Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas sobre caixa automatica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvidas sobre caixa automatica

    Boas, tenho duvidas sobre caixas automaticas que agradecia que me esclarecesem. Nos carros com caixas automaticas, quase todos com comandos no volante que nao dispoem de pedal de embreagem, gostva de saber como se procede nos arranques? num carro com caixa manual vamos largando a embreagem e nesses carros como é? e ao nos aproximar-nos de um cruzamento ou sinal de stop por exemplo em que vamos reduzindo e se chega a estar parado no cruzamento com o pe no pedal da embreagem e com uma mudança engrenada pronto para arrancar.

    #2
    Num carro com caixa automática as coisas processam-se tal como estás a imaginar. No arranque, só tens que carregar no pedal do acelerador, e avançar. Vais doseando o acelerador da mesma forma que num carro com caixa manual, mas as passagens de caixa é "ele" que faz.
    Ao aproximares-te dum semáforo ou stop, só tens que ir aliviando o acelerador, e quando vires que é necessário começas a travar até parares. É tudo muito mais simples.

    Comentário


      #3
      entao mas a caiza é totalmente automatica como nas sooters em que so se acelera? eu pensava que nestes casos ate nao havia pedal de embreagem, mas pelo que vejo em videos o condutor passa de caixa, quer seja com as patilhas por detras do volante ou na accionando a alavanca das velocidades, que em vez de serem em H, umas tem um accionamento horizontal outras vertical tipo sequencial. era esse o cenario que me referia, quando pasa de caixa nos carros com esse tipo de transmissao e dispensam pedal de embreagem.

      Comentário


        #4
        Nesse caso é quando seleccionas o modo sequencial, e na maior parte das vezes as passagens são feitas no punho da caixa. As patilhas no volante só há normalmente em carros de topo. E sim, passas de caixa quando queres, e continua a não existir nenhum pedal de embraiagem.

        Comentário


          #5
          entao e nessas de comando sequencial em que se usa a manete da caixa, como é ao chegar a um stop ou cruzamento?vai-se reduzindo e depois quando estamos parados?num carro com caixa manual posso ter o pe na embreagem e ter uma mudanca engrenada, e nestes casos? tenho uma mudança engrenada e o pe no travao? e no arranque como é?largo o pé do pedal com uma mudança engrenada e ele nao arranca logo em grande velocidade?

          Comentário


            #6
            Com a caixa sequencial o condutor pode sugerir a mudança que quer, mas com certos limites. Não consegues fazer reduções que vão fazer com o que motor fique com rotações fora da faixa utilizavel. O computador da caixa auto protege o motor nesse sentido. Se travares de repente, a caixa faz as reduções necessárias automaticamente.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nett_fan Ver Post
              entao e nessas de comando sequencial em que se usa a manete da caixa, como é ao chegar a um stop ou cruzamento?vai-se reduzindo e depois quando estamos parados?num carro com caixa manual posso ter o pe na embreagem e ter uma mudanca engrenada, e nestes casos? tenho uma mudança engrenada e o pe no travao? e no arranque como é?largo o pé do pedal com uma mudança engrenada e ele nao arranca logo em grande velocidade?
              Num carro de caixa auto com modo sequencial ou numa sequencial com modo auto (a caixa do C4/308 é uma sequencial com modo auto, uma DSG ainda é um auto com modo sequencial) simplesmente podes reduzir como tu ''queres'', ou seja, imagina que vais em 3ª e o mortor vai um bocado morto, toque para reduzires metes a segunda depois é so novamente meteres a 3ª e por ai fora, geralmente os auto nunca chegam a entrar no redline, mesmo se tiver em sequencial imagina que o redline é as 4500rpm, as 4300rpm ele automaticamente mete uma acima mas nao deixa de estar em modo sequencial.

              Num cruzamento ou semanaforo ou rotunda wharever podes simplesmente travar que quando a rotaçao do motor chega a um ponto muito baixo ele mete logo uma baixo mesmo no modo sequencial por isso nunca deixa o motor ir abaixo ate parares. Quando pararas ele fica sempre com a 1ª engreanda, podes meter em N(eutral) ou P(ark), dependendo da caixa, que significa meteres o carro em ponto morto, convem como qualquer carro seja manual ou auto ficares com o pe no travao. Quando queres arrancar e se tiver em ponto morto é so meteres em auto e arrancar acelerando, se tiveres com mudança engrenada é so tirar o pe do travao e acelerar.

              Quanto dizes que tiras o pe do travao e ele acelerar muito, sim se tiveres uma mudança engrenada e tirares ele vai começar a andar (e nao nao é descair ele anda mesmo), chama-se ''deslizar'' ou arrancar com a embraiagem. Claro nem é suficiente para mexer o ponteiro, mas é util em estacionamento que nunca se vai ao acelerador e mesmo em para arranca quando se tem de avançar um bocado é so tirares o pe do travao ele anda e voltas a travar.

              Em subidas, dependendo do carro e força do motor, eles costumam descair, ai é tirares o pe do travao e passares rapidamente para o acelerador.

              Basicamente é isto

              Comentário


                #8
                Nas subidas não faço dessa forma. Se o fizer quase de certeza que ou é extremamente brusco ou acerto no carro de trás.

                A maneira correcta é usar o pedal de travão como se de uma embraiagem se tratasse. Acelero e vou largando o travão até sentir que já é o motor que está a fazer força.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                  Nas subidas não faço dessa forma. Se o fizer quase de certeza que ou é extremamente brusco ou acerto no carro de trás.

                  A maneira correcta é usar o pedal de travão como se de uma embraiagem se tratasse. Acelero e vou largando o travão até sentir que já é o motor que está a fazer força.

                  Com o pé direito pisas os dois ao mesmo tempo? ou usas o esquerdo para o travão?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                    Nas subidas não faço dessa forma. Se o fizer quase de certeza que ou é extremamente brusco ou acerto no carro de trás.

                    A maneira correcta é usar o pedal de travão como se de uma embraiagem se tratasse. Acelero e vou largando o travão até sentir que já é o motor que está a fazer força.
                    de todos os automaticos que conduzi eles mesmo sem acelerar ficam no mesmo sitio

                    se for em plano vao andando devagarinho para a frente sem acelerar

                    Comentário


                      #11
                      Os automáticos que já conduzi também nunca descaíam, e em plano avançam ao ralenti ao largar o travão.

                      Num ponto à parte, desde que experimentei fiquei completamente fã, o próximo carro que comprar será sem dúvida automático. Caixas manuais estão completamente ultrapassadas pra mim.

                      Comentário


                        #12
                        Gostava de saber se num carro automático as mudanças são metidas consoante a pressão exercida no pedal, por exemplo se for numa segunda, pisar ligeiramente, levantar e pousar, se ele mete terceira; ou se quiser por exemplo ultrapassar, e precisar de toda a potencia, se meter o acelerador no prego, ele só troca nos regimes limites, onde explora toda a sua faixa de potencia máxima

                        No fundo, queria saber se num carro automático, a pressão exercida no acelerador dita o estilo de condução

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                          Gostava de saber se num carro automático as mudanças são metidas consoante a pressão exercida no pedal, por exemplo se for numa segunda, pisar ligeiramente, levantar e pousar, se ele mete terceira; ou se quiser por exemplo ultrapassar, e precisar de toda a potencia, se meter o acelerador no prego, ele só troca nos regimes limites, onde explora toda a sua faixa de potencia máxima

                          No fundo, queria saber se num carro automático, a pressão exercida no acelerador dita o estilo de condução
                          Dita.

                          No caso da caixa automatica da mercedes,
                          Se não carregares tanto no acelarador, ele muda de mudança mais cedo.
                          Com a acelarador a fundo, sabe que queres puxar o carro e muda mais tarde.

                          Se vais atrás de alguem, e precisas de ultrapassar, basta pisar de repente a fundo e a caixa puxa uma mudança atrás para a ultrapassagem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 22mr Ver Post
                            Com o pé direito pisas os dois ao mesmo tempo? ou usas o esquerdo para o travão?
                            Eu devido ao hábito de conduzir carros com caixa manual sempre que conduzo caixa-auto/pilotada uso o pé direito para acelerador e travão, mas o recomendável é um pé para cada pedal...

                            Comentário


                              #15
                              Sim.
                              Conforme fores fazendo kms com uma caixa auto vais perceber a pressão que necessitas para fazer a cx trocar de relação. Se pisares a fundo (kickdown) ela vai buscar a menor relação que te dá a maior potência. Se por exemplo fizeres o que estavas a dizer, carregares um pouco e quando sentes que vai trocar aliviares, desde que n levantes completamente ela troca suavemente de relação e quando voltares a carregar suavemente continua na relação mais alta. Isto é o funcionamento clássico, as caixas auto nos ultimos 10-20 anos avançaram muito.
                              Para quem anda de transportes públicos em cidade, já concerteza reparou ao andar de autocarro com cx auto que há motoristas em que se sente os esticões das mudanças, e outros que é suave, é porque simplesmente sabem usar o pé direito.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X