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Zastava: A futura Dacia do Grupo Fiat?

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    Zastava: A futura Dacia do Grupo Fiat?

    Pelas informações que encontrei na net, a Zastava pertence em 67% ao Grupo Fiat, sendo os restantes 33% do governo Sérvio.
    São muitos os que defendem que a Fiat deveria aproveitar esta marca para lançar uma gama de produtos "low-cost" como fez a VW com a Skoda, a Renault com a Dacia (e o sucesso que esta teve), ou ainda o rumor da PSA poder relançar no futuro a Talbot.
    O que acham desta ideia? Comprariam?

    #2
    Agora vou ser mauzinho:
    A Zastava a concorrer com a Dacia? E então a própria Fiat concorre com quem?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
      Agora vou ser mauzinho:
      A Zastava a concorrer com a Dacia? E então a própria Fiat concorre com quem?

      Realmente essa foi forte.

      Portanto, se a Fiat concorre com a Dacia, quem no Grupo Fiat concorre com a Renault? A Alfa Romeo?
      Percebes que exageras-te um pouco...

      Comentário


        #4
        Não seria melhor recuperar a Innocenti?

        Comentário


          #5
          A Innocenti, ou mesmo a Autobianchi, porque para além do A111 e do Primula, sempre fizeram modelos pequenos e de baixo custo (Bianchina, A112 e Y10).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
            A Innocenti, ou mesmo a Autobianchi, porque para além do A111 e do Primula, sempre fizeram modelos pequenos e de baixo custo (Bianchina, A112 e Y10).

            A Innocenti era propriedade da "DE Tomaso", não era da Fiat, agora também já é do Grupo?


            A Autobianchi sempre foi Fiat e servia para lançar os novos desenvolvimentos da marca, se aprovavam passavam para a Fiat, foi o caso do Autobianchi A111, antecessor do Fiat 128, posteriormente o A112 antecessor do Fiat 127.

            Quanto a marca "low-cost" se os estudos de mercado indicam que têm mercado, então acho que faria sentido a Zastava avançar, sempre fez os Fiat 128 sob-licença, tem mão-de-obra barata e o processo é idêntico à Dacia que fazia os R12.

            Comentário


              #7
              A Innocenti já é da FIAT faz muito tempo.
              Já fez inclusive versões carrinha dos Uno, os Innocenti Elba.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                A Autobianchi sempre foi Fiat e servia para lançar os novos desenvolvimentos da marca, se aprovavam passavam para a Fiat, foi o caso do Autobianchi A111, antecessor do Fiat 128, posteriormente o A112 antecessor do Fiat 127.
                Mentira...

                Inicialmente era pertença do construtor de bicicletas Bianchi (que ainda hoje existe), a FIAT e a Pirelli eram colaboradores e de certa forma accionistas também.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  A Innocenti já é da FIAT faz muito tempo.
                  Já fez inclusive versões carrinha dos Uno, os Innocenti Elba.

                  Ok, já foi pesquisar e tens razão a Fiat comprou-a nos finais de 80, para passado pouco tempo fechar de vez. Também pudera com a falta de fiabilidade dos engraçados Innocenti turbo de Tomaso com motor Daihatsu de 3 cilindros, depois de tanto problema só podia acabar.

                  Tive um Innocenti Turbo lá na oficina mais de um ano, o dono não tinha dinheiro para pagar a conta e colocou-se a hipotese de ficarmos com ele, pedi opinião a um vendedor: "Innocenti, inocente de quem o comprar".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    Mentira...

                    Inicialmente era pertença do construtor de bicicletas Bianchi (que ainda hoje existe), a FIAT e a Pirelli eram colaboradores e de certa forma accionistas também.

                    Qual foi a parte que não entendeste?

                    Comentário


                      #11
                      A Innocenti, penso que passou para as mãos da Fiat nos anos 80, após ter passado pela mão do Alejendro de Tomaso, e mmoreu nos anos 90 em posse da Fiat.

                      A Autobianchi penso ser pertença da Fiat desde os Anos 60, até à sua ''morte'' nos anos 90, sendo ''incoporada'' na Lancia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                        A Innocenti, penso que passou para as mãos da Fiat nos anos 80, após ter passado pela mão do Alejendro de Tomaso, e mmoreu nos anos 90 em posse da Fiat.

                        A Autobianchi penso ser pertença da Fiat desde os Anos 60, até à sua ''morte'' nos anos 90, sendo ''incoporada'' na Lancia.

                        A Autobianchi foi criada pela Bianchi, Pirelli e Fiat em 1955, sempre teve por base a Fiat, sendo muitos modelos baseados na mecânica do Fiat 500.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                          A Autobianchi foi criada pela Bianchi, Pirelli e Fiat em 1955, sempre teve por base a Fiat, sendo muitos modelos baseados na mecânica do Fiat 500.
                          Não é preciso gritar porque eu ouço bem.

                          A Autobianchi passou a ser única e exclusivamente da Fiat no anos 60.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                            Não é preciso gritar porque eu ouço bem.

                            A Autobianchi passou a ser única e exclusivamente da Fiat no anos 60.

                            Foi formada em 1955, com 3 partes iguais, 33,333% para a familia Bianchi, 33,333% para a Pirelli e 33,333% para a Fiat.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Mentira...

                              Inicialmente era pertença do construtor de bicicletas Bianchi (que ainda hoje existe), a FIAT e a Pirelli eram colaboradores e de certa forma accionistas também.

                              Se não sabes do que estás a falar, não venhas insultar os outros com as tuas mentiras.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                Foi formada em 1955, com 3 partes iguais, 33,333% para a familia Bianchi, 33,333% para a Pirelli e 33,333% para a Fiat.
                                Correcto, mas só passou a ser parte integrante do Grupo Fiat na sua plenitude no final dos anos 60, penso que em 1968 ou 1969.

                                Assim como, penso que a Zastava nunca chegou a ser parte do Grupo Fiat, mas apenas uma joint-venture entre a Fiat e o governo Jugoslavo/Sérvio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  Se não sabes do que estás a falar, não venhas insultar os outros com as tuas mentiras.
                                  Mas qual mentira ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                    Correcto, mas só passou a ser parte integrante do Grupo Fiat na sua plenitude no final dos anos 60, penso que em 1968 ou 1969.

                                    Assim como, penso que a Zastava nunca chegou a ser parte do Grupo Fiat, mas apenas uma joint-venture entre a Fiat e o governo Jugoslavo/Sérvio.

                                    Vamos lá ver a Autobianchi o que eu sempre li, foi uma ideia dos irmãos Bianchi que para a concretizar foram falar com a Fiat, mas como não queriam ser funcionarios da Fiat, trataram de arranjar um terceiro investidor a Pirelli, e terem todos 3 partes iguais e assim a Fiat não detinha o controlo, o que se passou foi que mais tarde a Fiat ficou com as acções da Pirelli e o que os Bianchi não queriam inicialmente aconteceu, o controlo pela Fiat, de cabeça não sei a data é possivel que seja em finais de 60, esta historia eu sei porque tenho um A112 Abarth e comprei livros que fazem sempre essa introdução.


                                    Quanto à Zastava, o autor do topico diz que encontrou na net que é 67% do grupo Fiat, é possivel, visto que a Fiat andou a tentar reforçar a sua posição nestes mercados, que no futuro podem absorver muitos automoveis e tendo a Zastava produzido durante tantos anos um derivado do Fiat 128, é possivel mas desconheço %.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas existia alguma vantagem na Fiat usar o nome Zastava ou outro qualquer no lugar de fazer uma nova marca low cost?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Mentira...

                                        Inicialmente era pertença do construtor de bicicletas Bianchi (que ainda hoje existe), a FIAT e a Pirelli eram colaboradores e de certa forma accionistas também.

                                        Responde lá onde é que é mentira o que eu disse, e não desconverses.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim?? Está alguém? Então e a marca low cost da Fiat? Lembram-se? Á do titulo do tópico?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                            Vamos lá ver a Autobianchi o que eu sempre li, foi uma ideia dos irmãos Bianchi que para a concretizar foram falar com a Fiat, mas como não queriam ser funcionarios da Fiat, trataram de arranjar um terceiro investidor a Pirelli, e terem todos 3 partes iguais e assim a Fiat não detinha o controlo, o que se passou foi que mais tarde a Fiat ficou com as acções da Pirelli e o que os Bianchi não queriam inicialmente aconteceu, o controlo pela Fiat, de cabeça não sei a data é possivel que seja em finais de 60, esta historia eu sei porque tenho um A112 Abarth e comprei livros que fazem sempre essa introdução.


                                            Quanto à Zastava, o autor do topico diz que encontrou na net que é 67% do grupo Fiat, é possivel, visto que a Fiat andou a tentar reforçar a sua posição nestes mercados, que no futuro podem absorver muitos automoveis e tendo a Zastava produzido durante tantos anos um derivado do Fiat 128, é possivel mas desconheço %.
                                            Pelo que pesquisei, a Zastava fabricou um modelo com base na anterior geração do fiat punto: o Zastava 10. Posteriormente este modelo foi comercializado novamente como "fiat punto".
                                            Zastava 10 - Wikipedia, the free encyclopedia

                                            http://degriottier.free.fr/zastava_10_grise_isao05.jpg

                                            Zastava - Wikipedia, the free encyclopedia

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 111 Ver Post
                                              Pelo que pesquisei, a Zastava fabricou um modelo com base na anterior geração do fiat punto: o Zastava 10. Posteriormente este modelo foi comercializado novamente como "fiat punto".
                                              Zastava 10 - Wikipedia, the free encyclopedia

                                              http://degriottier.free.fr/zastava_10_grise_isao05.jpg

                                              Zastava - Wikipedia, the free encyclopedia


                                              Desse Punto II, não me recordava de a Zastava o ter produzido, lembro-me dos Zastava baseado no 600, salvo erro tinham um 600 de 4 Portas, dos 128 com uma traseira diferente, dos Yugo, que era tipo um 127 moderno, do Yugo Florida lembra-me de ouvir falar do design.

                                              Quanto à utilização do nome Zastava como "low-cost" parece-me bem, e tem garantida muita aceitação no leste da Europa, por cá tenho duvidas, mas criar uma marca nova também não é necessario pois a Fiat tem muitas marcas já registadas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                Responde lá onde é que é mentira o que eu disse, e não desconverses.
                                                que personagem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu já tinha pensado nisso há muito tempo, aliás qualquer pessoa pensaria no mesmo, vendo o sucesso que a Dacia está a ter.


                                                  A questão de relançar a Autobianchi penso que é errada pois o objectivo de uma marca low cost é criar produtos que sejam competitivos essencialmente nos países de Leste. É para esses mercados que são as marcas low cost Skoda e Dacia. O que como é óbvio não impediu o seu sucesso bem meritório na Europa Ocidental.

                                                  Mas foram ambas criadas com o propósito de singrarem no Leste Europeu.

                                                  E a Zastava insere-se aqui perfeitamente.

                                                  É uma marca de Leste.

                                                  Tem uma estreita relação com a Fiat desde há várias décadas construindo vários modelos sob licença, como a Dacia fazia em relação à Renault.


                                                  Posto isto o que está à espera da Fiat lançar os modelos brasileiros na Europa sob o símbolo Zastava?

                                                  Ainda por cima vendo o sucesso da Dacia acho que os gestores da Fiat andam a dormir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                    que personagem
                                                    Tu de novo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                      Mas existia alguma vantagem na Fiat usar o nome Zastava ou outro qualquer no lugar de fazer uma nova marca low cost?
                                                      Se a Fiat lançasse os modelos brasileiros na Europa por exemplo, não acredito que o fizessem sob o símbolo Fiat.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        por acaso, este dava mas era para fazer outro retro que ia vender como caramelos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                          por acaso, este dava mas era para fazer outro retro que ia vender como caramelos.

                                                          Sim, mas os Retro são nichos de mercado, que neste momento vende bem mas onde a Fiat já tem um bom representante o 500, apostar mais neste sector seria do meu ponto de vista errado, porque a gama Fiat tem outras lacunas mais prementes como um carrinha e um SUV.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ah, pelo que já li a Zastava, servia bem para o efeito, nunca tinha ouvido falar nessa marca, mas é sempre bom descobrir estas coisas:D:D

                                                            Comentário

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