vossa justiça!

    Ps: Obviamente aqui está colocada de parte alguma possiblidade (existente ou não, claro está) de certos carros terem a opção de vir de fábrica LHD, por exemplo, se assim for pedido. Aqui falamos de ''Eu tenho um carro e quero alterar tracção ou o lado do volante''.

    EDIT: Se fosse tudo por extenso ficava com 3 km's de titulo eheh.
    Legenda, apesar de pensar que não é precisa:
    RWD: Rear Wheel Drive - Propulsão Traseira
    FWD: Front Wheel Drive - Tracção dianteira
    AWD: All Wheel Drive - Tracção integral (até tenho um pequeno erro lá em cima, digo tracção às 4)
    LHD: Left Hand Drive - Volante à esquerda
    RHD: Right Wheel Drive - Volante à direita
    Editado pela última vez por b00ster; 19 November 2010, 15:06.

    #2
    Sem dúvida o titulo de tópico mais complicado que já vi... perdi-me algures nas siglas.


    Só me ocorre: WTF!!!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
      Sem dúvida o titulo de tópico mais complicado que já vi... perdi-me algures nas siglas.


      Só me ocorre: WTF!!!
      Nao tem muito que saber....

      Conversao de traçao dianteira para traseira, integral, e alternar entre si estas combinaçoes.

      Depois é alterar o volante á esquerda para a direta e vice versa.

      Comentário


        #4
        Done

        Comentário


          #5
          RHD para LHD sei de alguns (todos automóveis clássicos). Depende muito se o carro já vem preparado para isso ou se é preciso estar a escavacar aquilo tudo para a coluna de direcção e afins. Pelo que sei, alguns é "quase" só comprar o tablier e pouco mais.

          EDIT: não faço ideia é quanto fica a legalização.
          Editado pela última vez por Fadista; 19 November 2010, 15:25.

          Comentário


            #6
            Do que conheço e do que acredito que seja mais simples, será mesmo converter a posição do volante.

            Isto nos casos em que o carro foi vendido tanto em RHD ou LHD, porque aí, será praticamente trocar o tablier e pouco mais.

            Comentário


              #7
              Estas duvidas ja me passaram pela cabeça , porque quero comprar meu carro de sonho (mitsubishi FTO) e converter o volante para a esquerda e mudar sistema de tracçao para AWD ( ja ouve quem fez isto e resultou usando peças do evo 3 se nao estou em erro )
              Ja vi FTO's em espanha com volante a esquerda

              E um projecto que tenho em mente

              Comentário


                #8
                Na questão da tracção parece-me que o mais fácil será sempre passar para 4WD quando já existe uma versão desse carro assim. Por exemplo, transformar um Audi FWD num Quattro. O próprio chassis já virá preparado para receber o diferencial traseiro e central. Além do factor óbvio de já existirem as peças.
                Sem ser nessas situações, não sei se será qualquer carro em que isto seja possível...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                  Na questão da tracção parece-me que o mais fácil será sempre passar para 4WD quando já existe uma versão desse carro assim. Por exemplo, transformar um Audi FWD num Quattro. O próprio chassis já virá preparado para receber o diferencial traseiro e central. Além do factor óbvio de já existirem as peças.
                  Sem ser nessas situações, não sei se será qualquer carro em que isto seja possível...
                  Tudo dependerá do carro (apesar de ter logica o que dizes).

                  Por exemplo, o golf IV 4motion não tinha nada a ver (em termos de chassi) com um golf FWD.

                  Comentário


                    #10
                    A questão de trocar LHD para RHD é uma ideia interessante pelos aviões que se conseguem comprar em usados por aqui, mas só me metia nisso com uma casa com experiência nessas alterações e com possibilidade de uma homolgação.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                      Tudo dependerá do carro (apesar de ter logica o que dizes).

                      Por exemplo, o golf IV 4motion não tinha nada a ver (em termos de chassi) com um golf FWD.
                      Desconhecia.

                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      A questão de trocar LHD para RHD é uma ideia interessante pelos aviões que se conseguem comprar em usados por aqui, mas só me metia nisso com uma casa com experiência nessas alterações e com possibilidade de uma homolgação.
                      Estive a ver agora pela net e li 8000€ de legalização num fórum

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                        Desconhecia.



                        Estive a ver agora pela net e li 8000€ de legalização num fórum
                        Só da legalização!? Mesmo para os padrões dos chulos burocráticos portugueses é elevado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                          Mas apesar de tudo, há quem o faça. 3000GT's convertidos a RWD, Fiat Coupes com 600 cv's com tracção às 4, até penso que vi um 159 convertido...
                          Um Fiat Coupé com 600CV??????? Credo!!!!!!!!! Não estará aí um zero a mais?

                          Quanto ao tópico: creio que isso é o mesmo que converter um carro de mudanças manuais para mudanças automáticas. O custo é de tal forma elevado que mais vale comprar um novo com mudanças automáticas.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pelas respostas

                            A questão da homologação também não sei como funciona... mas como costuma ser cá, acredito que não seja fácil e seja muito despendioso. Agora se forem algo como os 8000 € que o fadista falou...

                            O nto falou ai numa coisa importante: É que alguns não têm as duas versões. Por exemplo, eu gostaria de ter o tal ITR DC5. Mas o mais parecido que há é o Acura RSX-R. Que não sei se é assim tão parecido...
                            Ps: Vi agora e até é Tirando o volante, mais isso pode ficar o original Honda. Mas o tablier parece-me igual ao do Integra.
                            Há um Integra no standvirtual a vender por 25.000€ mas vi por alto e talvez dê para importar um por 15.000€/20.000€... a ideia era perceber quanto seria expectável adicionar a esse valor para tornar o carro LHD

                            Agora um Skyline R34, que penso que só tem bersão RHD talvez seja mais complicado... mas possivel, claro? Nem que com um tablier ''custom'', talvez?

                            De qualquer maneira acredito que a mudança da direcção e da configuração dos pedais exiga muito critério... porque são coisas absolutamente fulcrais e que mal feitas são um atentado à segurança.
                            E espero que o feeling dos comandos não será alterado. Ou espero.

                            Quanto à questão da tracção, a ideia seria possivelmente alterar em automóveis que não tenham necessáriamente versões AWD/RWD se temos um FWD.
                            Como falei, Fiat Coupe, Alfa GTV, etc...
                            Mas também acho que muitos nem espaço têm. O carro teria de ser cortado, basicamente, e ai parece-me que não vale a pena, mesmo se os custos possam ser comportados.

                            rantamplan, é mesmo isso Com menos um 0 isso sim, seria impossivel
                            O melhor que arranjei no youtube (Fiat Coupe) foi isto:
                            YouTube - Fiat Coupe Big Turbo 400 HP www.Jw-racing.de
                            YouTube - 480 BHP Fiat Coupe
                            YouTube - Fiat Coupe 16vt with gt3071r 460ps 650nm on dynojet by www.Jw-racing.de car by ang69
                            400/460/480 cv's mas é só uma amostra. Há quem tenha mais.

                            Comentário


                              #15
                              De todas as opções a mais fácil é passar de awd para rwd, basta desactivar as transmissões da frente e já está

                              Comentário


                                #16
                                Tudo é possível, é só uma questão de dinheiro e peças...

                                Cumps!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                  Tudo é possível, é só uma questão de dinheiro e peças...

                                  Cumps!
                                  Aqui ficou tudo dito

                                  O mais fácil é a passagem de RHD para LHD, basta apenas alterar a localização da bomba dos travões, meter uma caixa de direcção nova, tablier novo e pouco mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gracias

                                    A questão era mais o preço e a possiblidade de mudar o lado do volante em modelos que não têm versão LHD... mas será sempre fazivel, está visto. E não muito despendioso

                                    Quanto à tracção, resumindo, deve custar os olhos da cara Mas também se faz.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                                      Gracias

                                      A questão era mais o preço e a possiblidade de mudar o lado do volante em modelos que não têm versão LHD... mas será sempre fazivel, está visto. E não muito despendioso

                                      Quanto à tracção, resumindo, deve custar os olhos da cara Mas também se faz.
                                      Depende...das sucatas e peças disponíveis.

                                      1º Arranjas o conjunto motor/caixa de um RWD e eixos/transmissão compatíveis e toca a montar.
                                      2º Arranjas caixa e eixos/transmissão que seja compatível com montagem no teu motor ou que seja possível montar com um adaptador "fazível". (Falar com um torneiro/metalúrgico jeitoso)

                                      Ambas as soluções implicam muito trabalho com adaptadores, ferros, chapa e muita soldadura à mistura.

                                      Mais fácil seria adaptar um Audi FWD para AWD num modelo que tenha as duas opções porque aí, à partida há peças dimensionadas e quanto muito há que soldar um ou outro apoio.

                                      Tenho é muitas dúvidas quanto à legalização, estamos em Portugal não nos USA.

                                      Eu pessoalmente gostaria de ter um projecto assim, se tivesse € e algum tempo para isso.
                                      Cumps!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                        Depende...das sucatas e peças disponíveis.

                                        1º Arranjas o conjunto motor/caixa de um RWD e eixos/transmissão compatíveis e toca a montar.
                                        2º Arranjas caixa e eixos/transmissão que seja compatível com montagem no teu motor ou que seja possível montar com um adaptador "fazível". (Falar com um torneiro/metalúrgico jeitoso)

                                        Ambas as soluções implicam muito trabalho com adaptadores, ferros, chapa e muita soldadura à mistura.

                                        Mais fácil seria adaptar um Audi FWD para AWD num modelo que tenha as duas opções porque aí, à partida há peças dimensionadas e quanto muito há que soldar um ou outro apoio.

                                        Tenho é muitas dúvidas quanto à legalização, estamos em Portugal não nos USA.

                                        Eu pessoalmente gostaria de ter um projecto assim, se tivesse € e algum tempo para isso.
                                        Cumps!
                                        Bem, neste momento é só e apenas tentar perceber se teria pernas para a andar... e curiosidade. Mas qualquer uma pode ter razão de ser no futuro, quem sabe.

                                        O que teria alguma razão de ser a curto prazo talvez fosse a conversão de RHD para LHD. Se comprasse um Integra Type R DC5. Não é algo impossivel, até porque os preços não são hiper proibitivos, mas também se fosse um carro para ''dia a dia'' só comprova se pudesse mesmo fazer a conversão sem problemas.

                                        Quanto à tracção, o exemplo que dei do Fiat Coupe é bom... porque alguns chegam a potências proibitivas para FWD (quer em curva que para os colocar no chão) e uma conversão para AWD seria ''aconselhável''. Ou mesmo RWD, se 100 % certinho...

                                        Mas como dizes, não sei como é no que toca à questão legal... e até para chegar a potência proibitivas num qualquer Coupe teriamos problemas (emissões, alterações mecânicas, etc) e sem possiblidade de legalizar.
                                        Se coisas simples são como são imagino a tracção Possivelmente só com autorização das marcas, não sei. E testes, claro. A LTA por exemplo pode ter competências para isso.

                                        E obrigado pela resposta

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como já foi referido claro que é possível a conversão RWD ou FWD para AWD, mas quase de certeza não é economicamente viável.

                                          Pegar num Golf IV TDI, por exemplo, e comprar todas as peças para alterar para AWD, diferenciais, suspensões independentes no eixo traseiro, etc etc, mais a mão de obra... Fica de certeza bem mais caro do que vender esse carro e comprar um AWD de origem...

                                          Isto falando num caso hipotético em que seria possível substituir e montar todas as peças sem problemas de maior.
                                          Editado pela última vez por UserAHO; 20 November 2010, 22:34.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Build Threads

                                            Sempre dá para sonhar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quem se mete num projecto destes e por gosto nao e propriamente vender

                                              E quanto ao custo de legalizaçao so do volante e no minimo louco um roubo autentico dass...
                                              Cada vez mais tenho vontade de deixar este pais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Aimless Ver Post
                                                Quem se mete num projecto destes e por gosto nao e propriamente vender

                                                E quanto ao custo de legalizaçao so do volante e no minimo louco um roubo autentico dass...
                                                Cada vez mais tenho vontade de deixar este pais
                                                Sempre são os 8000€ que o Fadista falou?

                                                Não vi muita informação, só gente a perguntar o mesmo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Segundo um amigo do IMTT que conheço anda a volta desses valores

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Enfim...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      viver em Portugal esta se a tornar ridiculo
                                                      cada vez que vejo o que me e roubado pelo estado *******

                                                      Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                      Build Threads

                                                      Sempre dá para sonhar.
                                                      Obrigado pelo site deu me umas dicas
                                                      Editado pela última vez por Aimless; 22 November 2010, 19:06.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há uns anos atrás, quando tive um Fiesta acompanhei vários tópicos de um fórum inglês onde malta instalava motores 2.0 turbo com mais de 300cv e tracção às 4.

                                                        Os motores eram de origem Ford e as transmissões mais aplicadas eram os sistemas Quattro dos Audi TT mk1.

                                                        Ainda hoje acho que são projectos interessantes, mas do ponto de vista de um Track-Day Car.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          De tracção integral para RWD ou FWD não é muito complicado, é bloquear o diferencial central (ou substituir por um simples pinhão), reforçar a parte que fica (para passar a aguentar com 100% do motor) e remover a parte que está a mais. Há quem o faça, por exemplo, em Audis.

                                                          Partindo de FWD ou RWD, é estupidamente complicado e dispendioso, e passa por andar a retalhar o chassis todo, fazer peças à medida, fazer "transplantes" de outros carros, etc. Serve para projecto de fim de semana para quem tem algum dinheiro a fazer comichão e pouco mais.

                                                          Mudar a posição do volante nunca vi mas também deverá passar por algo similar.
                                                          Editado pela última vez por SRLA; 22 November 2010, 19:34.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os principais problemas prendem-se com duas coisas, primeiro o dinheiro que é necessário gastar para ficar algo de jeito e a habilidade ou saber de quem se quer meter num projecto dessa envergadura, normalmente quem se mete nisto sabe soldar, montar motores e etc, entrando aqui o factor dinheiro pois se não se sabe fazer nada terá eventualmente de se pagar a quem o faça e isso não é barato.

                                                            Comentário

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