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Troca de Jante 16"" para jante 17""

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    Troca de Jante 16"" para jante 17""

    Boa tarde,

    Tenho um amigo com um Mercedes C220 SportCoupe e quer trocas as jantes de 16, para 17.

    Será que ganha alguma coisa em segurança?

    E a nível de consumos, será que vão aumentar?

    Cumprimentos,
    Miguel.

    #2
    Ganhas em segurança, uma vez que o pneu em 17" terá o perfil mais baixo, logo é mais estável em curva, e tem maior superfície de contacto, por ser também mais largo. Permite aderência ligeiramente superior.
    Vais perder seguramente em conforto e nos consumos.
    No meu caso, as médias subiram 0,5L.

    Comentário


      #3
      Eu passei de 16" 205/55 para 17" 225/45 e não notei aumento de consumo.
      Astra H caravan 1.7cdti 125cv

      Mas também rebaixei 30mm o que se calhar compensou.

      Agora 0,5l de aumento acho muito.

      De referir que o carro fica muito mais estável e seguro em todas as situações, com muito mais grip!
      Mas também mudei-lhe os pneus para uns muito melhores. Basta isso para sentires logo diferença!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post

        De referir que o carro fica muito mais estável e seguro em todas as situações, com muito mais grip!
        Mas também mudei-lhe os pneus para uns muito melhores. Basta isso para sentires logo diferença!
        Pois, convém referires o segundo ponto. É que dizer que fica muito mais estável é um pouco exagerado.

        Ganha-se 1 km/h de velocidade de passagem em curva, mas também se perde agilidade. A jante de 16 até costuma ser um melhor compromisso.

        Comentário


          #5
          Notas sempre diferença. Não é uma coisa dia/noite mas notas. Depende também do carro em questão, que toda a sua estrutura tem relevância para se dar melhor ou pior com uma jante maior ou menor... Há carros que durante o seu restyle o tamanho das jantes é uma das coisas que muda! Em consumos nunca ouvi falar sobre ter aumentado, isto porque ao meteres uma jante maior, o perfil do pneu diminui, ficando quase com as mesmas medidas...

          Abraço.

          Comentário


            #6
            O maior receio é apenas o consumo, pois faz muitos km por dia.

            Perde agilidade? Como assim?

            Será que o conforto vai sofrer muito? É que por si só o sportcoupe é um pouco duro.

            Agradeço desde já a todos!
            Um abraço,
            Miguel.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
              Notas sempre diferença. Não é uma coisa dia/noite mas notas. Depende também do carro em questão, que toda a sua estrutura tem relevância para se dar melhor ou pior com uma jante maior ou menor... Há carros que durante o seu restyle o tamanho das jantes é uma das coisas que muda! Em consumos nunca ouvi falar sobre ter aumentado, isto porque ao meteres uma jante maior, o perfil do pneu diminui, ficando quase com as mesmas medidas...

              Abraço.
              Não é o perfil que altera os consumos. Normalmente, quando aumentas o diâmetro da jante, a largura do pneu também sobe.

              Como o pneu é mais largo, aumenta o atrito e resistência ao rolamento e, consequentemente, o esforço do motor. É por isso que os consumos sobem.

              Além disso, se não se optar por jantes leves, uma jante maior aumenta o peso não suspenso. E já sabemos que isso também aumenta os consumos e piora as performances.

              Quanto a piorar a agilidade, isso acontece por causa do peso e, essencialmente, pelo aumento da largura do pneu. O carro passa a ter maiores índices de aderência, de facto. Mas quando estes são quebrados, também é mais difícil fazer, também é mais difícil voltarmos a por o carro onde queremos, por haver mais aderência.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                Não é o perfil que altera os consumos. Normalmente, quando aumentas o diâmetro da jante, a largura do pneu também sobe.

                Como o pneu é mais largo, aumenta o atrito e resistência ao rolamento e, consequentemente, o esforço do motor. É por isso que os consumos sobem.

                Além disso, se não se optar por jantes leves, uma jante maior aumenta o peso não suspenso. E já sabemos que isso também aumenta os consumos e piora as performances.
                Ora nem mais.

                Eu no meu fiz perto de 60.000kms com 215/55R16, e depois disso já fiz mais 60.000kms com 235/45R17
                e nas médias de consumos foi mesmo certinho +0,5L

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Como o pneu é mais largo, aumenta o atrito e resistência ao rolamento e, consequentemente, o esforço do motor. É por isso que os consumos sobem.
                  .
                  Nem sempre isto é verdade...

                  Em termos de largura, se tiver uma jante 7x17 com 225/45 em comparação a uma 7x16 com 205/55 tenho um maior base de contacto de pneu em 16" do que em 17", sendo que o mais aconselhavel neste caso será uma jante 7.5x17 com 225/45 porque a base de contacto do pneu será a mesma que em 7x16 com 205/55.

                  Não nos podemos esquecer que nem sempre o que conta é a largura do pneu em si só, tambem conta e muito a largura da jante.

                  Cumprimentos

                  Comentário

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