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Capot, motor e direcção à frente: porquê?

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    Capot, motor e direcção à frente: porquê?

    Sei que, a nivel mecânico, é mais fácil colocar tudo à frente, mas porque é que a norma da industria automóvel é esta? Com o advento do drive-by-wire, porque não começar a inverter esta tendência e meter o conjunto capot/motor/rodas direccionais atrás? Quais seriam as diferenças a nivel de condução?

    #2
    menos segurança e o portugues nao tá habituado a ir a tras do carro para ver o oilio por exemplo, nem tá habituado a guardar as compras na parte da frente do carro

    Comentário


      #3
      Qual é mesmo o interesse de ter as rodas direccionais atrás?
      Relativamente ao motor atrás, o meu pai tinha um Renault 10 nessa configuração, e aquilo era muito bom para enjoar com a vibração do motor nas costas.
      Para além disso, a mala atrás permite um melhor aproveitamento do espaço.

      Comentário


        #4
        Seria o retrocesso de décadas de evolução a nível da engenharia automóvel.

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          #5
          Neste caso, penso que foi o MINI que introduziu a tendência de "tudo à frente", apesar de não ter sido pioneiro.

          Esta configuração é a melhor, as razões já as explicaram nos posts acima.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Qual é mesmo o interesse de ter as rodas direccionais atrás?
            Não sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
              Não sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
              Já existe muita gente que nem com as duas direccionais da frente conduz com segurança/respeito/consciência e habilidade mínima.

              As rodas direccionais atrás iriam implicar algumas mudanças no estilo de condução que levamos, o que para os mais "toscos" ao volante poderia ser prejudicial.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                Não sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
                amigo os empilhadores servem para carregar paletes e nao para andar em auto estrada a 140km/H
                um carro a 140km/H com motor a tras faz uma vibraçao do carago e para com a mala a frente uma pessoa bate e lá vai o condutor mais de preça para a quinta das tabuletas.
                corrigem me se tiver enrrado

                Comentário


                  #9
                  Há carros que são conhecidos pelo motor traseiro. O Porsche 911 por exemplo sempre teve essa configuração ao longo de várias décadas...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                    Não sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
                    Com rodas direccionais atrás acho que estávamos tramados com a sobreviragem. Quando perdesses o controlo do carro, "já fostes".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                      Não sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
                      Imagina, estás a virar e bates de lado com a traseira...

                      A virar de frente estás a ver para onde estás a dirigir a carroçaria do carro.

                      Nos empilhadores essa opção existe por causa da manobrabilidade e do peso.
                      É mais fácil encaixar os dentes nas paletes e transportar cargas pesadas.

                      Agora quanto ao motor, não vejo porque não. Aliás tens os 911...
                      O problema é que se precisas de mala, como alguém já disse, o design actual é o que permite acomodar mais carga e mais facilmente.

                      Cumps!

                      Comentário


                        #12
                        Boas.


                        Se um carro tivesse rodas direccionais apenas atrás seria quase impossível de o controlar acima de 50km/h... Tenho essa experiência em algumas máquinas industriais.



                        Fiquem bem.

                        Comentário


                          #13
                          Rodas direccionais atrás?? Essa é boa....

                          Se calhar ia ser um bocadinho difícil controlar o carro...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                            Não sei, mas porque não? Os empilhadores têm as rodas direccionais atrás, por exemplo.
                            Alguma vez conduziste um empilhador?
                            Tens a noção de que 99% dos condutores capotariam ou ficariam virados ao contrário da primeira vez que virassem a mais dos 50km/h?

                            Comentário


                              #15
                              Com rodas direccionais atrás era impossível conduzir. É das tais coisas que, se é assim, é porque faz muito sentido ser assim

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                Sei que, a nivel mecânico, é mais fácil colocar tudo à frente, mas porque é que a norma da industria automóvel é esta? Com o advento do drive-by-wire, porque não começar a inverter esta tendência e meter o conjunto capot/motor/rodas direccionais atrás? Quais seriam as diferenças a nivel de condução?
                                as rodas direccionais já te responderam e o motor podes perguntar á porsche

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por santos2000 Ver Post
                                  amigo os empilhadores servem para carregar paletes e nao para andar em auto estrada a 140km/H
                                  um carro a 140km/H com motor a tras faz uma vibraçao do carago e para com a mala a frente uma pessoa bate e lá vai o condutor mais de preça para a quinta das tabuletas.
                                  corrigem me se tiver enrrado
                                  Por acaso os teus posts têm muitos erros, sem dúvida...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esta nova moda de preferirem ter a maquina na traseira em vez de a ter á frente é tramada

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho ideia que a direcção atrás é terrível para a estabilidade do carro. Imaginem RWD sem controlo de tracção mas muito pior, nem é preciso tocar no acelerador, apenas virar o volante um pouco demais.

                                      Empilhadores e afins levam direcção atrás julgo eu que por conveniência, as rodas da frente têm que aguentar muito peso e montando a direcção atrás esta não precisa de ser tão reforçada. Por outro lado, precisamente pela distribuição do peso faz sentido a tracção ser à frente, e separando a tracção da direcção é mais fácil ter ângulos de viragem menores.

                                      Motores montam-se normalmente à frente para aproveitar espaço, a frente do carro não pode ser tão alta como a traseira (visibilidade e aerodinâmica) e tem lá os componentes da direcção a ocupar espaço, só em desportivos é frequente montar-se o motor a meio ou atrás porque só nestes o ganho em dinâmica compensa a perda em espaço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Tenho ideia que a direcção atrás é terrível para a estabilidade do carro. Imaginem RWD sem controlo de tracção mas muito pior, nem é preciso tocar no acelerador, apenas virar o volante um pouco demais.

                                        Empilhadores e afins levam direcção atrás julgo eu que por conveniência, as rodas da frente têm que aguentar muito peso e montando a direcção atrás esta não precisa de ser tão reforçada. Por outro lado, precisamente pela distribuição do peso faz sentido a tracção ser à frente, e separando a tracção da direcção é mais fácil ter ângulos de viragem menores.

                                        Motores montam-se normalmente à frente para aproveitar espaço, a frente do carro não pode ser tão alta como a traseira (visibilidade e aerodinâmica) e tem lá os componentes da direcção a ocupar espaço, só em desportivos é frequente montar-se o motor a meio ou atrás porque só nestes o ganho em dinâmica compensa a perda em espaço.
                                        Eu acho que não deve ser bem por essa razão.

                                        A questão é que tendo as rodas direccionais atrás conseguem-se ângulos de viragem fantásticos possibilitando manobras que não seriam impossíveis com a direcção na frente. Basicamente, a parte mais importante do empilhador (sob ponto vista da agilidade) fica assim a ser como um "eixo de rotação".

                                        O que para aqueles trabalhos típicos de armazém com as paletes organizadas em filas, carregamento de cargas em camiões que muitas vezes consiste em descolar uma carga poucos metros, etc, dá imenso jeito. Poupa-se trabalho, tempo, combustível, etc.

                                        Comentário


                                          #21
                                          No que toca à direcção atrás penso que já tudo foi dito.

                                          Mas referindo-me à localização do motor, é um assunto que até pode ser bem discutido.

                                          Antigamente o recurso a automóveis com motores instalados na traseira era muito usual. Estou-me a lembrar dos NSU Prinz, dos Renault Dauphine, dos Fiat 500/600 etc, Dos BMW 700, etc etc etc.
                                          Falaram que os construtores evoluíram ao deixar de utilizar este tipo de layout, mas o que é certo é que apresenta algumas vantagens, ainda que talvez não suficientes para colmatar as desvantagens.

                                          Quando o motor é colocado na traseira, quase sempre a tracção está também ela na traseira, exceptuando alguns casos raros e pontuais em que a tracção é desta feita integral e por norma em automóveis de competição. O que é certo é que este tipo de configuração deixa espaço para que a direcção e a tracção estejam em eixos diferentes, o que se repercute numa direcção mais "limpa" e comunicativa.

                                          Com o motor pendurado na traseira, a tracção das rodas posteriores é também favorecida. Todos sabemos que o arranque de um Porsche é sempre muito bom. Pouco patina numa aceleração a fundo pois no arranque, todo o peso do veículo vai para a traseira (transferência de massas) e estando lá o motor, é mais um contributo a fazer peso em cima do eixo traseiro.


                                          Por outro lado, com o motor na cauda, o handling torna-se peculiar e diferente.
                                          Com o peso morto do motor na extremidade traseira, em curva, existe a tendência para este dar a fugir a traseira para o exterior da curva, quase como o efeito de pêndulo.
                                          Torna-se um carro sobrevirador (oversteer).

                                          Ainda no handling, a ausência do motor no eixo frontal, onde está a direcção, faz com que as rodas direccionais não tenham sobre elas o peso necessário ao bom "grip" que necessitam para descrever uma curva, torna-se num carro subvirador (understeer).

                                          Ou seja, tanto tem de subvirador como de sobrevirador.

                                          Com o conhecimento destas características é que podemos ver o trabalho enorme que a Porsche tem vindo a ter ao longo destas décadas.
                                          Desportivos que são os seus modelos, tentar colmatar estas características não é tarefa fácil.
                                          A física não é nossa miga.

                                          De qualquer forma, o uso deste layout ainda é usado em automóveis ligeiros não Porsche.
                                          O Smart é assim, o Mitsubishi I MIEV é assim e ao que parece é a melhor receita entre espaço interior e tamanho exterior.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Tenho ideia que a direcção atrás é terrível para a estabilidade do carro. Imaginem RWD sem controlo de tracção mas muito pior, nem é preciso tocar no acelerador, apenas virar o volante um pouco demais.

                                            Empilhadores e afins levam direcção atrás julgo eu que por conveniência, as rodas da frente têm que aguentar muito peso e montando a direcção atrás esta não precisa de ser tão reforçada. Por outro lado, precisamente pela distribuição do peso faz sentido a tracção ser à frente, e separando a tracção da direcção é mais fácil ter ângulos de viragem menores.

                                            Motores montam-se normalmente à frente para aproveitar espaço, a frente do carro não pode ser tão alta como a traseira (visibilidade e aerodinâmica) e tem lá os componentes da direcção a ocupar espaço, só em desportivos é frequente montar-se o motor a meio ou atrás porque só nestes o ganho em dinâmica compensa a perda em espaço.
                                            Olha que a razão principal é mesmo a manobrabilidade.
                                            Imagina-te a tentar colocar um caixote na traseira de um camião.
                                            É-te muito mais fácil manobrar fazer pequenos ajustes de direcção com as rodas direccionais atrás do que à frente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                              Olha que a razão principal é mesmo a manobrabilidade.
                                              Imagina-te a tentar colocar um caixote na traseira de um camião.
                                              É-te muito mais fácil manobrar fazer pequenos ajustes de direcção com as rodas direccionais atrás do que à frente.

                                              Basicamente é o mesmo que acontece nos carros. Por alguma razão, em lugares mais apertados, é muito mais fácil estacionar iniciando a manobra de traseira do que de frente.
                                              É só um gajo experimentar andar de marcha-atrás durante um bocado e fazer algumas manobras e logo perceberá como reagiria um carro se tivesse os bancos e o volante virados para aquele lado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por santos2000 Ver Post
                                                amigo os empilhadores servem para carregar paletes e nao para andar em auto estrada a 140km/H
                                                um carro a 140km/H com motor a tras faz uma vibraçao do carago e para com a mala a frente uma pessoa bate e lá vai o condutor mais de preça para a quinta das tabuletas.
                                                corrigem me se tiver enrrado
                                                É um enrro bastante incomum escrever "depressa" dessa forma.

                                                Devo dizer que nunca tinha visto

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não sei se já disseram aqui, mas se queres ver como é um carro com capot, motor e direcção atrás, mete a marcha atrás num parque vazio e mete-te a fundo, e depois tenta fazer umas curvazitas, por exemplo a 60kmh que a andar para a frente fazias perfeitamente...

                                                  O facto dos empilhadores terem rodas direccionais atrás é para a melhor manobragem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Enquanto trabalhador-estudante tive uma experiência na DHL e cheguei a conduzir os empilhadores que foi um exemplo dado mais atrás.
                                                    Este video ajuda a perceber a importância de terem rodas direccionais atrás (o tipo domina)

                                                    YouTube - Mogadouro - Bife Faz Peões Com Empilhador


                                                    O empilhador fica com a frente mais composta para suportar elevadas cargas e é só apontar para a direcção que queremos tomar. Os empilhadores andam normalmente em corredores muito estreitos e a combinação rodas direccionais atrás com os garfos de carga à frente permitem fazer o trabalho de forma eficiente.
                                                    Contudo ao chegar a velocidades mais elevadas já notava uma grande perda de estabilidade, é tremendamente eficaz a baixas velocidades apenas e só.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu só sei que uma vez tentei andar para a frente a mais de 50km/h com um empilhador e quando aquilo começou a fugir de cu foi o caos para o controlar.
                                                      Para não o capotar é preciso oscilar com direcção para o corrigir, e como é muito fácil ele entrar em ressonância, o melhor é travar bruscamente e com muito cuidado. Não me lembro do modelo mas era um mitsubishi a gás.

                                                      Começar a experimentar nessas andanças o melhor é mesmo com a torre levantada pois retarde o ponto em que o empilhador entra nunca situação de descontrolo, mas depois de descontrolado o seu efeito é bem mais desastroso.

                                                      Resumindo, não o tentem fazer para não se magoarem/morrer.

                                                      Deixo aqui o alerto que os empilhadores são sujeitos a muitos esforços, e como tal é normal encontrar-se um empilhador com 90º de folga de direcção.

                                                      A única coisa que me aconteceu foi ser projecto empilhador fora devido ao excesso de velocidade e ter passado por cima de um buraco bastante fundo. A minha sorte é que ia de marcha atrás.

                                                      Cumps!

                                                      PS: Motor atrás deixa a direcção mais leve, o que pode ser melhor ou pior.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                                        Sei que, a nivel mecânico, é mais fácil colocar tudo à frente, mas porque é que a norma da industria automóvel é esta? Com o advento do drive-by-wire, porque não começar a inverter esta tendência e meter o conjunto capot/motor/rodas direccionais atrás? Quais seriam as diferenças a nivel de condução?
                                                        Meter as rodas totalmente direcionais atrás seria um desastre pois apenas são eficientes a baixa velocidade e não permitia curvar como tendo as rodas direccionais á frente .
                                                        Alguém daqui já conduziu um dumper ?.. não digo ver conduzir , mas sim conduzir mesmo .
                                                        Pois a sensação seria a mesma ,a baixa velocidade , trabalha tudo muito bem , mas quando se aumenta a velocidade , nem o cerebro tem reação , nem o condutor tem a destreza para aguentar uma direcção daquelas .
                                                        Perde-se o sentido direcional... geralmente quem gosta de acelerar nessas máquinas de direção traseira , já derrubou muitos muros ... lol
                                                        O condutor tem de ser muito preciso e rápido .
                                                        Existem no entanto no passado e actualmente veiculos que exploram a vertente das rodas traseiras direccionáveis , mas notem que as da frente são sempre as que dão o angulo maior sendo as traseiras apenas auxiliáres .
                                                        Quanto ao resto , talvez o preço de meter tudo num mesmo espaço e ser um modelo simples e rápido de fabrico , tenha a ver com essas escolhas .

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