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Agua da Refrigeração Desaparece.

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    Agua da Refrigeração Desaparece.

    Boas, o problema é que a agua de Refrigeração desaparece no prazo de 1 dia, o carro não pinga agua nenhuma, porque com ele parado a agua mantém sempre o mesmo nível. Mas se andar normalmente com ele a agua desaparecem em apenas 1 dia. e isso causa logo grande aquecimento.

    Qual poderá ser o Problema ?

    O Carro em questão é um Renault Clio RN 1.2 de 92.

    #2
    Convém que não o deixes voltar a sobreaquecer. Podes mandar a junta da cabeça para o galheiro, se é que já não foi.

    Tivemos cá em casa uma Express 1.2 (motor Cleon, anterior ao Energy do teu) e tinha o mesmo problema: um sistema de refrigeração com boas probabilidades de dar chatices.

    Assumindo que ele pega impecavelmente e que a água não está a passar pela junta, deverá ser algum tubo que, com a pressão ou com o calor, dilata e deixa que ela se perca. É só um bitaite, mas não custa nada fazer um teste ao circuito.

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      #3
      Primeiros deves verificar se existe algum vestigio de fuga para o exterior, podes talvez constatar um verdete no local da fuga , que é o anti congelante presente no liquido refrigerante.

      Se não detectares uma fuga, será sempre necessário colocar o circuito à pressão e verificar a possivél fuga, se mesmo assim não for visivel a fuga e a pressão no decorrer do teste baixar, então pode indicar uma junta de cabeça queimada ou uma cabeça estalada.

      Espero ter ajudado.

      RT

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        #4
        como esta o nivel de oleo do carro? se estiver a subir é para ai que esta a ir

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          #5
          Provavelmente, junta queimada. Evita andar com o carro, ou também queimas a cabeça.

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            #6
            Vamos por partes. Quando te referes a "grande aquecimento" significa que a luz de aviso de temperatura já acendeu? Se sim provavelmente a junta da cabeça já está queimada.

            Para testar a fuga, basicamente ligas o motor e verificas se vês a água a sair. Se sim, é uma questão de indicares o local, até pode ser de fácil resolução.

            Se não vires água a sair, verifica o nível do oleo através da vareta, e o seu aspecto através da tampa. Se estiver acima do normal ou apresentar algo amarelado na tampa a água está a passar para o oleo.

            Caso esteja tudo ok com o oleo, a água deve estar a ser "queimada" junto com a gasolina. Para confirmares coloca um recipiente por baixo do escape à procura de humidade.

            Em ambos os casos de fuga de água dentro do motor, deverá tratar-se da junta da cabeça queimada.

            Por acaso troquei a junta a um motor igual à pouco tempo, deixo aqui umas imagens para ilustrar o tópico. Não estava queimada, apenas saía oleo para o exterior.



            Editado pela última vez por bruncamps; 11 February 2011, 04:32.

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              #7
              Tive extamente o mesmo problem no meu Fiesta 1.2, não tinha fugas mas tava smpre a baixar o nivel do liquido, era bomba de agua, coisa para 50-60 euros + mão de obra. O que me explicaram é que a agua estava a sair quando o motor estava quente. Mudei a bomba de agua e ficou 5*, se não notares perda de potência deve ser disso, leva a uma oficina e trocam isso rapidamente.

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                #8
                Cheira-me a junat de cabeça queimada.

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                  #9
                  Não assustem já o rapaz. Pode não ser, com o carro quente há tubos que dilatam e podem deixar passar líquido de forma relevante. A própria bomba de água, como já disseram, também pode não estar grande coisa.

                  Com a junta já bem passada, dificilmente o carro pegava logo à 1ª (teria água para expulsar antes). Quanto a ver o óleo, eu sugeria...ver a água, perceber se está contaminada e se faz uma espécie de nhanha. Geralmente, o óleo é que se mistura na água e é perceptível, não tanto o contrário.

                  PS- Se o carro estivesse a consumir toda a água num dia apenas e só pela junta, isso seria bem perceptível no comportamento do motor e no fumo branco a saír pelo escape.

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                    #10
                    Tudo leva a crer que seja a junta queimada mesmo. já é a 2 Aquecimento Brusco que leva... 1 deles foi numa boa, para-mos mal a luz acendeu e pronto, agora este ultimo até vapores de agua o carro deitava pelo capô.

                    E sim, hoje deitei-lhe agua, liguei e ele trabalhava normalmente, nem 5 minutos depois já estava a fazer um barulho de "pressão" do estilo "tseeeee", e saiam vapores. Deve ser mesmo esse o problema..

                    O Carro não é meu, é do meu irmão que por acaso esta a espera do carro novo, e este vai para abate, enfim. Já lhe disse que é melhor levar já o carro para o abate antes que o mesmo pife de vez.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                      Não assustem já o rapaz. Pode não ser, com o carro quente há tubos que dilatam e podem deixar passar líquido de forma relevante. A própria bomba de água, como já disseram, também pode não estar grande coisa.

                      Com a junta já bem passada, dificilmente o carro pegava logo à 1ª (teria água para expulsar antes). Quanto a ver o óleo, eu sugeria...ver a água, perceber se está contaminada e se faz uma espécie de nhanha. Geralmente, o óleo é que se mistura na água e é perceptível, não tanto o contrário.

                      PS- Se o carro estivesse a consumir toda a água num dia apenas e só pela junta, isso seria bem perceptível no comportamento do motor e no fumo branco a saír pelo escape.
                      Um carro aqui de casa tem a junta da cabeça queimada, consome a água num dia fazendo 15KM, e pega à primeira. Ok, deita um bocado de fumo branco, mas ainda vai andando.

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                        #12
                        A agua deve a estar a ir para o oleo do motor. Confirma isso. Mesmo que não passe por aí, não arrisques a andar assim com o carro, leva-o urgentemente a um mecanico.

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                          #13
                          Da última vez que foi verificado apenas parecia estar a ser "queimada" a água. Agora é possivel que já se infiltre noutros locais. Logo já verifico.

                          O dono do carro sabe disso, já anda sem termoestato, provavelmente vai andar até parar, visto o valor comercial ser baixo, é um Punto I.

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