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    vela encharcada com oleo

    Boa noite pessoal!
    Tenho um corsa c van 1.3 cdti de 2006.
    Hoje decidi mudar as velas do meu carro, pois o carro estava a custar a pegar, e mandava muito fumo branco a frio.
    Para minha surpresa, ao tirar a vela do 3 cilindro, ela veio toda encharcada com óleo... as restantes vinham secas...
    alguém sabe o que possa ser isso? haverá falta de compressão neste cilindro?
    os injectores foram revistos e calibrados, e um mudado no mês de novembro.

    Obrigado

    #2
    Vais a uma oficina de jeito e mandas medir compressao, mas para a vela vir assim é porque já deve haver problema nesse cilindro.

    Comentário


      #3
      pois... é o que eu penso... é muito mau sinal... se fosse combustível seria sinal de uma mistura muito rica...
      o bom é que o carro ainda tem um mês de garantia!

      Comentário


        #4
        Então se o carro ainda tem um mês de garantia, trata disso o quanto antes.

        De facto se vela está cheia de óleo, é porque esse cilindro já não estará nas melhores condições.

        Comentário


          #5
          Já agora, aqui fica o seguinte:

          As avarias nas velas de incandescência indicam frequentemente falhas de rendimento do motor ou na selecção e instalação das mesmas.

          Haste corroída


          Causas:Falha do controlador da vela; Voltagem incorrecta; Tipo de vela incorrecto; Câmara de combustão comprimida devido a um aperto excessivo.
          Remédio:Comprovar e / ou instalar o controlador da vela e verificar se o tipo de vela é o correcto para o veículo. A vela deve-se instalar com cuidado utilizando uma chave dinamométrica e prestando especial atenção ao torque recomendado.

          Haste derretida ou partida
          Causas: Injectores (ignição demasiado avançada, pressão da injecção incorrecta, boquilhas com perdas); Óleo na câmara de combustão (sobreaquecimento devido a um nível de óleo demasiado alto); Guias de válvulas gastas; Segmentos do pistão partidos.
          Remédio:Recalibrar o sistema de injecção; Substituir os segmentos do pistão e as guias de válvulas; Corrigir o nível de óleo no motor.


          Circuito aberto com a haste (aparentemente sem danos)

          Causas: Sistema eléctrico com defeito provocando uma sobretensão; Falha no controlador da vela.
          Remédio: Comprovar e / ou substituir o controlador da vela.


          Ponta da haste danificada
          Causas: Sobreaquecimento da haste causado por: Ponto de injecção antecipado provocando um sobreaquecimento da haste e da resistência. A resistência fica frágil e parte.
          Câmara de combustão comprimida devido a aperto excessivo.
          Remédio:Recalibrar o sistema de injecção. Ao enroscar a vela verificar o torque especificado pelo fabricante do veículo. Não olear a rosca.


          in: http://www.fcvc.pt/tecnico/diagin.htm
          Editado pela última vez por nto; 05 January 2011, 00:32.

          Comentário


            #6
            Haste derretida ou partida

            a que vi parecia mais com este tipo.
            aliás as outras também tinham um mau aspecto, mas penso que erá so carvão acumulado nas pontas.
            fiz o teste de ligar com um fio à bateria, e ligavam, se bem que uma não deu sinal, e essa não era a do 3º cilindro...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tiagfer Ver Post
              Haste derretida ou partida

              a que vi parecia mais com este tipo.
              aliás as outras também tinham um mau aspecto, mas penso que erá so carvão acumulado nas pontas.
              fiz o teste de ligar com um fio à bateria, e ligavam, se bem que uma não deu sinal, e essa não era a do 3º cilindro...
              Se tens uma que nem deu sinal, então essa já deve ter "morrido".

              Comentário


                #8
                Belo post (5), nto
                A minha opinião também é essa - o cilindro já está com problemas. Activar a garantia, siga!

                Comentário


                  #9
                  Isso quase de certeza que é a junta da tampa de valvulas.

                  Aconteceu-me isso uma vez num outro carro e foi só trocar, em 10 minutos estava resolvido. Pede para verem se é isso para não indrominarem outras coisas mais demoradas.

                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                    Isso quase de certeza que é a junta da tampa de valvulas.

                    Aconteceu-me isso uma vez num outro carro e foi só trocar, em 10 minutos estava resolvido. Pede para verem se é isso para não indrominarem outras coisas mais demoradas.

                    Abraço
                    Pois, foi o que pensei... acontece que hoje ao pegar na vela do 3º cilindro, reparei que aquilo não era óleo, mas sim combustível, gasóleo...
                    ou seja, aquele gasoleo não queimou, ou então o injector nº3 está a debitar em excesso, o que pode explicar o fumo franco de manhã.
                    o que noto é que o carro não perdeu potência, e está a puxar muito bem. de facto é estranho.
                    vou esperar mais uma semana para ver e vou abrir de novo as velas, se a do 3 cilindro tiver igual e se for gasoleo é certamente o ponto do retorno do injector que está mal.
                    se vier com óleo, então poderá ser disso... obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Deves evitar a todo o custo colocar esse motor a trabalhar; está a consumir óleo. O óleo ataca o metal do bloco e da cabeça; esses sintomas podem significar problema nos segmentos ou cabeça rachada.

                      A meu ver, andares mais uma semana com o carro só vai piorar a situação.

                      Gasóleo em excesso não produz fumo branco, mas sim preto. Fumo branco é óleo queimado.

                      Como está o óleo? Como está a água do circuito?

                      O meu conselho é: o mais depressa para a oficina.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Deves evitar a todo o custo colocar esse motor a trabalhar; está a consumir óleo. O óleo ataca o metal do bloco e da cabeça; esses sintomas podem significar problema nos segmentos ou cabeça rachada.

                        A meu ver, andares mais uma semana com o carro só vai piorar a situação.

                        Gasóleo em excesso não produz fumo branco, mas sim preto. Fumo branco é óleo queimado.

                        Como está o óleo? Como está a água do circuito?

                        O meu conselho é: o mais depressa para a oficina.
                        Fumo branco, água? Fumo azul, óleo? Fumo preto, gasóleo mal queimado?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Fumo branco, água? Fumo azul, óleo? Fumo preto, gasóleo mal queimado?
                          Também tenho a ideia que é essa a "ordem" dos fumos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tiagfer Ver Post
                            Pois, foi o que pensei... acontece que hoje ao pegar na vela do 3º cilindro, reparei que aquilo não era óleo, mas sim combustível, gasóleo...
                            ou seja, aquele gasoleo não queimou, ou então o injector nº3 está a debitar em excesso, o que pode explicar o fumo franco de manhã.
                            o que noto é que o carro não perdeu potência, e está a puxar muito bem. de facto é estranho.
                            vou esperar mais uma semana para ver e vou abrir de novo as velas, se a do 3 cilindro tiver igual e se for gasoleo é certamente o ponto do retorno do injector que está mal.
                            se vier com óleo, então poderá ser disso... obrigado
                            Se é combustivel faz o seguinte... Abre o capot e limpa bem a zona do injector que está a sair combustivel. Liga o carro e ve com atenção se sai combustivel pelo injector. Penso que todos os injectores teem um buraco a meio do injector que sai por lá combustivel quando um injector se estraga. Já me aconteceu (sei lá porque) o injector dar o berro e o combustivel sair por aí e fazer uma poça naquela zona.

                            Abraço.

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