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1ª avaria nos carros da família - prenda do dia 25...

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    1ª avaria nos carros da família - prenda do dia 25...

    Bem, parece que as avariam tocam mesmo a todos! No passado dia 25 de manhã, ia eu no meu carro e os meus pais no seu - Citroen C5 1.6Hdi SX - modelo anterior ao actual pela A1 para almoçar com a familia no norte e eis que surge um problema!

    Estava a seguir atrás do meu pai quando, ao chegarmos a uma subida, o carro dele vai perdendo velocidade até estabilizar nos 70-80km/h. Nas rectas chegava aos 90-100km/h mas não tinha força e o motor apresentava um som diferente ao trabalhar, mesmo ao ralentim. Entretanto parámos numa estação de serviço e o meu pai diz-me que o carro não estava a puxar nas subidas mas que não acendeu nenhuma luz a registar problemas. Entretanto tentamos seguir novamente mas poucos km depois somos obrigados a parar noutra estação pois o carro não melhorava. Não só isso mas como quando demos à ignição novamente para o mudar de sitio lá na estação, saiu uma fumarada branca que só visto! Ficou logo ali.

    Entretanto e já depois da assistência em viagem e carro na oficina, disseram-nos que era o Turbo mas também o cárter, etc pois algumas particulas de aluminio misturaram-se com o oleo do motor...isto faz sentido? é normal??? E não acender nenhuma luz no painel também?

    Não sei explicar melhor pois era o meu pai que estava na oficina a ouvir o que eles tinham para dizer. O carro esse, tem 5 anos e cerca de 50-60k Km e uma reparação de 1500€ pela frente...

    P.S. Peço desculpa, queria por isto na "Boxe" mas enganei-me...

    #2
    Deve ter partido o turbo, acontece. É uma peça de desgaste. O teu pai costumava fazer acelerações a frio e desligar o carro de imediato após viagens longas?

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      #3
      o turbo é uma peça de desgaste como o motor, achas mesmo que 60 000 km's é suficiente para esse desgaste?

      Comentário


        #4
        Conheço um C4 1.6 HDI de 2005 que antes de fazer 100 000 kms já ia no 3º turbo. Portanto...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          o turbo é uma peça de desgaste como o motor, achas mesmo que 60 000 km's é suficiente para esse desgaste?
          Não é um problema de desgaste mas muito possivelmente de má utilização.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
            o turbo é uma peça de desgaste como o motor, achas mesmo que 60 000 km's é suficiente para esse desgaste?
            O desgaste é muito relativo, conforme disse o user Alpiger, a má utilização ou o tipo de utilização, causa mais ou menos desgaste em determinados componentes.

            Comentário


              #7
              Isso não é nada normal nos motres hdi algo não esta mesmo nada bem (repro ?) aqui em casa anda um 2.0hdi com 330mil km turbo de origem impecavel e um c5 1.6hdi fap com 140mil sem qq problema embora se ouça bastante o turbo.

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                #8
                Muita gente não sabe lidar com carros a turbo e é o que acontece.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                  Conheço um C4 1.6 HDI de 2005 que antes de fazer 100 000 kms já ia no 3º turbo. Portanto...
                  Devia ser utilizado nas palminhas...

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                    #10
                    Repro não que o meu pai tem 69 anos e nem sequer sabe o que isso é lol. Epa, eu penso que ele faz uma utilização normal do carro como fez dos vários carros que teve (felizmente nunca tiveram nenhuma avaria) até hoje.

                    É um facto que não tem o hábito de dar 2/3m em viagens longas para desligar o carro (e eu também não o teria no meu se não andasse aqui pelo forum) mas de resto, sempre uma utilização normal, sem esforçar o carro e sempre com bastante cuidado, não acelerar a frio, ver os níveis de todos os liquidos, etc etc...

                    Comentário


                      #11
                      Isso de ser peça de desgaste...

                      Os fabricantes de turbos afirmam que o mesmo dura a vida do motor.

                      Aliás, é um componente robusto e relativamente simples. O problema é quase sempre a lubrificação ou falta dela e os tais cuidados a ter, como afirmaram acima.

                      Se um proprietário tiver os devidos cuidados e um turbo partir com 30K 60k 100K etc.. não é normal nem será do desgaste.

                      É como os volantes bi-massa a falharem com 10K, peça de desgaste? Sim mas aos 200/300K!

                      Cumps!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por campos1 Ver Post

                        Aliás, é um componente robusto e relativamente simples.
                        Nem uma nem outra É uma peça relativamente complexa de produzir, pelas tolerâncias de que necessita. E também não é muito robusto. É o elo mais fraco dos motores recentes. Ninguém o nega. Mas os motores actuais, principalmente os diesel, não conseguem viver sem turbo. É um mal necessário...

                        Claro que há turbos que duram 300.000km. Há outros que duram 20.000km. Uma manutenção e tratamento adequados podem fazer milagres...

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                          #13
                          O meu carro, cuidado religiosamente, pifou o turbo aos 13 mil kms. Depois de levar um novo tenho cuidado mas não tanto como tinha e o carro já tem 46 mil kms (mais 33 mil em cima do novo turbo).

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                            #14
                            O meu Punto TD70 conta com 279 mil quilómetros e turbo continua bom, apesar de alguns repasses de óleo o que é normal no punto mas não perde óleo. Claro que temos que ter alguns cuidados como a utilização de um bom óleo para o motor e não desligar o carro após viagens longas deixar o carro ao relanti 30 segundos para arrefecer o turbo. Não puxar pelo carro com o motor frio. Estas são as essenciais!!!

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