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Custa a entrar mudanças (principalemente 2ª) Peugeot 106

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    Custa a entrar mudanças (principalemente 2ª) Peugeot 106

    O meu Peugeot 106 custa a entrar 2ª, mais quando é de 1ª para 2ª, quando é a reduzir de 3ª não faz tanto. Já me disseram que já tiveram um carro daqueles e tiveram um certo problema também a engrenar mudanças e disseram que a única coisa que tiveram que substituir foi uma "peça" de plástico, não sei se será isto, alguém saberá o que possa ser?

    Obrigado

    Cumps

    #2
    eu no meu fiat punto 1.2 de 99 também tenho o mesmo sintoma, penso que seja embraiagem

    Comentário


      #3
      Se fosse embraiagem as mudanças "arranhavam" e apenas custa a entrar e quando entra parece um "encaixe". Digo eu :P

      Comentário


        #4
        Penso que a afinação da embraiagem do 106 ainda é manual... Confirmam?

        Comentário


          #5
          Embraiagem não é, porque ainda o outro dia estive a trocar de cabo e já antes fazia o mesmo, e como disse, se fosse da embraiagem as mudanças arranhavam, mas sim, é manual!

          Comentário


            #6
            e do punto alguém sabe dizer se é manual? xD

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              #7
              Eu também tenho o mesmo "problema" no meu Corolla

              às vezes até demoro mais a engrenar a 2ª, vindo da 1ª, para evitar forçar...mesmo assim quando entra na própria manete parece que se está a encaixar um plástico qualquer...no entanto todas as mudanças entram bem, não arranham nem nada, parece manteiga, não fosse a caixa de um Toyota

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Barbas18 Ver Post
                Eu também tenho o mesmo "problema" no meu Corolla

                às vezes até demoro mais a engrenar a 2ª, vindo da 1ª, para evitar forçar...mesmo assim quando entra na própria manete parece que se está a encaixar um plástico qualquer...no entanto todas as mudanças entram bem, não arranham nem nada, parece manteiga, não fosse a caixa de um Toyota
                exactamente o mesmo problema que tenho, e queria resolver pois ás vezes é preciso uma aceleração mais bruscas e depois acontece isso, já para não falar do desconforto que dá sentir aquilo arranhar bastante :S

                Comentário


                  #9
                  Igualzinho, descreveram a minha situação ainda melhor do que a tinha feito lol.

                  Comentário


                    #10
                    E se fizerem duplas, entram bem?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                      E se fizerem duplas, entram bem?
                      sim entra, custa mesmo é a da primeira para a segunda, e da terceira para a segunda tem dias, e normalmente acaba sempre arranhar, chega mesmo a não querer entrar e ter que passar para terceira

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AFCV Ver Post
                        sim entra, custa mesmo é a da primeira para a segunda, e da terceira para a segunda tem dias, e normalmente acaba sempre arranhar, chega mesmo a não querer entrar e ter que passar para terceira
                        Exacto!

                        Comentário


                          #13
                          Será que o sincronizador dos carretos já teve melhores dias?

                          É uma possível causa...

                          Eu diria embraiagem, ou embraiagem a precisar de afinação, mas o Skyl disse que é possível que não...

                          Boa sorte a ambos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AFCV Ver Post
                            exactamente o mesmo problema que tenho, e queria resolver pois ás vezes é preciso uma aceleração mais bruscas e depois acontece isso, já para não falar do desconforto que dá sentir aquilo arranhar bastante :S
                            Originalmente Colocado por AFCV Ver Post
                            sim entra, custa mesmo é a da primeira para a segunda, e da terceira para a segunda tem dias, e normalmente acaba sempre arranhar, chega mesmo a não querer entrar e ter que passar para terceira
                            PRECISAMENTE!!

                            Quando vou sozinho ainda é naquela, se bem que não gosto nada, parece que não sei meter mudanças (sinceramente já pensei que fosse da maneira que metia, pois tenho carta recente e às vezes nunca se sabe, mas já experimentei duas ou três maneiras diferentes e dá no mesmo!)
                            agora quando vou com alguem ao lado ainda é pior! Aquilo parece que só vai à martelada

                            Se alguém tiver a certeza do que é, que se pronuncie...estou a pensar vender o carro, mas caso não o venda quero solucionar este problemazito, assim como um outro que também já chateia

                            Comentário


                              #15
                              barbas igual a mim! epá deve de haver alguém que saiba

                              Comentário


                                #16
                                Sincronizador da segunda,
                                no entanto verifiquem se a caixa tem o oleo a nivel (pode ter fuga em algum retentor), e se o carro ja tiver uns kilometros, não se perde nada em muda-lo, conheço quem o tenha feito e o veredito foi: fiquei com a caixa como quando era nova.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu vou pelo Killerone!
                                  Embora antes seja bom verificar se o sistema de tirantes e o próprio sector (por baixo da alavanca) está em boas condições e com tudo no sítio. Se for isto, sai mais barato que substituir o sincronizador...

                                  Comentário


                                    #18
                                    tenho que ir consultar o meu mecânica. Alguém sabe quantos litros de óleo leva a caixa do fiat punto e em quanto pode ficar + -?
                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AFCV Ver Post
                                      tenho que ir consultar o meu mecânica. Alguém sabe quantos litros de óleo leva a caixa do fiat punto e em quanto pode ficar + -?
                                      cumps
                                      Coisa pouca, geralmente as caixas dos ligeiros levam entre 1 lit a 2 no máximo, ja agora qual é o fiat punt, motor, e ano. Eu talvez te consiga dizer a quantidade e o oleo recomendado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Presumindo que o Punto seja o 1.1 ou o 1.2, tanto um como outro levam 1.7 litros de óleo 75W90 na caixa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          fui ao mecanico ainda agora e segundo os sintomas, deve ser mesmo os sincronizadores, só que num carro do valor do meu não compensa mexer, porque ao abrir a caixa, nunca leva só sincronizadores, no minimo também vai levar rolamentos. E para minorar a situação vamos trocar o óleo, ficou me de dizer um orçamento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também tou com este problema,de 1ª para 2ª,só entra "á martelada". De 3ª para 2ª, não é perfeito mas quase.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em princípio pode ser de algum tirante da caixa. Mas pode ser o próprio carreto da 2ª a dar as últimas, não se esqueçam que a 2ª é que dá aquele embalo inicial ao carro e por isso tem mais desgaste!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                Em princípio pode ser de algum tirante da caixa. Mas pode ser o próprio carreto da 2ª a dar as últimas, não se esqueçam que a 2ª é que dá aquele embalo inicial ao carro e por isso tem mais desgaste!
                                                Solução, se for do carreto?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                                                  Solução, se for do carreto?
                                                  Se o veio primário estiver bom, se só o carreto estiver gripado, troca-se o carreto. Num bmw que tive foi exactamente o da 2ª e foram 300 €. Mas já se sabe que as peças bmw são caras.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    no caso do meu, não compensa nada mudar essas coisas, pois o valor do carro é cerca de 800/900€, não vou dar mais de 300€ por um arranjo :/ vou tentar a muda de óleo, sempre evito desgastar ainda mais

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Antes de trocares a valvolina, experimenta tirar o que está indicado na imagem e chegar WD40, engrenas as mudanças todas e chegas em todo o lado. Fazer isso com cuidado e borrifar nos sítios que mexem (ao tirares o pano vais perceber).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                        Antes de trocares a valvolina, experimenta tirar o que está indicado na imagem e chegar WD40, engrenas as mudanças todas e chegas em todo o lado. Fazer isso com cuidado e borrifar nos sítios que mexem (ao tirares o pano vais perceber).

                                                        já fiz isso, inclusive aspirei pois tinha sujidade e de seguida apliquei wd 40, senti algumas melhorias mas nada por ai além :/

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu não vou por essa da valvolina, pois já mudei (há dois meses) e continua na mesma, portanto deverá ser algo mais dispendioso

                                                          vou tentar aqui essa de lubrificar por cima, pode ser que resulte nalguma coisa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Certo, 1º começa-se pelo mais simples. Mas se continuar assim, anda até partir. Porque estar a desmontar a caixa dá um trabalho dos diabos e não fica nada barato!

                                                            Comentário

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