Tiptronic- Conversor de binário, modo D(auto-adaptativo), S(desportivo) e sequencial. Existiu nas variantes de 5 e 6 velocidades. É uma caixa bastante fiável e robusta, tendo sida utilizada em diversos modelos do grupo VAG(e não só). *A variante Tiptronic S utilizada pela Porsche suporta bastante binário e é bastante lesta. Exemplo de uma preparação à mesma:
Multitronic-Caixa de variação contínua(CVT), com os mesmos programas da Tiptronic, sendo que nos modos S e sequencial existem 7 velocidades "simuladas" pela caixa, o que apesar de agravar as performances, vai mais ao agrado do condutor que busca "sensações desportivas".
S-Tronic- Caixa de embraiagem dupla(sem conversor de torque), no fundo é a mesma DSG da VW, mas com algumas afinações próprias da Audi. Possui versões de 6 e 7 velocidades, sendo que a última trabalha com carter seco, o que diminui as perdas energéticas e os custos de manutenção, mas inviabiliza a aplicação em motores com mais binário. Juntamente com a DSG, a S-Tronic é a referencia actual em caixas automáticas. Principais anomalias reportadas: Funcionamento irregular em climas muito frios(-30ºC Finlandia, Rússia)
Boas, desculpem desenterrar o tópico, mas melhor que criar outro.
Li a explicação acima mas dá para explicar de forma ''real''? Dia-a-dia? Por exemplo uma caixa Multitronic ou S-Tronic num A5 TDI? Vantagens Diferenças? (Num TFSI não varia para TDI?)
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