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Renault Mégane 1.5dCi 100 Cv 2005

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    Renault Mégane 1.5dCi 100 Cv 2005

    Boa tarde.
    Tenho uma Renault Mégane 1.5dCi 100 Cv de 2005 e tem 118 000 Km. Recentemente partiu a correia de distribuição e tenho o motor todo marado...ainda não sei quanto vai ser a "taluda" que terei de pagar.
    Ela tem as revisões recomendadas pela marca todas em dia e na marca, ou seja tem a dos 30 000, 60 000 e dos 90 000 km feitas na Vesauto (Renault). A minha questão é: dizendo no livro que se deve mudar a correia aos 120 000 Km ou 5 anos (ela vai fazer 6 anos em Março), será que posso reclamar perante a marca o sucedido? Será que eles podem vir a reconhecer o erro e ajudar pelo menos nas peças? Ela fez os 5 anos depois da revisão dos 90 000 Km .O carro agora não está a ser reparado na marca porque senão nem o ordenado o Sócrates chegava...
    Agradeço que me dêem a vossa opinião e já agora quanto acham que será a reparação.
    Obrigado pela ajuda e atenção.
    Atentamente
    António Dias

    #2
    se não estiver na garantia o mais certo é comparticiparem

    se não está na marca e já está quase nos 6 ai vão tentar fugir...
    Editado pela última vez por MonteiroRibas; 03 January 2011, 19:40.

    Comentário


      #3
      Poderão eventualmente comparticipar mas tendo passado quase mais 1 ano para alem dos 5 anos limite, não sei não.

      Depois mantém-nos informados.

      Comentário


        #4
        Se já ultrapassou os 5 anos são capazes de torcer o nariz.. Contudo, as correias de distribuição são esquisitas, pois conheço muito boa gente que anda com elas mais 30 a 40 mil km e não partem.. Pura sorte.. A tua chegou ao limite de idade e partiu logo.

        Comentário


          #5
          Foi no que reparei e que ja devia ter sido mudada quase a 1 ano.

          o mais certo é eles nao quererem comparticipar mas nao custa tentar.
          mas para eles comparticiparem a reparação não tem de ser feita na renault ??

          Comentário


            #6
            O carro não ta na Renault, ardeu a tenda. Não há comparticipação para ninguém...

            Comentário


              #7
              Não tens o carro na Renault e ainda por cima pelas recomendações deles deverias ter mudado a correia a quase 1 ano duvido que comparticipem grande coisa. Para começar terias que meter o carro na Renault, depois apertar com eles, mas coloco sérias dúvidas que haja resultados...

              A dias vi um exemplo de uma Scenic que foi o motor ao ar já fora da garantia e que a Renault assumiu a reparação na totalidade, mas era um carro com 3 anos e picos e cerca de 100 mil kms (DCI de 105cv).

              Comentário


                #8
                Se tivesse todas as revisões na marca a tempo e horas, já tinha mudado esse componente...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Se tivesse todas as revisões na marca a tempo e horas, já tinha mudado esse componente...
                  Tenho as revisões feitas a tempo e horas na marca...

                  Comentário


                    #10
                    Foi azar...

                    Por norma eu faço assim no 2.0 Hdi a pug diz para trocar aos 160 mil kms , eu troco aos 140 mil kms... prefiro trocar antes do que depois gastar mais de 1000 € rectificar cabeça do motor etc...

                    Boa sorte

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Antonio74 Ver Post
                      Tenho as revisões feitas a tempo e horas na marca...
                      Desculpa a franqueza mas não tem.

                      A tê-las, a mudança da correia já deveria ter ocorrido à cerca de um ano. E isto não se verificou e é isto que te vão argumentar e dizer quando te responderem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Antonio74 Ver Post
                        Tenho as revisões feitas a tempo e horas na marca...

                        Um pormenor (importante!) - quando fizeste a revisão dos 90 mil, antes ou depois dos 5 anos?

                        Seja como for podes sempre levar o carro à Renault e ver como corre a coisa. Secalhar não pagam tudo, mas podem comparticipar. Se não queres deixar lá o carro (porque podem cobrar o espaço), manda uma carta registada ao stand e avisa da situação. Depois eles dão resposta e vês como corre.

                        É sempre chato, mas vale a pena expor o problema e ver se corre bem ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Antonio74 Ver Post
                          Tenho as revisões feitas a tempo e horas na marca...

                          quando e que foi feita a ultima revisao ??
                          km que tinha na altura ??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
                            quando e que foi feita a ultima revisao ??
                            km que tinha na altura ??

                            Boa noite.
                            Está tudo no primeiro post. A carrinha partiu a correia com 118000 Km e fez todas as revisões na Vesauto da Venda Seca (Belas-Sintra), ou seja 30, 60 e 90 mil Km. Fez a revisão dos 90 mil antes dos 5 anos. Já tinha programado a sua mudança (correia), em termos de dinheiro, agora para os 120 mil Km. Não sei se posso argumentar alguma coisa, a não ser que a correia esteja "programada" para partir aos 120 001 Km ou assim que fizer 5 anos pode partir a qualquer hora do dia ou da noite, até mesmo com o carro parado... é uma má, eu sei, mas acho um bocado estranho a correia partir nesta altura...
                            Obrigado pelas vossas opiniões.
                            Cump
                            António

                            Comentário


                              #15
                              Bem isso de partir correias é relativo. Conheço uma pessoa a quem partiu a correia numa Kangoo com 50 mil kms, já fora da garantia... é relativo..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Desculpa a franqueza mas não tem.

                                A tê-las, a mudança da correia já deveria ter ocorrido à cerca de um ano. E isto não se verificou e é isto que te vão argumentar e dizer quando te responderem.

                                Não deves ter lido bem o primeiro post...


                                Em relação ao autor do tópico, não perdes nada em tentar mas sem muitas esperanças.
                                A mesma já deveria ter sido mudada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                  Não deves ter lido bem o primeiro post...
                                  (...)
                                  A mesma já deveria ter sido mudada.
                                  se não foi mudar a correia aos 5 anos, não tem a manutenção em ordem. simples.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Off topic: A minha mãe tem um peugeot 206 de 2000 e segundo a peugeot deve-se mudar a correia aos 120k km ou no fim de 10 anos

                                    No mês de Dezembro foi a revisão dos 90k km mas já praticamente com 11 anos feitos ou seja andou um ano a mais com a correia segundo os mecânicos da peugeot e não aconteceu nada! Sorte ou não ela vai mandar trocar este mês para não ter algum tipo de problemas.

                                    On topic:

                                    Tenta alguma coisa com eles pois não perdes nada mas quase de certeza que irás ter de desembolsar tudo do teu bolso!

                                    Mantém o pessoal informado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                      Não deves ter lido bem o primeiro post...


                                      Em relação ao autor do tópico, não perdes nada em tentar mas sem muitas esperanças.
                                      A mesma já deveria ter sido mudada.
                                      A Renault preconiza mudança da correia de distribuição a a cada 120.000 km ou 5 anos, o que ocorrer 1º.

                                      Se uma destas premissas não foi cumprida, como se pode dizer que a manutenção foi feita a tempo e horas ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim tens razão da parte do carro, este não tem a revisão a tempo e horas, no entanto o autor do tópico tem ido sempre á oficina a tempo e horas, no que há kilometragem diz respeito. Interpretei mal o que querias dizer.

                                        Partindo do principio que o carro na ultima revisão tinha 80 e tal mil km, e perto dos 5 anos fazendo a média km\ano que o carro tem, houve algum desleixo por parte do dono que não previu essa situação...
                                        Como tal a marca deverá limpar as mãos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Antonio74 Ver Post
                                          Boa noite.
                                          Está tudo no primeiro post. A carrinha partiu a correia com 118000 Km e fez todas as revisões na Vesauto da Venda Seca (Belas-Sintra), ou seja 30, 60 e 90 mil Km. Fez a revisão dos 90 mil antes dos 5 anos. Já tinha programado a sua mudança (correia), em termos de dinheiro, agora para os 120 mil Km. Não sei se posso argumentar alguma coisa, a não ser que a correia esteja "programada" para partir aos 120 001 Km ou assim que fizer 5 anos pode partir a qualquer hora do dia ou da noite, até mesmo com o carro parado... é uma má, eu sei, mas acho um bocado estranho a correia partir nesta altura...
                                          Obrigado pelas vossas opiniões.
                                          Cump
                                          António

                                          a minha dci mudou quando completou 5 anos tinha 60 e tal mil/km e o mecânico disse que estava um pouco ressequida mas ainda aguentava mais uns km em cima

                                          vai a renault e tenta
                                          boa sorte com a resolução do problema.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            A Renault preconiza mudança da correia de distribuição a a cada 120.000 km ou 5 anos, o que ocorrer 1º.

                                            Se uma destas premissas não foi cumprida, como se pode dizer que a manutenção foi feita a tempo e horas ?
                                            Percebo onde queres chegar, mas se o user refere que a manutenção foi sempre efectuada na Vesauto, ainda mais razão tem para reclamar pois quando lhe fizeram a revisão dos 90k deveriam logo ter, pelo menos, avisado para a probabilidade de passar dos 5 anos até á próxima revisão.

                                            Mais, como sabes, raro é o mecânico/oficina Renault que não torce o nariz aos 120k e aconselha a mudança aos 90k. A própria Renault fá-lo em certos motores (penso que no 1.9 dCi).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Percebo onde queres chegar, mas se o user refere que a manutenção foi sempre efectuada na Vesauto, ainda mais razão tem para reclamar pois quando lhe fizeram a revisão dos 90k deveriam logo ter, pelo menos, avisado para a probabilidade de passar dos 5 anos até á próxima revisão.
                                              Correcto. E seria simpático da parte da oficina avisar o cliente de que deveria substituir os elementos a tempo. Até porque há quem o faça, mesmo em outras marcas.

                                              Mas não é um dever / obrigação da oficina. Infelizmente.

                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Mais, como sabes, raro é o mecânico/oficina Renault que não torce o nariz aos 120k e aconselha a mudança aos 90k. A própria Renault fá-lo em certos motores (penso que no 1.9 dCi).
                                              Os meus carros mudam aos 100.000 km, isto se não atingirem a idade 1º. A conselho de um ponto de assistência da marca.

                                              O 1.9 dCi muda à mesma quilometragem / idade que o 1.5 dCi. Já o 1.9 dTi faz a cada 75.000 km...

                                              Mas o que se nota é que para precaver situações aborrecidas, seja normal e comum antecipar (e bastante) a substituição dos elementos que compõem a distribuição.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Correcto. E seria simpático da parte da oficina avisar o cliente de que deveria substituir os elementos a tempo. Até porque há quem o faça, mesmo em outras marcas.

                                                Mas não é um dever / obrigação da oficina. Infelizmente.

                                                Os meus carros mudam aos 100.000 km, isto se não atingirem a idade 1º. A conselho de um ponto de assistência da marca.

                                                O 1.9 dCi muda à mesma quilometragem / idade que o 1.5 dCi. Já o 1.9 dTi faz a cada 75.000 km...

                                                Mas o que se nota é que para precaver situações aborrecidas, seja normal e comum antecipar (e bastante) a substituição dos elementos que compõem a distribuição.
                                                Concordo que a responsabilidade efectiva seja do cliente, mas a oficina também deveria alertar e, neste caso, pelo menos, comparticipar nos custos.

                                                Há coisa de 1 ano vi em Telheiras uma "Nota/Informação" no balcão da recepção a aconselhar a mudança aos 90k em vez de 120k como refere no manual. Só não tenho a certeza de qual o motor em concreto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Concordo que a responsabilidade efectiva seja do cliente, mas a oficina também deveria alertar e, neste caso, pelo menos, comparticipar nos custos.

                                                  Há coisa de 1 ano vi em Telheiras uma "Nota/Informação" no balcão da recepção a aconselhar a mudança aos 90k em vez de 120k como refere no manual. Só não tenho a certeza de qual o motor em concreto.


                                                  Sim é da responsabilidade do propietário, no entanto, ficava bem á oficina alertar para o facto da correia passar o prazo de 5 anos até á proxima revisão dos 120.000km, eu tive um MeganeII dci, quando foi á revisão dos 90.000km tinha pouco mais de 2 anos e aconselharam-me a trocar. Deram-me toda a informação.
                                                  Quem fica com o prejuizo é sempre o lesado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                    Concordo que a responsabilidade efectiva seja do cliente, mas a oficina também deveria alertar e, neste caso, pelo menos, comparticipar nos custos.
                                                    Terá de ser forçosamente a Renault e não o representante. Conhecendo o meio, é muito difícil que seja o 2º a acatar com parte da despesa. Se às vezes já em garantia é o que é, fora dela nem quero imaginar...

                                                    Eu só lamento é que as pessoas não estejam um pouco mais informadas e tentem estar o mais possível. Evitar-se-iam muitos dissabores...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa noite.
                                                      Amanhã vêem as peças novas. Partiu a árvore de cames, todos os apoios da mesma, empenou algumas válvulas e mais umas pequenas coisas.
                                                      Vai ser uma batelada...
                                                      quando estiver pronta eu dou notícias.
                                                      Cump
                                                      António

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Antonio74 Ver Post
                                                        Boa noite.
                                                        Amanhã vêem as peças novas. Partiu a árvore de cames, todos os apoios da mesma, empenou algumas válvulas e mais umas pequenas coisas.
                                                        Vai ser uma batelada...
                                                        quando estiver pronta eu dou notícias.
                                                        Cump
                                                        António

                                                        Devias ter pedido um orçamento 1º, assim sabias o que ias gastar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boa noite a todos.
                                                          Só hoje tive a carrinha...finalmente!!!
                                                          Levou um cabeça de motor nova e mais umas coisas. Amanhã terei a lista completa das peças que levou. Teve de levar um injector...
                                                          No final 1525€. Há quem ache muito, eu achei o preço normal.
                                                          Noto que o motor está com um trabalhar mais certo, silencioso e suave.
                                                          A única coisa que me está a faltar é o código do auto-rádio...como esteve desligada a bateria, o auto-rádio não funciona ... se alguém souber o código
                                                          Obrigado pela opinião de todos.
                                                          Cumprimentos
                                                          António

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O código tens de o ter. Vê se não está agrafado ou escrito na 1ª folha do manual de manutenção.

                                                            Ou vai à Renault e pede-o, basta a matrícula.

                                                            Comentário

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