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Dúvida sobre prioridade

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    [Código da Estrada] Dúvida sobre prioridade

    Faço regularmente o acesso dos Cabos d'Ávila para a A5 no sentido Cascais - Lisboa. O mais habitual, visto que normalmente há sempre algum transito, é fazer-se a entrada alternadamente, entre quem vem no meu sentido e quem vem da saída da A5 em direcção ao Restelo.

    estrada nacional 117 - Google Maps

    Quem vem dessa saída tem o sinal no chão em como tem que dar prioridade.

    http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-pt&geocode=&q=estrada+nacional+117&aq=&sll=39.6395 38,-7.849731&sspn=9.370683,14.128418&ie=UTF8&hq=&hnear =Estr.+Nacional+117,+2610+Amadora,+Lisboa&t=h&ll=3 8.72014,-9.209762&spn=0.009342,0.013797&z=16&layer=c&cbll=3 8.720048,-9.209705&panoid=LRARXkV2XwnudaG6lh3y1g&cbp=12,179. 01,,0,26.84

    http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-pt&geocode=&q=estrada+nacional+117&aq=&sll=39.6395 38,-7.849731&sspn=9.370683,14.128418&ie=UTF8&hq=&hnear =Estr.+Nacional+117,+2610+Amadora,+Lisboa&t=h&laye r=c&cbll=38.719399,-9.209474&panoid=WZy6LwbzwuI4hIVdJJplyw&cbp=12,180. 27,,0,8.64&ll=38.71952,-9.209526&spn=0.009275,0.013797&z=16

    A minha questão é (e aqui admito que o CE possa estar um nadinha confuso ): eles têm que ceder dar prioridade a que entra na via deles (ou seja, a quem muda de direcção) ou apenas têm que dar prioridade aos que seguem em frente para poderem mudar para a via da esquerda que segue em frente? (Não sei se me fiz entender).

    #2
    Não percebo onde está a confusão, quem segue na via mais á direita e se depara com o sinal de cedência de prioridade, tem que ceder prioridade. Ponto final. Não interessa se o outro veiculo está a mudar de via, ou se vai virar à direita mais à frente, quem segue naquela via e se depara com aquele sinal, tem que ceder prioridade a todos os outros naquele exacto ponto da estrada.

    É como a entrada de uma auto-estrada, quem nela entra tem que ceder prioridade a quem nela já circula. No caso que apresentas, funciona da mesma forma.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
      Não percebo onde está a confusão, quem segue na via mais á direita e se depara com o sinal de cedência de prioridade, tem que ceder prioridade. Ponto final. Não interessa se o outro veiculo está a mudar de via, ou se vai virar à direita mais à frente, quem segue naquela via e se depara com aquele sinal, tem que ceder prioridade a todos os outros naquele exacto ponto da estrada.

      É como a entrada de uma auto-estrada, quem nela entra tem que ceder prioridade a quem nela já circula. No caso que apresentas, funciona da mesma forma.
      Eu também dizia o mesmo, não fosse no espaço de um mês já ter quase levado com 3 carros em cima É que há pessoal que vem no acesso, me vê de pisca feito e já a entrar na via deles e vai de me ultrapassar pela direita para se meterem à frente para a esquerda. Chego a um ponto em que questiono a minha interpretação do CE!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
        Eu também dizia o mesmo, não fosse no espaço de um mês já ter quase levado com 3 carros em cima É que há pessoal que vem no acesso, me vê de pisca feito e já a entrar na via deles e vai de me ultrapassar pela direita para se meterem à frente para a esquerda. Chego a um ponto em que questiono a minha interpretação do CE!
        Mas nesse caso, deixa bater. Quem está a cometer uma infracção é o outro, não tu.

        Comentário


          #5
          Se eu cedesse prioridade, podia estar la o dia todo que não avançava.

          Eu normalmente costumo entrar à vez nesse local. Se alguém discordar: que bata.

          Comentário


            #6
            De momento não consigo ver as imagens.
            No entanto as marcas rodoviárias com a inscrição Stop ou o sinal de cedência de passagem, apenas tem validade quando acompanhadas do respectivo sinal vertical (artigo 60 ou algo parecido do Regulamento de Sinaliazação e Trânsito).

            Dependendo do tipo de via poderá aplicar-se o 31 1 b) do CE.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
              Mas nesse caso, deixa bater. Quem está a cometer uma infracção é o outro, não tu.
              Sim, sim! Até parece que deixar bater é das coisas que menos problemas dão! Obviamente que tento ao máximo evitar o acidente.

              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Se eu cedesse prioridade, podia estar la o dia todo que não avançava.

              Eu normalmente costumo entrar à vez nesse local. Se alguém discordar: que bata.
              É o habitual e raramente há stress. Mas quando está menos trânsito, mesmo chegando eu primeiro, de pisca feito e já com a rodinha direita na outra via, há alguns energúmenos que têm muita pressa, não podem esperar e passam pela direita.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                De momento não consigo ver as imagens.
                No entanto as marcas rodoviárias com a inscrição Stop ou o sinal de cedência de passagem, apenas tem validade quando acompanhadas do respectivo sinal vertical (artigo 60 ou algo parecido do Regulamento de Sinaliazação e Trânsito).

                Dependendo do tipo de via poderá aplicar-se o 31 1 b) do CE.
                Como raramento faço a saída da A5 para o Restelo não sei se há sinal vertical, mas julgo que não. Julgo que o único que há é de proibição de virar à esquerda (entrar em sentido contrário).

                Comentário


                  #9
                  já que estamos numa de prioridades...
                  CapturaEcra.jpg
                  B e C têm sinais de perda de prioridade.
                  qual a ordem correcta de passagem?
                  A-C-B?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Como raramento faço a saída da A5 para o Restelo não sei se há sinal vertical, mas julgo que não. Julgo que o único que há é de proibição de virar à esquerda (entrar em sentido contrário).
                    Estás a falar de quem desce a EN117 e pretende apanhar a A5 para LX, que "cruza" com aquela saída em direcção ao Restelo?
                    Se for essa está lá o sinal vertical, para além da marca no chão - ou pelo menos estava.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                      A minha questão é (e aqui admito que o CE possa estar um nadinha confuso ): eles têm que ceder dar prioridade a que entra na via deles (ou seja, a quem muda de direcção) ou apenas têm que dar prioridade aos que seguem em frente para poderem mudar para a via da esquerda que segue em frente? (Não sei se me fiz entender).
                      sim, a opção a negrito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                        já que estamos numa de prioridades...
                        [ATTACH]93124[/ATTACH]
                        B e C têm sinais de perda de prioridade.
                        qual a ordem correcta de passagem?
                        A-C-B?
                        Sim, teoricamente será essa a ordem.
                        Na prática A e C passam ao mesmo tempo e depois o B

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Sim, teoricamente será essa a ordem.
                          Na prática A e C passam ao mesmo tempo e depois o B
                          pois, é o que eu penso... mas então para que diabo tem C um sinal de perca de prioridade?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Estás a falar de quem desce a EN117 e pretende apanhar a A5 para LX, que "cruza" com aquela saída em direcção ao Restelo?
                            Se for essa está lá o sinal vertical, para além da marca no chão - ou pelo menos estava.
                            Sim, é aí mesmo.

                            As imagens que coloquei acima são as seguintes (acrescento uma onde se vê apenas o sinal de proibição).
                            Ficheiros anexados

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                              pois, é o que eu penso... mas então para que diabo tem C um sinal de perca de prioridade?
                              É um bocado redundante, sim, mas mais vale a mais que a menos.

                              Estive a ver a imagem no google maps e ali, aparentemente, iria ser uma rotunda, talvez por isso a sinalização.
                              Editado pela última vez por MrsX; 16 February 2011, 11:27.

                              Comentário


                                #16
                                Mudança de via, perda prioridade = lei geral
                                Sinal aproximação de estrada com prioridade = hierarquicamente superior à lei geral

                                Logo, quem apanha o aprox. estrada com prioridade tem de ceder prioridade mesmo aos que mudam de direcção

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                  pois, é o que eu penso... mas então para que diabo tem C um sinal de perca de prioridade?
                                  Sem sinal teria que ceder passagem pela regra da prioridade ao A... é para compensar onde faltam

                                  Eu ali em cima disse na teoria, incorrectamente, creio que nas escolas de condução ensinam que passam ambos em simultaneo.

                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Sim, é aí mesmo.

                                  As imagens que coloquei acima são as seguintes (acrescento uma onde se vê apenas o sinal de proibição).
                                  Se não tem agora, tenho quase a certeza que já lá esteve.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    (...)Se não tem agora, tenho quase a certeza que já lá esteve.
                                    Então e não tendo? A marca rodoviária perde validade??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Então e não tendo? A marca rodoviária perde validade??
                                      Como disse anteriormente, não estando, as inscrições "stop" ou desenho do "b1" são meramente indicativos.
                                      A marca em si é a linha descontinua que separa as vias de trânsito, pois creio que também não tem a que define o local que obrigaria a ceder a passagem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Sim, é aí mesmo.

                                        As imagens que coloquei acima são as seguintes (acrescento uma onde se vê apenas o sinal de proibição).
                                        Creio que o problema não é a interpretação do codigo, mas isso um erro de construção que leva a outras interpretações.
                                        Quando existe uma entrada e uma saida logo a seguir, é mais facil determinar quem tem prioridade. Quando existe um "espaço superior" (como me parece ser o caso), o carro que "entra" tem de ceder prioridade ali, mas não significa que tenha (ou vá) ceder mais a frente, porque pode considerar que já está a circular na faixa de rodagem e qualquer manobra seria mudança de faixa.

                                        E aqui é que muita gente se aproveita. Entra logo na faixa, porque não está "ninguem" e mais a frente (antes da saida), efectua uma mudança de faixa (e aproveita para passar uns tantos carros à frente).

                                        Para mim, a solução passava por "pintar" umas raias a sinalizar a faixa de aceleração (na entrada) e a faixa de desaceleração (na saida).

                                        E infelizmente, isto é como as rotundas. Ninguem sabe como se faz e quando se bate vai se andar os centrimetros para ver quem tem razão ou não.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Como disse anteriormente, não estando, as inscrições "stop" ou desenho do "b1" são meramente indicativos.
                                          A marca em si é a linha descontinua que separa as vias de trânsito, pois creio que também não tem a que define o local que obrigaria a ceder a passagem.
                                          Ou estou a interpretar mal ou não estou a perceber. Quem vem da A5 tem no chão o sinal de aproximação de estrada com prioridade. Não tem é sinal vertical a acompanhá-lo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            tenho aqui perto uma situação igual e acho que há marcação de estradas à balda,

                                            esse sinal de perda de prioridade no meio de uma faixa de rodagem (notem que a faixa segue alegremente em frente, não entronca na outra) está, na minha opinião mal colocado e ao arrepio do código

                                            entendo que quem quer mudar de faixa é que tem de se precaver,

                                            pelo sim pelo não aplico a regra prática, não presente no código, quem for mais despachado passa primeiro eheh

                                            não "exijo" a prioridade nem segundo a minha leitura, nem segundo o inverso, jogo mesmo à defesa

                                            trek

                                            Ps: o projectista da estrada devia primeiro fazer desaparecer a faixa mais direita, aí sim tendo sentido triangulo, e imediatamente a seguir ter a saída à direita,

                                            já coloco duas fotos ilustrativas

                                            1ª a situação que acho idêntica à referida : http://maps.google.com/maps?f=q&sour...02827&t=k&z=19

                                            2ª o que acho devia ser feito
                                            http://maps.google.com/maps?f=q&sour...,0.002827&z=19

                                            fazem desaparecer a faixa mais à direita (ali na zona do camião) para imediatamente a seguir ter lugar para fazer faixa de saída
                                            Editado pela última vez por Trek8500; 16 February 2011, 12:36.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                              Creio que o problema não é a interpretação do codigo, mas isso um erro de construção que leva a outras interpretações.
                                              Quando existe uma entrada e uma saida logo a seguir, é mais facil determinar quem tem prioridade.

                                              ...

                                              E infelizmente, isto é como as rotundas. Ninguem sabe como se faz e quando se bate vai se andar os centrimetros para ver quem tem razão ou não.
                                              Apenas encurtei por uma questão de ser mais simples ler.
                                              Perfeitamente de acordo, o problema em diversos locais é a deficiente ou incorrecta sinalização do local, seja com marcas verticais ou horizontais.

                                              O caso das rotundas é o exemplo que com poucos meios, seria possível resolver esse problema.

                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              Ou estou a interpretar mal ou não estou a perceber. Quem vem da A5 tem no chão o sinal de aproximação de estrada com prioridade. Não tem é sinal vertical a acompanhá-lo.
                                              Desculpa, a parte que realçaste a bold era para tentar distinguir as inscrições dos sinais horizontais (marcas rodoviárias).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                                tenho aqui perto uma situação igual e acho que há marcação de estradas à balda,

                                                esse sinal de perda de prioridade no meio de uma faixa de rodagem (notem que a faixa segue alegremente em frente, não entronca na outra) está, na minha opinião mal colocado e ao arrepio do código

                                                entendo que quem quer mudar de faixa é que tem de se precaver,

                                                pelo sim pelo não aplico a regra prática, não presente no código, quem for mais despachado passa primeiro eheh

                                                não "exijo" a prioridade nem segundo a minha leitura, nem segundo o inverso, jogo mesmo à defesa

                                                trek

                                                Ps: o projectista da estrada devia primeiro fazer desaparecer a faixa mais direita, aí sim tendo sentido triangulo, e imediatamente a seguir ter a saída à direita,

                                                já coloco duas fotos ilustrativas

                                                1ª a situação que acho idêntica à referida : 4760,pt - Google Maps

                                                2ª o que acho devia ser feito
                                                4760,pt - Google Maps

                                                fazem desaparecer a faixa mais à direita (ali na zona do camião) para imediatamente a seguir ter lugar para fazer faixa de saída
                                                Se te puderes exprimir melhor... É que agora também eu fiquei curioso

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                  Ou estou a interpretar mal ou não estou a perceber. Quem vem da A5 tem no chão o sinal de aproximação de estrada com prioridade. Não tem é sinal vertical a acompanhá-lo.
                                                  Se o sinal vertical deixou de existir então ninguém tem, teoricamente, prioridade, pois o que se vê nesse cruzamento de vias é que todos mudam de via, uns para a A5, outros para a N117, pelo que a haver acidente o culpado será quem bate primeiro.

                                                  Nikos , naquele local não dá para fazer raias pois o espaço já de si é curto. o mesmo sucede no IC19, Sintra-Lisboa, salvo erro na saída para mem-martins, em que a saida é simultaneamente entrada e há sempre grandes imbróglios a passar por lá.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É muito simples, que circula na via e se depara com o sinal, terá de ceder prioridade a TODOS e quaisquer veículos que abram o pisca para a direita.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Sim, teoricamente será essa a ordem.
                                                      Na prática A e C passam ao mesmo tempo e depois o B
                                                      Concordo com isso e é o que faz sentido.
                                                      Quanto a redundância, o veículo C não pode virar à esquerda? Nesse caso cruzaria-se com A e B.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                        Concordo com isso e é o que faz sentido.
                                                        Quanto a redundância, o veículo C não pode virar à esquerda? Nesse caso cruzaria-se com A e B.
                                                        pode; mas A estaria à sua direita, e portanto teria que ceder passagem a A, mesmo que não tivesse o sinal. B, tento o sinal, cede sempre a passagem.

                                                        acho que C tendo o sinal só dá confusão; por vezes há Bs que vão em frente sem ligar a Cs já que C tem sinal (apesar de B tb o ter....)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Outra questão de prioridades.

                                                          Nesta situação:

                                                          - um cruzamento sem qualquer sinalização;
                                                          - ambos chegam exactamente ao mesmo tempo;
                                                          - ambos querem virar à esquerda;
                                                          - trata-se de um pénis e de um vibrador

                                                          De acordo com o código da estrada, qual tem prioridade?
















                                                          Na minha opinião, será o vibrador, pois trata-se de um veículo motorizado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                                            pode; mas A estaria à sua direita, e portanto teria que ceder passagem a A, mesmo que não tivesse o sinal. B, tento o sinal, cede sempre a passagem.

                                                            acho que C tendo o sinal só dá confusão; por vezes há Bs que vão em frente sem ligar a Cs já que C tem sinal (apesar de B tb o ter....)
                                                            Se o B já tiver passado o sinal e entretanto chegar o C, este tem de ceder a passagem ao B.

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