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Peugeot 406 coupe 2.0i - Ralenti irregular - Urgente

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    Peugeot 406 coupe 2.0i - Ralenti irregular - Urgente

    O carro em questão é 406 Coupe 2.0 a gasolina. Já algum tempo tenho notado um consumo maior de combustível, mau cheiro do escape, ralenti irregular etc.

    Hoje levei o 406 à Bosch Car service para que pudesse ligar o carro a uma máquina diagnóstico.

    Depois do teste feito, foi-me dito que nenhum sensor apresentou nenhuma anomalia. Mas no entanto, que apresentava um atraso na ignição fora do normal (se bem me lembro, o monitor indicava qualquer coisa como -9º).

    O que acham que poderá ser?

    Fiz 2 vídeos para que possam ver como trabalha o motor.

    YouTube - Peugeot 406 coupé 2.0i - Ralenti irregular

    YouTube - Peugeot 406 coupé 2.0i - Ralenti irregular e racteres

    No 1º é possível ver o ralenti irregular e depois mais à frente, mostrando o som no motor, acelero e quando começa em desacelaração, ele vai até uma rotação tão baixa que às vezes dá entender que vai abaixo.

    No 2º Vídeo, é possível ouvir racteres sempre que acelero até cerca das 2000rpm e largo o acelerador.

    Reparei também que tenho um cabo solto à beira da placa da bobine de ignição, com um condensador na ponta que suponho que deveria estar ligado nalgum lado.
    Peço que quem tenha um motor igual ao meu, que possa ver onde tem o condensador ligado.

    As fotos do conector que vai dar à ficha da bobine de ignição e do condensador perdido.

    Imagem1819.jpg

    Imagem1820.jpg

    Imagem1821.jpg

    Imagem1823.jpg

    Imagem1824.jpg

    Agradecia imenso qualquer palpite na resolução deste problema, que já anda a aborrecer

    Relembro os sintomas do motor:

    - Ralenti instável
    - Máu cheiro do escape (má mistura)
    - Solavancos ao acelerar de vez em quando
    - Gasta mais combustível
    - Racteres

    #2
    Aconselho-te a ver se tens alguma fuga no escape depois de resolveres o problema com a ignição, o barulho que ouves parece mais o miolo solto ou uma panela rota, provavelmente por má queima.

    Em relação ao cabo da bobine tenho que ver isso, mas não me lembro de ver nenhum cabo adicional a sair para outro local.

    Outra coisa, os teus injectores têm sempre o mesmo matraquear ou vai mudando de intensidade? No vídeo deu-me essa impressão.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
      Aconselho-te a ver se tens alguma fuga no escape depois de resolveres o problema com a ignição, o barulho que ouves parece mais o miolo solto ou uma panela rota, provavelmente por má queima.

      Em relação ao cabo da bobine tenho que ver isso, mas não me lembro de ver nenhum cabo adicional a sair para outro local.

      Outra coisa, os teus injectores têm sempre o mesmo matraquear ou vai mudando de intensidade? No vídeo deu-me essa impressão.
      O escape foi colocado novo pelo antigo dono (carro comprado em Outubro deste ano), mas anulei a panela do meio para ficar com um som mais engraçado. Daí que se ouça mais o escape.

      Quando fui ao instalador para levantar o carro depois de ter colocado o sistema GPL, fiz o reparo que os injectores estavam bastante audíveis, ao qual o instalador disse que era uma nova gama de injectores da BRC, que aparentemente eram melhores, mas fazem mais barulho. No meu antigo Alfa 156 também a GPL, lembro-me claramente que os injectores não faziam tanto barulho.

      Nos vídeos é possível reparar que em desaceleração, o motor parece querer ir abaixo e mesmo quando acelero, num instante inicial, noto que ao certo "enrolar-se", provavelmente devido ao atraso na ignição.

      A grande dúvida é mesmo saber qual a função daquele cabo, que aparentemente estava ligado a uma zona metálica do bloco do motor, mesmo abaixo da ficha da bobine.

      Comentário


        #4
        Pensei que os injectores fossem os de gasolina, os meus fazem mais barulho que os de gás.

        O teu ralenti só oscila a GPL ou também faz o mesmo a gasolina?

        Em relação à ficha dá-me ideia que faz massa no bloco, tirei uma foto muito ranhosa não sei se dá para perceber, mas como já é de noite é complicado...

        406-ficha.jpg

        Dá-me ideia que no teu caso deveria estar aqui, mas parece que falta uma peça metálica, mas é possível que o número do teu carro seja inferior a 7665 daí que possam existir diferenças.

        406-ficha-2.jpg

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
          Pensei que os injectores fossem os de gasolina, os meus fazem mais barulho que os de gás.

          O teu ralenti só oscila a GPL ou também faz o mesmo a gasolina?

          Em relação à ficha dá-me ideia que faz massa no bloco, tirei uma foto muito ranhosa não sei se dá para perceber, mas como já é de noite é complicado...

          [ATTACH]89499[/ATTACH]

          Dá-me ideia que no teu caso deveria estar aqui, mas parece que falta uma peça metálica, mas é possível que o número do teu carro seja inferior a 7665 daí que possam existir diferenças.

          [ATTACH]89500[/ATTACH]
          Agradeço-te desde já a ajuda que me estás a dar .

          Os injectores GPL no meu caso são bastante barulhentos (mais do que a gasolina).

          O ralenti tende a oscilar a gasolina, mas mais notoriamente a GPL.
          Noto em aceleração algum "poço", entre os outros sintomas ditos mais acima.

          Vou ver se trato de colocar o condensador no local outra vez. Mas fico na mesma com dúvidas se será isto que resolve o problema, sendo que, já ontem e hoje, coloquei a ponta do condensador em contacto com essa zona metálica que assinalaste e o comportamento ficou basicamente igual.

          Tou a ver que tenho aqui um belo quebra-cabeças!

          Comentário


            #6
            O meu carro teve sintomas parecidos aos teus com o ralenti chegando mesmo a desligar-se, na altura ainda nem estava a GPL. Limpei a admissão e o motor passo-a-passo porque pensava que era disso e nada. Desliguei bateria para fazer reset à centralina e nada... Mudei velas e nada...

            No final o problema era da panela central que tinha o miolo todo desfeito, é que quando troquei o escape ficou a trabalhar 5 estrelas.

            Como ouvi aquele barulho do escape no vídeo fiquei a pensar nisso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
              O meu carro teve sintomas parecidos aos teus com o ralenti chegando mesmo a desligar-se, na altura ainda nem estava a GPL. Limpei a admissão e o motor passo-a-passo porque pensava que era disso e nada. Desliguei bateria para fazer reset à centralina e nada... Mudei velas e nada...

              No final o problema era da panela central que tinha o miolo todo desfeito, é que quando troquei o escape ficou a trabalhar 5 estrelas.

              Como ouvi aquele barulho do escape no vídeo fiquei a pensar nisso.
              Esqueci-me de mencionar, mas este problema parece que começou acertuar-se desde que fiz uma limpeza à borboleta de injecção com WD-40, que na altura me tinham dito que poderia ser usado. Mas agora também já me disseram que não se deve usar, portanto talvez mande fazer uma limpeza ao corpo de injecção e vou mandar colocar o condensador no sítio.
              Se não for daqui o problema, vou ver o estado do catalisador e sonda lambda.

              Já agora, o que é o motor passo-a-passo?

              Comentário


                #8
                O motor passo-a-passo (nome que lhe deram na Peugeot) é o sensor do ralenti. Ele fica escondido no bocal da admissão, é um sensor preto. Acumula bastante carvão, tal como o resto da admissão.

                Para limpar a admissão existem uns sprays para limpeza de carburadores que são óptimos para isso.

                Comentário


                  #9
                  Acho que não estou a dizer nenhuma barbaridade, mas esse motor tem MAF não tem?

                  Se for afirmativo, desliga-a e vê como se comporta...

                  Também apontava para a sonda lambda, se essa for a de origem pode não estar nas melhores condições, o que leva a uma mistura irregular de ar/combustivel.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
                    Acho que não estou a dizer nenhuma barbaridade, mas esse motor tem MAF não tem?

                    Se for afirmativo, desliga-a e vê como se comporta...

                    Também apontava para a sonda lambda, se essa for a de origem pode não estar nas melhores condições, o que leva a uma mistura irregular de ar/combustivel.
                    Pelo que me foi dito, qualquer anomalia num sensor, ele teria que apresentar luz de problema no painel. Mas nunca se sabe...

                    Em relação à MAF, vou experimentar desligar e ver no que dá

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post
                      Pelo que me foi dito, qualquer anomalia num sensor, ele teria que apresentar luz de problema no painel. Mas nunca se sabe...

                      Em relação à MAF, vou experimentar desligar e ver no que dá
                      Não obrigatoriamente! Nos VAG, podes ter algum sensor anómalo em que ficas com o erro registado na centralina mas não tens qualquer aviso/luz no painel. Agora se depende ou nao da gravidade do mesmo, não sei.

                      Comentário

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