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Preparação básica para carro de rally

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    Preparação básica para carro de rally

    Boas pessoal

    Estou a começar um novo projecto mas desta vez no ramo automóvel.
    O objectivo é alterar um carro "normal" para eventos regionais, rallys, passeios ou quem sabe o fronteira 24h ...
    Ao mesmo tempo o carro deve estar legal para circular na via publica
    com essas mesmas modificações

    Então gostaria de saber, os "requisitos mínimos" para poder entrar num evento de este tipo, sei que varia de evento para evento, mas existem certas alterações comuns entre eles.

    Que modificações mínimas tem que possuir o carro?

    Mantenho debaixo de olho os seguintes carros:
    (lancia delta GT IE 1.6 100cv, alfa romeo 33 1.5 IE 90cv, Volkswagen Golf II Gti 1.8 110cv) e continuo a procurar...

    Se alguém souber de um link, etc que possa ajudar fico agradecido.

    Cumprimentos

    #2
    Aquilo que puseste a negrito é quase impossível.

    Isto é, não estou a ver exemplo nenhum de carro que, por um lado cumpra os requisitos regulamentares básicos para os regionais (e estou a falar de VSH) e por outro que possa circular em conformidade com a lei.

    É que se já com os órgãos de segurança obrigatórios, o carro fica ilegal na estrada, então quando falas em preparação não é preciso dizer mais nada. Nem sequer passa em nenhuma inspecção daquelas sem notas por baixo da mesa.

    Esquecendo a parte do street legal... Para entrar em provas o carro não precisa de ter qualquer preparação.

    Precisa de ter é os elementos de segurança obrigatórios. Rollbar, bancos e cintos de competição (no caso dos VSH não necessitam de ser homologados), corta corrente, extintor e pouco mais.

    Depois precisa de ter um passaporte técnico emitido pela FPAK que é como se fosse um livrete do carro no mundo da competição.

    Em termos de preparação, sendo um VSH é quase livre dentro de alguns parâmetros. Não vais meter um motor Ferrari num Fiat Uno... Mas temos, por exemplo, simples 325i e30 a correr com a mecânico do M3 e36. Clios 1200 com a mecânica do Williams ou do 1.8 16v. Peugeot 205 com o motor MI16, etc etc.

    Vai ao site da FPAK, procura na zona dos regulamentos e prescrições técnicas, tens muito para ver.

    Relativamente ao todo-terreno não faço ideia, o que falei é para rallys. Os regulamentos de TT penso que são diferentes. Embora as 24h de Fronteira permitam quase tudo, mas penso que não conta para o campeonato portanto..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
      Aquilo que puseste a negrito é quase impossível.

      Isto é, não estou a ver exemplo nenhum de carro que, por um lado cumpra os requisitos regulamentares básicos para os regionais (e estou a falar de VSH) e por outro que possa circular em conformidade com a lei.

      É que se já com os órgãos de segurança obrigatórios, o carro fica ilegal na estrada, então quando falas em preparação não é preciso dizer mais nada. Nem sequer passa em nenhuma inspecção daquelas sem notas por baixo da mesa.

      Esquecendo a parte do street legal... Para entrar em provas o carro não precisa de ter qualquer preparação.

      Precisa de ter é os elementos de segurança obrigatórios. Rollbar, bancos e cintos de competição (no caso dos VSH não necessitam de ser homologados), corta corrente, extintor e pouco mais.

      Depois precisa de ter um passaporte técnico emitido pela FPAK que é como se fosse um livrete do carro no mundo da competição.

      Em termos de preparação, sendo um VSH é quase livre dentro de alguns parâmetros. Não vais meter um motor Ferrari num Fiat Uno... Mas temos, por exemplo, simples 325i e30 a correr com a mecânico do M3 e36. Clios 1200 com a mecânica do Williams ou do 1.8 16v. Peugeot 205 com o motor MI16, etc etc.

      Vai ao site da FPAK, procura na zona dos regulamentos e prescrições técnicas, tens muito para ver.

      Relativamente ao todo-terreno não faço ideia, o que falei é para rallys. Os regulamentos de TT penso que são diferentes. Embora as 24h de Fronteira permitam quase tudo, mas penso que não conta para o campeonato portanto..
      Desde já obrigado pela resposta.

      Ainda estou no inicio do projecto, e vou começar por "baixo", isto é, uma prova realizada a poucos quilómetros da minha terra (rally do caia, Elvas-Campo Maior).
      Pelo que ouvi dizer o carro pouco necessita para poder concorrer nesta prova, necessita Rollbar, extintor e corta corrente.
      Pretendo remover todo o interior do carro, ficando apenas os 2 bancos da frente (originais), os cintos de origem (só para passar a inspecção), pedais, volante e tablier.
      Por dentro fica todo pintado de branco.
      Por fora vou pinta-lo (talvez) de preto basso.( quando mudar o carro de nome posso logo pedir a mudança de cor no livrete?)
      O motor fica de origem, mas vai ser todo aberto para procurar algum problema.
      Os pneus ficam da mesma medida mas de "terra".
      Também vou adicionar uma protecção de cárter.
      Se assim for passa a inspecção? (sem interiores, com rollbar, com corta corrente, sem bancos de traz, protecção de cárter e com o extintor?)
      Isto se não tiver alguma outra falha, num componente de origem.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Não leves a mal a minha resposta mas acho que estás um pouco iludido.

        É óbvio que um carro sem interiores, ainda por cima sem bancos atrás, não passa numa inspecção "séria". E se arranjares a pagar para passar, qualquer policia te apreende o carro.

        Quanto ao rollbar já ouvi muitas versões se passa ou não na inspecção.

        Quanto a esse rally, conheço muito pouco sobre os ralis aí para o Sul, mas pelo nome... Humm Cheira-me a rali pirata, que começam a proliferar pelo país fora à vista de todos.. Quando houver mortes quero ver...

        Para além do mais, nenhum rali minimamente "sério" (entenda-se, com "selo" FPAK) autoriza a participar carros com bancos e cintos de origem, nem naquelas "Super Especiais" manhosas, quanto mais em campeonatos oficiais de rally. E se queres um conselho para levares muito a sério, não te metas a entrar em rallys com bancos e cintos de origem. É meio caminho andado para uma tragédia.

        Num acidente de rally os dois pilotos só têm três coisas que os protegem e que minimizam e eventualmente anulam os danos corporais. Uma é o rollbar, outra são uns bons bancos e por ultimo uns bons cintos, bem colocados.

        Por ultimo resta dizer-te que mesmo o rollbar, mesmo para VSH e mesmo que o carro seja o maior charuto do mundo, obedece a algumas regras de construção. Existe um esquema básico de exemplo que indica os tubos que deve ter, posição, etc etc etc.

        E não vou escrever muito mais porque é como te digo, o melhor é ires ao site da fpak e consultares os regulamentos. Porque eu não sei tudo de cor, são muitos pormenores, muitas "regrinhas" e como me parece que tens uma ideia muito simplista destes carros, deves ler com atenção os regulamentos.

        Se o rali é pirata.. Eh pah, para isso não há regulamentos..... Cada um tem a sua e se tu quiseres arriscar, é contigo. Não te esqueças é que se acontece algo grave os primeiros a chegarem ao local são os jornalistas da TVI e logo de seguida um jipe da GNR.................

        E tudo o que escrevi foi apenas no sentido de ajudar, não leves a mal.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          Não leves a mal a minha resposta mas acho que estás um pouco iludido.

          É óbvio que um carro sem interiores, ainda por cima sem bancos atrás, não passa numa inspecção "séria". E se arranjares a pagar para passar, qualquer policia te apreende o carro.

          Quanto ao rollbar já ouvi muitas versões se passa ou não na inspecção.

          Quanto a esse rally, conheço muito pouco sobre os ralis aí para o Sul, mas pelo nome... Humm Cheira-me a rali pirata, que começam a proliferar pelo país fora à vista de todos.. Quando houver mortes quero ver...

          Para além do mais, nenhum rali minimamente "sério" (entenda-se, com "selo" FPAK) autoriza a participar carros com bancos e cintos de origem, nem naquelas "Super Especiais" manhosas, quanto mais em campeonatos oficiais de rally. E se queres um conselho para levares muito a sério, não te metas a entrar em rallys com bancos e cintos de origem. É meio caminho andado para uma tragédia.

          Num acidente de rally os dois pilotos só têm três coisas que os protegem e que minimizam e eventualmente anulam os danos corporais. Uma é o rollbar, outra são uns bons bancos e por ultimo uns bons cintos, bem colocados.

          Por ultimo resta dizer-te que mesmo o rollbar, mesmo para VSH e mesmo que o carro seja o maior charuto do mundo, obedece a algumas regras de construção. Existe um esquema básico de exemplo que indica os tubos que deve ter, posição, etc etc etc.

          E não vou escrever muito mais porque é como te digo, o melhor é ires ao site da fpak e consultares os regulamentos. Porque eu não sei tudo de cor, são muitos pormenores, muitas "regrinhas" e como me parece que tens uma ideia muito simplista destes carros, deves ler com atenção os regulamentos.

          Se o rali é pirata.. Eh pah, para isso não há regulamentos..... Cada um tem a sua e se tu quiseres arriscar, é contigo. Não te esqueças é que se acontece algo grave os primeiros a chegarem ao local são os jornalistas da TVI e logo de seguida um jipe da GNR.................

          E tudo o que escrevi foi apenas no sentido de ajudar, não leves a mal.

          Claro que não levo a mal, as coisas são para se dizer como realmente são.
          Sim o rally é pirata, estou quase 100% seguro.

          Visitei o site e encontrei as características a respeitar: http://www.fpak.pt/REG-2011/RALIS/RE...VSH%202011.pdf

          O problema é a inspecção...Embora tenha terreno fora da vila para por o carro, nas deslocações a eventos é sempre chato...

          Encontrei este carro com a roll bar: 1985 Volkswagen Gti Coupe Interior Photo 4
          É claro que nesse estado nunca poderia passar a inspecção...
          A rollbar não se pode tirar quando vou a inspecção
          Como eu costumo dizer, não se pode ter tudo, ou corridas ou carro legal

          Em relação aos bancos, se realmente for para andar nos rallys, vou comprar a bacquet, e comprar cintos de 4 pontos, 2 no chão e os outros dois, presos a rollbar, mesmo por traz dos bancos.

          Existem outros componentes que vou ter de adicionar, mas não vou falar neles.

          Vou seguir as normas da fpak, pelo menos sei que estou minimamente protegido e caso algum dia, entre em algo mais sério já não tenho de "reconstruir" o carro.

          Já agora, se estiver a participar num campeonato "oficial" as deslocações podem ser feitas no carro de corrida e em via publica, isto só se a organização der um permissão de circulação correcto?
          Ou tem de ser no reboque?

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Isso é um principio, já indica algumas coisas.

            Mas não chega nem de longe nem de perto para colocares um carro pronto para passar numas verificações técnicas.

            Basicamente, há regulamentos mais especificos. Dá uma vista de olhos neste documento:

            http://www.fpak.pt/REG-2011/REG%20GE...TIGO%20255.pdf

            E depois vê os outros artigos, tens um artigo sobre órgãos de segurança, por exemplo:

            http://www.fpak.pt/REG-2011/REG%20GE...TIGO%20253.pdf

            Pah, tens que ir seguindo os artigos que eles vão dizendo tipo "esta alteração está em conformidade com o artigo xxx do anexo J ao CDI" e vais ao site da FPAK, na parte de regulamentos, tens lá tudo.

            Se queres um conselho, não percas tempo com isso porque se calhar vais chegar ao fim e não vais saber na mesma o que tens que meter no carro. Por exemplo, o Rollbar nos VSH não precisa de ser tão elaborado como esse que puseste foto, para ralis atenção. O melhor é falares com algum piloto, com algum "preparador" que eles já sabem as manhas todas e o que é preciso e o que não é.

            Edit: Os carros de rally só podem circular na via pública aberta ao transito nos troços de ligação definidos pela organização. Se forem apanhados pela policia fora desse percurso, mesmo no dia da prova, podem e devem ser multados. Já aconteceu. Além de que nesses troços de ligação um carro de rally passa a ser um carro igual aos outros no que diz respeita ao código da estrada.
            Editado pela última vez por Bj40; 13 February 2011, 00:04.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
              Isso é um principio, já indica algumas coisas.

              Mas não chega nem de longe nem de perto para colocares um carro pronto para passar numas verificações técnicas.

              Basicamente, há regulamentos mais especificos. Dá uma vista de olhos neste documento:

              http://www.fpak.pt/REG-2011/REG%20GE...TIGO%20255.pdf

              E depois vê os outros artigos, tens um artigo sobre órgãos de segurança, por exemplo:

              http://www.fpak.pt/REG-2011/REG%20GE...TIGO%20253.pdf

              Pah, tens que ir seguindo os artigos que eles vão dizendo tipo "esta alteração está em conformidade com o artigo xxx do anexo J ao CDI" e vais ao site da FPAK, na parte de regulamentos, tens lá tudo.

              Se queres um conselho, não percas tempo com isso porque se calhar vais chegar ao fim e não vais saber na mesma o que tens que meter no carro. Por exemplo, o Rollbar nos VSH não precisa de ser tão elaborado como esse que puseste foto, para ralis atenção. O melhor é falares com algum piloto, com algum "preparador" que eles já sabem as manhas todas e o que é preciso e o que não é.

              Edit: Os carros de rally só podem circular na via pública aberta ao transito nos troços de ligação definidos pela organização. Se forem apanhados pela policia fora desse percurso, mesmo no dia da prova, podem e devem ser multados. Já aconteceu. Além de que nesses troços de ligação um carro de rally passa a ser um carro igual aos outros no que diz respeita ao código da estrada.
              Ok, obrigado.

              Mesmo que nunca chegue a correr nas "oficiais", pelo menos sei que as modificações estão de acordo com algo testado e "seguro", tambem já sao bases mais que suficientes para avançar no projecto.

              Estive a pensar, e acho, que se manter os bancos de origem, cintos e alguns dos interiores, dá para passar a inspecção.(em provas ou mesmo para uso esporádico uso as bacquets e respectivos cintos, extintor, etc)

              Isto já com a rollbar montada, desde que não obstrua a visibilidade, ou mobilidade dos passageiros.

              Por exemplo, se o carro for de 2 portas, os passageiros tem de conseguir entrar de forma normal para o carro.

              Os bancos também serão mantidos na sua posição original.

              Com estas características, o carro vai perder alguma segurança, no lado do pendura.

              Se assim for o carro talvez passe a inspecção (um dia destes passo pelo centro de inspecção e pergunto a um examinador), mas nos rallys "oficiais" não me parece

              Comentário


                #8
                Outra coisa que me parece que não estás a ter em conta é o seguinte:

                Tu deves estar a pensar: Ok, instalo todos os dispositivos de segurança obrigatórios e já está.

                Mas e depois vais fazer ralis com o carro de origem ao nível da mecânica? Se for em asfalto, ainda acredito que o carro dure vários ralis, agora se for em terra, se conseguires chegar ao fim de um rally és um homem cheio de sorte. As suspensões e transmissões não resistem, mas pode ser que esteja enganado.

                Só para te dar um exemplo, houve um piloto que comprou um Evolution 5 para fazer ralis em terra. Os mais baratos estão ao preço da chuva pode-se dizer (os de competição).. O problema é que uma coisa é comprar um Evo outra coisa é mantê-lo e prepara-lo. Repara que mesmo em ralis de asfalto, por vezes tens 5 ou 6 Evos à partida e só 2 ou 3 é que chegam ao fim. Esse piloto achou que por ter um carro com 270-280 cvs e tracção às 4 rodas quase de origem já ganhava a quase todos os fwds, pelo menos a esses.

                O problema é que ao fim do primeiro troço já estava com o carro muito debilitado e acabou por desistir. É que ele nem os travões melhorou, foi com os travões de origem e no final desse troço (8Km apenas em terra) estava praticamente sem travões porque o liquido como era de origem não aguentou o uso e já tinha atingido uma temperatura maluca, o depósito do liquido dos travões tinha uma pecinha em plástico que já estava a deformar-se tal era a temperatura.

                Com isto quero dizer que, um Evo que mesmo de origem é considerado um carro de rally street legal mas bastaram 8-10 Km para ficar sem travões. Neste caso, se tivesse liquido apropriado tinha aguentado muito mais segundo disseram uns entendidos. Mas é só para teres em atenção que pelo menos as peças que vão levar com a dureza toda dos troços, devem ser melhoradas.

                Se calhar para o que tu pretendes até pode nem ser preciso grande coisa, mas pode fazer a diferença. Umas molas/amortecedores, uns discos/pastilhas minimamente decentes, protecções na zona inferior do carro, semi-eixos mais resistentes se houver no mercado a preços que compense ao invés de ir partindo e substituindo os de origem, etc. Mas eu não tenho grande autoridade para te indicar isto, deves procurar alguém que já tenha feito algo semelhante.

                Mas lá está.. Até podes ter sorte e o carro ir resistindo, também depende sempre do andamento que se imprime e da dureza dos troços.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                  Outra coisa que me parece que não estás a ter em conta é o seguinte:

                  Tu deves estar a pensar: Ok, instalo todos os dispositivos de segurança obrigatórios e já está.

                  Mas e depois vais fazer ralis com o carro de origem ao nível da mecânica? Se for em asfalto, ainda acredito que o carro dure vários ralis, agora se for em terra, se conseguires chegar ao fim de um rally és um homem cheio de sorte. As suspensões e transmissões não resistem, mas pode ser que esteja enganado.

                  Só para te dar um exemplo, houve um piloto que comprou um Evolution 5 para fazer ralis em terra. Os mais baratos estão ao preço da chuva pode-se dizer (os de competição).. O problema é que uma coisa é comprar um Evo outra coisa é mantê-lo e prepara-lo. Repara que mesmo em ralis de asfalto, por vezes tens 5 ou 6 Evos à partida e só 2 ou 3 é que chegam ao fim. Esse piloto achou que por ter um carro com 270-280 cvs e tracção às 4 rodas quase de origem já ganhava a quase todos os fwds, pelo menos a esses.

                  O problema é que ao fim do primeiro troço já estava com o carro muito debilitado e acabou por desistir. É que ele nem os travões melhorou, foi com os travões de origem e no final desse troço (8Km apenas em terra) estava praticamente sem travões porque o liquido como era de origem não aguentou o uso e já tinha atingido uma temperatura maluca, o depósito do liquido dos travões tinha uma pecinha em plástico que já estava a deformar-se tal era a temperatura.

                  Com isto quero dizer que, um Evo que mesmo de origem é considerado um carro de rally street legal mas bastaram 8-10 Km para ficar sem travões. Neste caso, se tivesse liquido apropriado tinha aguentado muito mais segundo disseram uns entendidos. Mas é só para teres em atenção que pelo menos as peças que vão levar com a dureza toda dos troços, devem ser melhoradas.

                  Se calhar para o que tu pretendes até pode nem ser preciso grande coisa, mas pode fazer a diferença. Umas molas/amortecedores, uns discos/pastilhas minimamente decentes, protecções na zona inferior do carro, semi-eixos mais resistentes se houver no mercado a preços que compense ao invés de ir partindo e substituindo os de origem, etc. Mas eu não tenho grande autoridade para te indicar isto, deves procurar alguém que já tenha feito algo semelhante.

                  Mas lá está.. Até podes ter sorte e o carro ir resistindo, também depende sempre do andamento que se imprime e da dureza dos troços.
                  Exacto, eu conheço e até já trabalhei, com um rapaz que costuma ficar bem classificado neste evento, ele pode informar-me.

                  Toda a ajuda é bem vinda, e você já ajudou imenso.

                  O que tenho a favor é o tempo todo do mundo, gosto e vontade de fazer um projecto de este tipo, só ai vai metade do percurso feito

                  Em relação as suspensões, travoes, etc altero (ou não) em conformidade com o circuito, por exemplo se o circuito for direito e liso como uma autoestrada não altero esses componentes.

                  Pelo que me disseram, este evento é uma espécie de campeonato, com 3 "rondas" ou provas em dias diferentes. Por exemplo dia 1, 50kms de manha e outros 50Kms a tarde - dia 10, 50Kms....

                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    boas...

                    em relação a legalizares o carros, é possível... gastas é muito dinheiro...

                    há um piloto que é o Joaquim Pais, que tem o BMW 325 Xi, que tem tudo legalizado no livrete...

                    pagou, foi aprovado e foi legalizado... não sei preços...

                    em relação aos carros... depende sempre dos valores...

                    o Golf parece-me o mais equilibrado... o Delta, o mais "customizavel" para voos mais altos... o ALFA não sei se será uma base boa...

                    mas se calhar, ia ver a sites como a competiauto ou algo do género a ver de opções...

                    eu aconselhava a veres carros mais recentes, e com muito material disponivel... AX/saxo/clio/205/106... mas por vezes arranjas máuinas até muito engraçadas por preços competitivos...

                    cumps

                    Comentário


                      #11
                      As vezes aparecem antigos carros de competição a venda... Se calhar começar com algo assim, apesar de mais oneroso seria mais facil... Vê no Competiauto por exemplo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PedroFernandes Ver Post
                        As vezes aparecem antigos carros de competição a venda... Se calhar começar com algo assim, apesar de mais oneroso seria mais facil... Vê no Competiauto por exemplo...
                        eu ia mais por aqui, é bastante oneroso "montar" um carro minimamente fiavel para competir.

                        outro ponto, competição e inspecção não casam de maneira nenhuma as duas

                        Comentário


                          #13
                          Viva.
                          Escrevo por aqui visto que, junto com um amigo, vamos dar início a uma "aventura" neste mundo das quatro rodas.


                          Com os jogos de computador de rally's (RBR's, principalmente) veio-nos a ideia de irmos mesmo para a terra verdadeira para exponenciarmos o prazer obtido atrás de um volante!
                          Não que eu seja grande condutor (nem ganhava as corridas de karts ao meus amigos! ) mas a ideia de experimentar as sensações de "estar num rally" levaram-me a participar nesta maluqueira!


                          Falamos sobre isto, que os montantes envolvidos são grandes, que é preciso tempo para a parte mecânica (vamos tentar ser nós a fazer as alterações necessárias, ainda que tenhamos a preciosa ajuda que mecânicos experientes, e que inclusivé têm experiência de rallys, que nos darão conselhos preciosos), que vai ser um poço sem fundo em termos financeiros, etc, mas decidimos avançar na mesma.


                          Faremos participações principalmente em rally's piratas mas queremos ir a um ou outro regional organizado sob a alçada da FPAK, visto que tem as licenças mais baratas/acessíveis. Tentaremos fazer dois ou três rallys por ano, visto que com o trabalho de cada um não teremos assim tanto tempo.


                          Começamos pelo carro em si, pesquisamos várias possibilidades de modelos, mais equipados, menos equipados, mais alterados, menos alterados, etc, mas o ideal era já vir preparado para não termos este tipo de despesa extra.
                          Definimos um orçamento de cerca de 5.000,00€ a dividir pelos dois. Se realmente encontrássemos um veículo que valesse a pena poderíamos esticar até mais 500,00€.

                          Após alguma procura, entre Renault 11, 5 turbo (caros!), 205's e outros, encontramos um que nos pareceu bem: Peugeot 205 GTI com o motor MI16. Está já alterado de forma a poder ser usado no imediato, em termos mecânicos, tendo apenas de levar um ajuste na programação da injecção e respectivos consumíveis (pneus, pastilhas, etc.).


                          Ficou em cerca de 5.000,00€, ou seja, dentro do orçamento inicial.


                          Entretanto já andámos de volta dele com pequenas alterações e melhoramentos.


                          Agora vamos passar mais para a parte burocrática da coisa:
                          - homologação dos componentes do carro (chassis, arcos de segurança, carroçaria, travões, etc). Apesar de isso ser mais necessário para as provas regionais da FPAK queremos ter noção do que nos faltará para o carro ficar conforme e o custo adicional que nos dará;
                          - passaporte técnico;
                          - o tipo de verificações técnicas que fazem nessas provas;
                          - etc.

                          Também temos a questão da validade das baquets e cintas/cintos, que nas que temos no carro, o prazo já expirou.

                          Como não temos noção de tudo o que será necessário e aqueles regulamentos da FPAK levam tempo a "perceber", qualquer ajuda/comentário que queiram dar é bem-vinda.

                          E ainda temos de comprar equipamento pessoal (camisolas, fato, luvas, botas, capacetes, etc), mais uma vez com a "preocupação" da verificação da homologação destes artigos e o custo. A ver se se consegue arranjar usado (se bem que a questão de higiene me deixe de pé atrás! ).




                          E pronto, por agora é isto, ainda temos algumas frentes para "atacar", e agora vamos à parte do equipamento e da burocracia.

                          Já agora sabem de lojas/alguém que venda equipamento (novo, usado)? Encontrei alguma coisa no olx e afins mas ainda procuramos mais opções.

                          PS: não temos qualquer experiência nesta actividade!
                          Editado pela última vez por Macavenco; 14 October 2012, 12:33.

                          Comentário


                            #14
                            O melhor será transporta-lo num reboque até ao local.

                            Comentário


                              #15
                              Vê se há alguma coisa que te interesse aqui : Lugo Motorsport

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelo link, deverá ser bastante útil.
                                Esse é um dos pormenores, teremos de arranjar sempre transporte para os sítios, visto não poder circular na via pública.

                                Comentário


                                  #17
                                  Começar por um Marbella é bem pensado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post


                                    Agora vamos passar mais para a parte burocrática da coisa:
                                    - homologação dos componentes do carro (chassis, arcos de segurança, carroçaria, travões, etc). Apesar de isso ser mais necessário para as provas regionais da FPAK queremos ter noção do que nos faltará para o carro ficar conforme e o custo adicional que nos dará;
                                    - passaporte técnico;
                                    - o tipo de verificações técnicas que fazem nessas provas;
                                    - etc.

                                    Também temos a questão da validade das baquets e cintas/cintos, que nas que temos no carro, o prazo já expirou.

                                    Como não temos noção de tudo o que será necessário e aqueles regulamentos da FPAK levam tempo a "perceber", qualquer ajuda/comentário que queiram dar é bem-vinda.

                                    E ainda temos de comprar equipamento pessoal (camisolas, fato, luvas, botas, capacetes, etc), mais uma vez com a "preocupação" da verificação da homologação destes artigos e o custo. A ver se se consegue arranjar usado (se bem que a questão de higiene me deixe de pé atrás! ).




                                    E pronto, por agora é isto, ainda temos algumas frentes para "atacar", e agora vamos à parte do equipamento e da burocracia.

                                    Já agora sabem de lojas/alguém que venda equipamento (novo, usado)? Encontrei alguma coisa no olx e afins mas ainda procuramos mais opções.

                                    PS: não temos qualquer experiência nesta actividade!
                                    Antes de mais, deixa-me que te diga que fiquei assustado ao ler "R11 Turbo", "5 Turbo"... (que presumo quiseste dizer GT Turbo)

                                    O GT Turbo até dá um excelente carro de rali mas mais para asfalto na minha opinião. Já o R11 Turbo, até tivemos em Portugal um carro desses muito bom mas não se faz com 2 tostões e não me parece de todo o carro certo para começar. (para mim nem para começar nem para coisa nenhuma)

                                    Mas acabaste por escolher um grande carro, o 205 GTI (ainda por cima com o MI16) é um grande carro para esta modalidade e nos Regionais a Norte do país anda um a dar luta a carros bem melhores, por acaso conheço bem esse carro.

                                    Quanto às tuas perguntas, apesar de vagas, vou tentar ajudar no que sei:

                                    - Visto que é um VSH (veiculo sem homologação) não é preciso homologar nada. É preciso fazer o carro segundo as prescrições técnicas aplicáveis e depois tirar o passaporte técnico. Se quiseres podes ir com o carro totalmente de origem, desde que leve roll-bar (não tem que ser homologado, basta estar construído segundo as prescrições), extintor, corta-corrente, bancos e cintos.

                                    Genericamente, para VSH estas são as regras: http://www.fpak.pt/REG-2012/RALIS/RE...VSH%202012.pdf

                                    Nota que os bancos e cintos não têm que estar homologados. Basta que já tenham tido homologação, estejam em bom estado e que tenham a etiqueta bem visível.

                                    - O passaporte é emitido pela FPAK e será tipo "um diário" do carro. É obrigatório em todas as provas, tem fotografias do carro no momento da emissão do passaporte, tem alguns dados técnicos da viatura e é lá que é anotada qualquer irregularidade detectada numa prova.

                                    -As verificações são feitas em 2 momentos, fundamentalmente. Num primeiro momento são verificados os órgãos de segurança do carro e alguns aspectos mais imediatos (ligações eléctricas, luzes, conformidade de # de Chassis, restritor do Turbo quando ele existe, etc, etc), antes do rali começar.

                                    Depois do final do rali, o carro pode ser sorteado (ou obrigado caso vença alguma categoria) a ir a umas verificações finais. Aqui pode ser o que o delegado da FPAK entender. Desde pesar o carro, a dimensões de discos de travão e nos casos mais extremos pode ser desmontado algum elemento mecânico para verificação. Quem desmonta é a equipa de assistência em local fechado e "ás ordens" dos Comissários Técnicos.

                                    Sobre as lojas... A mais conhecida e frequentemente com melhores preços é esta:

                                    Q&F Lda // Competio // Performance

                                    Tem desde equipamento para pilotos, material mecânico, etc. Tem tudo basicamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como usam todos a "carroçaria" do 5 (o Turbo é um bocado modificada), daí ter referido de modo mais geral esse modelo, mas não me referia ao Turbo, foi um abuso de linguagem. E sim, o 11 queria referir o Turbo, que esse meu amigo tem um bem à maneira, original.

                                      Nós próprios ficamos na dúvida se o carro não será carro a mais para gajos como nós mas pelos conselhos que recebemos, pelo preço a que o compramos pareceu-nos um bom negócio, e estando já alterado com roll-bar, baquets, cintos, aquele motor de que sempre se falou muito bem, etc, decidimos arriscar. Agora, como é de esperar, tem sempre de levar consumíveis novos, pneus terra/asfalto, suspensão idem, etc.

                                      O que referes, pelo que lemos e andamos a ver também no site da FPAK, aplica-se aos ralis regionais, sendo que nesses teremos de ter algum equipamento homologado e é esse que andamos a ver para poder participar em algum regional.
                                      As bacquets, cintos tiveram homologação mas pelo que percebemos/vimos nas etiquetas o prazo de validade já passou mas deve ser suficiente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                        Como usam todos a "carroçaria" do 5 (o Turbo é um bocado modificada), daí ter referido de modo mais geral esse modelo, mas não me referia ao Turbo, foi um abuso de linguagem. E sim, o 11 queria referir o Turbo, que esse meu amigo tem um bem à maneira, original.

                                        Nós próprios ficamos na dúvida se o carro não será carro a mais para gajos como nós mas pelos conselhos que recebemos, pelo preço a que o compramos pareceu-nos um bom negócio, e estando já alterado com roll-bar, baquets, cintos, aquele motor de que sempre se falou muito bem, etc, decidimos arriscar. Agora, como é de esperar, tem sempre de levar consumíveis novos, pneus terra/asfalto, suspensão idem, etc.

                                        O que referes, pelo que lemos e andamos a ver também no site da FPAK, aplica-se aos ralis regionais, sendo que nesses teremos de ter algum equipamento homologado e é esse que andamos a ver para poder participar em algum regional.
                                        As bacquets, cintos tiveram homologação mas pelo que percebemos/vimos nas etiquetas o prazo de validade já passou mas deve ser suficiente.
                                        Nos Regionais o que tem que ter homologação são os fatos, roupa interior e capacete. (acho que não me esqueço de nada). O rollbar não precisa e os cintos/bancos precisam de homologação mas que pode estar caducada, não tem problema. O extintor tem que estar em dia e com a carga correcta.

                                        Atenção que considero muito importante o seguinte: um bom rollbar, uns bons bancos e uns bons cintos. E quando digo bons não quer dizer que sejam novos. Quero dizer que têm que ser bons e estarem em bom estado. E depois cuidado na fixação dos bancos, seguir bem essas regras que estão no regulamento que postei. Sei de um caso em que um piloto ficou bastante mal tratado num acidente mesmo dispondo de bom material, o problema é que os bancos estavam mal fixados à carroçaria e durante um capotamento o banco do piloto soltou-se e meteu inclusivamente tribunal.

                                        Quanto ao 5 Turbo.. Não sei se será bem como dizes mas pronto, percebi a ideia.

                                        Comentário

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