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junta tampa das válvulas renault 19 chamade

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    junta tampa das válvulas renault 19 chamade

    é assim, tenho um renault 19 chamade 1.2tr, o carro já é velhinho, tenho-o como terceiro carro, está a maioria do tempo parado, no entanto queria mantê-lo ainda mais um tempo, porque por vezes dá-me jeito, e sobretudo, porque tenho pena em desfazer-me dele.

    o que se passa é que estava a precisar de lhe mudar a junta da tampa das válvulas, ele baba-se um bocado por lá, e suja o motor todo, de forma que tenho sempre de mandar lavar o motor sempre que quero ir com ele à inspecção, senão chumba(de resto é so afinar o CO2 e passa sem anotações).

    como não tenho muita experiencia nesta área precisava que me desses umas dica, do tipo.

    é trabalho fácil de fazer?
    que cuidados especiais devo ter antes, durante e depois de efectuar esta operação?
    já me falaram de uns silicones de estanquicidade para óleos que aplicados juntamente com a junta ajudam a melhorar a estanquicidade da tampa, isso confirma-se, se sim como devo aplicar?

    agradeço que me auxilie a efectuar esta operação.
    cumps

    #2
    Originalmente Colocado por samueldias Ver Post
    é assim, tenho um renault 19 chamade 1.2tr, o carro já é velhinho, tenho-o como terceiro carro, está a maioria do tempo parado, no entanto queria mantê-lo ainda mais um tempo, porque por vezes dá-me jeito, e sobretudo, porque tenho pena em desfazer-me dele.

    o que se passa é que estava a precisar de lhe mudar a junta da tampa das válvulas, ele baba-se um bocado por lá, e suja o motor todo, de forma que tenho sempre de mandar lavar o motor sempre que quero ir com ele à inspecção, senão chumba(de resto é so afinar o CO2 e passa sem anotações).

    como não tenho muita experiencia nesta área precisava que me desses umas dica, do tipo.

    é trabalho fácil de fazer?
    que cuidados especiais devo ter antes, durante e depois de efectuar esta operação?
    já me falaram de uns silicones de estanquicidade para óleos que aplicados juntamente com a junta ajudam a melhorar a estanquicidade da tampa, isso confirma-se, se sim como devo aplicar?

    agradeço que me auxilie a efectuar esta operação.
    cumps
    Há motores C e E de carburador e de injecção! Convém saber se é o C ou Energy. Se for o energy, deve ter lá escrito na tampa das válvulas.. vai lá ver e diz-me.

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      #3
      Segundo o Autodata (não me lembrei de ir ver se já tinha o Energy nessa altura), é o motor C1G. A distribuição funciona por corrente em vez da correia como nos motores Energy. Esse motor já vem da 4L, Super 5...




      Este é o C1J mas é o motor C (Cleon) na mesma

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        #4
        pois o motor já é velhinho, o meu pai teve um renault 9 gtc super e o motor era igual ao do 19
        olhando para a primeira foto é igual a esse, não tem escrito energy(isso são tudo fotos do mesmo motor certo?

        nº de motor A01....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por samueldias Ver Post
          pois o motor já é velhinho, o meu pai teve um renault 9 gtc super e o motor era igual ao do 19
          olhando para a primeira foto é igual a esse, não tem escrito energy(isso são tudo fotos do mesmo motor certo?

          nº de motor A01....
          Se não tem escrito Energy (E), é o motor Cléon (C). Como é o das fotos, é tirar a caixa do filtro do ar e depois deve ser 3 parafusos com uma chave N13 e roquete. Fácil.

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            #6
            tirar a junta velha ou o que resta dela e por a nova.

            e depois ao colocar outra vez a tampa, como sei a força de aperto dos parafusos, correcta, para não apertar de mais nem de menos?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por samueldias Ver Post
              tirar a junta velha ou o que resta dela e por a nova.

              e depois ao colocar outra vez a tampa, como sei a força de aperto dos parafusos, correcta, para não apertar de mais nem de menos?
              Queres a medida correcta? Não tenho a medida exacta no Autodata, mas é apertar até veres que a junta está apertada (vais olhando e deves conseguir ver ela a espalmar) e um pouco antes de partir . Devo ter uns PDF's com esse motor mas agora estou aqui a fazer uma coisa (já vou publicar quando terminar)

              No Safrane fiz a olhómetro e até há pouco.. nada de óleo. A antiga é que tinha estalado e ficou a fugir óleo por aí.

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                #8
                acho que estou a perceber a ideia.
                De qualquer forma é digamos uma questão de olho e bom senso, convirá então depois ir verificando se houve fugas por falta de aperto, e em caso disso apertar mais um pouco.
                ok não interrompas o que tas a fazer, nã tenho pressa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por samueldias Ver Post
                  acho que estou a perceber a ideia.
                  De qualquer forma é digamos uma questão de olho e bom senso, convirá então depois ir verificando se houve fugas por falta de aperto, e em caso disso apertar mais um pouco.
                  ok não interrompas o que tas a fazer, nã tenho pressa.
                  Olho e bom senso, sim.
                  (espreita o meu DB )

                  Comentário


                    #10
                    Já agora, sugeres alguma ordem para apertar os parafusos ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Já agora, sugeres alguma ordem para apertar os parafusos ?
                      Tampa das válvulas? Não.

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