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Bateria nova - Lancia Musa

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    Bateria nova - Lancia Musa

    Boa tarde,

    Tenho uma Lancia Musa de 2007 em que a bateria, deu de si.
    Faz já algum tempo que perdeu a carga toda por deixar inadvertidamente o rádio ligado durante algum tempo, na altura a assistência em viagem carregou a bateria e seguiu sem problemas.

    Ultimamente, de forma ocasional, demora um ou dois segundos a mais a arrancar o motor, sendo que hoje ao deixar uma luz interior ligada durante algum tempo ( ~ 15m), voltou a ficar completamente sem carga.

    Como o carro está dentro de um parqueamento é complicado chamar a assistência, por outro lado, a bateria já tem 4 anos, pelo que deve estar a chegar ao limite da sua vida útil.

    É fácil trocar uma bateria?
    O que tenho de ter em conta a comprar uma nova?

    Obrigado,

    #2
    Sim, é simples trocar a bateria.

    Mas já agora, já alguma vez viste como está o líquido dos bornos?

    De que ano é o teu Musa e qual o motor?


    O que vou colocar a seguir, já o tinha escrito no seguinte tópico (http://forum.autohoje.com/boxes/9217...ca-ou-nao.html), daí que os exemplos dados, sejam de um Ibiza.


    Aqui fica;


    As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

    - Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

    - Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

    O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas.

    Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

    Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

    Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

    Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

    É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

    A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.

    Comentário


      #3
      Assim de repente, lembrei-me disto (que jeito me dava agora):



      Agora a sério, o nto já fez o favor de responder a tudo.

      Comentário


        #4
        Obrigado

        Ainda não vi o líquido dos bornos.

        A Musa é de 2007 com o 1.3 Mj.

        Ultimamente também tem aparecido no arranque um aviso de "Avaria de Luz - Stop Direito".. sem que o mesmo esteja fundido.
        Poderá ser mais um sinal ou é algo completamente alheio?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RicardoFig Ver Post
          Obrigado

          Ainda não vi o líquido dos bornos.

          A Musa é de 2007 com o 1.3 Mj.

          Ultimamente também tem aparecido no arranque um aviso de "Avaria de Luz - Stop Direito".. sem que o mesmo esteja fundido.
          Poderá ser mais um sinal ou é algo completamente alheio?
          Os requisitos minimos para o Musa, será qualquer coisa a rondar os 60Ah e 540A.

          Quanto à lampada, mas me parece de todo que tenha algo haver.

          Vai é à lampada e retira a mesma, limpando os contactos desta e volta a colocá-la no local.

          Comentário


            #6
            Na bateria o que se encontra assinalado é:

            "12V 50Ah 360A (EN2) 250A (IEC)", e é da Varta.

            Portanto, é apontar sempre a algo superior a isto, correcto?
            A bateria não tem qq "slot" pré defenido, está fixa com uma fita a uma base.
            Desde que caiba lá dentro e não fique a tocar com os contactos em nada, não vou ter qualquer problema pois não?

            Comentário

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