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Problema 1.9 TDI de 115cv (A3)

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    Problema 1.9 TDI de 115cv (A3)

    O carro ficou subitamente com falta de força. De vez em quando puxa-se por ele e responde fracamente. Isto será sintoma de quê?

    Na última revisão o mecânico disse que a embraiagem estava a ficar muito desgastada, mas presumo que o que acima descrevi nada terá que ver com isso, ou estarei enganado?

    Obrigado!

    #2
    Penso que será a geometria do turbo presa. Se desligares e voltares a ligar fica normal e depois volta ao mesmo certo?
    E quando isso dá não passa dos 100km/h.

    Comentário


      #3
      Estou em dizer que isso poderá ser a geometria do turbo (como o Maraki já referiu) ou então, o sensor da massa do ar (sobejamente conhecido por MAF)

      Comentário


        #4
        Acontece sobretudo com o carro a frio. Depois quando aquece, melhora, mas enquanto não aquece chega a ser desesperante. Carrega-se no acelerador em 2ª ou 3ª e aquilo não passa das 2.500 rpms.
        Editado pela última vez por Axxantis; 11 December 2010, 17:24.

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          #5
          Então apontava mais para a MAF. Nada como levar a um mecânico e meter no VAG COM

          Comentário


            #6
            Em primeiro lugar o A3 não teve o PD115. Se for o 8l só teve o vp90 e 110 e o PD130, se for o 8j o 1.9 tem o PD105

            Em relação à tua pergunta, deixa-me perguntar uma coisa, já tiveste o carro alguma vez em Safe Mode?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
              Em primeiro lugar o A3 não teve o PD115. Se for o 8l só teve o vp90 e 110 e o PD130, se for o 8j o 1.9 tem o PD105
              Nem mais, mas como isto é um TDI, nunca se sabe os cavalos que lá vão escondidos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                Em primeiro lugar o A3 não teve o PD115. Se for o 8l só teve o vp90 e 110 e o PD130, se for o 8j o 1.9 tem o PD105

                Em relação à tua pergunta, deixa-me perguntar uma coisa, já tiveste o carro alguma vez em Safe Mode?
                O que ele indicou é exactamente o carro em safe mode!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  O que ele indicou é exactamente o carro em safe mode!
                  Pois é, mas eu estava a perguntar a ver se já tinha entrado alguma vez para ele comparar, porque não é pelo carro ficar quente que volta ao estado normal, só desligando e voltando a ligar...

                  Mas dando então a resposta, em princípio não será MAF porque a MAF só irias notar a altas rotações perda de potencia (em andamento normal, praticamente não se nota) e nas subidas...

                  O facto de entrar em Safe mode tem a ver com a válvula EGR

                  Isto pode acontecer com a idade, por andares muito em cidade, por não puxares pelo carro, a válvula vai ganhando sujidade, ou pode ser também algum tubo.

                  Se for da EGR mesmo, tens 2 opções para que isso não volte a acontecer. Ou mandas colocar uma junta cega ou mandas anularem a EGR electronicamente através do Vag-Com.

                  Se te disseram que uma descarbonização resolve, ou até mesmo uma válvula nova (200€), ignora e passa a outro mecânico porque se optares por uma destas duas soluções, mais tarde ou mais cedo vais ter o mesmo problema again.

                  Espero ter ajudado

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Possíveis causas:

                    -Turbo com carvão (geometria presa)

                    -Tubos vácuo

                    -MAF

                    -EGR

                    Num destes componentes está a solução.

                    Comentário


                      #11
                      se os tubos de vacuo são de origem, aproveita e troca-os todos é a hipotese mais barata e que se não for essa a solução mais cedo ou mais tarde vai ceder. Com 10€ troca-se isso

                      quantos quilometros tem o carro?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ricardoandre Ver Post
                        nem mais, mas como isto é um tdi, nunca se sabe os cavalos que lá vão escondidos [:d]
                        [:d][:d][:d]

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                          Nem mais, mas como isto é um TDI, nunca se sabe os cavalos que lá vão escondidos
                          Por acaso vários TDI stock têm acusado mais 2 ou 3 cv que o anunciado em bancos de potência... Informa-te!

                          Comentário


                            #14
                            O carro nao é meu, mas de um familiar. É um A3 de 1998' portanto deve ser de 105cv e nao dos tais 115 que eu julgava que tinha. Tem mais de 150 mil kms mas nao sei ao certo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              Por acaso vários TDI stock têm acusado mais 2 ou 3 cv que o anunciado em bancos de potência... Informa-te!
                              Informa-te ? Meu amigo mas eu estou a ser absolutamente sério !
                              Os motores TDI são os suprasumo dos cavalos extra no banco de potência !

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                Informa-te ? Meu amigo mas eu estou a ser absolutamente sério !
                                Os motores TDI são os suprasumo dos cavalos extra no banco de potência !
                                É que o teu anterior post (e mesmo este) respiram ironia por todos os lados. Mas pronto, dou-te o benefício da dúvida...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                  O carro nao é meu, mas de um familiar. É um A3 de 1998' portanto deve ser de 105cv e nao dos tais 115 que eu julgava que tinha. Tem mais de 150 mil kms mas nao sei ao certo.

                                  oi??? o de 105 só apareceu em + - 2006

                                  Isso é o de 90cv/110
                                  Editado pela última vez por MonteiroRibas; 11 December 2010, 19:43.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O 1.9 de 105cv só apareceu no actual A3.

                                    Portanto e como já referido, sendo de 98 os níveis de potência na altura eram de 90cv e 110cv, para o 1.9 TDI montado no A3.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                      Informa-te ? Meu amigo mas eu estou a ser absolutamente sério !
                                      Os motores TDI são os suprasumo dos cavalos extra no banco de potência !
                                      É verdade e a geração que tem mais fama de os ter escondidos é a PD e eu tenho vários testes de imprensa à minha Passat e A4 com o mesmo PD115 que provam isso

                                      Com alguma paciencia podia procurar um teste de potencia para ver quanto acusam stock, mas penso que não é necessário

                                      Axxantis Como eu já disse atrás e o MonteiroRibas e nto voltaram a salientar, esse A3 sendo da geração 8l, só poderá ter o motor de 90cv ou de 110cv. Talvez seja melhor dizeres ao teu familiar que pode ter sido enganado

                                      Com 150.000kms (se de facto forem reais), ainda está na rodagem esse motor Nesse caso, como são relativamente poucos kms para tantos anos, presumo que faça bastante cidade e o problema deve estar mesmo aí...EGR cheia de carvão ou algum tubo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                        É verdade e a geração que tem mais fama de os ter escondidos é a PD e eu tenho vários testes de imprensa à minha Passat e A4 com o mesmo PD115 que provam isso

                                        Com alguma paciencia podia procurar um teste de potencia para ver quanto acusam stock, mas penso que não é necessário

                                        Axxantis Como eu já disse atrás e o MonteiroRibas e nto voltaram a salientar, esse A3 sendo da geração 8l, só poderá ter o motor de 90cv ou de 110cv. Talvez seja melhor dizeres ao teu familiar que pode ter sido enganado

                                        Com 150.000kms (se de facto forem reais), ainda está na rodagem esse motor Nesse caso, como são relativamente poucos kms para tantos anos, presumo que faça bastante cidade e o problema deve estar mesmo aí...EGR cheia de carvão ou algum tubo
                                        O A3 é de 1998 e foi comprado novo. Estive a dar uma vista de olhos no manual e mesmo assim fiquei sem perceber se é de 90, 110cv ou outra coisa qualquer! Mas isso também é irrelevante para o caso.
                                        De facto faz poucos kms e ela anda sempre nas calmas, para não dizer que anda mesmo a "pastar", eheh! Há bocado fiz mais uns testes e confirma-se mais ou menos o que tinha dito. A frio, até para subir a rampa da garagem em 1ª ele se engasga todo. Carrega-se a fundo no acelerador e aquilo não responde nada. Depois de chegar aos 90º começa a comportar-se melhor mas ainda assim nota-se falta de força. Não dá confiança nenhuma para fazer ultrapassagens, por exemplo. Desligar e voltar a ligar a ignição não parece ter qualquer efeito, nem positivo, nem negativo.
                                        Ah, e segundo a minha prima já apareceu uma vez no tablier aquela luz com o desenho de um motor e a mensagem "controlo de sistema de emissão" ou algo parecido. Comigo a testar ainda não apareceu mensagem nenhuma.
                                        Bom, mas não há nada a fazer, segunda feira marca-se na oficina e depois vê-se o que é.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então ia mais para a EGR ou mesmo miolo do catalisador partido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            Então ia mais para a EGR ou mesmo miolo do catalisador partido.
                                            Eu ia ver a linha toda de escape, ver se não há para ai nada entupido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              passat

                                              tenho os mesmos sintomas na minha passat e td aponta pa q seja MAF.

                                              Atençao ao meterem, escolham bosch, pq as da concorrencia e falo p experiencia propria, sao baratas mas nao dao rendimento....

                                              apos isto, se persistir o problema, é limpar turbo, e ver valvulas....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                O A3 é de 1998 e foi comprado novo. Estive a dar uma vista de olhos no manual e mesmo assim fiquei sem perceber se é de 90, 110cv ou outra coisa qualquer! Mas isso também é irrelevante para o caso.
                                                De facto faz poucos kms e ela anda sempre nas calmas, para não dizer que anda mesmo a "pastar", eheh! Há bocado fiz mais uns testes e confirma-se mais ou menos o que tinha dito. A frio, até para subir a rampa da garagem em 1ª ele se engasga todo. Carrega-se a fundo no acelerador e aquilo não responde nada. Depois de chegar aos 90º começa a comportar-se melhor mas ainda assim nota-se falta de força. Não dá confiança nenhuma para fazer ultrapassagens, por exemplo. Desligar e voltar a ligar a ignição não parece ter qualquer efeito, nem positivo, nem negativo.
                                                Ah, e segundo a minha prima já apareceu uma vez no tablier aquela luz com o desenho de um motor e a mensagem "controlo de sistema de emissão" ou algo parecido. Comigo a testar ainda não apareceu mensagem nenhuma.
                                                Bom, mas não há nada a fazer, segunda feira marca-se na oficina e depois vê-se o que é.
                                                Não há maneira de distinguir se é de 90cv ou esteticamente 110cv pois não têm nenhuma diferença, mas garanto-te que é impossível ser de 115cv

                                                Pelo que referes o carro não parece entrar em Safe Mode pois se entrasse, não melhorava com o aumento de temperatura e basta desligar e ligar para voltar ao estado normal...

                                                Se dizes que até custa a subir uma rampa, um amigo meu com um Passat PD115 aconteceu-lhe isso, o carro ficou mesmo sem Turbo e nós a pensar no pior e foi apenas um tubo que tinha uma grande fuga

                                                Nada como consultares os técnicos da vw, mas de vez em quando era bom que o carro fizesse uns kms em AE a abrir

                                                Originalmente Colocado por FavelaOutlet Ver Post
                                                tenho os mesmos sintomas na minha passat e td aponta pa q seja MAF.

                                                Atençao ao meterem, escolham bosch, pq as da concorrencia e falo p experiencia propria, sao baratas mas nao dao rendimento....

                                                apos isto, se persistir o problema, é limpar turbo, e ver valvulas....
                                                Olha que não, se fosse MAF não notava em andamento normal

                                                Comentário

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