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Modelos e/ou Motores com filtro FAP

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    Modelos e/ou Motores com filtro FAP

    Não sei porque razão os vendedores e as marcas não evidenciam de forma clara os seus modelos que têm filtro anti-particulas.

    Se é assim tão bom devia ser claramente indicado.

    Lembro-me do Astra em 1991 que vinha com o "KAT" na traseira para identificar os carros com catalizador.

    Enfim, vai-se lá perceber as tácticas de venda actuais.....ou talvez até as entedamos demais.

    A ideia deste tópico é tentar identificar os modelos e/ou seus motores (quando forem usados nos diversos modelos do grupo) com Filtros anti-particulas:

    Já sabemos que se agrupam por famílias:

    PSA:
    Citroen - 1.6 HDI -109CV - mês/ano: ??/2006 até mês/ano: ??/??
    Peugeot - 1.6 HDI -109 CV - mês/ano: ??/?? até mês/ano: ??/??
    Peugeot 308 - 1.6 HDI - 90CV - 2008 para a frente ???
    Peugeot - 2.2 HDI - 136CV e 170 CV - sempre
    Peugeot - 2.7 HDI - 170 CV - sempre
    Peugeot 307 /Citroen ?? /Fiat Ulysse e Lancia Phedra - 2.0 HDI 110CV - sempre ?
    Peugeot 607 diesel - todos ???

    O 2.0 HDI 110 e 2.2 HDI 136 tinham FAP de 1ª geração - revisão a cada 80.000kms.
    O 1.6 HDI 110 FAP em 2004 começou nos 120.000kms de intervalo. Os actuais já nem sei.

    FIAT:
    Alfa Romeo
    Fiat Ulysse - 2.0 HDI 110CV - sempre ?
    Lancia Phedra - 2.0 HDI 110CV - sempre ?
    Lancia

    FORD:
    Ford 1.6 TDCI - 109Cv - mês/ano: ??/2006 até mês/ano: ??/??
    A partir de ??(mês)/2009 - tem mas sem manutenção (é o tal que injecta gasóleo no filtro)???
    Mazda
    Volvo

    OPEL ? (1.7cdti de 125cv? ??/2007?)?

    RENAULT:
    Renault Megane 1.5 DCI 100CV - a partir de quando ??
    Nissan ??

    VAG:
    Audi
    Skoda
    Seat - Ibiza ST 1.6 TDI 105cv - mês/ano: ??/?? até ??/??
    VW

    BMW ?
    320d - 177 CV - mês/ano: ???

    Honda ?

    Mercedes ?

    Peço desculpa mas não tenho conhecimentos para aprofundar mais, daí ser importante o contributo dos colegas do fórum, vamos lá construir esta lista que os construtores não fornecem (ou fornecem?).

    Algum erro ou imprecisão, por favor corrijam. Ver se consigo manter esta lista actualizada
    Editado pela última vez por guisas; 12 January 2011, 15:11.

    #2
    Eu tenho um SEAT Ibiza ST 1.6 TDI 105cv que tem de fazer regeneração, logo tem filtro de partículas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rubenfjsantos Ver Post
      Eu tenho um SEAT Ibiza ST 1.6 TDI 105cv que tem de fazer regeneração, logo tem filtro de partículas.
      Ruben:
      Obrigado pela tua contribuição. Queres nos dar o mês/ano para pelo menos começarmos pelo teu ?

      Vá lá pessoal, vamos lá construir esta lista, ou acham que não tem interesse ?

      É pelo ambiente e pela carteira....

      Comentário


        #4
        Pelo ambiente? Mais ou menos, depois tens de ir dar voltinhas para a FAP não ficar chateada e não teres de mudar o oleo de 5.000 em 5.000.

        Hoje em dia quase todos os veiculos novos diesel têm FAP, isto é se não forem todos.


        Por exemplo o 1.3 95cv Mjet tem FAP, o 2.0 mjet tem fap, o 1.6 tambem.

        O 2.0 Tdi tambem, acho que o antigo PD tambem tinha e o 1.9 alguns tambem têm, não sei ao certo quantos e quais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
          Pelo ambiente? Mais ou menos, depois tens de ir dar voltinhas para a FAP não ficar chateada e não teres de mudar o oleo de 5.000 em 5.000.

          Hoje em dia quase todos os veiculos novos diesel têm FAP, isto é se não forem todos.


          Por exemplo o 1.3 95cv Mjet tem FAP, o 2.0 mjet tem fap, o 1.6 tambem.

          O 2.0 Tdi tambem, acho que o antigo PD tambem tinha e o 1.9 alguns tambem têm, não sei ao certo quantos e quais.
          Sim, mas a ideia é perceber a partir de quando começaram os FAP a aparecer em cada marca. Quem quiser comprar um usado sem FAP poder escolher livremente, uma vez que os vendedores por vezes não sabem e por outras vezes esquecem-se de referir.

          Actualmente também existem os sistemas que já não requerem a mudança do filtro, como os iniciais.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por guisas Ver Post
            Sim, mas a ideia é perceber a partir de quando começaram os FAP a aparecer em cada marca. Quem quiser comprar um usado sem FAP poder escolher livremente, uma vez que os vendedores por vezes não sabem e por outras vezes esquecem-se de referir.

            Actualmente também existem os sistemas que já não requerem a mudança do filtro, como os iniciais.
            Pois as datas não sei.

            Acho que nos 1.3 90cv começaram em 2009 mas não tenho mesmo a certeza.

            Comentário


              #7
              Penso que nos motores 1.7cdti de 125cv começaram em 2007.
              Antes os 1.7cdti de 100cv não traziam.

              Comentário


                #8
                Um apelo aos profissionais do ramo:

                Então não querem dar aqui uma ajudinha ? Estão tão calados....

                Comentário


                  #9
                  em 2004 os HDi já tinham FAP

                  o primeiro penso que veio no 2.2HDi de 136cv, montado no 607 em 2001, nada como pesquisar no google e confirmar se a minha memória não me enganou

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                    em 2004 os HDi já tinham FAP

                    o primeiro penso que veio no 2.2HDi de 136cv, montado no 607 em 2001, nada como pesquisar no google e confirmar se a minha memória não me enganou
                    O 1º motor com FAP foi esse mesmo e apareceu no 607 ainda em 2000.

                    Comentário


                      #11
                      Acho q dos HDI, só o 1.4 nunca teve filtro de partículas. O 2.0 ora teve, ora não teve, e os 1.6 (apenas o de 110cv) e 2.7 sempre tiveram.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                        Acho q dos HDI, só o 1.4 nunca teve filtro de partículas. O 2.0 ora teve, ora não teve, e os 1.6 (apenas o de 110cv) e 2.7 sempre tiveram.
                        O 1.4 HDI nunca teve.
                        O 2.0 HDI 90 nunca teve.
                        O 2.0 HDI 110 só no 307 e nos gémeos C8, 807, Ulysse, Phedra é que teve FAP. De referir que o 2.0 HDI 110 no C8, 807 e companhia já tinha cabeça de 16v ao contrário dos outros.
                        O 2.0 HDI 136 e as restantes versões 140, 150 e 163 sempre tiveram FAP.
                        O 2.2 HDI 136 e 170 sempre teve.
                        O 2.7 HDI sempre teve.
                        O 1.6 HDI 110 tem em alguns e noutros não. Só pelo nº de quadro é que se sabe.
                        O 1.6 HDI 90 só começou a ter FAP desde que saiu no 308. Por isso até 2008 salvo erro não tinha.

                        O 2.0 HDI 110 e 2.2 HDI 136 tinham FAP de 1ª geração - revisão a cada 80.000kms.
                        O 1.6 HDI 110 FAP em 2004 começou nos 120.000kms de intervalo. Os actuais já nem sei.

                        Comentário


                          #13
                          Ednuno, grandes conhecimentos

                          Então foi o 1.6 110cv q teve versões com e sem FAP, tava com a ideia de q o 2.0 136cv é q tinha essa variação

                          Quanto às revisões do FAP, acho q actualmente anda nos 180.000 (pelo menos para o 1.6).

                          Comentário


                            #14
                            mégane 1.5dci 110cv's

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                              Ednuno, grandes conhecimentos

                              Então foi o 1.6 110cv q teve versões com e sem FAP, tava com a ideia de q o 2.0 136cv é q tinha essa variação

                              Quanto às revisões do FAP, acho q actualmente anda nos 180.000 (pelo menos para o 1.6).
                              Penso não me ter enganado.

                              O 1.6 HDI 110 quando saiu em 2004 tinha FAP. Depois alguns deixaram de ter e depois voltaram a ter. É estranho.

                              A minha 307 SW de Dez 2005 é uma das que não tem. Foi confirmado pelo nº de chassis e visualmente.

                              Comentário


                                #16
                                A minha 320d de 177 cv, 09/2007, tem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Fiesta 2009 -1.4 tdci não tem; 1.6 já tem;

                                  Seat Leon 1.9 tdi 2006/2007 não usa, os 1.9 ecomotive usam pós 2008

                                  Renault Megane III 2009 105cv sem FAP

                                  Comentário


                                    #18
                                    Focus 1.6 109 cv, a partir Abril de 2009, vem com FAP sem manutenção. No entanto parece que em Portugal só apareceram em fins de 2009...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por QuerubimTerra Ver Post
                                      Focus 1.6 109 cv, a partir Abril de 2009, vem com FAP sem manutenção. No entanto parece que em Portugal só apareceram em fins de 2009...
                                      Será um sistema daqueles que injecta gasóleo no filtro para favorecer a queima das particulas ???

                                      Obrigado pelas indicações, mas gostava de ver mais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu BMW 120d LCI 177cv de 06/2007 tem FAP

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                          Será um sistema daqueles que injecta gasóleo no filtro para favorecer a queima das particulas ???

                                          Obrigado pelas indicações, mas gostava de ver mais.
                                          A minha SW de 04/2010 tem esse filtro e, segundo as informações colhidas junto do concessionário onde comprei o carro, assim será...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Novidades:

                                            Disseram-me que a partir de determinado ano (imposição de normas europeias) TODOS os diesel passam a trazer FILTRO ANTI PARTICULAS.

                                            É ecológico é bonito.
                                            E pelos vistos os vendedores não gostam de tocar no assunto, ou talvez não saibam, será?

                                            É também uma grande trapalhada pois têm aparecido alguns casos em que à conta desta ecologia bacoca, parece que a utilização do filtro causa mais poluição que se o filtro lá não estivesse.

                                            Enfim, parece que é o resultado de terem deixado ser uns burrucratas a decidir em vez de serem os engenheiros.

                                            Bastava evoluirem o sistema de injecção e o combustível em vez de actuarem a jusante. Enfim.

                                            Se alguém souber esta data já limita a lista do post inicial.

                                            Obrigado a todos pelas contribuições.

                                            Comentário


                                              #23
                                              vendo a coisa do lado do co2, a incineração das particulas provoca mais co2 do que se esta não existisse, mas como esse co2 não é contabilizado, não interessa.
                                              vendo a coisa do lado das particulas, com o fap deixam de ter uma dimensão de 10 microns e passam a ter 2,5 sendo assim, são mais faceis de inalar pelo aparelho respiratório dos humanos, mas como não se vêem... não interessa.
                                              vendo a coisa do lado dos oxidos de azoto e oxidos de enxofre, o fap não faz nada a estes elementos, por isso, não interessa.
                                              ou seja, o diesel é que polui, independentemente dos artefactos que queiram usar ou dos filtros que lhe metam, a poluição é inerente ao combustivel e não ao motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguma coisa acontece: não faz fumo e o escape está limpo!...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  claro que acontece, a incineração aumenta de tal ordem a temperatura do escape que aquilo fica limpinho, cerca de 700ºC.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                                    Ednuno, grandes conhecimentos

                                                    Então foi o 1.6 110cv q teve versões com e sem FAP, tava com a ideia de q o 2.0 136cv é q tinha essa variação

                                                    Quanto às revisões do FAP, acho q actualmente anda nos 180.000 (pelo menos para o 1.6).
                                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    Penso não me ter enganado.

                                                    O 1.6 HDI 110 quando saiu em 2004 tinha FAP. Depois alguns deixaram de ter e depois voltaram a ter. É estranho.

                                                    A minha 307 SW de Dez 2005 é uma das que não tem. Foi confirmado pelo nº de chassis e visualmente.
                                                    o meu 1.6 hdi 110cv de 02/07 não tem FAP
                                                    o do meu irmão tem data de fabrico de 08/06, apesar de entregue em 02/07, e também não tem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Astra H até ao My2007 vinha sem FAP
                                                      na geração My2008 todos os modelos diesel já tinham FAP

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Hmm mas a FAP é assim uma coisa tão negativa que faça algum comprador deixar de optar por um carro que goste por esse 'detalhe'?

                                                        Eu assumo-me como inexperiente nesse campo o único carro que tenho experiência com FAP é um corsa D de serviço e só soube que tinha FAP porque na inspecção não acusou emissões. (2 anos depois...)

                                                        Em 120k km nunca ouvi/senti regeneração nunca me condicionou em absolutamente nada. Também assumo aqui que é carro de esfrega constante, muitas tiradas em AE sempre a fundo e este uso pode ser diferenciado do mesmo veículo usado numa rotina doméstica.

                                                        Mas como disse...nem aquece, nem arrefece.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                          Hmm mas a FAP é assim uma coisa tão negativa que faça algum comprador deixar de optar por um carro que goste por esse 'detalhe'?

                                                          Eu assumo-me como inexperiente nesse campo o único carro que tenho experiência com FAP é um corsa D de serviço e só soube que tinha FAP porque na inspecção não acusou emissões. (2 anos depois...)

                                                          Em 120k km nunca ouvi/senti regeneração nunca me condicionou em absolutamente nada. Também assumo aqui que é carro de esfrega constante, muitas tiradas em AE sempre a fundo e este uso pode ser diferenciado do mesmo veículo usado numa rotina doméstica.

                                                          Mas como disse...nem aquece, nem arrefece.
                                                          E porque razão é que não é claramente especificado ?

                                                          É uma questão de informação, falta dela neste caso.

                                                          Eu por exemplo estou à procura de um carro familiar para utilização urbana (não é para andar em cidade, para isso usava os transportes publicos), mas os percursos que faço possivelmente não permitirão a regeneração que pretendo, diminuindo drásticamente a saúde de alguns filtros, conforme descrito por alguns utilizadores de outros foruns, dizem eles.

                                                          Por outro lado gostaria de ter um diesel, mas pela manutenção tão cara destes filtros, se calhar é mais económico comprar um gasolina. Mas a gasolina já eu tive e ficava caro.

                                                          Os frigorificos actuais, é tudo igual, já nem o cheiro muda, só mudam as figurinhas. É tipo lego, é a conclusão a que tenho chegado depois de ver e experimentar diversos tipos de carro.

                                                          Razão pela qual estou fortemente inclinado a optar por um dos anos 90, tal a quantidade de problemas que vão surgindo sem aviso nestes novos frigorificos.

                                                          Por fim, é um detalhe que convenhamos....pode fazer a brincadeira sair bem cara, conforme se queixa o pessoal em que esses sistemas decidem dar que fazer às electrónicas....dos frigorificos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                            Hmm mas a FAP é assim uma coisa tão negativa que faça algum comprador deixar de optar por um carro que goste por esse 'detalhe'?

                                                            Eu assumo-me como inexperiente nesse campo o único carro que tenho experiência com FAP é um corsa D de serviço e só soube que tinha FAP porque na inspecção não acusou emissões. (2 anos depois...)

                                                            Em 120k km nunca ouvi/senti regeneração nunca me condicionou em absolutamente nada. Também assumo aqui que é carro de esfrega constante, muitas tiradas em AE sempre a fundo e este uso pode ser diferenciado do mesmo veículo usado numa rotina doméstica.

                                                            Mas como disse...nem aquece, nem arrefece.

                                                            como? as unica função do fap é reter as particulas, e essas não são medidas nas inspecções, como é que soubeste de uma coisa dessas na inspecção?

                                                            Comentário

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