Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos dos automoveis!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumos dos automoveis!

    Depois de uma grande discusão com um amigo meu não cheguei a nenhuma conclusão...!

    Quais os factores que levam a um consumo mais baixo ou mais alto num carro?!
    As rotações do motor, a velocidade a que se circula,o nivel do pedal do acelerador?... [8]

    Gostava de ouvir as opniões dor users deste forum.

    Abraço
    Editado pela última vez por RPalma; 02 May 2007, 16:42.

    #2
    Nível do pedal do acelarador! E mudar/andar na mudança certa de acordo com a estrada e força de atrito!

    Se conheceres muito bem a estrada e as forças de atrito da mesma consegues fazer consumos muito bons ;)

    Comentário


      #3
      Boas, a meu ver sao diversas variaveis a influenciar:
      - tipo de conducao - serena e descontraida; arranques fortes e forcados sao pra esquecer;
      - manutencao - verificacao de niveis e estado da mecanica, pecas e consumiveis;
      - estado e condicoes do piso, tambem de compreender o tipo de tracado;
      - retomas de velocidade;
      - Pressao dos pneus;
      - Rotacao do motor adequada - nao trazer o motor a morrer e nao andar nos regimes maximos.

      - Espirito de conducao - se for um condutor despreocupado que esta na boa e nao se rege em acompanhar outros mais despachados, juntando todas as variaveis anteriores ai sim talvez consigas vir a obter um bom consumo.

      Comentário


        #4
        Por exemplo..é possivel ires a 50 km/h e ires na quinta mudança se a força de atrito assim o permitir! E então ai vais a fazer um consumo muito bom!

        Se tiveres a mudança errada estás a forçar o carro ou a queimar gasolina desnecessariamente! Se conseguires que o carro se desloque bem sem teres qeu pisar muito no acelarador, estás numa boa mudança!

        Assim por alto é +- isto.. é complicado explicar por escrito!

        Cumps

        Comentário


          #5
          Levar o carro "solto" sem carregar mto no pedal é o mais adquado.

          Mas tipo, ao subir, em AE, em que o motor vai a puxar mais, é mais indicado
          levar o carro em 4ª nas 5000rpm constante, por exemplo, ou ir em 5ª nas 3000rpm, sempre perdendo velocidade?

          Comentário


            #6
            Ou seja, eu tenho um carro com 144cv, e claro a subir com um cheirinho no acelerador em 4ª
            o carro é capas de ir sempre a puchar mas claro chega a um ponto em que começa a berrar + por ir em rotações mais altas... Mas claro se meto 5ª as rotações descem mto mas o carro morre +
            e claro obriga a carregar mais no acelerador, e tanto numa situação como noutra a velocidade
            é a mesma, supondo.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por xterra


              As rotações do motor, a velocidade a que se circula,o nivel do pedal do acelerador?... [8]
              tudo isso e mais alguma coisa, depende do caso.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por xterra

                Ou seja, eu tenho um carro com 144cv, e claro a subir com um cheirinho no acelerador em 4ª
                o carro é capas de ir sempre a puchar mas claro chega a um ponto em que começa a berrar + por ir em rotações mais altas... Mas claro se meto 5ª as rotações descem mto mas o carro morre +
                e claro obriga a carregar mais no acelerador, e tanto numa situação como noutra a velocidade
                é a mesma, supondo.
                Ora se o carro está a morrer e tu lhe carregas mais no pedal mas ele nao desenvolve porque está em subida e numa mudança demasiado alta..estás a gastar gasolina à toa..pois estás a queimar demasiada gasolina para a distância que o carro está a percorrere obviamente estás na mudança errada! O truque é pisar o menos possível no acelarador..

                Se queres andar mais rápido na subida, é preferível reduzires! Mas ai nunca vais fazer bons consumos, pois andar rapido em subdidas com muito atrito vai sempre consumir bastante.. a não ser que venhas lançado e aproveites o balanço para fazeres a subida em quinta ou ponto morto (o que não aconselho muito.. pois já me disseram que estraga a caixa)!

                Percebes-te +-?

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  andar sempre nos limites do carro,o consumo diminui:D

                  Comentário


                    #10
                    Já agora, há pouco estava a ler o manual do twingo e lá dizia algo como:

                    "Nunca encher o depósito até cima (ao máximo) porque isso traduz-se num desperdicio de gasolina."

                    Não entendi esta...gasta mais?! [8]

                    Comentário


                      #11
                      durante muito tempo achei que o consumo estaria essencialmente relacionado com o regime em que o motor roda: rotações.

                      durante esse tempo não entendia como funcionavam os "económetros" dos bmw, em que o ponteiro parecia seguir exactamente o pé direito do condutor (que não era eu). ou seja, parecia-me não haver outra relação senão com a posição do acelerador.

                      agora tenho um carro com indicação de consumo instantâneo muito idêntica ao sistema bmw (difere apenas por ser uma barra digital que vai avançando ou recuando na escala de 0 a 30).

                      agora percebo que a indicação do consumo instantâneo tem mesmo só que ver com a "abertura" do acelerador. ou seja, posso ir a fazer 3 ou 4 mil rpms a descer, sem acelerador o consumo instantâneo é zero. e também posso ir a fundo no acelerador numa recuperação, a passar pelas 1.5 ou 2 mil rotações e o consumo instantâneo é 30 lts.

                      concluo, então, que o consumo de combustível tem que ver apenas com a dose de acelerador.

                      no entanto, continuo a considerar que o combustível se queima na combustão, e que há tanto mais combustões quanto rotações, pelo que gostava que um eng (algum aqui no forum?) me explicasse para onde vai o combustível no cenário de recuperação que indiquei.

                      Comentário


                        #12
                        o carro injecta mais combustivel para recuperar velocidade, daí o aumento de consumo... é óbvio.

                        Comentário


                          #13
                          Pode haver n coisas que influenciam o maior consumo, tal como dito. A manutenção do carro, a pressão dos pneus, o peso do mesmo, etc.

                          Mas tudo acaba por reflectir-se numa única coisa, o pedal do acelerador. Se o carro estiver mais carregado, ou se quisermos andar mais depressa, se precisarmos de vencer um maior atrito (seja interno no motor, mais RPMs por exemplo...seja externo como os vidros abertos) vamos acelerar mais.

                          É basta ver nos indicadores de consumo instantaneo que tudo vai no pé direito ;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por cmr

                            durante muito tempo achei que o consumo estaria essencialmente relacionado com o regime em que o motor roda: rotações.

                            durante esse tempo não entendia como funcionavam os "económetros" dos bmw, em que o ponteiro parecia seguir exactamente o pé direito do condutor (que não era eu). ou seja, parecia-me não haver outra relação senão com a posição do acelerador.

                            agora tenho um carro com indicação de consumo instantâneo muito idêntica ao sistema bmw (difere apenas por ser uma barra digital que vai avançando ou recuando na escala de 0 a 30).

                            agora percebo que a indicação do consumo instantâneo tem mesmo só que ver com a "abertura" do acelerador. ou seja, posso ir a fazer 3 ou 4 mil rpms a descer, sem acelerador o consumo instantâneo é zero. e também posso ir a fundo no acelerador numa recuperação, a passar pelas 1.5 ou 2 mil rotações e o consumo instantâneo é 30 lts.

                            concluo, então, que o consumo de combustível tem que ver apenas com a dose de acelerador.

                            no entanto, continuo a considerar que o combustível se queima na combustão, e que há tanto mais combustões quanto rotações, pelo que gostava que um eng (algum aqui no forum?) me explicasse para onde vai o combustível no cenário de recuperação que indiquei.
                            Não sou Eng nem pouco mais ou menos, mas mas estas a ver as coisas pelo prisma errado. Não é a subida de rotações que puxam mais combustivel, é tu introduzires (via pedal do acelarador) mais combustiver que faz aumentar as rotações.

                            Comentário


                              #15
                              Boas,

                              Existem 2 "factores" importantíssimos:

                              1º - extremidade dos membros inferiores: pés.
                              2º - a outra extremidade: cabeça.

                              Com estes dois a funcionar a 150% todos os veículos consomem menos e até parecem híbridos.

                              Comentário


                                #16
                                Afinal o que faz ou não os consumos?

                                A maneira de tratar o acelerador ou as rotações por si só?

                                Ontem numa discussão com um amigo meu ele teimava que o que interessa para o que o carro vai a consumir são as rotações, ele defende que a quanto mais rotações o carro fôr maior será o consumo e eu defendo que as rotações até não serão tão importantes por si só mas sim como tratamos o pedal do acelerador. Quem tem razão?

                                Comentário


                                  #17
                                  se fosse pelas rotações, numa descida em 4ª estavas a gastar muito...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tu.
                                    O consumo tem directamente a haver com a posição do acelerador, mas também as rotações a que vais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      o consumo tem a ver com a "injecção" de carburante para o motor como é obvio, e como é que controlas isso? acelerando como é óbvio............



                                      se fores com o carro engatado mas desligado numa descida, ele vai a fazer rotações e está desligado, achas que está a gastar gasolina ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        a posição do pedal de acelerador (tipo de condução) é muito importante nos consumos e penso que é muitas vezes esquecida na hora de ver o porquê de existirem muitas vezes grandes diferenças entre carros identicos. por vezes, um ligeiro aliviar do acelerador, que tem poucos reflexos na velocidade, permite grandes diminuições no consumo instantaneo, o que depois se reflecte fortemente na média geral.
                                        eu já fiz várias vezes experiencias no meu, e com apenas um ligeiro aliviar do acelerador, em que virtualmente não detectava diferença na velocidade, chegava às vezes a gastar menos 2.5l no consumo instantaneo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A pressão do pneus é muito importante.

                                          A manutenção do automovel é tambem muito importante.

                                          Quanto mais se pisar o acelerador mais o carro bebe.

                                          O travão é o principal inimigo do consumo. Parece disparatado mas é uma boa filosofia que me permite fazer consumos de 3.5 no astra 1.3 cdti e 4.5 num tdi 130cv.

                                          Temos que evitar o travão. Se estámos a travar é porque anteriormente acelerámos demais. Devemos deixar o carro deslizar, com a mudança mais alta possivel, sim porque em ponto morto o carro consome mais.

                                          Numa cidade é disparatado grandes acelerações, pois ao virar da esquina está um semáforo ou uma fila, basta deixar o carro ir (sem acelerador).

                                          Andar colado, tambem é uma estupidez, o acelera e trava desnecessário tambem faz o consumo disparar. Se reparamos há condutores que nas rectas acleram a fundo, e chegam às curvas travam, e depois têm que VOLTAR a acelerar. Se tivessem acelerado menos e mantivessem a velocidade na curva estavam a poupar metade do combustivel.

                                          E isto sem andar a morrer na estrada

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                            A pressão do pneus é muito importante.

                                            A manutenção do automovel é tambem muito importante.

                                            Quanto mais se pisar o acelerador mais o carro bebe.

                                            O travão é o principal inimigo do consumo. Parece disparatado mas é uma boa filosofia que me permite fazer consumos de 3.5 no astra 1.3 cdti e 4.5 num tdi 130cv.

                                            Temos que evitar o travão. Se estámos a travar é porque anteriormente acelerámos demais. Devemos deixar o carro deslizar, com a mudança mais alta possivel, sim porque em ponto morto o carro consome mais.

                                            Numa cidade é disparatado grandes acelerações, pois ao virar da esquina está um semáforo ou uma fila, basta deixar o carro ir (sem acelerador).

                                            Andar colado, tambem é uma estupidez, o acelera e trava desnecessário tambem faz o consumo disparar. Se reparamos há condutores que nas rectas acleram a fundo, e chegam às curvas travam, e depois têm que VOLTAR a acelerar. Se tivessem acelerado menos e mantivessem a velocidade na curva estavam a poupar metade do combustivel.

                                            E isto sem andar a morrer na estrada
                                            Bom post

                                            Concordo na íntegra

                                            Comentário


                                              #23
                                              De uma maneira rápida. O consumo está directamente ligado ao curso do acelerador.

                                              Pq podem ir as 7.000rpm a 40km/h ou a 200km/h e ir a gastar 0L ou podes ir as 1.800rpm a 40km/h ou a 120km/h e ir a gastar 30L.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que já foi tudo dito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Parece-me q está (na maioria) tudo dito.
                                                  Acrescentaria apenas, e no que toca à manutenção, a importância da limpeza de carvão acumulado nos injectores, substituição de filtros de combustível e de ar e a pressão adequada nos pneus, por forma a evitar atrito desnecessário.
                                                  Juntado o que foi dito com uma condução preventiva (por antecipação), evitando acelerações, travagens e reduções desnecessárias, conseguem-se consumos "engraçados"

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X