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Caixa Pilotada EGS (Citroen)

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    Caixa Pilotada EGS (Citroen)

    Estou a negociar um C4 dos novos e na cor que eu quero só arranjam a versão e-HDI que trás a caixa pilotada EGS. Já andei à procura e não se fala muito bem dela, no entanto não consigo encontrar informação do porquê.

    Peço a quem tem, já teve, ou conhece que se pronuncie para eu poder ponderar melhor.

    Obrigado.

    #2
    Não se fala muito bem dela pq o alvo de comparação é sempre a DSG do grupo VW. Tendo em conta q é um sistema q custa um terço do da VW, seria difícil ter o mesmo funcionamento...

    Eu tenho-a no 308, dá uma vista de olhos no diário de bordo do carro q há muito q ler sobre a caixa.
    Outro user com um 308 com a caixa pilotada, este já com o motor de 110cv.

    E tens também o diário de bordo dos 3008, onde há uma grande comunidade com essa caixa.

    Mas num comentário muito rápido, tudo o q se diz sobre a falta de suavidade da caixa é um monte de treta. Não é suave como uma DSG ou uma caixa Mercedes, mas não é brusca como a imprensa portuguesa gosta de dizer, todos os testes q li sobre a caixa em publicações portuguesas davam a sensação q não estavam a falar da q tenho no meu carro...

    Se gostas do carro, vai em frente. Se não era a tua ideia comprar com caixa pilotada, testa-o e pondera bem pois por muito decente q a caixa seja, há certos hábitos q têm de se alterar e isso não é do gosto de toda a gente, principalmente pelo facto de o C4 só ter modo manual pelas patilhas do volante

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Edge Ver Post
      Não se fala muito bem dela pq o alvo de comparação é sempre a DSG do grupo VW. Tendo em conta q é um sistema q custa um terço do da VW, seria difícil ter o mesmo funcionamento...

      Eu tenho-a no 308, dá uma vista de olhos no diário de bordo do carro q há muito q ler sobre a caixa.
      Outro user com um 308 com a caixa pilotada, este já com o motor de 110cv.

      E tens também o diário de bordo dos 3008, onde há uma grande comunidade com essa caixa.

      Mas num comentário muito rápido, tudo o q se diz sobre a falta de suavidade da caixa é um monte de treta. Não é suave como uma DSG ou uma caixa Mercedes, mas não é brusca como a imprensa portuguesa gosta de dizer, todos os testes q li sobre a caixa em publicações portuguesas davam a sensação q não estavam a falar da q tenho no meu carro...

      Se gostas do carro, vai em frente. Se não era a tua ideia comprar com caixa pilotada, testa-o e pondera bem pois por muito decente q a caixa seja, há certos hábitos q têm de se alterar e isso não é do gosto de toda a gente, principalmente pelo facto de o C4 só ter modo manual pelas patilhas do volante
      Depois de dar uma olhada nesses DBs fiquei com a mesma opinião que tu. Só não tenho é ainda a certeza que seja exactamente a mesma caixa porque a Citroen utiliza a designação EGS e não encontro essa designação associada a nehum Peugeot na net. Embora também não acredite que o grupo PSA se tenha dado ao €trabalho€ de desenvolver duas caixas diferentes.

      A vendedora, depois de eu lhe mostrar que não estava seguro da qualidade da caixa, também me disse que a caixa ainda tinha levado alguns melhoramentos desde a sua aplicação no C4 Picasso. Não sei é se disse só por dizer ou se é mesmo verdade.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Edge Ver Post
        Outro user com um 308 com a caixa pilotada, este já com o motor de 110cv.
        Aqui queria dizer 112cv e não 110.

        O nome EGS deve ter sido apenas uma mudança de sigla, porque o nome utilizado até agora eram apenas as iniciais de Caixa Manual Pilotada, e daí a dificuldade q tive em encontrar reviews estrangeiras antes de comprar o carro, pois tinha de adaptar o nome à língua em q estava a procurar

        Não li em lado nenhum q seja uma caixa diferente ou q tenha levado melhoramentos, nem haveria grande razão para tal pois a caixa é muito recente e acabou de ser adaptada para as versões de 112cv do 1.6 HDI. Portanto deverá ser a mesma
        Editado pela última vez por Edge; 03 December 2010, 18:15.

        Comentário


          #5
          Tens aqui a review em espanhol do site KM77, falam da caixa nos últimos parágrafos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
            Depois de dar uma olhada nesses DBs fiquei com a mesma opinião que tu. Só não tenho é ainda a certeza que seja exactamente a mesma caixa porque a Citroen utiliza a designação EGS e não encontro essa designação associada a nehum Peugeot na net. Embora também não acredite que o grupo PSA se tenha dado ao €trabalho€ de desenvolver duas caixas diferentes.

            A vendedora, depois de eu lhe mostrar que não estava seguro da qualidade da caixa, também me disse que a caixa ainda tinha levado alguns melhoramentos desde a sua aplicação no C4 Picasso. Não sei é se disse só por dizer ou se é mesmo verdade.

            Boas,

            Tenho 1 3008 com a CMP6, designação Peugeot, e tal só tenho a dizer bem, principalmente da relação preço/qualidade quando comparada com outras rivais.
            Não é a melhor cx automática do mundo, mas é muito melhor do que muita imprensa em Portugal a pinta e atenção que não é o 1º carro de cx automática que tenho.
            Claro que como o Edge disse, ao inicio há um tempo de adaptação à mesma, mas que não é nada de especial.
            Quanto à questão da fiabilidade / confiança, existem uns milhares de C4 Grand Picasso, que em Portugal têm uma cota de mercado se calhar perto dos 80% de vendas com essa cx, que a podem bem atestar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por taz76 Ver Post
              Boas,

              Tenho 1 3008 com a CMP6, designação Peugeot, e tal só tenho a dizer bem, principalmente da relação preço/qualidade quando comparada com outras rivais.
              Não é a melhor cx automática do mundo, mas é muito melhor do que muita imprensa em Portugal a pinta e atenção que não é o 1º carro de cx automática que tenho.
              Claro que como o Edge disse, ao inicio há um tempo de adaptação à mesma, mas que não é nada de especial.
              Quanto à questão da fiabilidade / confiança, existem uns milhares de C4 Grand Picasso, que em Portugal têm uma cota de mercado se calhar perto dos 80% de vendas com essa cx, que a podem bem atestar.

              Podem-me explicar melhor o que querem dizer com "requer habituação"?

              - Há quem diga que de início desacelerava para não sentir solavancos mas que com o tempo é que percebeu que com o pé constante é que ela é mais linear;
              - Hoje li na Autohoje que a "caixa CMP dá muitos solavancos em condução urbana". Com vocês já não dá? É só ao início? Mas depende dda nossa condução ou a caixa de início é que está muito presa e com o tempo ganha traquejo?
              - Também tenho lido que a 2ª só entra depois das 2000. Isso também vem do hábito ou é mesmo assim? Faz me confusão estar optimizada para os consumos e dar logo essa esfrega na 1ª relação.

              Apesar de ter estas dúvidas sempre quis ter uma caixa automática porque sou "pro-confort" e digo sempre mal da minha vida quando estou no pára-arranca. O mais certo é que por uma diferença de500/600€ vou apostar nela (+ sistema start/stop, etc) mas mesmo assim gostava de esclarecer essas dúvidas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
                -
                - Também tenho lido que a 2ª só entra depois das 2000. Isso também vem do hábito ou é mesmo assim? Faz me confusão estar optimizada para os consumos e dar logo essa esfrega na 1ª relação.
                Mudar de relação aos 2000rpm é uma esfrega? costumas passar da primeira para a segunda a qual rotação? ao relantin?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
                  Podem-me explicar melhor o que querem dizer com "requer habituação"?
                  Vamos por partes.

                  Quando referi q requer habituação, é o normal numa transição de uma caixa manual para uma caixa auto. Ou seja, aqui temos de aprender q a caixa vai fazer coisas q de vez em quando vão contra o nosso gosto (reduções a mais em algumas circunstâncias, demorar muito a passar para uma mudança superior, etc). Tem de se aprender a lidar com a caixa em ultrapassagens, por exemplo, para ela não perder muito tempo em reduções - mas o facto de se poder inserir mudanças pelas patilhas quando ela está em modo auto é a melhor forma de superar isso, pois assim podes antecipar a redução.


                  - Há quem diga que de início desacelerava para não sentir solavancos mas que com o tempo é que percebeu que com o pé constante é que ela é mais linear;
                  Um truque para não se sentir tanto as passagens em algumas caixas auto é antecipar a passagem e levantar ligeiramente o pé do acelerador, para a subida de relação ser mais suave. A CMP6 (ou EGS) não quer isso, aliás, vem descrito no manual do carro q não é necessário fazê-lo. Mais um exemplo onde a imprensa dizia q ao fazer isso atenuava o solavanco (no teste feito a esta caixa), e onde estava errada, pois se se levanta o pé aí sim, sente-se mais a passagem da caixa.

                  - Hoje li na Autohoje que a "caixa CMP dá muitos solavancos em condução urbana". Com vocês já não dá? É só ao início? Mas depende dda nossa condução ou a caixa de início é que está muito presa e com o tempo ganha traquejo?
                  A caixa não dá muitos solavancos em condução urbana, é claro q é um pouco mais brusca e depende da forma como se carrega no acelerador. Mais uma vez, é uma questão de perceberes como a caixa trabalha e antecipares as situações. A caixa adapta-se ao modo de condução, se levares uma condução suave ela passa as mudanças mais cedo, se fores a abrir e a carregar mais a fundo no acelerador ela deixa subir mais a rotação. A ..."brusquidão" q tanto apregoam nos testes da Autohoje é o normal num sistema q não somos nós q vamos a controlar a 100%, mas não esperes solavancos longitudinais q te façam descolar as costas do banco sequer. Eu passei a fazer só trajecto urbano com o carro nos últimos meses e digo-te q a caixa é muito fácil de conviver em cidade.

                  - Também tenho lido que a 2ª só entra depois das 2000. Isso também vem do hábito ou é mesmo assim? Faz me confusão estar optimizada para os consumos e dar logo essa esfrega na 1ª relação.
                  Até adivinho onde apanhaste essa dúvida . Isso foi uma situação pontual, onde se chegou à conclusão q em dias mais frios e quando o motor acabou de arrancar, a caixa demora mais tempo e deixa subir mais a rotação ao passar para 2ª, e não deixa meter essa mudança manualmente antes de certa rotação. Com o motor quente, se fores a pastelar, ela é capaz de fazer essa passagem (manual) quando te apetecer.
                  Quando está muito frio, ela não o deixa fazer antes das 2200/2300rpm. Ou seja, é um procedimento normal e faz parte do cérebro electrónico da caixa, não te sei explicar as razões, mas não é preciso teres receio disso.


                  Mais alguma dúvida?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                    Mas num comentário muito rápido, tudo o q se diz sobre a falta de suavidade da caixa é um monte de treta. Não é suave como uma DSG ou uma caixa Mercedes, mas não é brusca como a imprensa portuguesa gosta de dizer, todos os testes q li sobre a caixa em publicações portuguesas davam a sensação q não estavam a falar da q tenho no meu carro.
                    [IRONIC]Pois já se sabe, é tudo comprado pelos alemães, coitadinhos dos franceses, essas vitimas da imprensa [/IRONIC]

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                      [IRONIC]Pois já se sabe, é tudo comprado pelos alemães, coitadinhos dos franceses, essas vitimas da imprensa [/IRONIC]
                      Eu não estou a defender nem uma nem outra, mas vou-me juntar à conversa para dizer que também não percebo porque é que os interiores do Golf são tidos como a referência do segmento pela imprensa e um ou dois predestinados. É que eu, e quase toda a gente com quem debati isso não consegue perceber tal afirmação e o denominador comum normalmente é a palavra "horríveis".

                      claro que já estamos a entrar no sexo dos anjos, mas eu não tenho grandes dúvidas que cá há um movimento pró-VAG muito esquisito. às vezes justifica-se, outras vezes é ridículo.

                      Comentário


                        #12
                        Croccifixio, presumo q ainda não tenhas conhecido o Bolide, fervoroso defensor de tudo o q é nórdico e atacante reconhecido de tudo o q é francês

                        Agora q estão feitas as apresentações:

                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                        [IRONIC]Pois já se sabe, é tudo comprado pelos alemães, coitadinhos dos franceses, essas vitimas da imprensa [/IRONIC]
                        até parece q não sabes ler, pela maneira como interpretaste o q eu escrevi
                        Mas eu explico por míudos, especialmente para ti. O que eu quis dizer foi que a caixa nunca foi analisada numa perspectiva isenta de comparação com o sistema DSG, pois é sempre essa caixa que têm em mente como concorrente directa.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho um C4 de 2008 (versão restyling) com essa caixa e na altura já havia todas essas criticas negativas e mesmo assim optei por ela, principalmente, por ter 6 relações (na altura não havia cx.manual de 6 vel.). Ainda bem que o fiz pois raramente há solavancos e não levanto o pé do acelerador. Conduzo quase sempre em modo automático mas antecipo muitas vezes a troca de relações com as patilhas. Rapidamente nos habituamos a ela e quanto à sua lentidão não acho que seja nada de anormal face a uma caixa manual. Com uma condução descontraída numa manual entre o tempo que levamos a carregar na embraiagem, engrenar outra mudança e soltar embraiagem vai dar ao mesmo. Na CMP6 torna-se mais notório porque como não temos de fazer nada disso é como se estivessemos à espera... Se quisermos trocas muito rápidas está lá o modo S (não sei se este novo modelo do C4 tem) e mesmo desta forma os solavancos são idênticos aos de qualquer carro com caixa manual numa condução apressada em que soltamos a empraiagem e voltamos a acelerar muito rápidamente.
                          Na altura paguei apenas mais 300€ do que se comprasse caixa manual! Poderemos exigir melhor por "tão pouco"?

                          Comentário


                            #14
                            Então agora a conversa já está a virar, é pior mas como é mais barata... é boa!

                            Lógica imbatível

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                              Então agora a conversa já está a virar, é pior mas como é mais barata... é boa!

                              Lógica imbatível
                              É incrível não é?

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso a conversa não foi virada, se repararem o user Edge falou logo nisso no 2º post: "...Tendo em conta q é um sistema q custa um terço do da VW, seria difícil ter o mesmo funcionamento..."


                                Ele podia é ter dito logo que a DSG é de outra liga

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa caixa para o preço que pedem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho um C4 Picasso com a CMP6.

                                    Só tenho duas coisas a dizer:

                                    - Vale todos os centavos que pedem por ela
                                    - Não quero outra coisa. Carros com caixa manual, para mim, acabaram.

                                    Resumindo:

                                    Podes conduzir em modo totalmente automático e com auxílio das patilhas no volante, ou manual em que as patilhas no volante é que metem as mudanças. De qualquer forma em qualquer modo se parares, a caixa passa automaticamente para a primeira.

                                    Vamos aos factos:

                                    Solavancos: é na maior parte dos casos problema de que conduz e no início para quem vem habituado a caixas manuais...

                                    "Prazer na condução" só nas caixas manuais: Tretas... Tanto nos Rallys como na F1 são caixas sem embraiagem e com patilhas no volante....

                                    Exemplos:

                                    Parado num semáforo:
                                    CMP6: Cai para verde, aceleras e pronto.
                                    Caixa manual: Ou estás com a primeira engatada e a embraiagem ao fundo e ainda tens de fazer o ponto no arranque... Se estás em ponto morto, ainda demoras mais tempo, já que tens de a engatar.... Entretanto eu já estou no outro semáforo....

                                    Trânsito: Hora de ponta na 2ª circular ou na VCI:
                                    CMP6: Acelero, travo, acelero, travo....
                                    Caixa manual: Ponto morto, embraiagem, engatar, embraiagem, arrancar, parar, embraiagem, ponto morto.... bla bla bla....

                                    Reduções:
                                    CMP6: Um toque ou dois toques na patilha - . Redução em menos de 0.5s
                                    Caixa manual: é preciso dizer ??? :-) Embraiagem, manete, engatar, embraiagem .... e há um periodo de 1s/2s que não tens mudança nenhuma engatada....

                                    Ultrapassagem:
                                    CMP6: Um toque na patilha - ou kick down

                                    Rotundas: CMP6: Vens a andar e paras: Automáticamente estás engatado na 1ª.

                                    Estradas de montanha: controlas a caixa com as patilhas + e -

                                    Ponto de embraiagem: Faz perfeitamente e tens hill-holder

                                    Vantagens: Menor consumos e logo menos CO2, pelo que pagas menos de IUC, vê bem...
                                    Poupas a embraiagem
                                    Nunca deixas o carro ir abaixo... Comigo nunca foi...

                                    e tudo isto só por mais 500/600 euros?

                                    O meu conselho, compra. Ao fim de duas semanas, nunca mais vais querer outra coisa, mas gostos são gostos :-)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SyncMaster Ver Post
                                      Tenho um C4 Picasso com a CMP6.

                                      Só tenho duas coisas a dizer:

                                      - Vale todos os centavos que pedem por ela
                                      - Não quero outra coisa. Carros com caixa manual, para mim, acabaram.

                                      Resumindo:

                                      Podes conduzir em modo totalmente automático e com auxílio das patilhas no volante, ou manual em que as patilhas no volante é que metem as mudanças. De qualquer forma em qualquer modo se parares, a caixa passa automaticamente para a primeira.

                                      Vamos aos factos:

                                      Solavancos: é na maior parte dos casos problema de que conduz e no início para quem vem habituado a caixas manuais...

                                      "Prazer na condução" só nas caixas manuais: Tretas... Tanto nos Rallys como na F1 são caixas sem embraiagem e com patilhas no volante....

                                      Exemplos:

                                      Parado num semáforo:
                                      CMP6: Cai para verde, aceleras e pronto.
                                      Caixa manual: Ou estás com a primeira engatada e a embraiagem ao fundo e ainda tens de fazer o ponto no arranque... Se estás em ponto morto, ainda demoras mais tempo, já que tens de a engatar.... Entretanto eu já estou no outro semáforo....

                                      Trânsito: Hora de ponta na 2ª circular ou na VCI:
                                      CMP6: Acelero, travo, acelero, travo....
                                      Caixa manual: Ponto morto, embraiagem, engatar, embraiagem, arrancar, parar, embraiagem, ponto morto.... bla bla bla....

                                      Reduções:
                                      CMP6: Um toque ou dois toques na patilha - . Redução em menos de 0.5s
                                      Caixa manual: é preciso dizer ??? :-) Embraiagem, manete, engatar, embraiagem .... e há um periodo de 1s/2s que não tens mudança nenhuma engatada....

                                      Ultrapassagem:
                                      CMP6: Um toque na patilha - ou kick down

                                      Rotundas: CMP6: Vens a andar e paras: Automáticamente estás engatado na 1ª.

                                      Estradas de montanha: controlas a caixa com as patilhas + e -

                                      Ponto de embraiagem: Faz perfeitamente e tens hill-holder

                                      Vantagens: Menor consumos e logo menos CO2, pelo que pagas menos de IUC, vê bem...
                                      Poupas a embraiagem
                                      Nunca deixas o carro ir abaixo... Comigo nunca foi...

                                      e tudo isto só por mais 500/600 euros?

                                      O meu conselho, compra. Ao fim de duas semanas, nunca mais vais querer outra coisa, mas gostos são gostos :-)
                                      Já tá mais que decidido. Só é pena já não conseguir comprar este ano porque não tem nenhum disponível. Agora é só tratar do financiamento e encomendar o mais rápido possível para ver se ainda chega em Janeiro.

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                                        #20
                                        Ahh e lembrei de outra cena...

                                        Cruise control....

                                        Ora bem cruise control e caixa automática estás a ver... :-) O carro mantém sempre a velocidade programada e vai colocando as mudanças conforme for preciso para as manter...

                                        A piada disto é por exemplo nas portagens. Estás a zero Km/h e ligas o CC e o carro WTF, vamos lá chegar à velocidade programada e upa upa e vai metendo as mudanças... Só mesmo vendo :-)

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SyncMaster Ver Post

                                          A piada disto é por exemplo nas portagens. Estás a zero Km/h e ligas o CC e o carro WTF, vamos lá chegar à velocidade programada e upa upa e vai metendo as mudanças... Só mesmo vendo :-)
                                          Mas o cruise control não pode ser activado a partir dos 0km/h, só acima dos 50 ou 60. E não é algo muito aconselhado fazer o carro acelerar sozinho com o cruise control numa faixa grande de velocidade, deve activar-se sempre quando já vamos perto da velocidade q programamos

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                            Mas o cruise control não pode ser activado a partir dos 0km/h, só acima dos 50 ou 60. E não é algo muito aconselhado fazer o carro acelerar sozinho com o cruise control numa faixa grande de velocidade, deve activar-se sempre quando já vamos perto da velocidade q programamos
                                            Sim, correcto, não é a partir do zero, mas assim que chegas á velocidade mínima, o resto é tudo automático.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se até mesmo os Franceses se queixam dá má gestão da caixa da PSA...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Onde leste sobre isso?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Gosto bastante da caixa pilotada do anterior C4 montado no 1.6 HDi 110cv. Se o sistema form o mesmo acho-o muito bom

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                                    Onde leste sobre isso?
                                                    Citroën C4 1.6 e-HDi 110 BMP6 Confort - Essai Citroën C4 e-HDi: Pas le meilleur choix - Essais - L'Automobile Magazine

                                                    Pour l'instant, la C4 ne propose le diesel 1.6 e-HDi qu'avec la BMP6. Dommage, car cette transmission décevante n'est pas la meilleure pour apprécier les talents de cette berline.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Façam o seguinte exercisio: uns kms com uma DSG e logo de seguida uma CMP/EGS...é o 8 e o 80.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Deixem-se de guerras parvas. Ninguém está a por em causa que a DSG é o supra sumo da barbatana, o John Kid Carcaça da pradaria de baixo.
                                                        O que aqui se está a discutir é se a cx da PSA é competente no seu funcionamento, e nisso é sim senhora, e isto sem ser preciso um boião de vaselina esterelizada para me sentar depois de ver o preço da DSG.

                                                        Os pró VAG e germanicos que por aqui aparecem a querer defender as acções compradas arduamente na bolsa de valores, por favor fiquem com a bicicleta, o objectivo deste user não é discutir qual a melhor cx mas sim saber se a EGS/CMP6 é uma boa compra, e mais uma vez, sim é uma boa compra.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu nunca experimentei esta caixa, mas não me parece tão má como dizem...

                                                          Já agora, se não te importares, podes dizer qual a versão que estas a pensar comprar e os extras que pensam em meter.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Oh Taz, mas tu ainda te dás ao trabalho de ligar às guerrinhas...?



                                                            Um ensaio não faz a regra, e "passagens exasperantes q fazem abanar a cabeça para a frente" (numa tradução rápida e a martelo ), é exagerado, no mínimo.

                                                            Tenho um ano de convivência com a caixa e não posso deixar de discordar com o q li nesse ensaio, mas não porei, porém, em causa q a caixa possa ter sido adaptada de alguma forma para os propósitos... eco desta versão do C4, mas como nunca li sobre qualquer alteração feita à mesma

                                                            Comentário

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