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É possivel passar de AC manual para AC automatico? Fiat Bravo 198

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    É possivel passar de AC manual para AC automatico? Fiat Bravo 198

    Viva.

    Encontrei na net o controlador Automatico para o meu Bravo.
    Esta a um bom preço.

    Agora, sera facil o instalar?
    Bastara so isso ou e muito complicado?

    Cump

    #2
    Penso que fazer essa tarefa em casa, será praticamente impossível.

    O AC digital tem a função bi-zona, por exemplo, coisa que o AC analógico não tem.

    Os direccionadores de ar são robotizados, basta carregares num botão para direccionares o ar para o vidro, frente ou pés, enquanto que no sistema analógico tem um mecanismo (manual) que está ligado aos direccionadores de ar.

    A ser feita a tarefa, teria que ser na Fiat obrigatoriamente.

    Comentário


      #3
      Este é um assunto acerca do qual posso falar com à-vontade, embora nunca o tenha feito, nem faça noutros modelos, já o fiz em vários Opel Astra da geração 98 a 2004, e um de 2006.

      O principio de montagem e funcionamento é semelhante em todas as marcas, portanto posso dar este exemplo.

      Quanto à impossibilidade de uma alteração destas – nada é impossível, agora que é demasiado dispendioso para o resultado final que vai ter – é.

      Não basta apenas adquirir o painel electrónico de controlo, é necessária também toda a caixa de soufagem, que contem as "tampas" ou "portas" de abertura e fecho para controlo da temperatura, e das saídas de ar. É possível que se tenham também que adquirir alguns sensores para as medições de temperatura, dependendo da complexidade do sistema.

      Naturalmente ocorrem profundas alterações na instalação eléctrica.

      É um trabalho que, garantidamente, nenhuma marca faz, dado que por norma, nestas alterações mais profundas não há formação, nem têm geralmente conhecimento para o fazer, além do tempo investido. Isso seria um trabalho a ser feito por alguém que conheça e tenha à-vontade na área, que perca umas horas de estudo a compreender e perceber como funciona, nesse modelo específico, e só depois colocar mãos à obra.

      Vou deixar aqui um exemplo do que ocorre no caso do modelo Opel Astra, neste caso um de 2003, e poderás perceber o quão dispendiosa e trabalhosa é esta alteração. É uma coisa para se fazer por gosto e "desporto". Além disso "gastei" alguns meses de estudo até decidir fazer tal mudança:

      O aspecto geral do sistema manual:



      Como referi anteriormente, a diferença não está apenas no painel, está na "caixa de soufagem", e é isto que acarreta uma grande dose de trabalho!

      A caixa de soufagem encontra-se por detrás do Tablier!



      Cá está a caixa de Soufagem Manual, (caixa grande, preta, com condutas de ar, e comandos manuais, por trás da barra de ferro tubular).



      Para a retirada disto, é necessário desmontar vários componentes do lado do motor, descarregar o gás do ar condicionado original, tirar a barra de ferro, e coluna de direcção.



      Com isto, é possível retirar então a caixa de soufagem manual.



      A nova caixa de soufagem para o Ar Condicionado Electrónico, que passa a incluir vários sensores de temperatura e caudal de ar, onde todos os comandos são accionados por, neste caso, motores de passo.



      Depois de montada.





      Nesta parte, apartir daqui, será só fazer o processo inverso de montagem, até estar pronto para a montagem do tablier.



      Esta será a Primeira parte do trabalho. De seguida, ha que tratar da instalação electrica.

      Comentário


        #4
        No campo da instalação eléctrica, há que levar em conta todos os princípios e cuidados das questões da electrónica.

        Há que ter todos os esquemas, e um TOTAL conhecimento acerca do funcionamento do sistema, para não surgirem surpresas desagradáveis.







        Depois de tudo alterado, voltar a colocar os condutores nos locais certos, com os isolamentos e fitas próprias, para tudo correr como o esperado.



        Pode então o tablier voltar ao sitio, agora com duas fichas para ligar ao painel electrónico do ar condicionado. Uma recebe os vários sinais do veículo (a cinza, neste caso), e a outra (azul) tratará dos controlos directos da caixa de soufagem electrónica.



        Cabos e condutores todos isolados, nos locais correctos, de forma a manter as "leis da marca".



        Posto isto, bastará terminar a montagem do resto do material, carregar de novo gás do ar condicionado na marca (lembro que é possível guardar e reaproveitar o gás antigo, por uma questão de poupança de ambiente e custos).





        Resultado final.



        Até pode aparentar ser um processo rápido e simples, mas a completa desmontagem do interior torna-o bastante "ingrato", são 2 a 3 dias de trabalho, até depois da 1 hora da madrugada. Só mesmo por muito gosto e boa vontade compensa.

        Agora, o ser possível – é, e sendo bem feito fica excelente. Tal e qual o sistema montado de fábrica (até porque defendo que devem ser utilizados precisamente os princípios de montagem da marca). Em modelos destes o mais antigo que montei deve ter uns 3 a 4 anos, e até agora tem funcionado de forma excelente. Depois desse já instalei em vários e nunca houve qualquer queixa ou reclamação, isto para concluir que é viável, e possível, pelo menos neste modelo.

        Mais não posso opinar, ou ajudar.

        Este sistema tem ainda um sensor de posição e intensidade solar, que é montado no topo do tablier (implica substituição da grelha junto ao vidro, para levar o respectivo sensor).

        Bom trabalho!

        Comentário


          #5
          Nas 2ª e 3ª fotos pode ver-se o air-bag do passageiro sem o tablier a cobrir

          Comentário


            #6
            Grande trabalho!

            Eu conheço também um que fez o mesmo numa Octavia mk2 (96-004).

            Eu já pensei fazer o mesmo no meu (meter o sistema climatronic), mas, eu como uso raramente o AC, deixo estar lá o manual, que serve bem quando necessito!

            Apesar que tenho estado a usar mais agora, no inverno, do que no verão , para ajudar a desembaciar os vidros!

            Mas para quem usa muito o AC, um carro com sistema automático de controle da temperatura, velocidade da ventoínha, qualidade do ar (?) e mais não sei quê, deve ser muito melhor do que um manual!

            Comentário

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