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Regeneração??

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    Regeneração??

    Alo pessoal!

    Tenho lido em vários posts a palavra regeneração, associada ao FAP, entre outros termos.

    Li num tópico sobre um Mazda 6 que sofre abalos quando regenera; li num tópico sobre o A1/DS3/Mito, sobre a necessidade de se esticar os carros na AE para regenerarem, etc, etc.

    Afinal de contas, o que vem a ser isto da regeneração??

    #2
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    Comentário


      #3
      Basicamente, se fizeres no dia a dia percursos inferiores a 15/20 min. nem te passe pela cabeça comprar um diesel novo, ja que vem com FAP. ( filtro anti particulas ) o que quer dizer que vai retendo no filtro aquele fumo todo que os diesel mandam ca para fora via escape, até aí tudo fino, ter um carro a diesel que não faz fumo preto nem deita aquele cheiro... , é excelente.

      O pior vem a seguir, toda aquela porcaria vai-se acumulando até um certo ponto dependendo da utilização +/- 250/350 kms e a seguir faz a famosa regeneração, ou seja, a combustão das particulas.

      Para isto o carro tem que aquecer até atingir a temperatura normal de 90º seguindo-se a tal combustão ou regener. durante 10 min. aprox.

      Se houvesse uma luz indiadora a prevenir que pode fazer uma regen. em poucos kms, ajudava a gerir a coisa, mas não, temos que andar a fazer contas, no meu caso é +/- 5 dias de percursos equivalentes a 50 kms aprox. diarios.

      Caso interrumpamos as regenerações pq temos que parar por qq razão, estamos habilitados a, no minimo, ter que substituir oleo/filtro bem mais cedo do que o normal, visto que este degrada-se mais rapidamente.

      Confuso e complicado ? certamente, o sistemema é uma bosta
      Editado pela última vez por ARMIC; 20 December 2010, 12:40.

      Comentário


        #4
        Eu já tive, que notasse no meu carro 2 regenerações (não forçadas ou obrigadas, são normais) e o que notei foi as rotações mais elevadas ao relenti, e um barulho de trabalhar diferente (ligeiramente mais matraqueado, mais "diesel").

        Eu como sou rato e já sei alguma coisa, não desliguei o carro, fui dar uma volta e 10 minutos depois estava tudo normalizado

        Aconselho vivamente a se estar atento a elas e não desligar a viatura antes de acabarem, mas acima de tudo:

        1-Evitar comprar um carro diesel-FAP se se fizer trajectos curtos e/ou poucos quilómetros diários/anuais (para isso, comprar gasolina)

        2-De vez em quando, uma viagem de média/longa distancia ajuda e faz maravilhas.

        3-Se não se poder viajar, pegar no carro deixa-lo aquecer bem (90-92ª de óleo, não de água) e andar um bocado numa condução mais "atrevida".

        4-Não andar a "pastar" ("moer motor", andar sempre a meter as mudanças abaixo das 2 mil RPM´s etc) também ajuda, se nenhuma das alíneas anteriores puderem ser feitas.

        5-Muita atenção á qualidade do combustível que colocam, pois está algo estabelecido que combustível de má qualidade ajuda a encurtar os espaços de intervalo das regenerações.

        6-Por fim, e não menos importante, não descurar uma manutenção bem feita e como preconizada pelo fabricante com bons materiais (leia-se o óleo especifico para veículos FAP/DPF) indicado!

        De resto, como tenho reparado, é andar dentro destas alíneas e pouco ou nada deverá acontecer
        Editado pela última vez por REDLINER; 20 December 2010, 11:57.

        Comentário


          #5
          Compreendido!! Obrigado pelas respostas.

          Comentário


            #6
            Muito ultimo para mim também o tópico , tive o meu diesel parado 6 meses noto menos "garra" e não vai além dos 190 . Talvez seja do que apontam.

            Comentário


              #7
              Tb já reparei q o consumo ao ralenti aumenta 0,5 e qdo se desliga o carro, uma espécie de ventoínha continua a funcionar. Pco tempo depois pára.

              Comentário


                #8
                Como não ha nenhuma indicação na instrumentação que a regener. entrou em funcionamento, só percebemos que começou quando se ouve a ventilação do sistema e no caso do MiTo, o som do motor ganha curiosamente um toque mais racing, mais grave e profundo como se tivéssemos escape modif., esta é a unica coisa que gosto da regen. era bom que o som fosse sempre assim, até abafa o matraquear diesel
                Editado pela última vez por ARMIC; 20 December 2010, 16:48.

                Comentário


                  #9
                  lol basicamente o FAP ajuda as pessoas que não sabem fazer contas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    lol basicamente o FAP ajuda as pessoas que não sabem fazer contas.
                    Quando já é tarde por norma..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                      Quando já é tarde por norma..

                      Sirva então este topico para prevenir os pobres incautos como eu

                      Comentário


                        #12
                        o fap é a treta da moda, é verde e tal......

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                          o fap é a treta da moda, é verde e tal......
                          Fap é fora com ela

                          Comentário


                            #14
                            Fap fap fap fap

                            Comentário


                              #15
                              Finalmente percebi porque é que alguns diesel às vezes explodem numa cortina de fumo preto...deve ser a regeneração a mandar fora o lixo todo acumulado.!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                Finalmente percebi porque é que alguns diesel às vezes explodem numa cortina de fumo preto...deve ser a regeneração a mandar fora o lixo todo acumulado.!
                                Noup, o sacana do FAP serve justamente para isso não acontecer.

                                Durante o processo cheira mas é a tomada queimada , mas fumo não ha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Falta qualquer coisa neste tópico...é algo...algo que já devia estar cá...mas o quê?
                                  Hum...falta...algo ou alguém...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                    Falta qualquer coisa neste tópico...é algo...algo que já devia estar cá...mas o quê?
                                    Hum...falta...algo ou alguém...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                      falta qualquer coisa neste tópico...é algo...algo que já devia estar cá...mas o quê?
                                      Hum...falta...algo ou alguém...
                                      [:d][:d][:d]

                                      Comentário


                                        #20









                                        será ????


                                        cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu devo ter um carro espectacular ou esta algo errado.

                                          Com o QQ, nunca o ouvi fazer regeneraçao, e ate estranhei o facto, perguntei a marca se era normal ele nao fazer a regeneraçao e foi-me dito que quando ele precisar acende uma luz no painel a pedir a tal regeneraçao do FAP e que devo manter o carro a mais de 80km/h ate a luz apagar e se nao fizer isto o mais provavel é o carro começar a consumir oleo

                                          O que é certo é que ate hoje so fez uma vez em 20.000km e nunca notei nada ao ralenti.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o titulo não está suficientemente atractivo, acho que é isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Basicamente a regeneração é uma inversão de papéis! Em vez do carro ser escravo do dono, passa o dono a ser escravo do carro!
                                              Até as pessoas perceberem que esta moda de comprar carros a diesel para andar nas voltinhas é uma grande asneira! São carros para andar pelo menos 25.000 Kms por ano! Caso contrário, mais vale um a gasolina!

                                              Comentário


                                                #24
                                                ou então madem a FAP para o lixo...

                                                um sistema commonrail com uma electronica bem gerida, as particulas que deita são praticamente nenhumas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Então achas que meteram as fap para quê? quem tem garagem individual e tenha um diesel lá estacionado, ao fim de um tempo tem as paredes (especialmente aquele que apanha com o escape) mais negra.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                                    Basicamente a regeneração é uma inversão de papéis! Em vez do carro ser escravo do dono, passa o dono a ser escravo do carro!
                                                    Até as pessoas perceberem que esta moda de comprar carros a diesel para andar nas voltinhas é uma grande asneira! São carros para andar pelo menos 25.000 Kms por ano! Caso contrário, mais vale um a gasolina!
                                                    Em vez de ter um cão ir ter de ir da uma volta para ele fazer as necessidades, compra-se um carro com fap, depois é preciso ir dar uma volta ao quarteirão para ele se c..., desculpem, regenerar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                                      Basicamente a regeneração é uma inversão de papéis! Em vez do carro ser escravo do dono, passa o dono a ser escravo do carro!
                                                      Até as pessoas perceberem que esta moda de comprar carros a diesel para andar nas voltinhas é uma grande asneira! São carros para andar pelo menos 25.000 Kms por ano! Caso contrário, mais vale um a gasolina!

                                                      A não ser que a versão diesel custe o mesmo que o gasolina e tendo em conta a diferença de pvp que exite neste pais entre combustiveis, para uns 18.000 kms anuais, é fazer a conta como dizia o outro.

                                                      O problema é quando passamos de um diesel à moda antiga para um com FAP sem saber onde nos metemos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                        Em vez de ter um cão ir ter de ir da uma volta para ele fazer as necessidades, compra-se um carro com fap, depois é preciso ir dar uma volta ao quarteirão para ele se c..., desculpem, regenerar
                                                        Tal e qual

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                          A não ser que a versão diesel custe o mesmo que o gasolina e tendo em conta a diferença de pvp que exite neste pais entre combustiveis, para uns 18.000 kms anuais, é fazer a conta como dizia o outro.

                                                          O problema é quando passamos de um diesel à moda antiga para um com FAP sem saber onde nos metemos.
                                                          Nos meus amigos e colegas de trabalho devem andar à volta de 20 diesel com FAP, se não me engano só houve 1 problema com fap e foi aos 200 000km num 308... parece-me que anda por aí um certo exagero...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                            Tal e qual
                                                            Quantas vezes não é o que recomendam a quem faz poucos kms seguidos?

                                                            "vá até á AE puxar por ele que isso fica bom"

                                                            Comentário

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