Sei que, a nivel mecânico, é mais fácil colocar tudo à frente, mas porque é que a norma da industria automóvel é esta? Com o advento do drive-by-wire, porque não começar a inverter esta tendência e meter o conjunto capot/motor/rodas direccionais atrás? Quais seriam as diferenças a nivel de condução?
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Capot, motor e direcção à frente: porquê?
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Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostNão sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
As rodas direccionais atrás iriam implicar algumas mudanças no estilo de condução que levamos, o que para os mais "toscos" ao volante poderia ser prejudicial.
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Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostNão sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
um carro a 140km/H com motor a tras faz uma vibraçao do carago e para com a mala a frente uma pessoa bate e lá vai o condutor mais de preça para a quinta das tabuletas.
corrigem me se tiver enrrado
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Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostNão sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
A virar de frente estás a ver para onde estás a dirigir a carroçaria do carro.
Nos empilhadores essa opção existe por causa da manobrabilidade e do peso.
É mais fácil encaixar os dentes nas paletes e transportar cargas pesadas.
Agora quanto ao motor, não vejo porque não. Aliás tens os 911...
O problema é que se precisas de mala, como alguém já disse, o design actual é o que permite acomodar mais carga e mais facilmente.
Cumps!
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Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostNão sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
Tens a noção de que 99% dos condutores capotariam ou ficariam virados ao contrário da primeira vez que virassem a mais dos 50km/h?
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Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostSei que, a nivel mecânico, é mais fácil colocar tudo à frente, mas porque é que a norma da industria automóvel é esta? Com o advento do drive-by-wire, porque não começar a inverter esta tendência e meter o conjunto capot/motor/rodas direccionais atrás? Quais seriam as diferenças a nivel de condução?
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Originalmente Colocado por santos2000 Ver Postamigo os empilhadores servem para carregar paletes e nao para andar em auto estrada a 140km/H
um carro a 140km/H com motor a tras faz uma vibraçao do carago e para com a mala a frente uma pessoa bate e lá vai o condutor mais de preça para a quinta das tabuletas.
corrigem me se tiver enrrado
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Tenho ideia que a direcção atrás é terrível para a estabilidade do carro. Imaginem RWD sem controlo de tracção mas muito pior, nem é preciso tocar no acelerador, apenas virar o volante um pouco demais.
Empilhadores e afins levam direcção atrás julgo eu que por conveniência, as rodas da frente têm que aguentar muito peso e montando a direcção atrás esta não precisa de ser tão reforçada. Por outro lado, precisamente pela distribuição do peso faz sentido a tracção ser à frente, e separando a tracção da direcção é mais fácil ter ângulos de viragem menores.
Motores montam-se normalmente à frente para aproveitar espaço, a frente do carro não pode ser tão alta como a traseira (visibilidade e aerodinâmica) e tem lá os componentes da direcção a ocupar espaço, só em desportivos é frequente montar-se o motor a meio ou atrás porque só nestes o ganho em dinâmica compensa a perda em espaço.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostTenho ideia que a direcção atrás é terrível para a estabilidade do carro. Imaginem RWD sem controlo de tracção mas muito pior, nem é preciso tocar no acelerador, apenas virar o volante um pouco demais.
Empilhadores e afins levam direcção atrás julgo eu que por conveniência, as rodas da frente têm que aguentar muito peso e montando a direcção atrás esta não precisa de ser tão reforçada. Por outro lado, precisamente pela distribuição do peso faz sentido a tracção ser à frente, e separando a tracção da direcção é mais fácil ter ângulos de viragem menores.
Motores montam-se normalmente à frente para aproveitar espaço, a frente do carro não pode ser tão alta como a traseira (visibilidade e aerodinâmica) e tem lá os componentes da direcção a ocupar espaço, só em desportivos é frequente montar-se o motor a meio ou atrás porque só nestes o ganho em dinâmica compensa a perda em espaço.
A questão é que tendo as rodas direccionais atrás conseguem-se ângulos de viragem fantásticos possibilitando manobras que não seriam impossíveis com a direcção na frente. Basicamente, a parte mais importante do empilhador (sob ponto vista da agilidade) fica assim a ser como um "eixo de rotação".
O que para aqueles trabalhos típicos de armazém com as paletes organizadas em filas, carregamento de cargas em camiões que muitas vezes consiste em descolar uma carga poucos metros, etc, dá imenso jeito. Poupa-se trabalho, tempo, combustível, etc.
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No que toca à direcção atrás penso que já tudo foi dito.
Mas referindo-me à localização do motor, é um assunto que até pode ser bem discutido.
Antigamente o recurso a automóveis com motores instalados na traseira era muito usual. Estou-me a lembrar dos NSU Prinz, dos Renault Dauphine, dos Fiat 500/600 etc, Dos BMW 700, etc etc etc.
Falaram que os construtores evoluíram ao deixar de utilizar este tipo de layout, mas o que é certo é que apresenta algumas vantagens, ainda que talvez não suficientes para colmatar as desvantagens.
Quando o motor é colocado na traseira, quase sempre a tracção está também ela na traseira, exceptuando alguns casos raros e pontuais em que a tracção é desta feita integral e por norma em automóveis de competição. O que é certo é que este tipo de configuração deixa espaço para que a direcção e a tracção estejam em eixos diferentes, o que se repercute numa direcção mais "limpa" e comunicativa.
Com o motor pendurado na traseira, a tracção das rodas posteriores é também favorecida. Todos sabemos que o arranque de um Porsche é sempre muito bom. Pouco patina numa aceleração a fundo pois no arranque, todo o peso do veículo vai para a traseira (transferência de massas) e estando lá o motor, é mais um contributo a fazer peso em cima do eixo traseiro.
Por outro lado, com o motor na cauda, o handling torna-se peculiar e diferente.
Com o peso morto do motor na extremidade traseira, em curva, existe a tendência para este dar a fugir a traseira para o exterior da curva, quase como o efeito de pêndulo.
Torna-se um carro sobrevirador (oversteer).
Ainda no handling, a ausência do motor no eixo frontal, onde está a direcção, faz com que as rodas direccionais não tenham sobre elas o peso necessário ao bom "grip" que necessitam para descrever uma curva, torna-se num carro subvirador (understeer).
Ou seja, tanto tem de subvirador como de sobrevirador.
Com o conhecimento destas características é que podemos ver o trabalho enorme que a Porsche tem vindo a ter ao longo destas décadas.
Desportivos que são os seus modelos, tentar colmatar estas características não é tarefa fácil.
A física não é nossa miga.
De qualquer forma, o uso deste layout ainda é usado em automóveis ligeiros não Porsche.
O Smart é assim, o Mitsubishi I MIEV é assim e ao que parece é a melhor receita entre espaço interior e tamanho exterior.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostTenho ideia que a direcção atrás é terrível para a estabilidade do carro. Imaginem RWD sem controlo de tracção mas muito pior, nem é preciso tocar no acelerador, apenas virar o volante um pouco demais.
Empilhadores e afins levam direcção atrás julgo eu que por conveniência, as rodas da frente têm que aguentar muito peso e montando a direcção atrás esta não precisa de ser tão reforçada. Por outro lado, precisamente pela distribuição do peso faz sentido a tracção ser à frente, e separando a tracção da direcção é mais fácil ter ângulos de viragem menores.
Motores montam-se normalmente à frente para aproveitar espaço, a frente do carro não pode ser tão alta como a traseira (visibilidade e aerodinâmica) e tem lá os componentes da direcção a ocupar espaço, só em desportivos é frequente montar-se o motor a meio ou atrás porque só nestes o ganho em dinâmica compensa a perda em espaço.
Imagina-te a tentar colocar um caixote na traseira de um camião.
É-te muito mais fácil manobrar fazer pequenos ajustes de direcção com as rodas direccionais atrás do que à frente.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostOlha que a razão principal é mesmo a manobrabilidade.
Imagina-te a tentar colocar um caixote na traseira de um camião.
É-te muito mais fácil manobrar fazer pequenos ajustes de direcção com as rodas direccionais atrás do que à frente.
Basicamente é o mesmo que acontece nos carros. Por alguma razão, em lugares mais apertados, é muito mais fácil estacionar iniciando a manobra de traseira do que de frente.
É só um gajo experimentar andar de marcha-atrás durante um bocado e fazer algumas manobras e logo perceberá como reagiria um carro se tivesse os bancos e o volante virados para aquele lado.
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Originalmente Colocado por santos2000 Ver Postamigo os empilhadores servem para carregar paletes e nao para andar em auto estrada a 140km/H
um carro a 140km/H com motor a tras faz uma vibraçao do carago e para com a mala a frente uma pessoa bate e lá vai o condutor mais de preça para a quinta das tabuletas.
corrigem me se tiver enrrado
Devo dizer que nunca tinha visto
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Não sei se já disseram aqui, mas se queres ver como é um carro com capot, motor e direcção atrás, mete a marcha atrás num parque vazio e mete-te a fundo, e depois tenta fazer umas curvazitas, por exemplo a 60kmh que a andar para a frente fazias perfeitamente...
O facto dos empilhadores terem rodas direccionais atrás é para a melhor manobragem.
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Enquanto trabalhador-estudante tive uma experiência na DHL e cheguei a conduzir os empilhadores que foi um exemplo dado mais atrás.
Este video ajuda a perceber a importância de terem rodas direccionais atrás (o tipo domina)
YouTube - Mogadouro - Bife Faz Peões Com Empilhador
O empilhador fica com a frente mais composta para suportar elevadas cargas e é só apontar para a direcção que queremos tomar. Os empilhadores andam normalmente em corredores muito estreitos e a combinação rodas direccionais atrás com os garfos de carga à frente permitem fazer o trabalho de forma eficiente.
Contudo ao chegar a velocidades mais elevadas já notava uma grande perda de estabilidade, é tremendamente eficaz a baixas velocidades apenas e só.
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Eu só sei que uma vez tentei andar para a frente a mais de 50km/h com um empilhador e quando aquilo começou a fugir de cu foi o caos para o controlar.
Para não o capotar é preciso oscilar com direcção para o corrigir, e como é muito fácil ele entrar em ressonância, o melhor é travar bruscamente e com muito cuidado. Não me lembro do modelo mas era um mitsubishi a gás.
Começar a experimentar nessas andanças o melhor é mesmo com a torre levantada pois retarde o ponto em que o empilhador entra nunca situação de descontrolo, mas depois de descontrolado o seu efeito é bem mais desastroso.
Resumindo, não o tentem fazer para não se magoarem/morrer.
Deixo aqui o alerto que os empilhadores são sujeitos a muitos esforços, e como tal é normal encontrar-se um empilhador com 90º de folga de direcção.
A única coisa que me aconteceu foi ser projecto empilhador fora devido ao excesso de velocidade e ter passado por cima de um buraco bastante fundo. A minha sorte é que ia de marcha atrás.
Cumps!
PS: Motor atrás deixa a direcção mais leve, o que pode ser melhor ou pior.
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Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostSei que, a nivel mecânico, é mais fácil colocar tudo à frente, mas porque é que a norma da industria automóvel é esta? Com o advento do drive-by-wire, porque não começar a inverter esta tendência e meter o conjunto capot/motor/rodas direccionais atrás? Quais seriam as diferenças a nivel de condução?
Alguém daqui já conduziu um dumper ?.. não digo ver conduzir , mas sim conduzir mesmo .
Pois a sensação seria a mesma ,a baixa velocidade , trabalha tudo muito bem , mas quando se aumenta a velocidade , nem o cerebro tem reação , nem o condutor tem a destreza para aguentar uma direcção daquelas .
Perde-se o sentido direcional... geralmente quem gosta de acelerar nessas máquinas de direção traseira , já derrubou muitos muros ... lol
O condutor tem de ser muito preciso e rápido .
Existem no entanto no passado e actualmente veiculos que exploram a vertente das rodas traseiras direccionáveis , mas notem que as da frente são sempre as que dão o angulo maior sendo as traseiras apenas auxiliáres .
Quanto ao resto , talvez o preço de meter tudo num mesmo espaço e ser um modelo simples e rápido de fabrico , tenha a ver com essas escolhas .
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