Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Históricos desiludidos deixam Judiciária

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Históricos desiludidos deixam Judiciária

    Teófilo Santiago passa a ser o único assessor de investigação criminal com saída de José Braz, Jaime Fernandes e Mouro Pinto.

    Desiludidos com a Justiça e inconformados com os recentes cortes orçamentais, vários históricos da Polícia Judiciária decidiram abandonar a instituição. José Braz, director da PJ de Lisboa, Jaime Fernandes, da Unidade de Cooperação Internacional, e Mouro Pinto, da Directoria do Porto, passam à situação de reforma, deixando a Judiciária apenas com um assessor de investigação criminal: Teófilo Santiago, crachá de ouro e responsável pelo processo ‘Face Oculta’, que passa a preencher sozinho o cargo de topo da instituição.

    Quatro coordenadores superiores e dois coordenadores de investigação criminal, entre os quais estão Paulo Rebelo, ex-director da PJ de Faro e de Lisboa, e Calado Oliveira, coordenador da PJ de Setúbal, também deverão abandonar a instituição, embora por motivos diferentes: o primeiro confidenciou o desejo de pedir uma licença sem vencimentos e o segundo já requereu a antecipação da reforma. Para a situação de reforma deverão também passar os coordenadores superiores Ana Mafalda, do gabinete da Interpol, João Neto, da Directoria de Faro, e os coordenadores Luís Baptista e António Carvalho, que chefiam o combate aos roubos e incêndios, ambos da Directoria de Lisboa.

    A decepção com a instituição à qual dedicaram tantos anos de carreira é o principal motivo que leva os históricos da Judiciária a baterem com a porta. A dedicação à causa pública deixa de ser suficiente, e os responsáveis dão mostras de cansaço para continuarem a lutar por algo que consideram não ser defendido. "Ser da Polícia Judiciária é quase uma vergonha que temos de esconder dos vizinhos", dizem, a brincar, alguns dos quadros mais qualificados da instituição.

    A razia atinge também os quadros intermédios. Trinta e um inspectores-chefes entraram com pedidos de aposentação, o que faz com que em muitas secções se verifique a necessidade de funcionarem regimes de acumulação ou ocorram exercícios de funções interinas. "Há inspectores-chefes a exercerem as funções de coordenadores e há inspectores a exercerem as funções de inspectores-chefes", revela ao CM Carlos Garcia, garantindo também que a previsível chegada de 30 novos inspectores-chefes poderá já não colmatar as carências. "O curso para novos 30 inspectores-chefes pode já não chegar", conclui.

    PJ DE LISBOA PERDE AS CHEFIAS

    A PJ de Lisboa será a Directoria mais afectada pelas saídas. Para além do director José Braz, a unidade irá ainda perder o coordenador superior Paulo Rebelo. António Carvalho e Luís Baptista, ambos coordenadores, também estão de saída. A direcção da Judiciária de Lisboa irá assim ficar profundamente afectada com a saída das chefias. José Braz exerce um cargo fundamental naquela directoria.

    MEDIDAS PODEM SER AGRAVADAS

    Caso a manifestação em frente ao Ministério da Justiça não surta qualquer efeito, os investigadores da Polícia Judiciária ameaçam agravar as medidas. "Se a nossa situação não ficar resolvida vamos tomar medidas mais graves. Não vamos permitir que esta situação se prolongue por mais tempo", explicou Carlos Garcia, da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ.

    "DÓI MUITO ABANDONAR OS SUSPEITOS": Carlos Garcia, Presidente da ASFIC/PJ

    Correio da Manhã – Que balanço faz da greve?

    Carlos Garcia – A greve superou as nossas expectativas, temos uma adesão de quase 100%. O descontentamento e desânimo dos investigadores proporcionaram esta situação.

    – Não teme que a imagem da PJ saia prejudicada?

    – Os cidadãos sabem que damos o máximo todos os dias. Dói-nos muito quando chegamos às 17h30 e abandonamos os suspeitos. Mas a responsabilidade é do Governo, e de uma vez por todas têm de assumir que a culpa é deles.

    – Quando terminarem a greve vão regressar ao horário habitual?

    – Estamos cansados de trabalhar de graça, de fazer horas extra sem receber nada em troca. Neste momento sabemos que o Governo não tem dinheiro, pelo que apenas queremos ver a nossa carreira dignificada.

    – Para dia 18 está marcada uma manifestação?

    – Vamos protestar em frente ao Ministério da Justiça. Sabemos para já que pelo menos 600 inspectores irão estar presentes na manifestação.

    GREVE PÁRA INVESTIGAÇÕES E DEIXA SUSPEITOS À SOLTA

    Há mais de um mês em greve, os investigadores da Polícia Judiciária não parecem ter intenções de abandonar a sua causa. E nem o facto de a adesão de quase 100% estar a comprometer investigações de vários anos e de diversos suspeitos continuarem em liberdade parece demovê-los da sua intenção. Nas últimas semanas vários mandados de detenção ficaram por cumprir. Desde 15 de Dezembro, a PJ apenas deteve uma pessoa por roubos em Lisboa. No ano passado, em igual período, 39 ladrões já tinham sido presos.

    O facto de os inspectores deixarem de fazer escutas após as 17h30 permitiu que carregamentos de droga dessem entrada em Portugal e que ladrões cometessem assaltos após a PJ ter deixado de os vigiar. Investigações complexas e demoradas foram por água abaixo. Muitos suspeitos de roubo alertados com a greve evitaram estar em casa antes das 09h00, para não serem apanhados nas buscas domiciliárias. Pelo menos 50% dos processos ficaram também parados, à espera de seguirem para o Ministério Público.

    GANG APROVEITA-SE DA PARALISAÇÃO PARA EFECTUAR VAGA DE ASSALTOS

    Nas últimas semanas do ano passado, um gang violento aproveitou-se da paralisação na Judiciária para lançar uma vaga de assaltos sem precedentes nas zonas de Fafe, Guimarães e Felgueiras. Farmácias, mercearias e carros foram alguns dos alvos dos ladrões, que chegaram a efectuar mais de um roubo por dia.

    O exemplo disso ocorreu a 15 de Dezembro. Em menos de uma hora, o gang assaltou uma farmácia em Atães, Fafe, de onde levou uma elevada quantia em dinheiro. Menos de 40 minutos depois, o mesmo grupo abordou um homem numa oficina em Silvares, também em Fafe. Sob ameaça de arma, a vítima foi obrigada a entregar um jipe. Na altura, a Polícia Judiciária foi de imediato avisada, mas a greve impediu que os inspectores se deslocassem ao local do crime.
    Históricos desiludidos deixam Judiciária - Exclusivo CM - Correio da Manhã

    Editado pela última vez por PeLeve; 16 January 2011, 21:40. Razão: Edit: faltava no copy paste o último parágrafo da notícia, agora adicionado.

    #2
    Quem é que fez a a associação da ultima frase?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      Quem é que fez a a associação da ultima frase?
      Faltava o último parágrafo, que não ficou no primeiro "copy paste", que agora acrescentei! É disso que estavas a falar?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        Faltava o último parágrafo, que não ficou no primeiro "copy paste", que agora acrescentei! É disso que estavas a falar?
        O ultimo paragrafo não justifica a associação de que o gang sabia da desistência das chefias e por isso decidiu agir.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          O ultimo paragrafo não justifica a associação de que o gang sabia da desistência das chefias e por isso decidiu agir.
          Não faço ideia, mas, em contexto, percebe-se que se pretenderá dizer que há uma diminuição das defesas da Sociedade face à criminalidade, perante este quadro, parece-me...

          Comentário


            #6
            Conheço um desses nomes que constam da noticia (e outros que aí não estão), e a verdade é que, estando a justiça claramente inquinada por influencias e outras "necroses", todo o hercúleo trabalho de muito boa gente que dá muito de si e da sua vida pela justiça, com imenso sacrifício, é repensado quando vê boa dose do seu trabalho pelo cano abaixo...

            Comentário


              #7
              A sensação que eu tenho é que, seja por uma razão ou por outra, o país não parece estar a merecer, ou sequer compreender, os sacrifícios destes e de outros profissionais dedicados que tanto deram ao país e, em troca, só recebem ingratidão... Isto multiplicado à escala de um país começa a ser preocupante!

              Comentário


                #8
                Não é só pela PJ.... há mais a "desertar".

                Tanto quanto sei a PJ está a fazer horário normal.
                Nas Finanças, a Inspecção Tributária caminha para isso. Os carros e outros bens pessoais vão parando ...

                Porreiro pá!

                Comentário


                  #9
                  Se fosse só na PJ...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    A sensação que eu tenho é que, seja por uma razão ou por outra, o país não parece estar a merecer, ou sequer compreender, os sacrifícios destes e de outros profissionais dedicados que tanto deram ao país e, em troca, só recebem ingratidão... Isto multiplicado à escala de um país começa a ser preocupante!
                    É inevitável: não há dinheiro!

                    Comentário


                      #11
                      Os assaltantes, criminosos, empresários corruptos e afins agradecem imenso o dinheiro que é investido em projectos faraónicos com um grande retorno para o país (e para os bolsos das empresas que financiam os partidos) em vez de ser aplicado em noutras coisas como inspecção criminal, tributária e do trabalho.

                      Comentário


                        #12
                        Aquela alusão ao gang ter aproveitado a greve... enfim.

                        Há serviços e áreas onde os cortes não podem ser feitos de qualquer forma.

                        Comentário


                          #13
                          Esta questão relaciona-se com o que escrevi aqui, infelizmente o tópico acabou por desviar-se do tema e fiquei com a sensação que a maioria dos participantes são alheios, desconhecedores mesmo, dos resultados e de todas as consequências das actuais politicas a nível social.

                          Claro que para o meu negocio, a saída de tantos profissionais da função publica é bom, já que estes tem uma formação bastante acima da média e apesar de portugal ainda não estar em crise profunda, muitos serão elegíveis para virem para cá dar formação e partilhar conhecimentos.

                          ã ó ç ê í é

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AirManMajor Ver Post
                            Esta questão relaciona-se com o que escrevi aqui, infelizmente o tópico acabou por desviar-se do tema e fiquei com a sensação que a maioria dos participantes são alheios, desconhecedores mesmo, dos resultados e de todas as consequências das actuais politicas a nível social.

                            Claro que para o meu negocio, a saída de tantos profissionais da função publica é bom, já que estes tem uma formação bastante acima da média e apesar de portugal ainda não estar em crise profunda, muitos serão elegíveis para virem para cá dar formação e partilhar conhecimentos.

                            ã ó ç ê í é
                            Há pessoal que adora destruir assunto após assunto, com desvios ao tema mais ou menos demonstradores de um maior ou menor desconhecimento, ou, até, vontade de dão deixar que as ideias se esclareçam...

                            Mas, também nesta área acredito plenamente que Portugal está, de novo, a abrir mão de mão de obra especializada de uma forma perfeitamente absurda. Se não fosse hábito eu até estranhava, mas, assim...

                            Comentário


                              #15
                              Já agora, deixo outro artigo que descobri agora sobre esta questão: Alerta na PJ! - Opinião - Correio da Manhã

                              Comentário


                                #16
                                A razia vai ser horizontal a todo o sector público...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  A razia vai ser horizontal a todo o sector público...
                                  Eu até acho mais. A razia vai, por todas estas questões suscitadas por cá, ser ainda mais acentuada em todos os sectores, público e privado, acelerando a saída do país de cada vez mais e mais qualificada mão de obra. E isso é muito grave, pois condena Portugal à mediania ou mesmo à mediocridade por muitos e longos anos numa transversalidade geral de todas as áreas imprescindíveis ao funcionamento do país!...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                    Os assaltantes, criminosos, empresários corruptos e afins agradecem imenso o dinheiro que é investido em projectos faraónicos com um grande retorno para o país (e para os bolsos das empresas que financiam os partidos) em vez de ser aplicado em noutras coisas como inspecção criminal, tributária e do trabalho.
                                    Pá... isso interessa a alguém ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Aquela alusão ao gang ter aproveitado a greve... enfim.

                                      Há serviços e áreas onde os cortes não podem ser feitos de qualquer forma.
                                      Obviamente!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                        Eu até acho mais. A razia vai, por todas estas questões suscitadas por cá, ser ainda mais acentuada em todos os sectores, público e privado, acelerando a saída do país de cada vez mais e mais qualificada mão de obra. E isso é muito grave, pois condena Portugal à mediania ou mesmo à mediocridade por muitos e longos anos numa transversalidade geral de todas as áreas imprescindíveis ao funcionamento do país!...
                                        Estes politicos da treta que temos tido conseguiram dar cabo disto tudo. A nossa geração vai ter um futuro complicado, pois mesmo quem ficar por cá não vai ter grandes condições para evoluir.

                                        Para os nossos filhos, ou conseguimos abrir caminhos fora daqui ou então também não vão ter um futuro de grandes ambições...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Funcionários da PJ vão continuar greve - Última Hora - Correio da Manhã

                                          Comentário


                                            #22
                                            Más notícias para a nossa Justiça, portanto...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para não estar a abrir outro tópico...:

                                              Cabeçais de Carvalho - Advogado: Comissão de Protecção às Vítimas de Crimes toma posse - Ministério da Justiça

                                              Este senhor não era, ou foi, delegado sindical, ou coisa parecida?...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X