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Material de travagem da concorrencia é igual ao original

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    Material de travagem da concorrencia é igual ao original

    Tenho uma carrinha E220 CDI (ano de 2000 , 143cv, a qual comprei em 2004 e neste fim de semana pela primeira vez em 6 anos e tal teve que voltar para casa de reboque

    Fui passar o ano ao norte, e talvez coincidindo com uma travagem maior que tive que fazer por causa de um veiculo que se atravessou à minha frente , começou a fazer um ruidozinho metalico muito agudo, similar ao que as pastilhas fazem quando estão gastas e o metal começa a entrar em contacto com o metal.

    Como estava longe de casa, fui andando com mais cuidado , mas após uns 100 kms desde que me apercebi do tal som metalico, em plena A28 comecou a aumentar o ruido e a tremer ligeiramente, na zona da roda da frente do lado do pendura, parecido (mas mais suave) com o tremer de quando se passa por cima da linha branca de segurança nas áuto estradas.

    Por sorte havia uma estaçao de serviço 1km à frente e cheguei lá pela faixa de segurança

    Com a minha paciencia, resolvi desmontar cada uma das rodas para tentar perceber se era algum disco estalado ou alguma porcaria que tivesse ali a atrapalhar... enfim, mais valia ter ido beber cervejas e chamar logo o reboque, mas tava com fé que o meu lado mac gyver podesse dar ali conta do recado e que seria um brilharete para comigo mesmo , até porque estava sózinho.
    Chegue ià conclusão que todas as rodas estavam impecaveis, exceptuando a tal que já me tinha dado a sensação de ser a culpada, ou seja, a frontal do lado do pendura. Constatei que rodava com menos facilidade que a oposta e que o disco tinha um som mais metalico ao passar pela pastilha. No entanto nada mais de anormal vi, apenas constatei que a rebarba à volta do disco já esta enorme, e nalguns sitios até a desfazer-se, por isso já está na altura de trocar.

    Um aparte muito importante: como ando pouco, a ultima vez que mudei os discos já foi ha uns 4 anos , foram colocados mesmo na marca. Desde esse momento que tive a sensação de que o carro tremia ligeiramente ao travar a 100km/h , mas pode ter sido coincidencia.
    Este problema já me acompanha há uns anos, já mandei calibrar as rodas, já as mudei de eixo , e o tremer a 100km/h está sempre lá,e não é só quando travo, quando vou em auto estrada a 100 também o sinto, mas muito ténue, sendo que quando travo sinto-o mais.
    Já testei a descer serras, e nota-se bem que , por exemplo vou a 130, com tudo super suave, dou um cheirinho de travao e continua tudo suave e sem tremuras. Á medida que a velocidade vai descendo , quando o ponteiro passa pelos 100 aos 95 km/h lá estão as treuras, e abaixo dos 95 desaparecem de novo.
    Será que isto é um disco que veio empenado ou será alguma folga na direcção ou suspensão ? Seja como for, este aparte é porque sinto que é da tal roda frontal do lado do pendura que a tal vibração advem, a mesma que me obrigou agora a empanar.

    Continuando, lá segui viagem, mas após uns 3 kms o som metalico continuava, comecei a sentir sons metalicos de coisas a partir (talves bocados de rebarba do disco a saltar), e acabei por sair da A28 e ligar para a assist em viagem. QUando parei aquilo tava mm mau, sentia mm algo metalico a roçar no disco, e aquela roda a dar toque de travao sozinha.

    Impecavel a assist em viagem que providenciou.me um taxi para me trazer a Santarém, com um taxista igualmente impecável, o sr Paulo Pereira da empresa Origix do porto. Sem duvida um profissional que prestigia a classe, tantas vezes mal afamada.

    Hoje vou comprar discos e pastilhas.
    Como ando pouco, prefiro olhar mais para a qualidade do que para o preço, e travões é daquelas coisas em que nao vale a pena poupar.

    Será que as pastilhas e discos do concorrencia, as vezes ate da mesma marca alemã que fabrica para a MB, serão iguaizinhas às que se vendem mm na marca ?

    É que o ser da mm marca e da mesma fabrica as vezes nao quer dizer nada... certamente umas vêm mais precisas que outras, a qualidade do aço poderá não ser a mesma .. ou sou eu a filmar ?

    E o oleo de travoes, é todo igual, ou devo meter mesmo da marca ?

    Há tambem a hipotese de o problema com que estou ser de algum rolamento que se desfez, mas em principio não, deve ser mesmo travões ou bombite.

    Obrigado a todos aqueles que tiveram a paciencia de ler até aqui

    #2
    Em vez de estar a trocar discos feito DJ, que tal verificar o estado dos rolamentos?

    Comentário


      #3
      O material de travagem, embraiagem, rolamentos, oleos de travões, oleo de motor,... não é de nenhuma marca automovel, só muda as caixas de papelão e o preço.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
        (...)Hoje vou comprar discos e pastilhas.
        Como ando pouco, prefiro olhar mais para a qualidade do que para o preço, e travões é daquelas coisas em que nao vale a pena poupar.

        Será que as pastilhas e discos do concorrencia, as vezes ate da mesma marca alemã que fabrica para a MB, serão iguaizinhas às que se vendem mm na marca ?

        É que o ser da mm marca e da mesma fabrica as vezes nao quer dizer nada... certamente umas vêm mais precisas que outras, a qualidade do aço poderá não ser a mesma .. ou sou eu a filmar ?

        E o oleo de travoes, é todo igual, ou devo meter mesmo da marca ? (...)
        Os travões são muito importantes nos carros, mas creio que não precisas de ter medo de comprar discos e pastilhas de marcas da concorrência. Tens marcas de discos e travões que com certeza serão até melhores que os de origem... por exemplo Brembo, ou D2... há muita coisa boa por aí, muitas vezes até mais caras que as de origem e bem melhores

        Relativamente ao óleos de travões e qualquer líquido que colocas no motor, já sou defensor que deves colocar as coisas aconselhadas "pela marca", porque hoje em dia, nem a própria "marca" coloca líquidos aconselhados pela "marca". Secalhar é confuso, mas com um exemplo ficas a perceber:
        - à uns 3 meses fui meter o meu carro na Santomar (Honda) para me fazerem a revisão, que incluia mudar o óleo. Quando se abre o capôt do carro existe um autocolante a dizer: óleo aconselhado Shell Helix 05w40. Na factura dos serviços apareceu óleo Galp Premium 10w40. Quando os questionei disseram que por questões de política comercial já não se usa o óleo Shell.

        Eu concordo que o melhor óleo para aquele motor seja um 10w40, mas ao menos colocavam a mesma marca aconselhada pela Honda que foi quem fabricou a m#rda do carro... mas pronto. Passei-me um bocado da cabeça na altura...

        Por isso, concluindo te digo a minha opinião:
        - partes mecânicas dos carros: podes colocar da concorrência que hoje em dia há coisas bem melhores;
        - líquidos: só aconselhados pela marca.



        Cumps!
        Editado pela última vez por LEMF; 03 January 2011, 08:41.

        Comentário


          #5
          Como já disseram podes meter uns Brembo mais pastilhas ferodo premier e siga.

          Por vezes as marcas usam o mesmo material mas sem os nomes dos fabricantes.

          Quanto ao oleo dos travões convem trocar , pois como dizes que os discos tem muita rebarba durante as manutenções o mecanico deve ter acrescentado o nivel de oleo e agora ao meter novos discos e pastilhas para retrair o bombito é preciso tirar oleo ou trocar por um novo.

          Sobre a vibração presumo que as tuas maxilas seijam Bosch?

          Já não é o primeiro relato de uma vibração por volta dos 100 km/h , que tenho lido em varios foruns.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Scuderia Ver Post
            Como já disseram podes meter uns Brembo mais pastilhas ferodo premier e siga.

            Por vezes as marcas usam o mesmo material mas sem os nomes dos fabricantes.

            Quanto ao oleo dos travões convem trocar , pois como dizes que os discos tem muita rebarba durante as manutenções o mecanico deve ter acrescentado o nivel de oleo e agora ao meter novos discos e pastilhas para retrair o bombito é preciso tirar oleo ou trocar por um novo.

            Sobre a vibração presumo que as tuas maxilas seijam Bosch?

            Já não é o primeiro relato de uma vibração por volta dos 100 km/h , que tenho lido em varios foruns.
            Boas! Não faço ideia se as maxilas sejam bosch, mas posso tentar perceber isso. São as de origem do Classe E W210 avantgarde do ano de 2000, isso por si só diz alguma coisa ?

            Mas pera ai... maxilas não são aquelas coisas que funcionam dentro dos travões de tambor ?? Esta carrinha tem travões de disco às 4 rodas...

            E esse relato da vibração a 100 km/h que tiveste foi em carrinhas classe E ?
            Editado pela última vez por Civismo; 03 January 2011, 12:18.

            Comentário


              #7
              Bombitos

              Caso o problema esteja num bombito, muda-se só o que está avariado, ou é melhor mudar logo o par, uma vez que já têm 10 anos (e 230.000kms) ?

              Para sangrar o sistema de travagem é o sistema à antiga, ou neste tipo de carros requer algum cuidado ou equipamento especial ?

              Obrigado

              Abel

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                Boas! Não faço ideia se as maxilas sejam bosch, mas posso tentar perceber isso. São as de origem do Classe E W210 avantgarde do ano de 2000, isso por si só diz alguma coisa ?

                Mas pera ai... maxilas não são aquelas coisas que funcionam dentro dos travões de tambor ?? Esta carrinha tem travões de disco às 4 rodas...

                E esse relato da vibração a 100 km/h que tiveste foi em carrinhas classe E ?
                Maxilas é igual as pinças.

                O relato que vi foi numa serie de pinças bosh montadas em 2002/2003 que davam uma vibração anormal por volta dos 100 km/h carros como citroen e pug era frequente.

                Se tiveres o bombito da pinça "colado" e se fores para trocar pedia opiniões , eu por descarga de consciençia trocava tudo não vá na IPO reprovar no teste de travagem por uma pinça travar mais que a outra

                Comentário


                  #9
                  Já me aconteceu o mesmo (vibrar) e depois de mudar uma data de coisas afinal era uma jante empenada!!!!!!

                  Tinha os mesmos sintomas, so vibrava tenuamente ao travar, com velocidades abaixo dos 100km/h até mais ou menos 85km/h...

                  Comentário


                    #10
                    Já me aconteceu algo parecido no Verão passado: foram trocados discos e pastilhas e o problema resolveu-se.

                    A Mercedes não fabrica discos, nem pastilhas nem óleo dos travões.
                    Todas as marcas das peças que precisas estão homologadas pelas normas europeias. Tens muito por onde escolher. Normalmente a Brembo tem boa relação qualidade\preço, mas é só um exemplo.

                    Comentário


                      #11
                      Convém despistar a origem dessa vibração, pois podes trocar peças e ficar na mesma ou até danificá-las.
                      Em relação ao fabricante das peças, na minha opinião, comprar na Mercedes (nesse caso) será mais caro, em principio, do que comprar fora, mas tens a certeza que as peças cumprem os requisitos. Se comprares fora, depende do que comprares. Tanto podes comprar a mesma peça, como uma melhor, como uma pior. Supostamente, qualquer peça que é feita para o modelo X, cumpre os requisitos. Mas eu não me fio nisso. Há diferenças no material, tanto que há preços diferentes.
                      Em relação ao óleo de travões, tens de respeitar o tipo de óleo (DOT). A marca não será muito importante.

                      Comentário


                        #12
                        isto nao devia estar nas boxes?

                        já agora, eu meti pastilhas pager, paige ou algo do género no meu carro, em vez de ferodo para experimentar. também são uma opção, mas mete brembo se não conheceres mais marcas. será que estas "pager" são alguma coisa de jeito?

                        Comentário


                          #13
                          Como já foi referido e muito bem, muda a caixa e o preço, há fabricantes específicos para esse material, desde a Bosch, a Fedoro, Mintex...

                          Aconselho a dar aqui uma vista de olhos:

                          Oscaro.es : venta on line de repuestos auto de origen a precio de descuento

                          A mim recomendaram-me os calços Mintex.

                          No meu carro (Toyota) a marca empregue é Bosch. Pelo menos travam bem, mas curiosamente, com 46 mil kms tenho calços da frente a meio e os de trás quase a pedir reforma (e nem falo das estrias dos discos de trás).

                          Quando for a hora de trocar vou perguntar por alternativas à marca (para manter a garantia e respectiva extensão), porque chegar aos 60 mil e meter calços e discos, ainda por cima atrás, é estranho...

                          Comentário


                            #14
                            Tambores atras num Toyota aos 60 mil kms algo vai mal...

                            Isso dura imenso das duas uma ou repartidor travagem do teu eixo esta com muita carga para os tambores ou é mesmo assim de origem o que é grave €€€€€

                            No meu carro dia a dia só troquei kit tambores traseiros aos 340 mil kms, meti agora um kit da bosch pois o da peugeot é carissimo 290€ sem iva... e sem aplicação lol

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                              O material de travagem, embraiagem, rolamentos, oleos de travões, oleo de motor,... não é de nenhuma marca automovel, só muda as caixas de papelão e o preço.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                Já me aconteceu algo parecido no Verão passado: foram trocados discos e pastilhas e o problema resolveu-se.

                                A Mercedes não fabrica discos, nem pastilhas nem óleo dos travões.
                                Todas as marcas das peças que precisas estão homologadas pelas normas europeias. Tens muito por onde escolher. Normalmente a Brembo tem boa relação qualidade\preço, mas é só um exemplo.
                                As marcas não estão homologadas, quanto muito são certificadas/acreditadas!
                                No caso dos componentes, apenas as pastilhas de travão são obrigadas
                                a seguir uma norma, a ECER90.
                                Existe depois toda a série de fluidos utilizados no ramo, esses sim, estão
                                todos normalizados.
                                Editado pela última vez por Shaft; 03 January 2011, 21:36.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Scuderia Ver Post
                                  Maxilas é igual as pinças.

                                  O relato que vi foi numa serie de pinças bosh montadas em 2002/2003 que davam uma vibração anormal por volta dos 100 km/h carros como citroen e pug era frequente.

                                  Se tiveres o bombito da pinça "colado" e se fores para trocar pedia opiniões , eu por descarga de consciençia trocava tudo não vá na IPO reprovar no teste de travagem por uma pinça travar mais que a outra
                                  Então o que estás a dizer é que se tiver que mudar um bombito, para mudar logo ambos do eixo, nao é ? Alguem faz ideia de quanto custa um par de bombitos destes da MB ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                                    Já me aconteceu o mesmo (vibrar) e depois de mudar uma data de coisas afinal era uma jante empenada!!!!!!

                                    Tinha os mesmos sintomas, so vibrava tenuamente ao travar, com velocidades abaixo dos 100km/h até mais ou menos 85km/h...

                                    Neste caso não é, pois já troquei as rodas do eixo da frente para o de tras, e mandei calibrar as rodas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      isto nao devia estar nas boxes?

                                      já agora, eu meti pastilhas pager, paige ou algo do género no meu carro, em vez de ferodo para experimentar. também são uma opção, mas mete brembo se não conheceres mais marcas. será que estas "pager" são alguma coisa de jeito?
                                      Eu optei por pedir a um amigo meu que é condutor profissional , que me vai trazer da casa foguetes em lx.
                                      Ainda nao sei qual a marca que trará, mas depois posto. Vou montar discos novos à frente, e pastilhas nas 4 rodas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                        O material de travagem, embraiagem, rolamentos, oleos de travões, oleo de motor,... não é de nenhuma marca automovel, só muda as caixas de papelão e o preço.
                                        Nem mais

                                        Vou dar aqui 1 exemplo: 1 filtro de oleo da citroen para o meu carro, custa 10€ + iva. Da purflux, que é a marca que os fabrica para a citroen, custa 5 euros.

                                        A diferença é, que 1 diz citroen no filtro e, lá meio escondido, tem o simbolo da purflux. O outro só diz purflux.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                          Nem mais

                                          Vou dar aqui 1 exemplo: 1 filtro de oleo da citroen para o meu carro, custa 10€ + iva. Da purflux, que é a marca que os fabrica para a citroen, custa 5 euros.

                                          A diferença é, que 1 diz citroen no filtro e, lá meio escondido, tem o simbolo da purflux. O outro só diz purflux.
                                          O facto de ser da mesma marca e eventualmente feito na mesma fabrica, nao quer dizer que seja igual ...
                                          Fico sempre receoso, pois sei que omoletas sem ovos não se fazem ...

                                          Eu tenho uma oficina de computadores... se eu pegar em duas caixas de computador iguais, colar-lhe autocolantes iguais , não significa que la dentro estejam motherboards iguais, rams iguais, processdores iguais, discos iguais, fontes iguais...
                                          No entanto tem a mesma caixa, é da mesma marca e é feito no mesmo sitio ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                            Nem mais

                                            Vou dar aqui 1 exemplo: 1 filtro de oleo da citroen para o meu carro, custa 10€ + iva. Da purflux, que é a marca que os fabrica para a citroen, custa 5 euros.

                                            A diferença é, que 1 diz citroen no filtro e, lá meio escondido, tem o simbolo da purflux. O outro só diz purflux.
                                            E o que é que isso tem a ver com o que foi escrito pelo user VitorPatricio ?
                                            Uma coisa é você adquirir o componente do fabricante original, neste caso
                                            a Purflux. Outra será dizer que o Purflux é igual ao original, igual ou Mahle,
                                            igual ao Crossland, Filtron, Sofima e por aí a diante!
                                            O que você acabou de escrever só quer dizer uma coisa, que existe o componente
                                            original e depois uma série de cópias...
                                            Editado pela última vez por Shaft; 03 January 2011, 22:26.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                              O facto de ser da mesma marca e eventualmente feito na mesma fabrica, nao quer dizer que seja igual ...
                                              Fico sempre receoso, pois sei que omoletas sem ovos não se fazem ...

                                              Eu tenho uma oficina de computadores... se eu pegar em duas caixas de computador iguais, colar-lhe autocolantes iguais , não significa que la dentro estejam motherboards iguais, rams iguais, processdores iguais, discos iguais, fontes iguais...
                                              No entanto tem a mesma caixa, é da mesma marca e é feito no mesmo sitio ...
                                              Amigo, estamos a falar de material para carros alguma marca vai ter de fazer as peças para as marcas...

                                              Eu sou profissional do ramo automovel, sei bem como neste ramo as coisas funcionam.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                Como já foi referido e muito bem, muda a caixa e o preço, há fabricantes específicos para esse material, desde a Bosch, a Fedoro, Mintex...

                                                Aconselho a dar aqui uma vista de olhos:

                                                Oscaro.es : venta on line de repuestos auto de origen a precio de descuento

                                                A mim recomendaram-me os calços Mintex.

                                                No meu carro (Toyota) a marca empregue é Bosch. Pelo menos travam bem, mas curiosamente, com 46 mil kms tenho calços da frente a meio e os de trás quase a pedir reforma (e nem falo das estrias dos discos de trás).

                                                Quando for a hora de trocar vou perguntar por alternativas à marca (para manter a garantia e respectiva extensão), porque chegar aos 60 mil e meter calços e discos, ainda por cima atrás, é estranho...
                                                Essa questão dos Auris gastarem os travões mais atrás, já foi referida e parece que é feitio.

                                                Já li isso algures que é mesmo assim (vai-se lá perceber o porquê).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Scuderia Ver Post
                                                  Tambores atras num Toyota aos 60 mil kms algo vai mal...

                                                  Isso dura imenso das duas uma ou repartidor travagem do teu eixo esta com muita carga para os tambores ou é mesmo assim de origem o que é grave €€€€€

                                                  No meu carro dia a dia só troquei kit tambores traseiros aos 340 mil kms, meti agora um kit da bosch pois o da peugeot é carissimo 290€ sem iva... e sem aplicação lol
                                                  No caso, o carro tem travões de disco atrás e não tambores.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                                                    E o que é que isso tem a ver com o que foi escrito pelo user VitorPatricio ?
                                                    Uma coisa é você adquirir o componente do fabricante original, neste caso
                                                    a Purflux. Outra será dizer que o Purflux é igual ao original, igual ou Mahle, igual ao Crossland, Filtron, Sofima e por aí a diante!
                                                    O que você acabou de escrever só quer dizer uma coisa, que existe o componente
                                                    original e depois uma série de cópias...
                                                    Amigo, muitas vezes, só muda a embalagem

                                                    Eu por acaso sei a marca que trabalha para a citroen, para as outras não sei.

                                                    No outro dia um amigo, comprou uns calços para o seu audi a3, da marca que os fabrica para a audi, que agora não me lembro qual é, mas pagou menos 20 euros do que se fosse a dizer audi no proprio calço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Entre o "muitas vezes" e o "todos as vezes", vai uma grande diferença!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu pus umas pastilhas "Raicam" no meu carro e acho que têm pouca resistência à fadiga e pouco "bite". Da próxima vêm umas Ferodo..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Atenção ao seguinte: meter pastilhas Brembo e discos de outra marca qualquer que não seja compativel com pastilhas mais soft (como é o caso das Brembo), pode resultar em chiadeira quando travas... se queres evitar isto é melhor investigares primeiro

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                            Atenção ao seguinte: meter pastilhas Brembo e discos de outra marca qualquer que não seja compativel com pastilhas mais soft (como é o caso das Brembo), pode resultar em chiadeira quando travas... se queres evitar isto é melhor investigares primeiro
                                                            Com o devido respeito, isso não faz sentido nenhum.

                                                            Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

                                                            Comentário

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