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Peugeot 106 1.0 parou

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    Peugeot 106 1.0 parou

    Bom dia.
    Tenho um problema com o meu 106 de 94 e agradecia por algumas opiniões.
    Resumindo, ia em andamento na via rápida, e houve um aumento de temperatura, tentei fazer mais 5km até à bomba mais próxima para tentar ver o que se passava. Só que o carro começou a perder potência, e comecei a ouvir um tic tic tic metálico muito ao de leve, mudei de velocidade e deixou de faze, mas o carro tava com aceleração mas mal andava, até que soluçou e foi abaixo.
    Abri o capot e tava a sair um fuminho branco da correia de distribuição, acho eu, e senti um estalo, pareceu-se ser algum tubo com pressão a se desprender.
    Chamei o reboque, e o gajo tentou liga-lo mas não pegou, ele disse k possivelmente teria sido a correia de distribuição.
    Falei com um mecânico, expliquei a situação, mas ele não viu o carro, e ele disse k ou era a correia de distribuição, ou os segmentos do motor que fanaram devido ao aquecimento.
    A correia acho que não é porque mudei-a há uns 40000km, mas também estava a sair fumo de lá quando avariou.
    O mecanico falou-me que o arranjo seria por volta de 450eur. Por esse valor não sei se compensa arranja-lo ou não.
    A minha questão era, será que pode ser outra coisa qualquer? è assim tºao caro para mudar a correia de distribuição, ou rectificar a cabeça do motor devido aos segmentos?

    #2
    Originalmente Colocado por ibrc85 Ver Post
    Bom dia.
    Tenho um problema com o meu 106 de 94 e agradecia por algumas opiniões.
    Resumindo, ia em andamento na via rápida, e houve um aumento de temperatura, tentei fazer mais 5km até à bomba mais próxima para tentar ver o que se passava. Só que o carro começou a perder potência, e comecei a ouvir um tic tic tic metálico muito ao de leve, mudei de velocidade e deixou de faze, mas o carro tava com aceleração mas mal andava, até que soluçou e foi abaixo.
    Abri o capot e tava a sair um fuminho branco da correia de distribuição, acho eu, e senti um estalo, pareceu-se ser algum tubo com pressão a se desprender.
    Chamei o reboque, e o gajo tentou liga-lo mas não pegou, ele disse k possivelmente teria sido a correia de distribuição.
    Falei com um mecânico, expliquei a situação, mas ele não viu o carro, e ele disse k ou era a correia de distribuição, ou os segmentos do motor que fanaram devido ao aquecimento.
    A correia acho que não é porque mudei-a há uns 40000km, mas também estava a sair fumo de lá quando avariou.
    O mecanico falou-me que o arranjo seria por volta de 450eur. Por esse valor não sei se compensa arranja-lo ou não.
    A minha questão era, será que pode ser outra coisa qualquer? è assim tºao caro para mudar a correia de distribuição, ou rectificar a cabeça do motor devido aos segmentos?
    Por esse valor és capaz de arranjar um motor igual, é uma questão de analisares as hipoteses, se for a correia partida, o motor "embrulhou-se" todo e nesse caso não compensa o arranjo.
    Se for os segmentos já é capaz de compensar, depende dos orçamentos que te apresentarem.

    Mas isso dos segmentos acho estranho, eles não se estragam de um momento para o outo.
    O carro consumia oleo? Custava a desenvolver e a pegar a quente? Isto são sintomas de segmentos em fim de vida.

    Comentário


      #3
      Se o mecânico não chegou a ver o carro não te pode dar nenhum orçamento.. Não cabe na cabeça de ninguém. Ele que veja o carro e depois te diga em consciência quanto é, pois até pode ser um tubinho qualquer que soltou e com o aquecimento desligou-se (há carros que o fazem, nomeadamente os Corsas b - erro de leitura no sensor da temperatura e ele não pega)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
        Por esse valor és capaz de arranjar um motor igual, é uma questão de analisares as hipoteses, se for a correia partida, o motor "embrulhou-se" todo e nesse caso não compensa o arranjo.
        Se for os segmentos já é capaz de compensar, depende dos orçamentos que te apresentarem.

        Mas isso dos segmentos acho estranho, eles não se estragam de um momento para o outo.
        O carro consumia oleo? Custava a desenvolver e a pegar a quente? Isto são sintomas de segmentos em fim de vida.
        A medida do oleo estava a meio do minimo e do máximo. O carro desenvolvia bem e pegava bem, mas nesse dia reparei k tava a fazer mais um pouco de fumo, pelo escape, que o normal.

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          #5
          Um carro velho tem sempre despesas. Agora é 450€ depois é nem sei quanto. Chega a ultrapassar o valor do carro.
          Compensa mais comprar um carro novo e pedir um credito, onde pagas uma mensalidade pequena.

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            #6
            se o motor for reparado como deve ser dura mais 100 000km, comprar outro motor pode ser outra solução, para esse carro podes meter varios motores do saxo ou 106 1.0 e mantens a instalação electrica ou se n te importares de meter centralina nova e injecção trocas por um 1.1 ou 1.4 mas no minimo deve se mudar o kit de distribuição e bomba de água pq n se sabe bem o estado dos q la estão, para não virem depois dizer q os carros usados so dão problemas, os motores "TU" que equipam muitos peugeot e citroen são muito robustos e ainda são usados desde 1987 ate hoje salvo com pequenas alterações, por vezes têm problemas electricos ou de aquecimento pq a malta não troca os kits de distribuição e bomba de água.
            o problema deste pode ser junta queimada por sobreaquecimento, so vendo a cor do liquido do radiador e a quantos cilindros ta a trabalhar.

            comprar novo e levar 5 ou 6 anos a pagar um carro mais as revisões na marca de maneira nenhuma sai mais barato do q reparar ou trocar este motor
            em 5 anos perdeste mais de 5000eur com desvalorização e manutenções, duvido que mantendo o 106 gaste mais de 1000eur nos mesmo 3 anos.

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