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VW PASSAT VARIANT Vs SKODA SUPERB BREAK

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    VW PASSAT VARIANT Vs SKODA SUPERB BREAK

    Boas tardes a todos.

    Frequento há já muito tempo este fórum, embora sempre mais como "espectador"!
    Tenho um MCS com o kit JCW, de 2007 (brinquedo de fim-de-semana) e uma Dacia Logan (que uso para o surf e para uso diário).
    Vou vender a Dacia e pretendo comprar uma VW Passat Variant novo modelo ou Skoda Superb Break. Ambas as versões seriam com o motor 2.0l 170cv. As diferenças de preço para as versões de 140cv não são muito grandes (menos de 1000€). Na Skoda estava tentado para a versão 4x4 (tenho é receio que gaste muito - faço diariamente percurso misto: vivo em Arcozelo, Gaia e vou trabalhar para o centro do Porto). Tenho um orçamento de cerca de 45.000€.

    Ocasionalmente faço viagens longas: férias, fins-de-semana prolongados...
    Tenho receio que os novos motores 1.6l 105cv sejam curtos nestas variantes, quando com mais que 1 adulto e mala cheia (caixa de 6 na VW, de 5 na Skoda - embora diferentes escalonamentos)...
    É para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

    Assim sendo, agradecia opiniões relativamente aos seguintes pontos:
    1 - qual sugeriam?
    2 - 140 ou 170cv? Grandes diferenças de consumo?
    3 - 4x4 na Skoda? Gastará muito?
    4 - motor 1.6l?
    5 - outras opções de viaturas, de preferência carrinhas (preciso de mala com volumetria significativa, nunca inferior a 500l)?
    6 - é para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

    Obrigado. Cumprimentos a todos

    #2
    Acho que abriste a caixa de pandora.

    Comentário


      #3
      Por 1000€ eu ia parara a Passat.

      Parecendo que não é uma carro que deverá certamente ter maiores padrões de qualidade.

      Comentário


        #4
        Se fosse para mim com esses criterios optava pela Superb com o motor 140cv 4x2. Grande volume de carga, elevada qualidade/preço. O maior problema da Superb sera o logotipo Skoda para alguns

        Comentário


          #5
          Tanto a Superb como a Passat com o 1.6TDI estão sub motorizadas. A minha escolha seria Skoda Superb de 140cv, pois a diferença a nivel de prestações para a de 170cv não é muito significante.

          Cumpts

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
            Se fosse para mim com esses criterios optava pela Superb com o motor 140cv 4x2. Grande volume de carga, elevada qualidade/preço. O maior problema da Superb sera o logotipo Skoda para alguns
            Completamente...o vw é muito bom mas o superb também não é mau e tem a mais valia de ser mais barato...nos tempos que correm isso conta muito...

            Gostaria muito de dar opinião concreta em relação aos consumos do skoda que parecem ser muitos razoáveis...só sei por alto, cerca de 6.5-7l/100km...menos que a passat que andara sempre nos sete....

            Comentário


              #7
              Se o espaço é a prioridade, a Skoda é a opção.

              Se dá mais valor a pormenores de requinte e alguma qualidade, a Passat acaba por ser uma melhor aposta.

              Seja qual for o modelo, evita os 1.6 TDI. Do que conheço no Passat, mal se mexe. Em AE, é bastante curto.

              A versão 4x4 não traz nenhuma mais-valia.

              Comentário


                #8
                Eu escolhi a tua dúvida.

                E a minha carrinha deverá ser, com toda a certeza, modelo único em Portugal (pelo menos até há pouco tempo atrás era). Vê no link abaixo o meu DB.

                http://forum.autohoje.com/diario-de-...-elegance.html

                Posso dizer-te que em consumos ronda os 7l, isto com cidade e AE.

                Se fizer trajectos em AE ou IP na casa dos 120Km/h, o consumo ronda os 6l.

                A diferença de consumo entre a versão 4x2 e a 4x4 rondará o meio litro.

                Comprei a versão 4x4 porque é um acréscimo em segurança na estrada em situações de chuva (já comprovei este facto), gelo e neve.
                E como sou um fanático do esqui, sempre que posso dar um salto a Espanha, vou com mais segurança e evito ficar preso. Como não temos o hábito dos pneus de Inverno, e para qualquer situação mais perigosa, tenho uma correntes para as rodas da frente.

                Em relação à Passat, por acaso no fds da apresentação fui espreitá-la e é uma desilusão os materiais. Não faz qualquer diferença....
                E no mercado espanhol existe a versão 4motion e com caixa DSG. Este seria uma boa opção. Juntar as duas coisas.

                Recordo que a Opel Insignia também já tem na sua versão 2.0CDTI de 160CV a opção de 4x4, com a mesma tecnolgia HAldex de 4ª geração. É uma questão de ir espreitar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Se o espaço é a prioridade, a Skoda é a opção.

                  Se dá mais valor a pormenores de requinte e alguma qualidade, a Passat acaba por ser uma melhor aposta.

                  Seja qual for o modelo, evita os 1.6 TDI. Do que conheço no Passat, mal se mexe. Em AE, é bastante curto.

                  A versão 4x4 não traz nenhuma mais-valia.
                  A versão 4x4 tem as suas vantagens e mais-valia ao nível da segurança activa, principalmente em estradas com piso escorregadio.

                  Quais são os pormores de requinte que a Passat tem a mais do que a Superb? Só se for o relógio analógico

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por madmed Ver Post
                    Boas tardes a todos.

                    Frequento há já muito tempo este fórum, embora sempre mais como "espectador"!
                    Tenho um MCS com o kit JCW, de 2007 (brinquedo de fim-de-semana) e uma Dacia Logan (que uso para o surf e para uso diário).
                    Vou vender a Dacia e pretendo comprar uma VW Passat Variant novo modelo ou Skoda Superb Break. Ambas as versões seriam com o motor 2.0l 170cv. As diferenças de preço para as versões de 140cv não são muito grandes (menos de 1000€). Na Skoda estava tentado para a versão 4x4 (tenho é receio que gaste muito - faço diariamente percurso misto: vivo em Arcozelo, Gaia e vou trabalhar para o centro do Porto). Tenho um orçamento de cerca de 45.000€.

                    Ocasionalmente faço viagens longas: férias, fins-de-semana prolongados...
                    Tenho receio que os novos motores 1.6l 105cv sejam curtos nestas variantes, quando com mais que 1 adulto e mala cheia (caixa de 6 na VW, de 5 na Skoda - embora diferentes escalonamentos)...
                    É para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

                    Assim sendo, agradecia opiniões relativamente aos seguintes pontos:
                    1 - qual sugeriam?
                    2 - 140 ou 170cv? Grandes diferenças de consumo?
                    3 - 4x4 na Skoda? Gastará muito?
                    4 - motor 1.6l?
                    5 - outras opções de viaturas, de preferência carrinhas (preciso de mala com volumetria significativa, nunca inferior a 500l)?
                    6 - é para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

                    Obrigado. Cumprimentos a todos


                    Não são comparáveis


                    (dizem por aí...)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                      A versão 4x4 tem as suas vantagens e mais-valia ao nível da segurança activa, principalmente em estradas com piso escorregadio.

                      Quais são os pormores de requinte que a Passat tem a mais do que a Superb? Só se for o relógio analógico
                      Eu acho que user deve optar pela superb pela razão que referi mas uma coisa não se pode negar....o passat é melhor construído e tem os seus pormenores...mas não me parece de todo que valha a diferença de preço...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        A versão 4x4 tem as suas vantagens e mais-valia ao nível da segurança activa, principalmente em estradas com piso escorregadio.

                        Quais são os pormores de requinte que a Passat tem a mais do que a Superb? Só se for o relógio analógico
                        Em Portugal, acho difícil justificar a opção pela versão 4x4, a não ser que mores na Serra da Estrela, ou vás muitas vezes a Andorra.
                        Em piso molhado, a versão FWD é suficientemente segura.

                        Os materiais do Passat são ligeiramente mais refinados e há mais atenção ao detalhe, principalmente no desenho. Mas como tens um Superb, percebo que digas o contrário.

                        Comentário


                          #13
                          Se espaço é de facto uma prioridade, a Superb é o caminho a seguir!

                          Agora, evitar se possível o 1.6 Tdi nesses carros (preferível numa Octavia) e o 4x4 pode ser também prescindido se não necessitares de grandes incursões em neve/piso escorregadio.

                          De resto, se puderes e €´s não forem problema, a minha escolha seria Superb 2.0 Tdi 140 cv´s OU uma Octavia Scout 2.0 Tdi 4x4 (atenção que está para breve uma Octavia Scout 4X4 com o 1.6 Tdi)

                          Comentário


                            #14
                            Esse orçamento (e sem saíres da "família") não dá para uma A4?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              Se espaço é de facto uma prioridade, a Superb é o caminho a seguir!

                              Agora, evitar se possível o 1.6 Tdi nesses carros (preferível numa Octavia) e o 4x4 pode ser também prescindido se não necessitares de grandes incursões em neve/piso escorregadio.

                              De resto, se puderes e €´s não forem problema, a minha escolha seria Superb 2.0 Tdi 140 cv´s OU uma Octavia Scout 2.0 Tdi 4x4 (atenção que está para breve uma Octavia Scout 4X4 com o 1.6 Tdi)

                              Já existe à venda em Portugal a versão 1.6TDI 4x4 normal. A scout 1.6TDI ainda não existe.

                              Comentário


                                #16
                                1- Se o € não for problema e muito espaço não for prioridade, iria para a Passat. Não sei quanto tempo pensas ficar com o carro, mas quando o venderes deverás notar muito a diferença de um para o outro!

                                2- Se fazes muita cidade, tenta fugir à versão de 170cv (pelo menos, daquilo que sei do PD, para cidade é um motor pouco agradável).

                                3- Depende se utilizas a carrinha para ir para a neve ou em outras situações adversas. Sinceramente, acho que não vale muito a pena. Preferia adicionar a DSG, essa sim, um extra que deve valer todo o dinheiro gasto.

                                4- De novo, se tiveres disponibilidade, tenta fugir ao 1.6 TDI. É muito carro para esse motor.

                                5- Opções com ~ 500l de bagageira:
                                Ford Mondeo (não sei a capacidade);
                                Citroën C5
                                Volvo V70
                                Toyota Avensis
                                Renault Laguna
                                Opel Insignia
                                Editado pela última vez por Turbofan; 10 February 2011, 17:29.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por madmed Ver Post
                                  ...
                                  Ocasionalmente faço viagens longas: férias, fins-de-semana prolongados...
                                  Tenho receio que os novos motores 1.6l 105cv sejam curtos nestas variantes, quando com mais que 1 adulto e mala cheia (caixa de 6 na VW, de 5 na Skoda - embora diferentes escalonamentos)...
                                  É para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

                                  Assim sendo, agradecia opiniões relativamente aos seguintes pontos:
                                  ...
                                  4 - motor 1.6l?
                                  5 - outras opções de viaturas, de preferência carrinhas (preciso de mala com volumetria significativa, nunca inferior a 500l)?
                                  6 - é para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

                                  Obrigado. Cumprimentos a todos
                                  Boas, em relação ao motor 1.6 (que é o que eu tenho), posso dizer que dá muito bem para fazer viagens longas (faço 4/5 viagens por ano do norte para o sul e vice versa), e o carro/motor nunca me deixou mal, em termos de prestações. Em AE ando sempre a 140km constante. Nestas velocidades faz médias de 5,5litros
                                  De resto, eu quando comprei o meu carro, estava indeciso entre VW e Skoda. Acabei na VW pela estética e achei mais confortável. Neste ponto terás que fazer testdrive e ser tu a decidir

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                    1- Se o € não for problema e muito espaço não for prioridade, iria para a Passat. Não sei quanto tempo pensas ficar com o carro, mas quando o venderes deverás notar muito a diferença de um para o outro!

                                    2- Se fazes muita cidade, tenta fugir à versão de 170cv (pelo menos, daquilo que sei do PD, para cidade é um motor pouco agradável).

                                    3- Depende se utilizas a carrinha para ir para a neve ou em outras situações adversas. Sinceramente, acho que não vale muito a pena. Preferia adicionar a DSG, essa sim, um extra que deve valer todo o dinheiro gasto.

                                    4- De novo, se tiveres disponibilidade, tenta fugir ao 1.6 TDI. É muito carro para esse motor.

                                    5- Opções com ~ 500l de bagageira:
                                    Ford Mondeo (não sei a capacidade);
                                    Citroën C5
                                    Volvo V70
                                    Toyota Avensis
                                    Renault Laguna
                                    Opel Insignia
                                    Sim, Mondeo também tem mala acima dos 500 litros.

                                    Tem 549 litros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Entre a Passat e a Superb escolhia a Skoda, mas dentro deste segmento escolhia uma 318D, deve ficar um bocado despida de extras, apesar de a Bmw dar descontos generosos.

                                      Podes sempre importar, a empresa MBM é das melhores do mercado. (se tiveres alguma duvida manda PM)

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        entre essas 2 ia para a Skoda , mas ha uma carrinha que me tira do serio, mas esta um bocado fora do orçamento que é a XC70, a mala penso que é mais pequena ,mas a carrinha é linda .

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                                          Os materiais do Passat são ligeiramente mais refinados e há mais atenção ao detalhe, principalmente no desenho.
                                          Diria que o Passat tem um tablier pior e melhores contra-portas...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado a todos.
                                            Quando falo nas versões 170cv é apenas porque a diferença de preços da 140 para 170cv não é grande, como disse cerca de 800-1000€ e daí sempre ficaria com mais 30cv e um pouco mais de binário...

                                            O 4x4 seria mesmo um "preciosismo", para aqueles dias de chuva e paralelo, ou uma incursão, embora rara, por zonas com neve.
                                            O espaço é importante, sobretudo bagageira (e aí ambas são idênticas); por cerca de 46.000€ as 2 versões são praticamente iguais em termos de equipamento (tirando o 4x4 da Skoda).

                                            Fiz o test drive apenas da skoda com o 1.6 e tenho mesmo receio da submotorização em viaturas com estes pesos...falta o test drive da passat.

                                            Tenho também como segundas hipóteses a Mondeo e a Insignia (e também a Laguna). A V60, que me encanta tem dois defeitos: o preço (com o mesmo equipamento das minhas 2 hipóteses passa os 50.000) e a mala.

                                            Importados não são opção (excepto se arranjasse uma E com poucos meses e muito bem equipada, o que é difícil, senão impossível!).

                                            Agora entre 140 e 170...

                                            Se fosse para 140, a DSG era um bom extra? Que mais valias traria?

                                            Obrigado a todos. Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por madmed Ver Post
                                              Obrigado a todos.
                                              Quando falo nas versões 170cv é apenas porque a diferença de preços da 140 para 170cv não é grande, como disse cerca de 800-1000€ e daí sempre ficaria com mais 30cv e um pouco mais de binário...

                                              O 4x4 seria mesmo um "preciosismo", para aqueles dias de chuva e paralelo, ou uma incursão, embora rara, por zonas com neve.
                                              O espaço é importante, sobretudo bagageira (e aí ambas são idênticas); por cerca de 46.000€ as 2 versões são praticamente iguais em termos de equipamento (tirando o 4x4 da Skoda).

                                              Fiz o test drive apenas da skoda com o 1.6 e tenho mesmo receio da submotorização em viaturas com estes pesos...falta o test drive da passat.

                                              Tenho também como segundas hipóteses a Mondeo e a Insignia (e também a Laguna). A V60, que me encanta tem dois defeitos: o preço (com o mesmo equipamento das minhas 2 hipóteses passa os 50.000) e a mala.

                                              Importados não são opção (excepto se arranjasse uma E com poucos meses e muito bem equipada, o que é difícil, senão impossível!).

                                              Agora entre 140 e 170...

                                              Se fosse para 140, a DSG era um bom extra? Que mais valias traria?

                                              Obrigado a todos. Cumprimentos.

                                              ..............
                                              Editado pela última vez por AyrtonRose; 10 February 2011, 22:40.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                Esse orçamento (e sem saíres da "família") não dá para uma A4?
                                                A audi A4 não corresponde às exigencias uma vez que a mala tem menos de 500l

                                                --------------

                                                Respondendo à pergunta em si, entre Superb e Passat eu escolhia a Superb apenas se a diferença de preço fosse considerável pois a valorização em usado é diferente e a facilidade, ou melhor dizendo, dificuldade em vender, será notória

                                                Quanto às motorizações sim, foge dos 1.6TDI se puderes.

                                                Em relação aos 2.0, no caso do Passat devido às Bluemotion Technologies e escalonamento da caixa fica muito morto e faz valer bem a pena os 800€ de diferença para o CR170, pelo menos para mim. De salientar que o CR140 tem o sistema Start/Stop para o trânsito e faz diminuir os consumos em cidade mas a diferença para o CR170 não é nada por aí além.

                                                Quanto ao tipo de tracção, nunca optaria pela integral uma vez que requer um investimento inicial maior, raramente se fará notar as mais valias inerentes a este sistema e consumos superiores.

                                                Agora é inevitável falar de outras propostas.

                                                Uma vez que a Volvo V60 tem uma mala pequena demais, não deixes de dar uma vista de olhos na Volvo V70. Equipado com o D3 de 163cv e no nível Momentum, tendo em conta desconto da Volvo, és capaz de ir buscar uma dentro do orçamento.

                                                Ford Mondeo é sem dúvida opção pois por menos do que as propostas que consideras, consegues uma 2.0TDCI 163cv com a PowerShift já no nível Titanium S muito bem equipada.

                                                Não esquecer de considerar a Ford S-Max, apesar de ser um monovolume é o único monovolume que compraria.

                                                Citröen C5 com o mesmo motor 2.0 de 163cv do Mondeo é também opção. Os descontos da Citröen são qualquer coisa e tens a oportunidade de poupar uns bons € caso seja a tua escolha. Podes também enche-la de equipamento como Couro integral, pintura metalizada, jantes 19", Alarme, AFIL, Airbags laterais traseiros, sensores de estacionamento e ainda fica por menos de 45.000€.

                                                Opel Insignia com o 2.0CDTI 160cv Sport com Pele, pintura metalizada, sensores de estacionamento ou mais alguma coisa anda por valores inferiores a 45.000€.

                                                Mazda 6 com o 2.2 de 180cv no nível mais equipado (Sport Plus) fica também abaixo do orçamento até.

                                                A Toyota Avensis com o 2.2 D-Cat de 177cv no nível Luxury também é uma hipótese muito esquecida mas muito boa opção.

                                                A Honda Accord Tourer não deixa de fazer o seu sentido, embora conte com o motor menos potente 2199cm³ de 150cv

                                                Quer dizer, menos potente tens também a Mercedes Classe C 180CDI e 122cv com o mesmo bloco do 200/220/250 CDI de 2143cm³...


                                                Se quiseres poupar uns €€, podes sempre optar por uma Golf Variant ou algo desse segmento.

                                                Espero ter ajudado
                                                Editado pela última vez por topspeed; 10 February 2011, 19:00.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  Os materiais do Passat são ligeiramente mais refinados e há mais atenção ao detalhe, principalmente no desenho. Mas como tens um Superb, percebo que digas o contrário.

                                                  Podes dar-nos exemplos?

                                                  Q um Skoda é menos refinado do q um VW toda a gente sabe, mas é preciso é perceber o "nível desse refinamento".
                                                  Eu se me pusessem uma chave na mão preferia uma Passat, e mesmo pagando do meu bolso preferia uma Passat Confortline 140 cv cravada de extras de segurança a uma Superb 170 cv Elegance, mas seguramente essa escolha não seria pelos materiais. Aliás, o Passat NUNCA se evidenciou pelos materiais interiores e muito menos pelo design interior. O Passat tem mais opções (como é natural) a todos os níveis, mas isso não implica q a nível de construção seja melhor ou q utilize melhores materiais, e é o q acontece. Nunca li nenhum comparativo entre os 2 carros em q fosse dito q o Superb tem piores materiais no habitáculo ou uma construção mais fraca do q o Passat, mas aqui no fórum pelos vistos a malta é exímia em conseguir distinguir "pequenas diferenças de refinamento" onde centenas de outros não conseguem...

                                                  E repito, falo nos materiais do habitáculo, porque no resto sei eu muito bem onde é q o Superb leva desvantagem.

                                                  Aliás, qualquer pessoa sem preconceitos q entre dentro de um e outro percebe q os materiais do Passat não são nenhuma referência, exibindo sim uma boa montagem. E isso faz do Passat um mau carro ou o Superb melhor? Nem pensar, os carros não são só plásticos, bagageira, motores, equipamento, etc. São o conjunto do todo, e mesmo esse conjunto varia de pessoa para pessoa e os seus objectivos enquanto cliente.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Cordeirinho Ver Post
                                                    Boas, em relação ao motor 1.6 (que é o que eu tenho), posso dizer que dá muito bem para fazer viagens longas (faço 4/5 viagens por ano do norte para o sul e vice versa), e o carro/motor nunca me deixou mal, em termos de prestações. Em AE ando sempre a 140km constante. Nestas velocidades faz médias de 5,5litros
                                                    Apesar de se aguentar bem a 140 e fazer boas médias é muito esforço para o carro que é.
                                                    Se realmente vais andar poucas vezes com a carrinha cheia, o 1.6 chega, mas se andares sempre com família (mesmo sem bagagem) foge do 1.6, vais-te ver aflito nas ultrapassagens.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                                                      Apesar de se aguentar bem a 140 e fazer boas médias é muito esforço para o carro que é.
                                                      Se realmente vais andar poucas vezes com a carrinha cheia, o 1.6 chega, mas se andares sempre com família (mesmo sem bagagem) foge do 1.6, vais-te ver aflito nas ultrapassagens.
                                                      Acho que não tens bem noção do que estás a dizer

                                                      Nunca se vai ver "aflito" ou o que quer que seja

                                                      Não vai é ter um carro que seja "rápido"

                                                      Aflito era o meu pai nos anos 80 com um 1.0 com 50 cavalos (e não me venham coma historia dos pesos que não cola), não com um 1.6 (Turbo) com 250 NM´s e 105 cavalos

                                                      Agora se acho que fica um carro "composto" (Passat ou Superb 1.6 Tdi)? Eu não comprava...

                                                      Acho que o 1.6 Tdi (como qualquer diesel de baixa cilindrada do mercado) está (e muito) bem é num Golf ou Octavia!

                                                      Se dá para os gastos? Claro que sim e até com bons consumos, mas é mesmo só para o mínimo aceitável e que se precisa,pouco mais

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cordeirinho Ver Post
                                                        Boas, em relação ao motor 1.6 (que é o que eu tenho), posso dizer que dá muito bem para fazer viagens longas (faço 4/5 viagens por ano do norte para o sul e vice versa), e o carro/motor nunca me deixou mal, em termos de prestações. Em AE ando sempre a 140km constante. Nestas velocidades faz médias de 5,5litros
                                                        De resto, eu quando comprei o meu carro, estava indeciso entre VW e Skoda. Acabei na VW pela estética e achei mais confortável. Neste ponto terás que fazer testdrive e ser tu a decidir
                                                        Mas o teu não é carrinha. Não sei a diferença de peso, mas ainda deve haver alguma diferença dum para o outro!

                                                        Ainda por cima o autor do tópico tem um JCW (), nunca iria pegar na carrinha Jk .

                                                        Originalmente Colocado por madmed Ver Post
                                                        Obrigado a todos.
                                                        Quando falo nas versões 170cv é apenas porque a diferença de preços da 140 para 170cv não é grande, como disse cerca de 800-1000€ e daí sempre ficaria com mais 30cv e um pouco mais de binário...

                                                        O 4x4 seria mesmo um "preciosismo", para aqueles dias de chuva e paralelo, ou uma incursão, embora rara, por zonas com neve.
                                                        O espaço é importante, sobretudo bagageira (e aí ambas são idênticas); por cerca de 46.000€ as 2 versões são praticamente iguais em termos de equipamento (tirando o 4x4 da Skoda).

                                                        Fiz o test drive apenas da skoda com o 1.6 e tenho mesmo receio da submotorização em viaturas com estes pesos...falta o test drive da passat.

                                                        Tenho também como segundas hipóteses a Mondeo e a Insignia (e também a Laguna). A V60, que me encanta tem dois defeitos: o preço (com o mesmo equipamento das minhas 2 hipóteses passa os 50.000) e a mala.

                                                        Importados não são opção (excepto se arranjasse uma E com poucos meses e muito bem equipada, o que é difícil, senão impossível!).

                                                        Agora entre 140 e 170...

                                                        Se fosse para 140, a DSG era um bom extra? Que mais valias traria?


                                                        Obrigado a todos. Cumprimentos.
                                                        Em relação ao 140cv vs 170cv, há gente que chega a preferir o menos potente, pelo menos era assim nos PD, com os CR há pouca gente por cá com esses motores para avaliar isso.

                                                        Se dizes que usarias pouco a tracção integral, eu não escolheria esse opção. Vais ter consumos mais elevados e aquilo em que ganhas irá ser pouco relevante.

                                                        Quanto ao espaço, a diferença da bagageira duma para outra ainda é grande: a Passat tem 513l e a Superb 633l. Além disso, o espaço para os ocupantes também deve ser diferente, com vantagem para a Skoda.

                                                        Porque é que dizes "se fosse para a 140cv"? A de 170cv também tem disponível a DSG. A caixa não prejudica muito os consumos, acredito que melhore as recuperações e ainda tens a vantagem do maior conforto na condução, principalmente em cidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                                          Em relação ao 140cv vs 170cv, há gente que chega a preferir o menos potente, pelo menos era assim nos PD, com os CR há pouca gente por cá com esses motores para avaliar isso.
                                                          Quando falas dos CR tens de esquecer completamente os PD's porque não têm nada a ver

                                                          Como eu já disse, o CR140 na Passat é um Bluemotion Technology, ou seja, além do Start/Stop tem também uma caixa bem loooonga. Nota-se portanto uma grande diferença para a CR170 porque não é Bluemotion, tem mais 30cv e um escalonamento da caixa como deve ser.

                                                          Que já experimentou, virá de certeza confirmar o que eu disse

                                                          Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                                          Porque é que dizes "se fosse para a 140cv"? A de 170cv também tem disponível a DSG. A caixa não prejudica muito os consumos, acredito que melhore as recuperações e ainda tens a vantagem do maior conforto na condução, principalmente em cidade.
                                                          Presumo que seja por a de 170cv com DSG já fugir ao orçamento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                            Diria que o Passat tem um tablier pior e melhores contra-portas...
                                                            Por outro lado, e sim já sei que vão dizer que é um pormenor de pouca relevância, o CC no Passat é numa manete especifica para o efeito e no Superb é igualizinho a qualquer Ibiza/Polo.

                                                            Pessoalmente acho a opção do Passat bastante mais prática e sim falo com conhecimento de causa pois cá em casa tenho as duas soluções.

                                                            Por outro lado o Passat tem algumas falhas como, por exemplo, o plástico lateral inferior da consola central que é fraco para um carro do segmento. Isto entre outros pormenores.

                                                            Se o Superb tem estes aspectos corrigidos ou não desconheço pois nunca entrei num.


                                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                            Em relação aos 2.0, no caso do Passat devido às Bluemotion Technologies e escalonamento da caixa fica muito morto e faz valer bem a pena os 800€ de diferença para o CR170, pelo menos para mim. De salientar que o CR140 tem o sistema Start/Stop para o trânsito e faz diminuir os consumos em cidade mas a diferença para o CR170 não é nada por aí além.
                                                            Pois...

                                                            O 2.0 TDi 140 PS CR tem, nesta nova Passat, um acerto Bluemotion e uma caixa looooonga. Acaba por ter um escalonamento igual ao FR cá de casa, ou seja, por vezes torna-se chato.

                                                            Ainda assim é decerto mais agradável que o 1.6 TDi...


                                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                            Ford Mondeo é sem dúvida opção pois por menos do que as propostas que consideras, consegues uma 2.0TDCI 163cv com a PowerShift já no nível Titanium S muito bem equipada.

                                                            Não esquecer de considerar a Ford S-Max, apesar de ser um monovolume é o único monovolume que compraria.
                                                            Para mim, a par desta Superb e do Passat, o Mondeo é das melhores propostas mas já foi melhor aquando da sua saída... Isto porque depois do seu lançamento a concorrência atacou forte.


                                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                            Citröen C5 com o mesmo motor 2.0 de 163cv do Mondeo é também opção. Os descontos da Citröen são qualquer coisa e tens a oportunidade de poupar uns bons € caso seja a tua escolha. Podes também enche-la de equipamento como Couro integral, pintura metalizada, jantes 19", Alarme, AFIL, Airbags laterais traseiros, sensores de estacionamento e ainda fica por menos de 45.000€.
                                                            Conheço quem tenha feito recentemente um contracto de dois anos com uma C5 Tourer 2.0 HDi 163 PS Exclusive e está satisfeito.

                                                            O carro tem, IMHO, um excelente aspecto (arrojado mas sem exageros) e, nesta versão, tem tudo e mais alguma coisa.

                                                            Traz de série: mala eléctrica (isto dispensava completamente mas dá estilo ), ac auto bi-zona, navegação, sensores de parqueamente frontais traseiros, chuva, luz, bi-xénon direccional, estofos parcialmente em pele, CB, CC, jante 17' em pneu 225/50 e suspensão pneumática.

                                                            Dou especial destaque a esta suspensão. Faz da carrinha um autentico tapete voador.

                                                            Apesar de tudo isto acho que não era carro que comprasse para mim pois falta-lhe feeling desportivo, sobretudo vindo dos comandos (volante e caixa).

                                                            Mas para quem não liga nada a isto e quer um bom carro, rápido qb, super equipado e espaçoso é uma séria opção considerar.

                                                            Se isto somarmos os mega descontos Citroen, I rest my case.


                                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                            A Honda Accord Tourer não deixa de fazer o seu sentido, embora conte com o motor menos potente 2199cm³ de 150cv
                                                            A versão de 180cv do 2.2 i-CTDi esteve durante algo tempo indisponível em PT quando já havia noutros países mas agora já se encontra disponível

                                                            Honda: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

                                                            Acho uma proposta bastante válida, para mim a melhor de entre todas as propostas japonesas e tem a tal "desportividade" que falta à C5 Tourer.




                                                            Apesar de tudo isto continuo a considerar o Passat uma grande proposta considerando preço/equipamento/motor/valor de retoma.

                                                            Além disso tem uma coisa que pode fazer a indiferença face a alguém indeciso que é a DSG. E sim, sei perfeitamente que o Superb tem o mesmo trunfo.



                                                            EDIT:

                                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                            Quando falas dos CR tens de esquecer completamente os PD's porque não têm nada a ver


                                                            Como eu já disse, o CR140 na Passat é um Bluemotion Technology, ou seja, além do Start/Stop tem também uma caixa bem loooonga. Nota-se portanto uma grande diferença para a CR170 porque não é Bluemotion, tem mais 30cv e um escalonamento da caixa como deve ser.
                                                            De certa forma o CR 170 continua a ter piores baixas que o CR140/143 mas está consideravelmente melhor neste aspecto face ao on off PD170.

                                                            O que é pena é que os consumos continuam na mesma a ser bastante superiores à versão mais fraca, sobretudo quando se aperta um pouco. Basicamente o CR 170 é bastante mais sensível a uns apertos que o CR140.


                                                            Por outro lado, tal como referes, neste caso especifico do Passat temos um CR 170 com um rapport "como de deve ser" o que, sobretudo em cidade, deve ser mais agradável. Mas atenção digo isto sem nunca ter andado num carro com o CR170, só mm CR143 e dois PD170.

                                                            E além do CR170 ficar mais caro, como já disse, gasta mais.

                                                            Resumindo, o ideal é evitar o 1.6 TDi, isto se o orçamento der.
                                                            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 10 February 2011, 20:13.

                                                            Comentário

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