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Qual a origem do motor 1.6 Diesel da Volvo? tem caixa de 5 ou 6v?

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    Qual a origem do motor 1.6 Diesel da Volvo? tem caixa de 5 ou 6v?

    tanto quanto sei a Volvo tem nas suas fileiras o motor 1.6 diesel que também a Ford utiliza e que, acho eu, vem da parceria com a PSA.
    de acordo com está no site da marca, a potência deste motor é 109cv e a caixa de velocidades de 5v mas hoje, ao consultar a tabela de preços do AH apercebi-me que afinal o motor já tem 115cvs e a caixa tem mais uma relação.

    houve alguma evolução na electrónica/mecânica do motor ou trata-se de uma nova unidade?

    #2
    O 1.6D Volvo tem origem PSA, é o 1.6 HDi.

    Comentário


      #3
      Será o 1.6Hdi de 112 cv´s mas com designação de 115 Cv´s (marketing)?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
        Será o 1.6Hdi de 112 cv´s mas com designação de 115 Cv´s (marketing)?
        Tal como o 1.4 TDCI 68cv - 1.4 HDI 70cv

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          Será o 1.6Hdi de 112 cv´s mas com designação de 115 Cv´s (marketing)?
          Sim, é.

          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
          Tal como o 1.4 TDCI 68cv - 1.4 HDI 70cv
          Exactamente.

          Comentário


            #6
            bahh deve ser cá duma dificuldade programar a centralina para dar 115CV. Imagino: anos de duro trabalho...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
              tanto quanto sei a Volvo tem nas suas fileiras o motor 1.6 diesel que também a Ford utiliza e que, acho eu, vem da parceria com a PSA.
              de acordo com está no site da marca, a potência deste motor é 109cv e a caixa de velocidades de 5v mas hoje, ao consultar a tabela de preços do AH apercebi-me que afinal o motor já tem 115cvs e a caixa tem mais uma relação.

              houve alguma evolução na electrónica/mecânica do motor ou trata-se de uma nova unidade?
              Ambos são PSA.

              O de 115cv e 6v é a evolução do antigo motor.

              Mudou bastante. Uma das maiores mudanças foi ter passado de 16v para 8v.

              Comentário


                #8
                É o novo 1.6 hdi 8v da PSA.

                115 cavalos porque deve ter maos da volvo no motor.

                A PSA fornece os blocos e periféricos de 1ª linha (injectores, turbo,colectores de escape, admissão, centralina, etc) mas se calhar a programação de software é feita pela volvo e não a da PSA.

                Será qualquer coisa do genero que acontece porque acho que o valor de cavalos que aparece no livrete não é marketing mas sim resultado de um teste realizado por uma norma.

                Até porque os PSA costumam ter overboost e os outros não (apenas um exemplo de programações diferentes).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                  É o novo 1.6 hdi 8v da PSA.

                  115 cavalos porque deve ter maos da volvo no motor.

                  A PSA fornece os blocos e periféricos de 1ª linha (injectores, turbo,colectores de escape, admissão, centralina, etc) mas se calhar a programação de software é feita pela volvo e não a da PSA.

                  Será qualquer coisa do genero que acontece porque acho que o valor de cavalos que aparece no livrete não é marketing mas sim resultado de um teste realizado por uma norma.

                  Até porque os PSA costumam ter overboost e os outros não (apenas um exemplo de programações diferentes).
                  Foi este o "peixe" q me venderam quando comprei a minha V50...

                  Estou curioso de experimentar uma unidade com este "novo" motor, para testar as diferenças...
                  Se aquilo q se nota é alguma anemia a baixo regime, fruto da cabeça de 16v, tal característica deve estar agora resolvida!

                  Comentário


                    #10
                    será este "novo" motor que virá na V60?

                    Comentário


                      #11
                      Como já referido, esse motor continua a provir da cooperação entre a Ford e PSA.

                      Do lado da PSA, este novo 1.6 HDI, debita os tais 112cv.

                      Do lado da Ford (e marcas que derivam da mesma, como Volvo, Mazda), o motor debita 115cv.

                      No caso deste não sei, mas o anterior 1.6 de 109cv (Ford) e 110cv (PSA), no caso dos motores que eram montados no Focus, usavam um intercooler de maiores dimensões do que aqueles que podiam ser encontrados nos carros da PSA.
                      Editado pela última vez por nto; 19 December 2010, 16:33.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                        É o novo 1.6 hdi 8v da PSA.

                        115 cavalos porque deve ter maos da volvo no motor.

                        A PSA fornece os blocos e periféricos de 1ª linha (injectores, turbo,colectores de escape, admissão, centralina, etc) mas se calhar a programação de software é feita pela volvo e não a da PSA.

                        Será qualquer coisa do genero que acontece porque acho que o valor de cavalos que aparece no livrete não é marketing mas sim resultado de um teste realizado por uma norma.

                        Até porque os PSA costumam ter overboost e os outros não (apenas um exemplo de programações diferentes).
                        O overboost também está presente nos motores montados do lado da Ford e marcas que derivam desta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          O overboost também está presente nos motores montados do lado da Ford e marcas que derivam desta.
                          Tinha ideia de que a volvo nao anunciava isso...portanto nao devia ter. No 308 nota-se claramente o "butão" no fim do acelerador para o overboost...nos volvos nao sabia que tinha xD

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                            Tinha ideia de que a volvo nao anunciava isso...portanto nao devia ter. No 308 nota-se claramente o "butão" no fim do acelerador para o overboost...nos volvos nao sabia que tinha xD
                            Está atenuado, mas que está lá, está.

                            O overboost tanto no caso da Ford como da PSA, já são usados há muito tempo.

                            Por exemplo, já o Ford Escort Cosworth tinha overboost, bem como o Peugeot 405 MI 16 Turbo.

                            Até mais recentemente, na Ford o 1.8 TDCI de 115cv(do Focus I), tinha overboost, em que fazia que aumentar o binário dos 250Nm para os 280Nm.

                            Ou até o 1.8 TDCI usado no Focus II (que não foi comercializado cá) com os mesmos 115cv tinha um binário de 270Nm e com overboost ia para os 285Nm.
                            Editado pela última vez por nto; 19 December 2010, 17:05.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                              Tinha ideia de que a volvo nao anunciava isso...portanto nao devia ter. No 308 nota-se claramente o "butão" no fim do acelerador para o overboost...nos volvos nao sabia que tinha xD
                              Podem ñ publicitar, mas a V50 tem (inegavelmente) a função de overboost

                              Já recolhi informações q davam conta da entrada deste novo motor na gama S60, portanto deduzo q tb venha a equipar a V60...

                              Comentário


                                #16
                                O Mazda 3 cá de casa não tem overboost mas em vez de 240Nm tem 245Nm.

                                Passado algum tempo passaram a vir com 240-260Nm.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
                                  será este "novo" motor que virá na V60?
                                  Penso que sim. Pobre motor. Será mais um caso idêntico ao do Astra 1.3 cdti. Vão meter as culpas no excelente motor 1.6 HDi e ele não tem culpa nenhuma que alguém tivesse a brilhante ideia de colocar 1.6cc a puxar quase duas toneladas de carro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                    Penso que sim. Pobre motor. Será mais um caso idêntico ao do Astra 1.3 cdti. Vão meter as culpas no excelente motor 1.6 HDi e ele não tem culpa nenhuma que alguém tivesse a brilhante ideia de colocar 1.6cc a puxar quase duas toneladas de carro
                                    Um 1.6 também puxa o Passat e, pior, o Superb Break!

                                    Deve ser como no Brasil, devagar, devagarinho ou parado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                                      Um 1.6 também puxa o Passat e, pior, o Superb Break!

                                      Deve ser como no Brasil, devagar, devagarinho ou parado.
                                      A questão não é essa. Caso não saibas um 1.6 TDi ou um 1.5 dCi têm tanto binário como os 1.9 Tdi, por exemplo. A questão aqui é que há limites. E montarem um 1.6 HDi num segmento E ainda para mais uma marca premium é um exagero.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                        Será o 1.6Hdi de 112 cv´s mas com designação de 115 Cv´s (marketing)?
                                        O actual motor das series C30, S40 II, V50 e C70 II, é o HDI mas como a Volvo mudou designação dos seus motores, para D2, D3, D4 e D5 (os diesel) passando o HDI de 109 cv para a designação de D2 com 115 cv, embora que os motores que equipa a marca Volvo, tenham sempre mais uns cv que os mencionados devido a uma electrónica (tem um nome técnico e não me recordo) e os D3, D4 e D5 passaram todos para 5 cilindros, acabando o 2.0 de 4 cilind.

                                        Assim o motor é o mesmo mas com a designação D2 e com os 115 cv e 270 Nm.

                                        Em todo o caso existe outra comparação aqui neste site e será necessário marcar as 3 opções das versões gasolina ou diesel: https://www.media.volvocars.com/glob...fications.aspx




                                        Editado pela última vez por HELDER320; 21 December 2010, 13:32. Razão: Inserir tabela de potências

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                          A questão não é essa. Caso não saibas um 1.6 TDi ou um 1.5 dCi têm tanto binário como os 1.9 Tdi, por exemplo. A questão aqui é que há limites. E montarem um 1.6 HDi num segmento E ainda para mais uma marca premium é um exagero.

                                          Mas ninguém falava tanto desses limites quando exisitia o 1.9 tdi 110cv, ou o 105, ou o 2.0 hdi 110cv, ou o jtd 105/110/115...

                                          Portanto, para mim que percebo pouco disto, a questão não deve ser só o nº de cv...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                            A questão não é essa. Caso não saibas um 1.6 TDi ou um 1.5 dCi têm tanto binário como os 1.9 Tdi, por exemplo. A questão aqui é que há limites. E montarem um 1.6 HDi num segmento E ainda para mais uma marca premium é um exagero.
                                            Ora bem, já que colocas a questão de binário, vamos lá ver as diferenças:

                                            VW 1.9 TDI de 105cv tem 250Nm

                                            VW 1.6 TDI CR de 105cv tem 250Nm

                                            Renault 1.5 DCI de 110cv tem 240Nm

                                            Ford 1.6 TDCI de 115cv (que engloba a Volvo e Mazda) e PSA 1.6 HDI de 112cv tem 270Nm (sendo que com overboost tem 285Nm)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sendo o D3 e D4 de 5 cilindros qual o origem ?

                                              Sendo o D3 e D4 de 5 cilindros qual o origem ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esses ja sao de origem Volvo.

                                                D3 tem como origem o D5 so que é um 2.0 em vez de 2.4.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                  A questão não é essa. Caso não saibas um 1.6 TDi ou um 1.5 dCi têm tanto binário como os 1.9 Tdi, por exemplo. A questão aqui é que há limites. E montarem um 1.6 HDi num segmento E ainda para mais uma marca premium é um exagero.
                                                  Segmento quem?

                                                  Arrisco-me a dizer que o V60 é menos espaçoso interiormente que um Insignia, mas não obstante:

                                                  Comprimento:

                                                  Insignia (2008): 4,830 milímetros
                                                  S60 (2010): 4,628 milímetros
                                                  Série-3 (2012): 4,624 milímetros

                                                  Distancia entre eixos:

                                                  Insignia (2008): 2,737 milímetros
                                                  S60 (2010): 2,776 milímetros
                                                  Série-3 (2012): 2,810 milímetros

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O motor é o mesmo mas é sempre possível haver diferenças de programação e de periféricos, alias dentro dos modelos da mesma marca o mesmo motor pode não ter sempre a mesma programação ou os mesmos periféricos.

                                                    Neste caso os 112 ou 115 é uma questão de medida, como dizer que a versão de 90 tinha 92 ou os 1.4 tinham 70 e não 68. São medidas diferentes.

                                                    Até no 208 apresentam o motor como sendo de 115cv e é o mesmo.

                                                    As diferenças de sensação têm muito haver com as embraiagem e caixa.

                                                    Vejam o exemplo dos 1.3 Mjet 90cv nos GP cx6 e no Linea cx5, é o mesmo motor mas não parece porque o hardware que faz o aproveitamento de potencia é diferente e isso é o suficiente para alterar a perceção de potencia e a forma como o carro reage ao acelerador.

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