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Caixa de velocidades - 1.5D PSA

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    Caixa de velocidades - 1.5D PSA

    Pois é, 340 mil km depois, a caixa do meu 106 está a entregar a alma ao criador e ando a sondar o mercado para comprar uma usada.

    Pelo que já ouvi dizer, a caixa de velocidades de alguns motores a gasolina (1.4?!) são compatíveis com o 1.5D. É verdade?

    Outra coisa que também me disseram é que há diferenças entre a caixa dos 106 e Saxo. Alguém sabe se há efectivamente diferença?

    Se alguém souber alguma coisa sobre o assunto, agradecia que respondesse

    #2
    Eu tinha no meu 1.9D (clio) a caixa dum clio a gasolina 1.2.

    É uma mudança que tens de ponderar se queres.. Pois o carro apesar de ganhar força, muita força, perde muita velocidade. O rapport das caixa a gasolina é mais curto e a rotatividade dos diesel é menor.

    É uma mudança que creio que seja possível, mas dada a quilometragem do carro e o que referi acima vê se compensa. A manteres o carro tenta mesmo do mesmo modelo a gasóleo..

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      #3
      o que chamas "entregar a alma ao criador"?

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        #4
        Originalmente Colocado por Papi Ver Post
        o que chamas "entregar a alma ao criador"?
        A segunda deixou de entrar (entra a muito custo), levei-o a um mecânico e este disse que mais valia uma caixa nova, pois o concerto ia passar dos 100€.

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          #5
          Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
          A segunda deixou de entrar (entra a muito custo), levei-o a um mecânico e este disse que mais valia uma caixa nova, pois o concerto ia passar dos 100€.
          Não vale a pena gastar 100 euros numa reparação de uma caixa de velocidades? vai lá vai,a minha automática deve estar a precisar de uma revisão e reparação,e eu já estou a contar com uma factura de alguns dois mil ou mais euros.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
            Não vale a pena gastar 100 euros numa reparação de uma caixa de velocidades? vai lá vai,a minha automática deve estar a precisar de uma revisão e reparação,e eu já estou a contar com uma factura de alguns dois mil ou mais euros.
            Mas é que o meu carro nem uns 1000€ deve valer, portanto, por 100€, prefiro meter uma caixa usada em bom estado. Já tenho em vista duas ou três por 100€, e na net também há umas quantas.

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              #7
              E como é vais saber se uma caixa usada está em condições,ou se não vai dar problemas em breve? é por o vendedor dizer que está boa?
              Comprar peças mecânicas usadas é um tiro num escuro,e gastar 100 euros por 100,ao reparar a tua já sabias o que tinhas nas mão,(acho eu)

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                #8
                Preferia, repara-la. tb tenho um saxo 1.5d, e nestes carros, valem bem o dinheiro da reparação. ficas com caixa para mais 340 000km

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  E como é vais saber se uma caixa usada está em condições,ou se não vai dar problemas em breve? é por o vendedor dizer que está boa?
                  Comprar peças mecânicas usadas é um tiro num escuro,e gastar 100 euros por 100,ao reparar a tua já sabias o que tinhas nas mão,(acho eu)
                  Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                  Preferia, repara-la. tb tenho um saxo 1.5d, e nestes carros, valem bem o dinheiro da reparação. ficas com caixa para mais 340 000km
                  O problema é que esta caixa já foi reparada uma vez, quando se trocou a embraiagem, e agora está num estado em que a reparação ultrapassa largamente os 100€, e por esse preço já se encontram muitas usadas.

                  E esta caixa sempre teve uns tiques manhosos (não sei se são defeito ou feitio): a marcha-atrás raramente entra à primeira, a terceira de vez em quando "salta" em andamento, e agora a segunda entra à pancada.

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                    #10
                    Por 100€ só se for um carreto gripado. De qualquer forma até acho barato o arranjo.
                    A 2ª é a que normalmente sofre maior desgaste. Cuidado com as caixas usadas, podem estar ainda piores que a tua. Faz o teste, com uma chave de fendas em cima engatas uma mudança de cada vez, e de um dos lados da caixa tens uma espécie de bico que roda, se rodar com as mudanças metidas é porque a caixa também tem algum carreto ou veio gripado. Se não rodar então está boa, claro que em ponto morto roda.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Por 100€ só se for um carreto gripado. De qualquer forma até acho barato o arranjo.
                      A 2ª é a que normalmente sofre maior desgaste. Cuidado com as caixas usadas, podem estar ainda piores que a tua. Faz o teste, com uma chave de fendas em cima engatas uma mudança de cada vez, e de um dos lados da caixa tens uma espécie de bico que roda, se rodar com as mudanças metidas é porque a caixa também tem algum carreto ou veio gripado. Se não rodar então está boa, claro que em ponto morto roda.
                      Obviamente que, antes de meter a caixa "nova", vai ser feita uma inspecção para ver o seu estado. Vou certificar-me que esse procedimento vai ser feito, até porque quero que o carrito ainda me dure mais uns milhares de km's.

                      Obrigado

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                        #12
                        Se comprares a caixa usada, também trás o diferencial?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Lenine Ver Post
                          Se comprares a caixa usada, também trás o diferencial?
                          Nem de propósito, comprei hoje uma de um 106 de 2002, por 150€.

                          Sim, a caixa vem com tudo incluído

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Por 100€ só se for um carreto gripado. De qualquer forma até acho barato o arranjo.
                            A 2ª é a que normalmente sofre maior desgaste. Cuidado com as caixas usadas, podem estar ainda piores que a tua. Faz o teste, com uma chave de fendas em cima engatas uma mudança de cada vez, e de um dos lados da caixa tens uma espécie de bico que roda, se rodar com as mudanças metidas é porque a caixa também tem algum carreto ou veio gripado. Se não rodar então está boa, claro que em ponto morto roda.
                            Ora bem, como a caixa vai ser montada durante esta semana, estive a fazer hoje esse procedimento para matar a curiosidade. Aparentemente está boa, agora vou ouvir a opinião do mecânico.

                            Obrigado

                            Comentário


                              #15
                              quanto vais pagar pela MO?

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                                #16
                                Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
                                quanto vais pagar pela MO?
                                Em princípio nada, o mecânico é meu conhecido e arranja-me um espaço na oficina para eu trocar. Muito provavelmente não vou conseguir sozinho, mas ele vai lá estar para me ajudar, até porque já me ensinou muita coisa acerca de mecânica.
                                Como gosto de sujar as mãos nestas coisas, acaba por ser um "prazer" fazer este trabalho

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                  Em princípio nada, o mecânico é meu conhecido e arranja-me um espaço na oficina para eu trocar. Muito provavelmente não vou conseguir sozinho, mas ele vai lá estar para me ajudar, até porque já me ensinou muita coisa acerca de mecânica.
                                  Como gosto de sujar as mãos nestas coisas, acaba por ser um "prazer" fazer este trabalho
                                  e ainda por cima é nosso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, já troquei a caixa e até agora tudo ok.

                                    Foi mudada a valvolina e, ao que parece, os tirantes (não acompanhei este processo), agora está muito mais suave

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                      Bom, já troquei a caixa e até agora tudo ok.

                                      Foi mudada a valvolina e, ao que parece, os tirantes (não acompanhei este processo), agora está muito mais suave
                                      com o meu foi a mesma coisa,ficou super diferente.

                                      Comentário

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