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Gasóleo, perigo de congelar

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    Gasóleo, perigo de congelar

    Bom dia a todos.
    Procurei, mas não encontrei nada.
    à uns 13 ou 14 anos, tinham os meus pais um fiat uno turbo D, e um dia depois de uma valente geada, o carro andou 1km e parou, felizmente ao sol! Ao abanar o carro percebemos que algo duro batia nas paredes do deposito e chegamos à conclusão que devia ter congelado. Tanto que ao fim do dia, depois de todo o dia ao sol, o carro voltou a trabalhar normal. Depois disso e como o carro dormia na rua, na altura falou-se que o melhor era misturar 2 ou 3 litros de gasolina por depósito de gasoleo e de facto assim não voltou a acontecer e não houve problemas com o carro.

    Agora comprei um panda cross que também vai ter que dormir na rua à geada e com as vagas de frio as vezes chega a -7, -8 graus à noite e como a marca do carro até é a mesmo, fiquei com medo do gasoleo congelado outra vez. Ontem ao meter gasoleo na repsol perguntei ao funcionario se o 10e+ teria algum aditivo anticongelamento e ele disse que não, que congelava igual, e voltou a sugerir misturar alguma gasolina.

    Algém me sabe dizer se estes novos motores a gasoleo se dão bem com pequenas percentagens de gasolina no gasoleo? O homem disse que era o melhor aditivo que podia meter!

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por pato Ver Post
    Bom dia a todos.
    Procurei, mas não encontrei nada.
    à uns 13 ou 14 anos, tinham os meus pais um fiat uno turbo D, e um dia depois de uma valente geada, o carro andou 1km e parou, felizmente ao sol! Ao abanar o carro percebemos que algo duro batia nas paredes do deposito e chegamos à conclusão que devia ter congelado. Tanto que ao fim do dia, depois de todo o dia ao sol, o carro voltou a trabalhar normal. Depois disso e como o carro dormia na rua, na altura falou-se que o melhor era misturar 2 ou 3 litros de gasolina por depósito de gasoleo e de facto assim não voltou a acontecer e não houve problemas com o carro.

    Agora comprei um panda cross que também vai ter que dormir na rua à geada e com as vagas de frio as vezes chega a -7, -8 graus à noite e como a marca do carro até é a mesmo, fiquei com medo do gasoleo congelado outra vez. Ontem ao meter gasoleo na repsol perguntei ao funcionario se o 10e+ teria algum aditivo anticongelamento e ele disse que não, que congelava igual, e voltou a sugerir misturar alguma gasolina.

    Algém me sabe dizer se estes novos motores a gasoleo se dão bem com pequenas percentagens de gasolina no gasoleo? O homem disse que era o melhor aditivo que podia meter!

    Cumprimentos
    Misturar gasolina com gasoleo?Nunca tinha visto.
    Eu nestes motores CR e tudo mais nunca faria isso..

    Quanto à marca do carro ser a mesma nao quer dizer nada, até porque foi o combustivel que congelou, e o Panda é um produto mais recente.

    É estranho que numa zona com essas temperaturas o gasoleo nao esteja preparado..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
      Misturar gasolina com gasoleo?Nunca tinha visto.
      Eu nestes motores CR e tudo mais nunca faria isso..

      Quanto à marca do carro ser a mesma nao quer dizer nada, até porque foi o combustivel que congelou, e o Panda é um produto mais recente.

      É estranho que numa zona com essas temperaturas o gasoleo nao esteja preparado..
      É portugal, trás-os-montes! E sem, dessa vez o gasoleo congelou, não queria ficar outra vez com o carro imobilizado :s.
      No manual de um ibiza a gasoleo que tive dizia que o motor podia trabalhar até um terço de gasolina no gasoleo, agora nos novos não vi nada disso... por isso fiquei de pé atrás...

      Comentário


        #4
        Uma coisa é certa ... nao metas gasolina À toa

        Deve haver aditivos para esse efeito.

        STP Fuel & Oil Additives - Choose The Best Fuel Additive For Your Car

        Este é para gasolina ... mas deve haver para Diesel ...
        Editado pela última vez por SPV; 15 December 2010, 12:42.

        Comentário


          #5
          Tenho ideia que actualmente os combustíveis passam a ser refinados de forma diferente durante o período de inverno, precisamente para evitar esse tipo de situações e termos de andar a misturar gasolina.

          Comentário


            #6
            No Inverno as refinarias acrescentam aditivos anticongelantes ao gasóleo, por isso, o risco de congelamento é mínimo.

            Mas se quiseres acrescentar gasolina ao gasóleo, podes fazê-lo até uma certa percentagem sem problema nenhum. Não convém é passar de 10 a 15%.

            Comentário


              #7
              Não há qualquer problema em adicionar uma pequena percentagem de gasolina ao gasóleo (no máximo 20%).

              Até serve para lubrificar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                Não há qualquer problema em adicionar uma pequena percentagem de gasolina ao gasóleo (no máximo 20%).

                Até serve para lubrificar.
                É isso.

                Quanto à lubrificação, creio estares enganado. A gasolina no gasoleo, torna o gasoleo mais "seco" e dizem que a gasolina misturada com o gasoleo, faz uma limpeza à bomba e injectores.

                Para lubrificar, nada como juntar meio litro de oleo de motor, a um deposito de gasoleo, de preferencia oleo 2 tempos.

                Uma vez, enganei-me e meti 10€ de gasolina num deposito de gasoleo, resultado: rolanti + baixo, e pouca força no carro. Quando chegou à reserva, enchi com gasoleo e tudo voltou ao normal

                Comentário


                  #9
                  Sinceramente acho que n tens mt com q te preocupar, o gasóleo mudou mt em 15anos.

                  No sitio onde moras isso acontece com alguém hoje em dia?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                    Quanto à lubrificação, creio estares enganado. A gasolina no gasoleo, torna o gasoleo mais "seco" e dizem que a gasolina misturada com o gasoleo, faz uma limpeza à bomba e injectores.
                    É isso, é uma limpeza.

                    O meu sogro chegou a meter quase €10 num depósito de um 2.0 HDi, e ligou para a Peugeot, e de lá disseram-lhe que não havia probelma, bastava encher o restante com gasóleo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                      É isso, é uma limpeza.

                      O meu sogro chegou a meter quase €10 num depósito de um 2.0 HDi, e ligou para a Peugeot, e de lá disseram-lhe que não havia probelma, bastava encher o restante com gasóleo.
                      Exactamente o que me disseram na Citroen.

                      Comentário


                        #12
                        O melhor é usar gasóleos premium, de manhã pode estar um frio daqueles que até dói nos ossos mas o carro pega de estalo e o barulho é muito menor

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                          Sinceramente acho que n tens mt com q te preocupar, o gasóleo mudou mt em 15anos.

                          No sitio onde moras isso acontece com alguém hoje em dia?

                          Não tenho noticia. Eu proprio tenho mais dois carros a gasoleo, mas esses dormem em garagem. Este que veio agora é que já não cabe na garagem e tem que dormir na rua.

                          Comentário


                            #14
                            Estou a aprender imenso, tão se eu juntar gasolina mesmo nestes motores CR não há problema pelo contrário?
                            Não fazia ideia nenhuma

                            Comentário


                              #15
                              durante o inverno os combustiveis levam aditivos, o mesmo aditivo que é posto no gasoleo de aquecimento central

                              Comentário


                                #16
                                A mim aconteceu-me com o antigo 520D nos Pirineus. O combustível "congelou" mas nos tubos. Era ver tudo a passar por mim e o Beemer parado.

                                Pelo que me explicou um mecânico o Diesel não congela com facilidade, apenas fica mais espesso e não consegue ser pulverizado como deve pelos injectores e o carro não funciona bem. Por isso o que ouvias a bater nas paredes do deposito não era Diesel congelado com toda a certeza.

                                Existem aditivos para o combustível para ele não congelar mas verifica junto da marca ou no manual do carro se pode ser usado. Alguns dizem que não. O manual do meu BMW dizia que não podia...

                                A solução para o BM nesse ano, segundo o mecânico da estância de Ski, foi encher o deposito do carro com diesel da bomba da estância que vem preparado para aguentar ate -25º sem perder a fluidez.
                                Caso não fosse solução teria de deixar lá o carro a dormir com uma manta térmica no motor e o aquecedor nas partes baixas...

                                Resultou e não tive mais problemas. Segundo o mecânico de lá os BMW tem um sistema de aquecimento da bomba injectora ,mas que não serve de muito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                  A mim aconteceu-me com o antigo 520D nos Pirineus. O combustível "congelou" mas nos tubos. Era ver tudo a passar por mim e o Beemer parado.

                                  Pelo que me explicou um mecânico o Diesel não congela com facilidade, apenas fica mais espesso e não consegue ser pulverizado como deve pelos injectores e o carro não funciona bem. Por isso o que ouvias a bater nas paredes do deposito não era Diesel congelado com toda a certeza.

                                  Existem aditivos para o combustível para ele não congelar mas verifica junto da marca ou no manual do carro se pode ser usado. Alguns dizem que não. O manual do meu BMW dizia que não podia...

                                  A solução para o BM nesse ano, segundo o mecânico da estância de Ski, foi encher o deposito do carro com diesel da bomba da estância que vem preparado para aguentar ate -25º sem perder a fluidez.
                                  Caso não fosse solução teria de deixar lá o carro a dormir com uma manta térmica no motor e o aquecedor nas partes baixas...

                                  Resultou e não tive mais problemas. Segundo o mecânico de lá os BMW tem um sistema de aquecimento da bomba injectora ,mas que não serve de muito.

                                  Por acaso nós somos visitantes assiduos dos pirineus para o esqui e lá correu sempre tudo bem, apesar de termos sempre o cuidado de deixar ir o deposito vazio ao chegar lá e abastecer por lá na esperança que esse gasoleo seja mesmo preparado para o frio .

                                  Por cá o empregado da repsol diz que o gasoleo não tem aditivo nenhum para não congelar :s.

                                  Em relação ao barulho, era tipo quando se tem o deposito cheio, mas com cerca de 1/4. O que é certo é que fazia esse barulho do depósito quando parou e quando o fui buscar ao fim do dia todo ao sol, já não o fazia. Podia ser também de estar mais viscoso, não sei. Quando o fui buscar só custou um nadinha mais a pegar, e depois trabalhou como se não se tivesse passado nada!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                    O melhor é usar gasóleos premium, de manhã pode estar um frio daqueles que até dói nos ossos mas o carro pega de estalo e o barulho é muito menor
                                    Isso metam todos gasóleo premium para eu ter menos gente na fila do Jumbo. Aliás também ouvi dizer que usando gasóleo de marca branca os pneus perdem ar mais facilmente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      Isso metam todos gasóleo premium para eu ter menos gente na fila do Jumbo. Aliás também ouvi dizer que usando gasóleo de marca branca os pneus perdem ar mais facilmente.
                                      Nem me vou dar ao trabalho de te responder, na vida só ligo ao que realmente faz sentido e não a pessoas e coisas insignificantes e irritantes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pato, como teu conterrâneo dou os parabéns pela compra do Panda Cross.

                                        Agora, quanto ao gasóleo. Como já alguns referiram, é habitual no inverno o gasóleo levar uns aditivos no seu fabrico que permitem atingir temperaturas até -20ºC.

                                        Agora, não sei se isso é feito em Portugal. E acredito que o gasóleo que vai para Faro é o mesmo que vai para Bragança. Não deve haver distinção.

                                        Nestas alturas de previsão de tempo frio, aconselho-te a ir até Alcanices ao fds e atestar o carro. Na Repsol que há ali de certeza que tem já os aditivos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                          isso metam todos gasóleo premium para eu ter menos gente na fila do jumbo. Aliás também ouvi dizer que usando gasóleo de marca branca os pneus perdem ar mais facilmente.

                                          [:d][:d][:d][:d][:d][:d][:d][:d][:d][:d][:d]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            Isso metam todos gasóleo premium para eu ter menos gente na fila do Jumbo. Aliás também ouvi dizer que usando gasóleo de marca branca os pneus perdem ar mais facilmente.
                                            E não só, acho que também podem chegar mesmo a rebentar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Isso metam todos gasóleo premium para eu ter menos gente na fila do Jumbo. Aliás também ouvi dizer que usando gasóleo de marca branca os pneus perdem ar mais facilmente.
                                              Que não queiras gastar mais em gasóleo, e não notes diferenças entre ambos, até compreendo, mas retirar a importância ao gasóleo premium só porque é mais caro... é que me parece um pouco exagerado.

                                              E eu até era céptico em relação a este tipo de gasóleos, mas já vi coisas que provam que afinal existem mesmo diferenças.

                                              E para concluir, o Clio 1.5 dCi cá de casa leva 90% das vezes gasóleo do Jumbo, tirando o facto do filtro de gasóleo ficar em mau estado em poucos km, até ver o carro não deu qualquer problema, mas fuma o dobro e tem um trabalhar a frio, no mínimo, medonho...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Isso metam todos gasóleo premium para eu ter menos gente na fila do Jumbo. Aliás também ouvi dizer que usando gasóleo de marca branca os pneus perdem ar mais facilmente.
                                                Os combustiveis do jumbo, são combustiveis de baixo custo. E porque são de baixo custo? porque cortam nos aditivos.

                                                (Palavras de quem abasteçe os tanques do jumbo)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                  Que não queiras gastar mais em gasóleo, e não notes diferenças entre ambos, até compreendo, mas retirar a importância ao gasóleo premium só porque é mais caro... é que me parece um pouco exagerado.

                                                  E eu até era céptico em relação a este tipo de gasóleos, mas já vi coisas que provam que afinal existem mesmo diferenças.

                                                  E para concluir, o Clio 1.5 dCi cá de casa leva 90% das vezes gasóleo do Jumbo, tirando o facto do filtro de gasóleo ficar em mau estado em poucos km, até ver o carro não deu qualquer problema, mas fuma o dobro e tem um trabalhar a frio, no mínimo, medonho...
                                                  Isso é normal. Um amigo meu tem um Opel corsa GSI, que quando mete gasolina no jumbo, ao pisar a fundo, carro soluça. Volta a meter da BP e tudo fica normal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A minha irmã poe gasoleo e gasolina desde sempre no Jumbo e ate hoje nada, e não têm meia duzia de km's os carros.

                                                    No meu tambem não noto grande diferença.

                                                    Mas acredito que haja.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                      A minha irmã poe gasoleo e gasolina desde sempre no Jumbo e ate hoje nada, e não têm meia duzia de km's os carros.

                                                      há carro que se dão bem e outros que se dão mal, mas também há o factor sorte. Agora que os combustiveis são diferentes, nisso não há duvida

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                        E eu até era céptico em relação a este tipo de gasóleos, mas já vi coisas que provam que afinal existem mesmo diferenças.
                                                        Eu sou uma das pessoas mais cépticas à face da terra relativamente ao marketing das grandes empresas, mas neste caso fiz experiências que me demonstraram claramente que...

                                                        ...o gasóleo premium é mesmo melhor que o gasóleo base.

                                                        Já entre o gasóleo base de marca e o gasóleo de hipermercado, nunca determinei diferenças relevantes. Provavelmente são combustíveis muito semelhantes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Eu sou uma das pessoas mais cépticas à face da terra relativamente ao marketing das grandes empresas, mas neste caso fiz experiências que me demonstraram claramente que...

                                                          ...o gasóleo premium é mesmo melhor que o gasóleo base.

                                                          Já entre o gasóleo base de marca e o gasóleo de hipermercado, nunca determinei diferenças relevantes. Provavelmente são combustíveis muito semelhantes.
                                                          Já agora como chegas-te a essa conclusão? que tipo de experiencia fizes-te?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                                            Já agora como chegas-te a essa conclusão? que tipo de experiencia fizes-te?
                                                            basta olhar para a cor do combustivel, logo aí dá para ver que há diferenças, e se as há, é para melhor

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