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Volkswagen vai mostrar automóvel que gasta 1 litro aos 100km

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    [Antevisão] Volkswagen vai mostrar automóvel que gasta 1 litro aos 100km

    Marca alemã prepara-se para apresentar no Salão do Qatar, a versão de produção em série do projecto L1



    Numa altura em que a escalada do preço dos combustíveis torna a promessa de baixos consumos ainda mais aliciante, a Volkswagen prepara-se para apresentar no Salão Automóvel do Qatar, na última semana do mês, a versão definitiva do projecto L1, designação escolhida para o projecto de um veículo capaz de consumir apenas 1 litro de combustível por cada 100 km’s percorridos.
    Este veículo de dois lugares e máxima eficiência estará equipado com um pequeno motor diesel de dois cilindros com 29 cavalos de potência, auxiliado por um motor eléctrico e uma transmissão DSG de dupla embraiagem. Com um peso de apenas 380 kg, o novo 1L promete consumir entre 1,2 e 1,5 litros de combustível aos cem.
    O primeiro protótipo do 1L foi apresentado em 2002, mas o custo de desenvolvimento e produção, em grande parte devido aos dispendiosos materiais utilizados na sua construção, inviabilizaram a sua passagem para a produção em série.
    A marca promete divulgar todos os detalhes no decorrer da apresentação do modelo, incluindo a data de lançamento, que ter lugar em meados de 2012.

    http://www.autoportal.iol.pt/noticia...itro-aos-100km


    Toca a poupar!!!

    #2
    eu que com os gpl poupas guito e tal o coiso, mas a pesquisa é de graça

    http://forum.autohoje.com/forum-gera...1-up-lite.html

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      #3
      Xiiii, esse tópico é de 2009 e não dei com ele

      Mas já na altura começava assim "(Informação actualizada)
      Depois do concept de 2002, desta vez encontra-se mais próximo de produção"



      Será que é desta? Estamos em 2011 e o concept já vem de 2002!

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        #4
        Originalmente Colocado por GPL Ver Post


        Será que é desta? Estamos em 2011 e o concept já vem de 2002!
        A tecnologia diesel teve de usar o orçamento destinado a esse carro, é por isso que vem com tanto atraso

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
          A tecnologia diesel teve de usar o orçamento destinado a esse carro, é por isso que vem com tanto atraso
          ya, foi para desenvolver o 2.0 biturbo com 2xx cv que ja esta no mercado ha tanto tempo

          Comentário


            #6
            Porque gastam as marcas fortunas em Investigação e Desenvolvimento com estas coisas, anulando outros projectos bem mais atractivos para o consumidor?
            Há veículos cada vez mais estranhos "no forno", eles lá devem saber o mercado disto

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
              Porque gastam as marcas fortunas em Investigação e Desenvolvimento com estas coisas, anulando outros projectos bem mais atractivos para o consumidor?
              Há veículos cada vez mais estranhos "no forno"
              porque num momento parece a escolha acertada e no outro percebem que se calhar nao é bem assim

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                porque num momento parece a escolha acertada e no outro percebem que se calhar nao é bem assim
                O que mais me surpreendeu foi terem dado a machadada no 1.4 tsi que consideram demasiado dispendioso de fabricar e complexo.
                Alimentam projectos como esse L1 que a meu ver, dificilmente venderia em qualquer parte do mundo. Tenho visto imensos protótipos de todos os feitios e tecnologias apresentados por várias marcas, mas no fim ficam todos em banho maria porque as marcas entendem que nunca teriam mercado

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                  O que mais me surpreendeu foi terem dado a machadada no 1.4 tsi que consideram demasiado dispendioso de fabricar e complexo.
                  Alimentam projectos como esse L1 que a meu ver, dificilmente venderia em qualquer parte do mundo. Tenho visto imensos protótipos de todos os feitios e tecnologias apresentados por várias marcas, mas no fim ficam todos em banho maria porque as marcas entendem que nunca teriam mercado
                  o tsi so com turbo se calhar fica mais barato e com novas tecnologias fica igualmente bom ou melhor

                  vamos ver

                  Comentário


                    #10
                    Não deixa de ser curioso a apresentação no Qatar, onde a maior parte do parque automóvel são mega-SUV's, berlinas de luxo e grandes GT's e superdesportivos

                    De qualquer forma, aprovo sempre este tipo de projectos.
                    Permite "brincar" com novos materiais, processos e soluções tecnológicas, que de uma maneira ou de outra, acabam por contaminar futuros modelos da marca.

                    Há duas formas claras de termos carros mais económicos e menos poluidores, é trabalhando a eficiência das suas motorizações e perder peso, muito peso.
                    Se o desenvolvimento deste modelo, contribuir para que o próximo Golf perca uns quilos extra ou venha com uma motorização mais eficiente, recursos e custos dispendido em Investigação e Desenvolvimento estão justificados.

                    A história do fim do 1.4 TSI pouco ou nada está relacionado com esta aposta.
                    A concorrência consegue resultados tão bons como o 1.4 turbo mais compressor da VW, mas recorrendo a menos hardware, complexidade e custos.
                    A tecnologia evolui.
                    Na BMW também vimos a nova geração de 6 cil a perder 1 turbo pelo caminho e não ficaram piores por isso.
                    Na VW vamos ver o compressor a ficar de fora para só termos o turbo. Não vejo qual o drama.

                    Comentário


                      #11
                      O 1.4TSI acabou?
                      Então o motor mais interessante da VW acabou assim ainda na juventude?
                      Infanticídio!

                      Comentário


                        #12

                        Há anos que já oiço falar desse protótipo, ainda o Pietchsrieder (ou lá como o homem se chama) tinha acabado de assumir o cargo onde está neste momento.

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                          #13
                          Tenho acompanhado com curiosidade a questão do peso dos carros e é sem dúvida algo que está a matar o desempenho e consumos dos carros actuais com motores humildes. Como isto já foi muito discutido aqui (falo de desempenho puro), os 100cv num carro de 1000 kg não têm nada a ver com os 100cv nos carros actuais de 1300 kgs ou mais, é como se o primeiro carro fosse lotado
                          Se o combustível fosse barato, o remédio era simples. Construir carros sem grandes preocupações de peso (1500kgs ou 2000 kgs era perfeitamente normal) e montar motores simples V6 ou V8 a gasolina que arrastam o conjunto a brincar. Esta foi a realidade do mercado americano e sinceramente, para que haviam eles de se chatearem com carros caros com motores fracos como acontece cá na Europa? O caminho de se taxar cegamente a cilindrada e as emissões de CO2 levaram (e levam) a que as marcas vendam veículos que andam em constante esforço. Não é difícil de encontrar certas versões com pouca cilindrada que conseguem gastar mais do que motores maiores, isto porque andam sempre em carga. Então relativamente a carrinhas familiares que já com apenas uma pessoa andam à justa, o que dizer quando andam lotadas e com a bagageira cheia...
                          Acho que é um caminho errado, e nesse caso menos acaba por ser mais.

                          Na última década muito se falou da utilização de materiais mais leves com vista a diminuir o peso total dos carros mas caminha-se no sentido oposto.
                          A Lotus é um dos exemplos de que com "pouco" motor se conseguem performances explosivas. Mas poucas marcas seguem essa linha de desenvolvimento, falo de carros efectivamente lançados para o mercado e não de projectos que ficam eternamente em banho-maria.
                          Hoje em dia os carros europeus continuam com motores humildes, alguns ainda das anteriores gerações desses modelos (mais leves) e o peso continua a subir.

                          Esse protótipo parece um pouco a visão extrema desta temática, serve mais como montra tecnológica mas na realidade não vejo as marcas a optarem pela redução de peso. O mercado está muito exigente e quer o carro "artilhado" com todo o tipo de gadgets, é normal que o peso vá continuar a subir e os motores estão numa tendência de mirrarem cada vez mais

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