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    Seat Ibiza 1.2-Avaria

    Boas,

    Tenho um familiar meu que possui um Ibiza 1.2 de 64 cv, em que avariou o "aparelho do comando do motor".

    Sendo que o preço da reparação é altíssimo, e o carro tem pouco mais de 54 mil Km, gostaria de saber se nestes carros (ou nos "primos" VAG) é uma avaria comum e ao que se deve, pois até tinha um igual em vista para as "voltinhas".

    Agradeço a todos o contributo de uma resposta.

    #2
    Se alguém pudesse ajudar....agradecia

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      #3
      É uma avaria crónica nas primeiras unidades desse motor...
      É necessário um kit de distribuição novo que custa sensivelmente 230€ mais mão de obra.

      É uma reparação simples se o seu amigo parou quase de imediato o carro e se a corrente avançou poucos elos, porque caso contrário pode ter partido ou empenado alguma válvula.

      Apesar de simples esta reparação exige muita precisão no comando do motor para que os veios fiquem alinhados.

      Este novo kit de distribuição já vem com algumas modificações para evitar novamente que o problema se manifeste.

      Por experiência em alguns casos que presenciei, quando acontece este problema, é necessário também a substituição do sensor do ralanti que custa entre 30 a 40€ .

      Boa Sorte para o seu amigo

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        #4
        Desconheço tal problema nesses motores. Sera erros na ECU? Se for isso arranja-se as paletes nas sucatas

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          #5
          Não são só 60 cv? Não tens garantia?

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            #6
            Factura final: 702,78€. Vi a facrura...
            Não há garantia, o carro é de 2005.
            nem sei que faça, se compre igual ou não...tneho medo de me acontecer o mesmo tombo!

            Obrigado a todos que responderam

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              #7
              O que acontece é que este motor, AZQ, tem um veio curto demais para o tensor e corrente que tem e entre os 50000 e os 90000 km a corrente avança um ou mais elos e descomanda o motor.

              Esse veio já foi substituído pela VW por um ligeiramente mais longo, sendo que não tenho conhecimento que após a substituição por este novo, de ter acontecido o mesmo problema.

              O problema dos carros a corrente de distribuição passa muito pelo método de manter sempre a corrente esticada mesmo a altas rotações para evitar que esta avance algum elo, mas normalmente são muito fiáveis, neste motor inicialmente não era...

              Essa factura parece-me um pouco elevada, concerrteza terá algo mais para além do kit, sensor ralanti, mão de obra e óleo ou então deveria pedirr uma segunda avaliação.

              Quando este problema se manifesta, (trabalhar muito irregular do carro, e não se aguentar ao ralanti ), deve-se de imediato desligar o carrro sob pena de rebentar ou empenar alguma válvula e aí a factura ser bem pesada.

              De resto é um bom motor, com bons consumos em estrada aberta, e com a caixa curtíssima que tem torna-se muito ágil. Obviamente não foi feito pensar em auto-estrada devido á sua caixa.

              Boa sorte com a máquina.
              Editado pela última vez por TheMythOne; 04 February 2011, 11:24.

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