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    O que fazer?

    Boa noite,
    Sou de Coimbra e fui estudar para Leiria, e por isso tive que comprar um carro para mim para me deslocar todos os fds.
    Comprei em Setembro um Polo 1043cc de '96 para desenrascar até encomendar em Janeiro um Fabia.
    Chegado a Janeiro, não temos dinheiro suficiente (e recuso-me a fazer um crédito), e mais do que isso, pus-me a pensar se seria boa ideia gastar tanto dinheiro num carro novo sendo eu muito novo e podendo fartar-me ele facilmente.

    Penso que o ideal será sem dúvida comprar um (pouco) usado daqui a uns tempos, algo do segmento C. Os Segmento B deixam muito a desejar (na minha opinião) em termos de ofertas de motor a gasolina, que é o que eu quero, entre outras coisas.
    Em Leiria tenho uma garagem alugada, logo duvido muito que possa ter neste momento um segmento C, portanto a minha duvida para os próximos 4/5 anos é se mantenho o Polo ou se pego no máximo em 10.000€ e compro um carro usado, mas bem mais recente com o Polo.

    Para ser sincero, este foi uma bela surpresa, mas gasta muito para o que anda, e para viagens longas continuo dependente do carro dos meus pais.

    Será que deo manter este carro por agora (agora implica 4/5 anos) ou devo comprar algo melhor? Esta dúvida surge com o GPL pois em 3 meses fiz 4000km, logo devem ser no mínimo dos mínimos 15000km por ano, portanto o GPL compensaria em pouco mais de 2 anos, mas estar a gastar 1500€ num carro que vale pouco mais de 1000€...

    O Polo para alem do defeito do Kit GPL ser mais caro do que o próprio carro, consume muito para o que anda, anda pouquíssimo, é antigo (segurança em falta), mas de bom tem o facto de ser um carro simples e de manutenção baratíssima.

    Obrigado.

    #2
    compra um comercial visto teres só 10.000 para gastar, ou um carro usado a gasolina por 8000 e converte a gpl.

    Comentário


      #3
      Comercial está fora de questão dado serem quase todos a diesel.

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        #4
        então a finalidade é meter gpl?
        ou estas a ponderar fazer esses Km todos com um carro a gasolina?

        Comentário


          #5
          com esse valor comprava algo a diesel com 1 anito, segmento B

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
            com esse valor comprava algo a diesel com 1 anito, segmento B
            eu com 10.000 para fazer muitoskilometros ou comprava um diesel ou um carro para converter para gpl.

            Comentário


              #7
              Em primeiro lugar, acho que és bastante sensato em NÃO COMPRAR A CREDITO!!

              Segundo, depende da expectativa que tens do carro. Se achas que ele estará bem em termos mecânicos para durar esses 4/5 anos...pode valer a pena o investimento.

              Caso contrário, é preferivel poupares esse valor, e antecipares a compra.

              Comentário


                #8
                Não queres diesel não é?

                Não conheço a tua realidade com o Polo e não vou dizer logo para manteres o carro por mais algum tempo, apesar de ser uma opção racional. Quanto é que ele consome?

                Comentário


                  #9
                  Se esse motor for igual ao da minha irmã(Polo de 98 1.0) é muito fiavel e com calma bastante poupadinho.

                  É certo que não é grande carro, mas já que és uma pessoa ponderada e nem queres créditos(fazes muito bem) porque não ficares com o Polo?

                  Quando acabares a facul compras um novo, mas não sei como está o Polo, nem a tua vida, como te corre a facul etc.

                  Mas se fosse a ti aguentava o Polo mais uns tempos

                  Comentário


                    #10
                    Cada vez menos se vêem exemplos destes, não tens dinheiro e não te vais meter em créditos. Parabéns!

                    Na tua situação eu pegava em algum dinheiro (menos de 10.000 euros se o dinheiro te faz falta) e comprava algo mais recente, com uns 7.000 euros mais o polo ainda tens muitas opções relativamente recentes a gasolina.

                    Comentário


                      #11
                      Dá-te por sortudo ires já para a faculadade (e suponho 1º ano) já com carro.

                      No meu tempo ia de autocarro e eram mais de 5h de viagem (Bragança-Porto).

                      Depois andava a pé pelo Porto ou de Autocarro, porque o Metro ainda era uma miragem.

                      Mantem o que tens é já é bem bom. Não dando problemas e sendo só meter gasolina e revisões é uma maravilha.

                      Não queres a diesel porque?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        Dá-te por sortudo ires já para a faculadade (e suponho 1º ano) já com carro.

                        No meu tempo ia de autocarro e eram mais de 5h de viagem (Bragança-Porto).

                        Depois andava a pé pelo Porto ou de Autocarro, porque o Metro ainda era uma miragem.

                        Mantem o que tens é já é bem bom. Não dando problemas e sendo só meter gasolina e revisões é uma maravilha.

                        Não queres a diesel porque?
                        Não gosta de fumo

                        Comentário


                          #13
                          Nao li o tópico por falta de tempo....mas uma coisa é certa....todos os kilometros que fizeres a gasolina são kilometros muito mais caros que os feitos a diesel ou gpl.

                          Muda o polo para GPL ou compra um GPL ou compra um diesel.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                            com esse valor comprava algo a diesel com 1 anito, segmento B
                            O ideal é segmento B pois não quero um carro grande. Não sou grande espingarda a estacionar e a garagem alem de pequena tem a mota lá dentro.
                            Diesel está fora de questão.

                            Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                            Em primeiro lugar, acho que és bastante sensato em NÃO COMPRAR A CREDITO!!

                            Segundo, depende da expectativa que tens do carro. Se achas que ele estará bem em termos mecânicos para durar esses 4/5 anos...pode valer a pena o investimento.

                            Caso contrário, é preferivel poupares esse valor, e antecipares a compra.
                            Eu acredito que ele esteja bom, como já disse no DB os problemas que ele tem são estéticos, mas acabo por ficar dependente do carros dos meus pais para fazer viagens maiores.

                            Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                            Não queres diesel não é?

                            Não conheço a tua realidade com o Polo e não vou dizer logo para manteres o carro por mais algum tempo, apesar de ser uma opção racional. Quanto é que ele consome?
                            Eu basicamente uso o Polo para fazer Leiria -> Coimbra -> Leiria quase todos os fim de semanas, e é o meu carro, logo uso pessoal principalmente na cidade, mas só em dias em que vá acompanhado, de tempestade ou com carga. Nos outros dias tenho a mota. Para viagens longas como já referi uso o carro dos meus pais, pois não quero fazer mais de 70km seguidos com ele.

                            Consumos: Details: Volkswagen - Polo - 1.05 FOX (6N1) - Spritmonitor.de

                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            Se esse motor for igual ao da minha irmã(Polo de 98 1.0) é muito fiavel e com calma bastante poupadinho.

                            É certo que não é grande carro, mas já que és uma pessoa ponderada e nem queres créditos(fazes muito bem) porque não ficares com o Polo?

                            Quando acabares a facul compras um novo, mas não sei como está o Polo, nem a tua vida, como te corre a facul etc.

                            Mas se fosse a ti aguentava o Polo mais uns tempos
                            Este é a carburador, o da tua imã já tem o bloco em aluminio e é de injecção, logo mais potente e poupado.
                            Eu não me importo de ficar com o Polo, os 2 senão são o conforto/segurança e estar dependente do carro dos meus pais para viagens longas. É o caraças se eles e eu decidimos ir de férias ao mesmo tempo.

                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                            Dá-te por sortudo ires já para a faculadade (e suponho 1º ano) já com carro.

                            No meu tempo ia de autocarro e eram mais de 5h de viagem (Bragança-Porto).

                            Depois andava a pé pelo Porto ou de Autocarro, porque o Metro ainda era uma miragem.
                            Na verdade é o meu 5º ano. Estive 4 anos em Coimbra e ia de autocarro também, mais tarde comecei a ir de carro quando os meus pais não precisavam dele.

                            Quanto a Leiria, tinha que ser de carro, ainda é um salto das casas para as rodoviárias, e a minha namorada também é de Coimbra e estuda em leiria, logo é o dobro da tralha, gasolina a dividir por 2, etc...

                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                            Mantem o que tens é já é bem bom. Não dando problemas e sendo só meter gasolina e revisões é uma maravilha.

                            Não queres a diesel porque?
                            Não quero diesel devido à manutenção mais cara, os próprios carros são mais caros, etc...

                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                            Nao li o tópico por falta de tempo....mas uma coisa é certa....todos os kilometros que fizeres a gasolina são kilometros muito mais caros que os feitos a diesel ou gpl.

                            Muda o polo para GPL ou compra um GPL ou compra um diesel.
                            GPL sem dúvida, a minha questão é se vale a pena converter o Polo ou mais vale comprar um carro mais recente e converte-lo.

                            Comentário


                              #15
                              O polo talvez seja um pouco limitado para as viagens, não deve ser muito agradável conduzi-lo por muitos km em claro esforço. Contudo, quando dizes que gasta muito, falas de consumos de que ordem?
                              É que duvido muito que compres um carro a gasolina que gaste menos que esse, embora haja outro tipo de mordomias que (quase) te farão esquecer dos custos acrescidos.

                              Para um orçamento de 10000€, optaria por um diesel recente de segmento B ou um gasolinas com um motor interessante para converter a gás, se bem que esta alternativa tem sempre alguns contras e há que ter em conta que a breve/médio prazo é possível que o GPL aumente o preço devido à mediatização e crescente pressão para acabar com a diferenciação em parques e dísticos..

                              Comentário


                                #16
                                Média de 7.1l. Eu sei que outro carro irá consumir o mesmo, mas anda o dobro. O meu problema com o Polo não são os consumos, mas sim os consumos para aquilo que ele anda.
                                O objectivo seja manter o Polo ou comprar outro a gasolina é converter para GPL.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu no teu lugar comprava um carro com mais de 80cv para realmente notares diferença.

                                  Eu optava por um carro relativamente recente (com 2 ou 3 anos) algo do tipo Clio III ou o novo Twingo com o motor 1.2 TCE de 100cv . São carros que tem muitos dispositivos de segurança e têm um super motor que deve ficar muito bom aliado ao GPL em termos de andamento/consumos. Devem ficar a volta dos 8000/8500€

                                  Sinceramente não acho que devas comprar com menos de 75cv porque vais ficar com a mesma sensação de gastar muito e andar pouco.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu entendo que pareça bastante estranho gastar na conversão do Polo o valor dele num kit de GPL.
                                    No entanto, e ao ritmo que a gasolina sobe em flecha aumentando a diferença para o GPL, a amortização do investimento é muito mais rápida.
                                    Não existe uma quilometragem certa para amortizar o investimento. A aposta no GPL depende essencialmente dos preços mais baixos a que conseguimos abastecer gasolina vs GPL (se for com descontos de fim-de-semana e cartões de pontos ainda melhor). Também podes ver onde te fazem a conversão do carro mais barata, esse carro é simples e não deve ter uma mão-de-obra muito demorada, o que pode significar um valor mais baixo. Por fim vem a questão dos kms que fazes por mês e onde os fazes.
                                    A malta por norma esquece-se que ao andarmos 10 kms em cidades o consumo é mais alto do que ao andarmos 10 kms tranquilamente numa via rápida, ou seja, percursos com mais consumo significam mais poupança com o GPL.
                                    Volto a lembrar que o preço do GPL provavelmente irá descer bem ao passar a época do frio, neste momento está a ser muito requisitado para aquecimento. A gasolina pelo que todas as fontes indicam vai continuar a subir nos próximos meses e o GPL vai baixar, o que significa uma diferença grande de preço. O erro de muitos portugueses ao comprarem carro é olharem apenas aos preços dos combustíveis no momento em que estão, esquecendo-se que conta todo o tempo que têm aquele carro.

                                    Se o objectivo é mesmo poupar, mantém esse carro a GPL e estima-o porque ainda tem muito para andar. Ao entregares o dinheiro da conversão ao instalador ficas com um carro poupado e amortizas ao fim de algum tempo, se continuas a andar muito a gasolina vais entregá-lo às bombas e continuarás a ter um carro caro de manter devido aos preços da gasolina.
                                    Além disso ficas com o sistema de injecção todo novo (deixas de usar o da gasolina) e gastas menos em manutenção do carro.
                                    Se queres mesmo um carro melhor, compra outro.
                                    Quanto a ires para um diesel comercial, no meu caso era o último tipo de carro que compraria porque normalmente compramos os cancros dos outros e não tem o custo de reparação desse Polo.

                                    Espero ter ajudado. contudo, faz este teste:

                                    MasterGás - Simuladores de Poupança, Simulador de Crédito
                                    GALP - Simulador GPL
                                    Editado pela última vez por GPL; 06 January 2011, 15:25.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se fosse eu, comprava um destes (podia não ser este exactamente claro) Audi A3 1.6 Sport Tecto/Alarme/JLL16, 7.600 EUR, Guimarães - Standvirtual e colocava a GPL

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AFCV Ver Post
                                        Se fosse eu, comprava um destes (podia não ser este exactamente claro) Audi A3 1.6 Sport Tecto/Alarme/JLL16, 7.600 EUR, Guimarães - Standvirtual e colocava a GPL
                                        O rapaz quer um carro recente e não um com quase a idade dele!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mantém esse Polo, concordo quando dizem que é um modelo fiável...

                                          Para fazer Coimbra Leiria é o suficiente. Conheço estudantes que fazem Porto Lisboa com carros até inferiores ao teu e não se quiexam . Sempre é melhor que ir de transportes públicos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Antes que me esqueça, GPL, não fica por menos de 1500€ adaptar este Polo a GPL?

                                            Ao autor do tópico, jjmaia, eu confesso que estranhei teres comprado o Polo para ter tão pouco tempo e talvez sem quereres, fizeste uma boa escolha no sentido que podes ter carro para uns anos

                                            Agora, percebo-te perfeitamente e se podes comprar um carro até 10.000€, tiras uns 2000€ para uma revisão e adaptação a GPL, ou são 10.000€ + a adaptação e revisão? Pergunto isto para te sugerir opções

                                            Como sabes eu também tenho mota e é sem dúvida uma grande ajuda no Verão, em termos de mobilidade e poupança de combustível e tempo

                                            Eu também estive para trocar de carro no fim do ano passado (dito assim até parece que foi à muito tempo lol) e gostava muito de ter realizado um sonho de ter comprado um S3 8l e podia, só que não fazia sentido eu ter um carro com manutenção tão cara Depois virei-me para os A3 8l PD130, A3 8p 1.6 FSI, TT 1.8T 180cv, SLK 200k, MG TF, Mini Cooper, Clio RS etc etc...

                                            Como tu, esteve fora de questão contrair crédito para tal porque os meus pais ensinaram-me bem e compramos tudo a pronto pagamento, portanto, trabalhei no duro nas férias e poupei durante o ano todo e amealhei o necessário.

                                            No entanto, desci com os pés à terra e concluí que com a minha idade, já tinha muita sorte em ter tido os carros que tive, tenho um carro e mota bons e apesar da minha paixão por carros, a melhor opção foi manter a Passat, gastei mais algum dinheiro numa revisão profunda e fico com carro sem problemas para os próximos tempos e sinceramente, não sei quando a irei vender. Até lá, vou juntando mais dinheiro e continuando as mods

                                            A escolha que tens de fazer, depende muito da mentalidade das pessoas e só tu podes e deves ponderar tudo muito bem e fazer as continhas necessárias.

                                            No teu caso, eu trocava, mas por algo abaixo dos 10.000€, guardando algum para eventuais problemas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                              Antes que me esqueça, GPL, não fica por menos de 1500€ adaptar este Polo a GPL?
                                              No teu caso, eu trocava, mas por algo abaixo dos 10.000€, guardando algum para eventuais problemas
                                              10000€ é o tecto máximo, não tenho que gastar isso tudo. De preferência já a contar com o GPL.

                                              Originalmente Colocado por sarcastic Ver Post
                                              Mantém esse Polo, concordo quando dizem que é um modelo fiável...

                                              Para fazer Coimbra Leiria é o suficiente. Conheço estudantes que fazem Porto Lisboa com carros até inferiores ao teu e não se quiexam . Sempre é melhor que ir de transportes públicos.
                                              A minha queixa não é Coimbra -> Leiria, que se fosse só para isso este chegava bem, a questão são outras viagens, das quais terei que depender do carro dos meus pais. Mas verdade seja dita, não me importo muito, se tudo correr bem em Agosto vem uma V60

                                              Originalmente Colocado por AFCV Ver Post
                                              Se fosse eu, comprava um destes (podia não ser este exactamente claro) Audi A3 1.6 Sport Tecto/Alarme/JLL16, 7.600 EUR, Guimarães - Standvirtual e colocava a GPL
                                              Muito velho e caro, e é grande.

                                              Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                              Eu no teu lugar comprava um carro com mais de 80cv para realmente notares diferença.

                                              Eu optava por um carro relativamente recente (com 2 ou 3 anos) algo do tipo Clio III ou o novo Twingo com o motor 1.2 TCE de 100cv . São carros que tem muitos dispositivos de segurança e têm um super motor que deve ficar muito bom aliado ao GPL em termos de andamento/consumos. Devem ficar a volta dos 8000/8500€

                                              Sinceramente não acho que devas comprar com menos de 75cv porque vais ficar com a mesma sensação de gastar muito e andar pouco.
                                              Um clio TCE não fica por menos de 10000€, tive para comprar um em Agosto mas o vendedor desistiu. Foi pena...

                                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                              Eu entendo que pareça bastante estranho gastar na conversão do Polo o valor dele num kit de GPL.
                                              Não leves a mal a critica, mas não precisas de elucidar as vantagens do GPl por é isso que eu quero, e ponto final. Tu percebendo do assunto podias era ajudar-me se achas valer a pena investir GPL no Polo ou investir GPL noutro carro.

                                              Obrigado a todos pela ajuda.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O teu Polo é de carburador?

                                                Do que me recordo de ler, o carburador aumenta a dificuldade de ter uma boa afinação e mantê-la ao longo do tempo.

                                                No entanto, acho que poderias procurar os "mal amados" (que é diferente de dizer que sejam maus carros).

                                                Só como exemplo, um amigo meu comprou recentemente um C5 I 1.8 de 2001 com 6x.000 km reais por 4200 euros. Se colocasses 1500 euros da conversão em cima, tinhas um excelente carro por bastante menos de 10.000 euros (e com custo por km reduzido).

                                                Claro que não te estou a aconselhar um C5 para quem quer um carro pequeno, mas os carros pequenos com motores a gasolina maiores (sem entrar nas versões desportivas) costumam ter menos aceitação e valor comercial - o que poderá ser uma boa vantagem para ti.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Esse é um dos problemas, GPL num carro a carburador desafina facilmente.
                                                  Sim, o ideal é procurar um carro desse género, basta ver o exemplos dos 147, preferia um 1000x a um A3: Alfa Romeo 147 - Carros Alfa Romeo 147 no Standvirtual

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                                                    Esse é um dos problemas, GPL num carro a carburador desafina facilmente.
                                                    Sim, o ideal é procurar um carro desse género, basta ver o exemplos dos 147, preferia um 1000x a um A3: Alfa Romeo 147 - Carros Alfa Romeo 147 no Standvirtual
                                                    Há diversos carros cuja aceitação em usado atira o valor deles "para baixo", o que comparando com os sobrevalorizados (como é o caso do A3) ainda aumenta mais o fosso de custo vs benefício.

                                                    Não percebi exactamente foi o porquê de dizeres que não fazes mais de 70 km no Polo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Compra um carro virado para a desportividade a gasolina claro está . Hondas nao gostas ?

                                                      E se os consumos nao sao problemas compra um acima de 100cvs assim já te dá outro animo

                                                      Edit : E um focus st170?


                                                      abcs
                                                      Editado pela última vez por Miguelspc; 06 January 2011, 21:56.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Imagina ires numa viagem, estares constantemente a ouvir o motor (alem de barulhento, ainda que agradável não exista praticamente insonorização), seres ultrapassado pelos camiões desconforto, falta de segurança, etc...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                                                          Esse é um dos problemas, GPL num carro a carburador desafina facilmente.
                                                          Sim, o ideal é procurar um carro desse género, basta ver o exemplos dos 147, preferia um 1000x a um A3: Alfa Romeo 147 - Carros Alfa Romeo 147 no Standvirtual
                                                          Os 147, os especialistas que cá venham, mas eu não comprei um noutros tempos porque vi umas histórias de problemas que me assustaram. No entanto, não vou falar do que não tenho a certeza e alguém esclarecerá

                                                          Também preferia um 147 1.6 a um A3 1.6, mas se o A3 fosse o 1.8T...
                                                          Audi A3 1.8 TURBO (nacional), 8.650 EUR, Alcobaça - Standvirtual

                                                          Se queres um carro pequeno e interessante em termos de perfomance:
                                                          Renault Twingo 1.2 100cv GT COMO NOVO, 9.750 EUR, Lisboa - Standvirtual

                                                          Renault Twingo 1.2 TCE GT, 10.500 EUR, Rio De Mouro - Standvirtual

                                                          E até acho que não precisarias de adaptar a gpl este.

                                                          Normalmente, nos carros de gamas superiores arranjas melhores negócios nos a gasolina, mas não queres um tão grande.

                                                          Não sei se gostas, mas estes dois são o mesmo carro.
                                                          BMW 316 ti compact, 8.700 EUR, BATALHA - Standvirtual

                                                          BMW 316 TI Compact, 7.000 EUR, Leiria - Standvirtual

                                                          Um carro bem interessante (embora não tão bom como o cup)
                                                          Citroën C2 1.6 VTS 16V (125cv), 6.900 EUR, S. Cosme - Standvirtual

                                                          Citroën C2 VTS CUP 25000Kms, 8.900 EUR, CHAVES - Standvirtual

                                                          Mazda 3 1.4 e 1.6
                                                          Mazda 3 1.4 COM 20000kms COMO NOVO, 9.500 EUR, Brejos De Azeitão - Standvirtual

                                                          Mazda 3 1.4 EXCLUSIVE, 8.500 EUR, Vila Nova De Gaia/Avintes - Standvirtual

                                                          Mazda 3 Full Extras, 8.990 EUR, Miranda Do Corvo - Standvirtual

                                                          MINI Cooper 1.6 TECTO PANURAMICO XENON, 9.800 EUR, Gaya - Standvirtual

                                                          Arrastão, mas preço "em conta".
                                                          Opel Astra 1.4 COSMO, 6.900 EUR, Custóias - Standvirtual

                                                          Pug 207
                                                          Peugeot 207 Trendy 1.4i 16V-AC - Reservado, 7.750 EUR, Lisboa - Standvirtual

                                                          307 1.6 ou 2.0
                                                          Peugeot 307 1.6 Cuir, 8.000 EUR, Carcavelos - Standvirtual

                                                          Peugeot 307 2.0 16v XSi, 7.900 EUR, Alcobaça - Standvirtual

                                                          Renault Megane II
                                                          Renault Mégane luxe previlege*50000km*gps, 8.250 EUR, Belas - Standvirtual

                                                          Renault Mégane LUXE PREVILEGE, 7.000 EUR, VILA NOVA DE GAIA - Standvirtual

                                                          Ibiza
                                                          Seat Ibiza 1.4 16V, 8.800 EUR, Tires - Standvirtual

                                                          Swift (a potencia deste está mal, tem 93cv)
                                                          Suzuki Swift 16v GLX, 9.500 EUR, Albufeira - Standvirtual

                                                          Golf 1.4
                                                          VW Golf , 9.250 EUR, Maia - Standvirtual

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quais eram os problemas dos 147?

                                                            Comentário

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