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Lisboa com táxis eléctricos Renault!

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    Lisboa com táxis eléctricos Renault!

    Os “alfacinhas” estão cada vez mais “verdes”!


    #2
    A ideia é boa, muito boa aliás. Os fumarentos já deviam ter sido limpos do mapa há algum tempo. Mas será que a autonomia destes modelos eléctricos é compatível com as necessidades de um Táxi?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por NissanNavara25 Ver Post
      Acho muito bem o uso de carros electricos e os demais modelos não poluidores!

      Mas em termos praticos não estou a ver o taxistas aderir, pois ou tem postos de abastecimentos junto as zonas em que eles estão a espera do cliente ou então vamos ver poucos na estrada pois maior parte do tempo passaram a carregar bateria!

      Cmp!

      Comentário


        #4
        Também tenho as minhas dúvidas nesse aspecto.. Em dias "maus" fazem mais de uma centena de kms, o que chega a ser mais de metade da sua autonomia.. Em dias "bons" ficam a pé.

        Comentário


          #5
          não me acredito. Acabarem com os mercedes 190d a desfazerem-se e a darem aquela imagem de Cairo ou outra qq cidade do terceiro mundo? NAHHHHHHHHHHHH!!!
          Qualquer dia ainda vêm para aí dizer que vão haver taxistas bem educados, bem vestidos, que não mijam nos cantos da praça de taxi (para não gastar 10 centimos na casa de banho) e que não andam à porrada nos tempos mortos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
            Acho muito bem o uso de carros electricos e os demais modelos não poluidores!

            Mas em termos praticos não estou a ver o taxistas aderir, pois ou tem postos de abastecimentos junto as zonas em que eles estão a espera do cliente ou então vamos ver poucos na estrada pois maior parte do tempo passaram a carregar bateria!

            Cmp!
            Mesmo que os possam carregar junto das praças.. Metem a carregar e depois aparece um cliente e depois das duas uma: ou não carregou que chegue para levar o cliente e voltar ou se carregou, fica marada pois estas baterias têm limites de ciclos de carregamento..

            Comentário


              #7
              bela ilusão...por enquanto

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                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                Mesmo que os possam carregar junto das praças.. Metem a carregar e depois aparece um cliente e depois das duas uma: ou não carregou que chegue para levar o cliente e voltar ou se carregou, fica marada pois estas baterias têm limites de ciclos de carregamento..
                Têm que comprar um carregador de isqueiro!

                Comentário


                  #9
                  Podem fazer como fizeram em Tóquio!

                  YouTube - Tokyo Electric Taxi Project overview


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                    #10


                    Provedor de infra-estrutura para o veiculo elétrico Better Place concluiu um teste de campo de três meses em Tóquio para demonstrar a sua bateria trocando tecnologia funciona como prometido. Em cooperação com A Nissan A bateria do sistema e fornecedor A123 , três cruzamentos foram convertidos para tração elétrica e baterias substituíveis dado . Os Rogues pilhas foram utilizados como táxis na capital japonesa e teve suas 17 baterias de quilowatts- substituído várias vezes por dia . Sob a forma de teste, o Rogue EV tem um alcance mundial real de 50-60 milhas.
                    Aparentemente , houve apenas um incidente de um dos táxis que necessitam de um reboque de volta à estação de swap , quando um motorista saiu correndo do suco no início do período de teste. O resto do tempo, tudo funcionou. Ainda este ano, “Better Place” vai lançar um teste semelhante em Israel antes de lançar uma rede completa de estações de lá e na Dinamarca no final de 2011. Em Israel e na Europa, Renualt será a entrega de uma versão de seu Fluência swappable sedan com baterias . Além da Renault e Nissan , sem outras montadoras já se inscreveram para trabalhar com o melhor esquema de troca de Lugar da bateria.

                    Comentário


                      #11
                      Normalmente nas praças de taxis eles estão parados algum tempo à espera. Podiam ficar em carregamento...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                        não me acredito. Acabarem com os mercedes 190d a desfazerem-se e a darem aquela imagem de Cairo ou outra qq cidade do terceiro mundo? NAHHHHHHHHHHHH!!!
                        Qualquer dia ainda vêm para aí dizer que vão haver taxistas bem educados, bem vestidos, que não mijam nos cantos da praça de taxi (para não gastar 10 centimos na casa de banho) e que não andam à porrada nos tempos mortos...
                        Boas antes de mais poderias ter um pouco de tento na lingua, pois existem e sou um dos casos, de pessoas neste forum que é ou tem familiares taxistas, por isso talvez um pouco mais de educação e respeito não te fizesse mal nenhum. Por existirem comportamentos improprios por parte de algumas pessoas do sector as generalizações saem um pouco mal pois senão podiamos estar aqui a genaralizar insultos que apanhavam a maior parte dos users do forum.

                        Relativamente ao topico não acredito na fiabilidade do metodo, pouca autonomia, baterias a receberem cargas faseadas sistematicamente, e um processo ainda lento na troca das mesmas fazem com que ainda não seja muito pratico, mas á medida que se evoluirem os sistemas talvez a situação mude.

                        Comentário


                          #13
                          Se não me engano os carros electricos da Renault vão permitir a troca de uma bateria descarregada por outra carregada em poucos minutos, basta colocar pontos desses em sitios centrais da cidade e o problema está resolvido.

                          Mas ainda não é desta que o 190d tem um adversário à altura

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MS2 Ver Post
                            Boas antes de mais poderias ter um pouco de tento na lingua, pois existem e sou um dos casos, de pessoas neste forum que é ou tem familiares taxistas, por isso talvez um pouco mais de educação e respeito não te fizesse mal nenhum. Por existirem comportamentos improprios por parte de algumas pessoas do sector as generalizações saem um pouco mal pois senão podiamos estar aqui a genaralizar insultos que apanhavam a maior parte dos users do forum.

                            Relativamente ao topico não acredito na fiabilidade do metodo, pouca autonomia, baterias a receberem cargas faseadas sistematicamente, e um processo ainda lento na troca das mesmas fazem com que ainda não seja muito pratico, mas á medida que se evoluirem os sistemas talvez a situação mude.
                            Cargas faseadas e sistemáticas só fazem bem ás baterias de lítio. E as A123 aguentam muita porrada...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                              Cargas faseadas e sistemáticas só fazem bem ás baterias de lítio. E as A123 aguentam muita porrada...
                              Hmm Podes explicar isso melhor sff?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                Se não me engano os carros electricos da Renault vão permitir a troca de uma bateria descarregada por outra carregada em poucos minutos, basta colocar pontos desses em sitios centrais da cidade e o problema está resolvido.

                                Mas ainda não é desta que o 190d tem um adversário à altura

                                Cumps
                                O problema seria as filas para fazer as trocas se a maioria dos taxis da cidade tivessem esse sistem,a actualmente um taxi vai de 8/12 horas atestar, com esse cenario estariamos a ter rotação de 3/4 horas.
                                Isto se o taxista não tiver a sorte de apanhar 2 serviços longos de 20km para cada lado seguidos, ou seja 40+40=80km = troca de bateria no espaço de 1h30...( e obvio que serviços de medio curso estariam fora de questão)...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fizck Ver Post
                                  Hmm Podes explicar isso melhor sff?
                                  Tb fiquei com essa duvida, so se for um tipo especial de baterias que pensava que cargas faseadas nas abterias geralmente não produzem bons resultados...
                                  Mas não opino pois não tenho conhecimentos suficientes sobre as mesmas para poder ateimar, mas um taxi a baterias so for uma pequena parte, mas em massa actualmente não é praticavel.
                                  Alem disso existe o porque de praticamente ser tipo Mercedes daqueles anos, os custos de mecanica num taxi são avultados, conheco casos de taxistas individuais que compraram modelos recentes e depois tiveram de comprar modelos antigos deixando os novos em casa, é que a mercedes não leva barato e a electronica trava muitos mecanicos habilidosos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em termos ambientais parece um sistema bastante vantajoso, agora é preciso ver que nem todos os taxistas passam os tempos mortos à espera de clientes nas praças de táxis, muitos deles vão andando por determinadas zonas da cidade em busca de um serviço. Diferentes maneiras de abordar a profissão.

                                    O que poderá chegar ao extremo de quando o cliente entrar, o taxi ter de ir mudar/carregar baterias .

                                    Mas tem que se começar por algum lado e não me parece que seja uma má iniciativa. ao menos ajudará a mudar a mentalidade do 190d, que quer queiram quer não foi e é um autêntico cavalo de batalha.

                                    1 milhão de km's (diz na reportagem) e o resto...

                                    Comentário


                                      #19
                                      as cargas faseadas davam raia nas baterias de cadium, actualmente esse problema não existe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                        Acho muito bem o uso de carros electricos e os demais modelos não poluidores!

                                        Mas em termos praticos não estou a ver o taxistas aderir, pois ou tem postos de abastecimentos junto as zonas em que eles estão a espera do cliente ou então vamos ver poucos na estrada pois maior parte do tempo passarão (futuro?) a carregar bateria!

                                        Cmp!
                                        lá vão muitos 220cdi pró maneta...
                                        quero é ver a praticabilidade deste novo "conceito".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não sao so os taxis:

                                          Salvador Caetano vai produzir autocarros eléctricos em Gaia - Autoportal

                                          Apesar da pouca autonomia, alguém tem de começar.
                                          Daqui a 10 anos ou menos já devemos ter electricos com autonomias de 400km para cima e carregamentos mais rápidos.
                                          E principalmente mais baratos!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bom era colocarem um limite de idade para os táxis serem utilizados!

                                            Quem circula por Lisboa encontra táxis já muito velhos, com os bancos todos rotos, sem ar condicionado e sem qualquer tipo de segurança.

                                            Embora a noticia diga que estes táxis eléctricos circularão por Lisboa (de modo a melhorar a qualidade do ar), esperamos que, futuramente, os taxistas de pequenas cidades/vilas também poderão encomendar os Fluence Z.E., pois são óptimos para um meio pequeno.

                                            Esperamos é que a tecnologia das baterias evolua depressa, pois o segredo está nelas! Vejamos por exemplo a notícia do famoso A2 que percorreu 600km com uma única carga: 600km com uma única carga

                                            No entanto é uma óptima iniciativa, e Portugal poderá ficar reconhecido por ter a 1º cidade com uma frota de táxis eléctricos!

                                            Editado pela última vez por NissanNavara25; 14 January 2011, 18:39.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Taxis eléctricos com a autonomia que as baterias têm actualmente?
                                              A ideia ainda consegue ser mais patetica que aquela de hà uns anos em que queriam pôr táxis Ingleses na praça em Lisboa,e que foi um flop.

                                              Comentário


                                                #24
                                                há uns anos atrás dizer que os telemoveis fariam o que fazem hoje é que era patético. por isso acho muito bem vindas todas estas iniciativas, depois de haver os carros electricos a evolução fica para as baterias e estas são faceis de substituir.
                                                comprei à cerca de 2 anos uma scooter EV com baterias de chumbo, ainda as utiliza, quando estas berrarem posso comprar um kit muito superior de litio por cerca de 500€, há 2 anos custava o dobro, isto é só para terem uma ideia de como tem evoluido a coisa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                                  não me acredito. Acabarem com os mercedes 190d a desfazerem-se e a darem aquela imagem de Cairo ou outra qq cidade do terceiro mundo? NAHHHHHHHHHHHH!!!
                                                  Qualquer dia ainda vêm para aí dizer que vão haver taxistas bem educados, bem vestidos, que não mijam nos cantos da praça de taxi (para não gastar 10 centimos na casa de banho) e que não andam à porrada nos tempos mortos...



                                                  Bru-tal!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para os que desconhecem, os Renault Fluence ZE possuem um sistema que muda as baterias integrais do veículo em 5 minutos.

                                                    Os comentários que por aqui aparecem de que a ideia é patética, não faz sentido, etc. só porque as baterias demoram tempo a carregar demonstram falta de conhecimento sobre a tecnologia que é utilizada nestes veículos.

                                                    A ideia é mais que óptima. Tem muito, mas muito potencial. 160km dá para muitos serviços em Lisboa, e o tempo que se demora para trocar as baterias é o mesmo que se demoraria a encher o depósito.

                                                    Vantagens:
                                                    Não emite gases tóxicos, que tanto afectam a saúde das populações da cidade;
                                                    A deslocação fica francamente mais barata (ainda que, para o consumidor final, isso não se note...)
                                                    Ajuda-se a amadurecer a tecnologia;

                                                    Desvantagens:
                                                    Não vejo nenhuma. Mas aparentemente, quem não conhece nada acerca da tecnologia, diz que ela não vai vingar porque as baterias demoram muito a carregar

                                                    YouTube - Battery switch technology demo!

                                                    Estas estações já estão em construção no nosso país.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                                      Qualquer dia ainda vêm para aí dizer que vão haver taxistas bem educados, bem vestidos, que não mijam nos cantos da praça de taxi (para não gastar 10 centimos na casa de banho) e que não andam à porrada nos tempos mortos...
                                                      Parabéns para ti que és um verdadeiro exemplo a seguir...


                                                      Respondendo ao tópico,

                                                      apesar de ser totalmente a favor do táxi eléctrico, não me parece que estejam criadas as condições para isso se tornar viável (a curto prazo)...

                                                      Como já disse no fórum autogás: arranjem-me um carro que faça 300km sem recarga, dêem-me 5 anos de garantia, garantam-me reparações em curto espaço de tempo e que me ficam com ele ao final de 5 anos com a mesma desvalorização de um carro normal que eu compro um (ou dois) para o serviço de táxi já amanhã...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se as praças de táxis tiverem tomadas eléctricas dá para carregar enquanto esperam por clientes

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          Para os que desconhecem, os Renault Fluence ZE possuem um sistema que muda as baterias integrais do veículo em 5 minutos.

                                                          Os comentários que por aqui aparecem de que a ideia é patética, não faz sentido, etc. só porque as baterias demoram tempo a carregar demonstram falta de conhecimento sobre a tecnologia que é utilizada nestes veículos.

                                                          A ideia é mais que óptima. Tem muito, mas muito potencial. 160km dá para muitos serviços em Lisboa, e o tempo que se demora para trocar as baterias é o mesmo que se demoraria a encher o depósito.

                                                          Vantagens:
                                                          Não emite gases tóxicos, que tanto afectam a saúde das populações da cidade;
                                                          A deslocação fica francamente mais barata (ainda que, para o consumidor final, isso não se note...)
                                                          Ajuda-se a amadurecer a tecnologia;

                                                          Desvantagens:
                                                          Não vejo nenhuma. Mas aparentemente, quem não conhece nada acerca da tecnologia, diz que ela não vai vingar porque as baterias demoram muito a carregar

                                                          YouTube - Battery switch technology demo!

                                                          Estas estações já estão em construção no nosso país.
                                                          Podes fornecer mais informações? Estou bastante interessado nisso? Obrigado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fizck Ver Post
                                                            Hmm Podes explicar isso melhor sff?
                                                            Ao contrário das baterias tradicionais, os inimigos das baterias de lítio são a baixa e a alta voltagem (carga em excesso).
                                                            A voltagem caíndo abaixo de um determinado valor, danifica a célula de lítio, e faz perder capacidade de retenção da voltagem na mesma. Da mesma forma, uma carga excessiva faz com que a célula se degrade.
                                                            Não deixando cair a voltagem em demasia prolonga a vida das células. Normalmente, quando um telemóvel se desliga, não significa que a bateria está sem carga, mas sim que a bateria atingiu a voltagem mínima de segurança da célula.
                                                            Numa utilização normal, é preferível carregar mais vezes e não deixar que a voltagem desça em demasia, do que levar ao mínimo e depois carregar.
                                                            Em carga, uma bateria para fornecer uma determinada corrente de descarga aquece mais se a voltagem estiver baixa do que se estiver mais alta. Aquecimento excessivo também danifica as células, embora o fluxo de energia seja optimizado a uma temperatura média do que fria (basta ver o que acontece quando se coloca um carro a trabalhar com temperaturas negativas: a bateria tem menos capacidade de descarga).

                                                            Comentário

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