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Para que serve o fole da transmissão?

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    Para que serve o fole da transmissão?

    Boas,

    Bem, estive a tirar umas fotos ao fole o meu carro e está neste estado. Aparentemente nao está roto, mas a abraçadeira que veêm está mal apertada.

    Mas afinal...para que serve o fole??? O cardan está lá dentro e tem massa consistente, se a massa sair do cardan e for para a parte interior do fole fica lá para sempre, não volta para o cardan.

    Se não tiver fole entram impurezas e isso é chato e tambem salpicava as outras partes do motor todas.

    Mas no meu caso, não à problema nenhum pois não??

    Basta apertar a abraçadeira melhor para nao ficar a babar aqueles restos de massa salpicada certo?

    Veêm algum problema em eu apenas apertar o fole e nao meter mais massa??



    Comentem Sff.

    E digam-me o que fariam.

    Obrigado e bom ano a todos!

    #2
    Apertas isso com uma abraçadeira daquelas de plástico, das grandes, mas antes tira essa de metal, depois com limpa travões, lavas essa gordura toda ai a volta e já está, porque o que saiu ai de massa foi mínimo. O meu resolvi assim há já um ano e sempre a andar...

    Comentário


      #3
      Tambem acho que nao deve ser muito grave, mas gostava de ouvir mais opinioes sff

      obg

      Comentário


        #4
        boas isso é só meter uma nova braçadeira e está safo.
        cumprimentos

        Comentário


          #5
          Serve para "segurar" a massa que lubrifica constantemente os cardans.

          Andar com um fole roto e consequentemente perder muita massa, é sinónimo de cardans novos em muito pouco tempo e rombo na carteira.

          Eles são baratos e de aspecto simples mas extremamente importantes.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
            Serve para "segurar" a massa que lubrifica constantemente os cardans.

            Andar com um fole roto e consequentemente perder muita massa, é sinónimo de cardans novos em muito pouco tempo e rombo na carteira.

            Eles são baratos e de aspecto simples mas extremamente importantes.
            Precisamente!

            No meu Scenic tive de mudar um dos cardans porque o proprietário anterior descurou o fole. Ao entrar humidade, água da chuva, detritos vários e pó o cardan pode gripar. Os primeiros sintomas são um "toc toc" quando se vira o pneu ou quando o cardan em causa está em carga.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
              Precisamente!

              No meu Scenic tive de mudar um dos cardans porque o proprietário anterior descurou o fole. Ao entrar humidade, água da chuva, detritos vários e pó o cardan pode gripar. Os primeiros sintomas são um "toc toc" quando se vira o pneu ou quando o cardan em causa está em carga.

              Pelo aspecto do meu, não parece grave certo???

              Se calhar vou tirar as duas abraçadeiras de metal e ve o estado do cardan, por mais massa e depois meto duas abraçadeiras novas....

              Só que isto dá muito mais trabalho do que apenas apertar a abraçadeira de baixo =/.

              Acham que devo tirar as duas e por mais massa ou basta apertar a pequena??

              É que sinceramente parece-me que está na boa....mas nao me apetece nada arriscar =/

              Comentário


                #8
                Já que vais por a mão na massa (literalmente ) aproveita e faz o trabalho a 100%. Põe massa na junta homo-cinética e aperta bem as abraçadeiras substituindo-as se necessário.

                Comentário


                  #9
                  Atenção que isso não leva uma massa qualquer, tem de ser própria. Vê lá se a arranjar ainda "desarranjas" isso .

                  Mete uma abraçadeira e tens o problema resolvido. Se queres estar descansado, leva a um mecânico qualquer para ele ver se tem massa suficiente e colocar mais se necessário. Não vais pagar nenhuma fortuna por isso e talvez seja o mais sensato.

                  Comentário


                    #10
                    Nos passats, por norma, os mecânicos nem colocam as duas abraçadeiras. Colocam a abraçadeira de metal que vem com o fole, para o prender junto ao cardan da transmissão, ou junta homo cinética, e a parte do fole que está mais próximo da caixa de velocidades, nem leva nada. Os passats são carros que, ao sofrerem muita brekagem, (ter que virar completamente as rodas para entrar em garagens, etc), e com a qualidade actual dos foles de hoje em dia... Praticamente levem foles de marca alemã de 6 em 6 meses. Por isso é que não se costuma colocar a abraçadeira pequena. O fole dura um pouco mais, mas tem sempre o inconveniente de o mesmo recuar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por grog Ver Post
                      Nos passats, por norma, os mecânicos nem colocam as duas abraçadeiras. Colocam a abraçadeira de metal que vem com o fole, para o prender junto ao cardan da transmissão, ou junta homo cinética, e a parte do fole que está mais próximo da caixa de velocidades, nem leva nada. Os passats são carros que, ao sofrerem muita brekagem, (ter que virar completamente as rodas para entrar em garagens, etc), e com a qualidade actual dos foles de hoje em dia... Praticamente levem foles de marca alemã de 6 em 6 meses. Por isso é que não se costuma colocar a abraçadeira pequena. O fole dura um pouco mais, mas tem sempre o inconveniente de o mesmo recuar.
                      Isso não serão uns alemães achinesados?

                      Comentário


                        #12
                        Não. Já não encontras foles com boa qualidade de borracha. Eu dei o exemplo de um passat, "que faça muita brekagem". Os foles vindos da origem, que chegam a custar 50 euros cada um, duram pouco mais de 6 meses.

                        Comentário


                          #13
                          Ainda bem que optei pelo golf...

                          O fole junto a roda do lado da caixa leva braçadeira mas esta é "movel" assim como o lado da roda do fole junto à caixa, assim é no meu golf.

                          E realmente 6 meses de duração nem os chineses duram tão pouco, ou são mal aplicados, ou não são apropriados para o modelo em questão.



                          Edit: até me esqueci do on-topic: se o fole está bom nada como verificar como está o lubrificante, ou para descargo deitar um pouco, deitar o lubrificante correto, e voltar a meter braçadeiras.
                          Editado pela última vez por bricardo; 06 July 2013, 22:19.

                          Comentário


                            #14
                            Eu referi 6 meses a quem tenha de fazer brekagem todos os dias. Por exemplo, entrar e sair de uma garagem com um espaço apertado e em que necessitem de virar a direcção ao máximo por várias vezes. Isso dá cabo dos foles. E porque? Porque a qualidade da borracha dos mesmos já não é o que era. Agora, quem não faça brekagem, por norma, não precisará de se preocupar com foles por uns tempos.
                            Editado pela última vez por grog; 08 July 2013, 15:46.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                              Boas,

                              Bem, estive a tirar umas fotos ao fole o meu carro e está neste estado. Aparentemente nao está roto, mas a abraçadeira que veêm está mal apertada.

                              Mas afinal...para que serve o fole??? O cardan está lá dentro e tem massa consistente, se a massa sair do cardan e for para a parte interior do fole fica lá para sempre, não volta para o cardan.

                              Se não tiver fole entram impurezas e isso é chato e tambem salpicava as outras partes do motor todas.

                              Mas no meu caso, não à problema nenhum pois não??

                              Basta apertar a abraçadeira melhor para nao ficar a babar aqueles restos de massa salpicada certo?

                              Veêm algum problema em eu apenas apertar o fole e nao meter mais massa??



                              Comentem Sff.

                              E digam-me o que fariam.

                              Obrigado e bom ano a todos!
                              Mete uma braçadeira de metal com tranca de bola, é o que normalmente se usa, mas se quiseres até uma daquelas metálicas de apertar os canos tambem servem.
                              Não é desfazer a opinião do user que indicou as braçadeiras de plástico, até aguentam, mas com o tempo podem ressequir e acabam por partir, o veio está sugeito a diversas forças e agressões dos elementos, agua, lamas pedras, calor... etc
                              O plastico é mais propenso a fragilizar sob esses efeitos.

                              Essas braçadeiras de metal são apertadas por um alicate especial, provavelmente o mecanico que te meteu essa, não tinha comido o pequeno almoço e deixou-a frouxa.
                              Editado pela última vez por m4nn1pul0; 08 July 2013, 13:03.

                              Comentário


                                #16
                                Essas braçadeiras de metal são apertadas por um alicate especial
                                Se te referes às abraçadeiras de lingueta, certamente será a chave turquês. Apesar de que dá para as abrir e fechar com qualquer tipo de alicate.
                                Editado pela última vez por grog; 08 July 2013, 16:06.

                                Comentário

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