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GPL em motores de injecção directa TSI

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    GPL em motores de injecção directa TSI

    A dúvida persiste continuamente! A gasolina ou a diesel? Qual o melhor!?

    Não há melhor! Depende da sua aplicação!

    Sendo a diferença de gasolina/diesel de +- 3500€, tendo uma diferença de 2 litros ao 100km (7L e 5L, assumindo que são reais 1.2 tsi vs 1.6 tdi) e 25 cent de diferença de combustível, cheguei à conclusão que o payback time é de cerca 7 anos e 100000 km, com 15000 km/ano.
    Mesmo que fique mais cara a sua utilização após os 7 anos haverá sempre a possibilidade de colocar um sistema GPL.
    Será este aplicação possível nos modernos motores de injecção? O que acham?! Penso que com 1500€ se coloca.
    Existe a questão da fiabilidade e restricções a nível de garagens e afins.
    O que acham?

    cumprimentos

    #2
    Actualmente os diesel têm o problema da manutencao devido às fap e pressões de injecção entre outras coisas.

    Mas parece-me que este tópico vai ficar outro diesel vs otto..

    Comentário


      #3
      Em vez de entrar em discussões também queria saber da possibilidade de colocar GPL num TSI.

      Comentário


        #4
        Sim, introduzi o tópico com a comparação. Mas o cerne da questão é mesmo se é possível colocar GPL num TSI!!!!!!!!!!!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
          Em vez de entrar em discussões também queria saber da possibilidade de colocar GPL num TSI.
          Em 2006 tive essa questão e na altura não havia nada em condições para esses motores.

          Actualmente não sei se já haverá...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
            Sim, introduzi o tópico com a comparação. Mas o cerne da questão é mesmo se é possível colocar GPL num TSI!!!!!!!!!!!!
            Vialle Alternative Fuel Systems - LPdi_UK - 

            Aí está um fornecedor...se alguém souber de uma casa em condições que já tenha aberto a pestana avisem sfv

            Comentário


              #7
              Já há sistemas de injecção directa que funcionam com os injectores de gasolina, mas ainda são muito recentes e não sei se na tugolândia os vamos ver tão cedo (a nossa lei nem sequer prevê a existência de injecção de GPL de fase líquida, e todos sabemos a burocracia que este país é mesmo quando as coisas estão legisladas, imagine-se quando não estão...), não vale a pena para já considerar isso como hipótese a não ser que se considere emigrar.

              Por cá há sistemas convencionais, que sim podem ser instalados em motores de injecção directa. O que acontece é que a injecção do gás é indirecta, o que significa que o motor terá uma eficiência ligeiramente inferior (semelhante à que o motor teria se fosse de injecção indirecta de origem). Claro está que a parte da gasolina continua a ser injecção directa, não mexem nisso. No entanto, porque os injectores da gasolina estão dentro da câmara de combustão, expostos àquela violência toda (mais ainda porque o gás queima a temperaturas superiores à gasolina), normalmente aconselha-se manter sempre algum débito de gasolina, mesmo quando o motor funciona em modo GPL, para lubrificar e arrefecer os injectores.

              Na prática, o motor a funcionar a GPL invés de fazer 10l de GPL por 100Km e nem uma gota de gasolina, faz 8.5l de GPL e 1l de gasolina, mais coisa menos coisa.
              Editado pela última vez por SRLA; 14 December 2010, 17:04.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Já há sistemas de injecção directa que funcionam com os injectores de gasolina, mas ainda são muito recentes e não sei se na tugolândia os vamos ver tão cedo (a nossa lei nem sequer prevê a existência de injecção de GPL de fase líquida, e todos sabemos a burocracia que este país é mesmo quando as coisas estão legisladas, imagine-se quando não estão...), não vale a pena para já considerar isso como hipótese a não ser que se considere emigrar.

                Por cá há sistemas convencionais, que sim podem ser instalados em motores de injecção directa. O que acontece é que a injecção do gás é indirecta, o que significa que o motor terá uma eficiência ligeiramente inferior (semelhante à que o motor teria se fosse de injecção indirecta de origem). Claro está que a parte da gasolina continua a ser injecção directa, não mexem nisso. No entanto, porque os injectores da gasolina estão dentro da câmara de combustão, expostos àquela violência toda (mais ainda porque o gás queima a temperaturas superiores à gasolina), normalmente aconselha-se manter sempre algum débito de gasolina, mesmo quando o motor funciona em modo GPL, para lubrificar e arrefecer os injectores.

                Na prática, o motor a funcionar a GPL invés de fazer 10l de GPL por 100Km e nem uma gota de gasolina, faz 8.5l de GPL e 1l de gasolina, mais coisa menos coisa.
                Dos instaladores que tenho visto (RU) não aceitam converter um carro com injecção directa com os sistemas antigos...provavelmente pela questão da fiabilidade.

                O que me parece é que para injecção directa o melhor é entrar em contacto com o(s) fornecedor(es) do sistema adequado (injecção líquida GPL), pedir informações de instaladores credenciados e dar uma volta pela Europa e voltar. Do que já li sobre este sistema GPL pareceu-me simples e interessante.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
                  A dúvida persiste continuamente! A gasolina ou a diesel? Qual o melhor!?

                  Não há melhor! Depende da sua aplicação!

                  Sendo a diferença de gasolina/diesel de +- 3500€, tendo uma diferença de 2 litros ao 100km (7L e 5L, assumindo que são reais 1.2 tsi vs 1.6 tdi) e 25 cent de diferença de combustível, cheguei à conclusão que o payback time é de cerca 7 anos e 100000 km, com 15000 km/ano.
                  Mesmo que fique mais cara a sua utilização após os 7 anos haverá sempre a possibilidade de colocar um sistema GPL.
                  Será este aplicação possível nos modernos motores de injecção? O que acham?! Penso que com 1500€ se coloca.
                  Existe a questão da fiabilidade e restricções a nível de garagens e afins.
                  O que acham?

                  cumprimentos
                  Se os dados estão correctos, o tal payback time de que falas são 86.000Km, com a gasolina a 1.48 e o gasóleo a 1.26 (preços de referência actuais), ou seja, 6 anos.

                  Comentário


                    #10
                    Começo a desconfiar seriamente que as pessoas não sabem minimamente fazer contas....

                    Comentário


                      #11
                      E mais. Se pagas 1500€ pelo kit GPL, esse investimento só será rentabilizado após 126.000Km (GPL a 0.73 e gasóleo a 1.26), com consumos de 7L no carro a GPL e 5L no carro a gasóleo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                        Começo a desconfiar seriamente que as pessoas não sabem minimamente fazer contas....
                        Sim, muitas vezes o Diesel não compensa e compra-se na mesma.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                          Sim, muitas vezes o Diesel não compensa e compra-se na mesma.
                          E o contrário também acontece. A história de só compensar a quem faz 30000km ano não é bem verdade. Tem a ver com o modelo, com os anos que se vai ter o carro e com o potencial valor de retoma.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            E o contrário também acontece. A história de só compensar a quem faz 30000km ano não é bem verdade. Tem a ver com o modelo, com os anos que se vai ter o carro e com o potencial valor de retoma.
                            Exactamente, mesmo dentro do mesmo segmento existem casos e casos.

                            Comentário


                              #15
                              É perfeitamente possível converter-se um motor TSI para GPL embora poucos instaladores o façam e ainda não existam equipamentos para todos os motores (nomeadamente o 1.2 TSI).

                              O pioneiro em PT foi o Sr. da Usse GPL em Óbidos embora já exista concorrência.

                              Comentário


                                #16
                                Então por exemplo, se eu tiver um Golf V 1.4 tsi (140 cavalos) e o quiser converter actualmente para GPL, não tenho nenhuma oficina que o faça?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Gimenez Ver Post
                                  Então por exemplo, se eu tiver um Golf V 1.4 tsi (140 cavalos) e o quiser converter actualmente para GPL, não tenho nenhuma oficina que o faça?
                                  Esse motor é passível de ser convertido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    vocês não me estraguem o sonho sff

                                    Comentário


                                      #19
                                      Têm aqui um artigo sobre um golf tsi a gpl

                                      VW Golf 1.4 TSi Bi-fuel - Turbo.pt


                                      fotos do golf da ussegpl importador da brc em portugal:

                                      http://forum.autogas.pt/forum/downlo...1124&mode=view

                                      http://forum.autogas.pt/forum/downlo...1123&mode=view

                                      http://forum.autogas.pt/forum/downlo...1125&mode=view

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                        É perfeitamente possível converter-se um motor TSI para GPL embora poucos instaladores o façam e ainda não existam equipamentos para todos os motores (nomeadamente o 1.2 TSI).

                                        O pioneiro em PT foi o Sr. da Usse GPL em Óbidos embora já exista concorrência.
                                        Que tipo de sistema GPL estão a instalar nesse tipo de motor; pressuponho que não seja um de injecção líquida!?!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          Que tipo de sistema GPL estão a instalar nesse tipo de motor; pressuponho que não seja um de injecção líquida!?!
                                          Não, são kits específicos de injecção gasosa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se po proximo ano houver ja casas que façam a transformaçao de GPL em TSI vou mesmo ponderar a comprar de um carro a otto

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Que tipo de sistema GPL estão a instalar nesse tipo de motor; pressuponho que não seja um de injecção líquida!?!
                                              A injecção liquida nada tem a ver com o ser aplicada num motor de injecção directa a gasolina.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post

                                                bom post

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Se os dados estão correctos, o tal payback time de que falas são 86.000Km, com a gasolina a 1.48 e o gasóleo a 1.26 (preços de referência actuais), ou seja, 6 anos.
                                                  Tens razão no teu preciosismo. Mas eu disse +- 3500€ e acrecestei o factor de as revisões serem mais em conta no motores a gasosa... Os preços que utilizei foram do jumbo algumas semanas atrás e tinha o valor do payback na memória.
                                                  Exagerei no arredondamento, mas o que interessa é ter uma ideia do valor em si.
                                                  Editado pela última vez por MscJo; 15 December 2010, 09:16.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    E mais. Se pagas 1500€ pelo kit GPL, esse investimento só será rentabilizado após 126.000Km (GPL a 0.73 e gasóleo a 1.26), com consumos de 7L no carro a GPL e 5L no carro a gasóleo.
                                                    Não podemos olhar só para os números! Se bem percebi estás a dizer que fazendo o investimento no GPL só terás o retorno aos 126000 km??? comparando com o Diesel!

                                                    Então compras um carro a gasolina! Mais barato do que diesel em cerca de 3500€ e investes 1500€ no GPL, ficas com +- 2000€, ainda abaixo do preço do diesel. Sendo o GPL mais barato que o Diesel mesmos os consumos superiores, ou seja o GPL é sempre mais barato, compensa sempre! Certo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      A injecção liquida nada tem a ver com o ser aplicada num motor de injecção directa a gasolina.
                                                      Do que li fiquei com a impress#ao que a injeccao liquida seria mais apropriada a motores com injeccao directa. Mantinha a performance, em termos de consumo seria mais eficiente e o problema de sobre-aquecimento (valvulas) seria menor...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        Do que li fiquei com a impress#ao que a injeccao liquida seria mais apropriada a motores com injeccao directa. Mantinha a performance, em termos de consumo seria mais eficiente e o problema de sobre-aquecimento (valvulas) seria menor...
                                                        A injecção líquida seria o melhor para qualquer motor!

                                                        Mas, inexplicavelmente, não é permitida cá no burgo.

                                                        Seja como for, não tem nada a ver com a especificidade dos motores de injecção directa. Aqui o problema, é que têm que injectar também gasolina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          A injecção líquida seria o melhor para qualquer motor!

                                                          Mas, inexplicavelmente, não é permitida cá no burgo.

                                                          Seja como for, não tem nada a ver com a especificidade dos motores de injecção directa. Aqui o problema, é que têm que injectar também gasolina.
                                                          Sendo assim um carro importado de fora (UE) e homolgado com um sistema de injecção líquida não pode ser legalizado em Portugal!?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                            Sendo assim um carro importado de fora (UE) e homolgado com um sistema de injecção líquida não pode ser legalizado em Portugal!?
                                                            Essa é a única parte boa (embora ridícula). Sendo oriundo de um país da U.E. têm que o aceitar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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