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Smart f2 mhd 71cv - opiniões, sff!

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    Smart f2 mhd 71cv - opiniões, sff!

    Vivas! O meu pai está a pensar adquirir este carro. Ele andou a ver propostas para a versão pulse, com alguns extras (como ar condicionado, start-stop e a caixa automática, entre outros).

    Hoje fui fazer o test drive ao carro e posso dizer que, do ponto de vista do comportamento e do motor, me surpreendeu muito pela positiva. Nota menos boa para as passagens de caixa lentas (na minha opinião), o travão achei-o muito "duro" (com a força que uso para uma travagem normal no smart, no meu bato com o nariz no volante) e a ausência de direcção assistida.
    Gostei também bastante dos muitos espaços para arrumação, o habitáculo espaçoso, boa visibilidade dianteira e achei o interior bem melhor construído que a larga maioria dos veículos do segmento B (ou muitos do C...).

    A opinião que dei ao meu pai foi: é um bom carro, que em princípio não dará problemas, bem construído. Como ele procura um carro para andar essencialmente em Lisboa (para as viagens, ele tem outro) sozinho, ou com uma pessoa, parece-me uma boa compra. Ainda para mais, com a caixa automática, que aumenta o conforto no dia-a-dia.

    E este motor a gasolina de 71cv, que consumos fará? No catálogo falam em 4,4l/100km, mas parece-me excessivamente optimista. Eu diria que deve andar nos 5,5~6l/100km, sem grandes dificuldades.

    Outra coisa, reparei que alguns vinham com pneus Continental e outros, com pneus Kuhmo. Eu disse ao meu pai para exigir pneus Continental, sendo que o meu pai diz que vai seguir o meu conselho.

    De resto, qual a vossa opinião?

    #2
    Novo? Pelo preço de um Smart, preferia comprar um Toyota IQ, que é quase a mesma coisa, mas é mais "carro", tem um motor e uma caixa melhores. Se usado, também há modelos bem melhores do que o Smart, um pouco maiores em tamanho, é certo, mas se o problema for mesmo esse, ainda se conseguem encontrar carros pequenos e mais agradáveis de utilizar, como por exemplo, o KIA Picanto. Quanto ao Smart, o motor é mais gastador do que a marca diz, espera consumos em cidade à volta dos 7 litros e nunca menos do que isso. A caixa é desesperante de tão lenta que é, a direcção convém ser assistida, porque se torna pesada sem essa ajuda e o motor em si, há quem diga que só duram 100 mil quilómetros e que, a partir daí, é só problemas.

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      #3
      o IQ é prai 20/30% mais caro que o Smart ...

      Agora um Aygo/c1/107 é melhor opção ...

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        #4
        Bem, o meu pai procura um veículo que tenha a dimensão do f2, para ganhar as vantagens do facto de o veículo ser pequeno em comprimento.

        Quanto ao iQ, ele foi fazer o test drive e não gostou tanto da condução como no smart. Além de que o iQ não permite colocar chapeleira, o que impede de esconder as coisas que deixamos na bagageira.
        Eu também andei uns dias com um iQ como carro de substituição e digo que, em termos de comportamento e vivacidade do motor, o iQ fica uns furos abaixo do smart, sem deixar de ser um veíclo interessante (para citadino compacto).
        Quanto ao segmento A (Aygo, C1, Picanto e afins), são hipóteses descartadas. São "enormes" , para os passageiros da frente são, em geral, bem mais acanhados que o iQ e o smart, o interior não é tão requintado e tão equipado, pelo que não correspondem bem ao que o meu pai procura.

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          #5
          Parece-me uma boa opção, mas... Não tem DA? A caixa automática é extra? Pensava que todos os Smarts eram automáticos.

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            #6
            A DA é extra

            Já a caixa automática, julgo que é obrigatória

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              #7
              Preferia um 107/c1/aygo, panda, picanto.

              Mas isto sou eu...

              Os smart's a gasolina sempre foram gastadores tendo em conta a viatura.

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                #8
                Apesar de ter alguma simpatia por Smart´s há 3 aspectos que me impedem de pensar em ter um:

                - Preço elevado para "meio carro"
                - Funcionamento da caixa
                - Consumos elevados tendo em conta peso e dimensões.


                Mas para uso citadino e com aquelas dimensões penso que não haverá alternativa melhor.


                Já agora, se o teu pai não quiser dar 12 mil euros por um, tem sempre as viaturas de serviço com menos de 30 mil kms e por menos de 10 mil euros....

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                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                  A DA é extra

                  Já a caixa automática, julgo que é obrigatória
                  Ah, ok. Porque não foi isso que o Luís Miguel disse.

                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                  Vivas! O meu pai está a pensar adquirir este carro. Ele andou a ver propostas para a versão pulse, com alguns extras (como ar condicionado, start-stop e a caixa automática, entre outros).

                  (...)

                  Comentário


                    #10
                    De série vem a caixa semi-automática, ou seja, com controlo sobre as passagens. Completamente automática só por opção. Aconselho também a DA como opção no pulse, pois com pneus maiores (175 a frente) ainda se nota um bocadinho a ausencia desta. Se possível em termos monetários aconselharia a motorização turbo de 84cv. Nota-se bastante diferença para o MHD, é muito mais divertido de conduzir, e os consumos são praticamente idênticos.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                      De série vem a caixa semi-automática, ou seja, com controlo sobre as passagens. Completamente automática só por opção. Aconselho também a DA como opção no pulse, pois com pneus maiores (175 a frente) ainda se nota um bocadinho a ausencia desta. Se possível em termos monetários aconselharia a motorização turbo de 84cv. Nota-se bastante diferença para o MHD, é muito mais divertido de conduzir, e os consumos são praticamente idênticos.
                      Os consumos são idênticos?
                      Então gasta imenso, estive umas horas com um de serviço (84cv), é realmente um rocketzinho mas a médias andavam nos 9L a andar bem mas achei um abuso.

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                        #12
                        No Pulse então devem andar ela por ela, por aqueles pneus enormes atrás (num ponto de vista Smart) prejudicam os consumos.

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                          #13
                          Jamais comprava esta especie de carro... Só lhe vejo uma única qualidade, facilidade de em estacionar devido ao tamanho reduzido, o que, para mim, não seria suficiente para comprar fosse que carro fosse.

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                            #14
                            Ok, o meu pai comprou mesmo o carro e fui com ele levantá-lo ontem.

                            Comprou-o em branco, com a frame de segurança cinza. A versão foi o pulse mhd, de 71cv, tecto em vidro, a que ele acrescentou o ar condicionado, caixa automática softtouch, computador de bordo, apoio de braço e mais umas coisitas. Tive atenção aos pneus, pois vi que havia smarts disponíveis com pneus Bridgestone, Continental e Kumho. Vieram Continental! O meu pai também teve o bom senso de comprar logo as porcas de segurança.

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