Na sequência deste tópico, fiz algumas pesquisas e não encontrei nenhum com este tema, apesar de, provavelmente, estar a cometer um erro ao criar este tópico, por, de certa maneira, se enquadrar naquele que me deu a ideia de criar este.
Bem, como todos os users deste fórum sabem, ou não estivéssemos nós num fórum de automóveis, o mundo automóvel não é só feito dos automóveis que vemos, normalmente, na rua. Há também os XPTOs lá de cima, carros esses que nós, os comuns mortais, não podemos alcançar. Além desses, há os protótipos. Dentro dos protótipos, há aqueles que antecipam as linhas de um modelo que está para "rebentar" no mercado (sendo que alguns não passam de show cars) e há aqueles que apenas vêm introduzir novas tecnologias, novas tendências, entre uma grande panóplia de ideias que podem ou não ser introduzidas em modelos de produção.
E pensam alguns de vocês (se é que alguém vem a este tópico), afinal, criaste este tópico para quê? Pois bem, depois daquela pequena introdução da treta (ou não fosse ela da minha autoria) deste tópico, vamos ao que interessa: qual(ais) o(s) protótipo(s) ou ideias/valores neles incutidas que gostávamos que passassem à produção?
Sinceramente, no que toca a protótipos, a marca que mais me... encanta é a Renault, ou pelo menos, já foi.
Um que acho que deveria ter tido uma versão de produção, é o Wind:
Apesar de gostar do Wind que está a ser comercializado (após vê-lo ao vivo, ainda fiquei mais agradado), penso que não se aproxima muito do conceito apresentado pelo pequeno roadster na forma de protótipo há 7 anos atrás. Quer-me até parecer que este protótipo entrava mais na onda do MX-5.
O Ondelios:
Por mais feio que seja, agradava-me todo o conceito de interior (acho que a Renault nunca aplicou touch design nos seus carros) e, para o tipo de carro que é, apresentar 0,29 Cx e 120g/km de emissões é notável (talvez nem tanto por ser híbrido).
O Altica:
Pelo formato shooting-brake e por aquela tecnologia que ele tinha para diminuir a resistência aerodinâmica (?):
O Nepta:
Por ser um descapotável giganorme... bem ao estilo americano.
O ZOE original:
Gosto do Preview, mas penso que este era um pouco diferente do usual.
Outros de que gosto são:
O Mazda Kabura:
Acho que dava um belo RX-7.
O Saab 9-X Air BioHybrid:
Pela conjugação da traseira com o tecto.
O Renault DeZir:
Por ter ar de escultura e, se saísse ao protótipo, pelo seu baixo peso.
O Alfa Romeo 2uettottanta:
Este Alfa é, na minha opinião, simplesmente belo. Não mudava nada por fora, por dentro, óbvio que teria que ser algo mais "normal".
O Opel Flextreme GT-E acho que daria um belo modelo para o segmento acima do Insignia.
Bem, como todos os users deste fórum sabem, ou não estivéssemos nós num fórum de automóveis, o mundo automóvel não é só feito dos automóveis que vemos, normalmente, na rua. Há também os XPTOs lá de cima, carros esses que nós, os comuns mortais, não podemos alcançar. Além desses, há os protótipos. Dentro dos protótipos, há aqueles que antecipam as linhas de um modelo que está para "rebentar" no mercado (sendo que alguns não passam de show cars) e há aqueles que apenas vêm introduzir novas tecnologias, novas tendências, entre uma grande panóplia de ideias que podem ou não ser introduzidas em modelos de produção.
E pensam alguns de vocês (se é que alguém vem a este tópico), afinal, criaste este tópico para quê? Pois bem, depois daquela pequena introdução da treta (ou não fosse ela da minha autoria) deste tópico, vamos ao que interessa: qual(ais) o(s) protótipo(s) ou ideias/valores neles incutidas que gostávamos que passassem à produção?
Sinceramente, no que toca a protótipos, a marca que mais me... encanta é a Renault, ou pelo menos, já foi.
Um que acho que deveria ter tido uma versão de produção, é o Wind:
Apesar de gostar do Wind que está a ser comercializado (após vê-lo ao vivo, ainda fiquei mais agradado), penso que não se aproxima muito do conceito apresentado pelo pequeno roadster na forma de protótipo há 7 anos atrás. Quer-me até parecer que este protótipo entrava mais na onda do MX-5.
O Ondelios:
Por mais feio que seja, agradava-me todo o conceito de interior (acho que a Renault nunca aplicou touch design nos seus carros) e, para o tipo de carro que é, apresentar 0,29 Cx e 120g/km de emissões é notável (talvez nem tanto por ser híbrido).
O Altica:
Pelo formato shooting-brake e por aquela tecnologia que ele tinha para diminuir a resistência aerodinâmica (?):
Located at the extremity of the roof at the point where the vehicle and the passing air flow separate, a discreet mechanical system generates jets of air which are alternately blown and sucked through a 2mm wide slit. Known as “Synthetic Jet”, the system actively controls the separation of the air flow according to the vehicle’s speed. This innovative technique, which reduces drag and controls the structure of the air flow, is a registered Renault patent and reduces the car’s Cd at 130kph by 15% for an energy consumption of just 10 Watts
Por ser um descapotável giganorme... bem ao estilo americano.
O ZOE original:
Gosto do Preview, mas penso que este era um pouco diferente do usual.
Outros de que gosto são:
O Mazda Kabura:
Acho que dava um belo RX-7.
O Saab 9-X Air BioHybrid:
Pela conjugação da traseira com o tecto.
O Renault DeZir:
Por ter ar de escultura e, se saísse ao protótipo, pelo seu baixo peso.
O Alfa Romeo 2uettottanta:
Este Alfa é, na minha opinião, simplesmente belo. Não mudava nada por fora, por dentro, óbvio que teria que ser algo mais "normal".
O Opel Flextreme GT-E acho que daria um belo modelo para o segmento acima do Insignia.
Comentário