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Corsa A de 92 com problemas!!!

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    Corsa A de 92 com problemas!!!

    Adquiri um Corsa A com 4 mudanças (grande erro) para quem tirou a carta agora.
    O carro por vezes funciona bem mas outras vezes vai-se abaixo do nada. Isto no transito é uma treta!!!
    Depois anda a gastar muito para um 1.0.
    Pelo que andei a pesquisar e por estes sintomas vi que pode ser o sensor MAP.

    Será?

    Abraços

    #2
    Carburador de choque eléctrónico ou manual?

    O motor é OHC? (penso que não será)

    A caixa de 4 não é erro nenhum, serve tão bem como as outras .

    PS: Para ser de 92 é pós restyling, nem sabia que havia o 1000

    PS2: O tópico nas Boxes ficaria melhor

    Comentário


      #3
      Electronico ou manual? Não sei Ruie34...
      Como posso saber isso?

      Sim de facto uma de 4 serve tanto como outra mas ando sempre com medo que o carro me falhe no meio do transito. Tipo, quando vou em terceira e coloco segunda o painel começa a piscar. Como se se fosse a desligar!!!

      É uma situação muito estranha!!!

      Abraços

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
        Adquiri um Corsa A com 4 mudanças (grande erro) para quem tirou a carta agora.
        O carro por vezes funciona bem mas outras vezes vai-se abaixo do nada. Isto no transito é uma treta!!!
        Depois anda a gastar muito para um 1.0.
        Pelo que andei a pesquisar e por estes sintomas vi que pode ser o sensor MAP.

        Será?

        Abraços
        Pode ser tanta coisa...
        Os consumos são altos porque o carro é fraquinho, logo tem que se andar sempre com o pé na chapa

        Comentário


          #5
          Pode ser humidade nos circuitos electricos ou no distribuidor. (isto partindo do principio que esse carro é a carburador)

          Comentário


            #6
            Pois, o facto de ser 1000 ajuda aos consumos altos mas o facto de se desligar é o que mais me irrita!!!
            Saio de casa sempre com o receio do carro ir abaixo!!
            O carro é a carburador.

            Cumps

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
              Electronico ou manual? Não sei Ruie34...
              Como posso saber isso?

              Sim de facto uma de 4 serve tanto como outra mas ando sempre com medo que o carro me falhe no meio do transito. Tipo, quando vou em terceira e coloco segunda o painel começa a piscar. Como se se fosse a desligar!!!

              É uma situação muito estranha!!!

              Abraços
              Tens um manípulo para fechar o ar quando ele está frio? Se tiveres é manual, senão é electrónico.

              Que gasolina utilizas?

              Pode ser o carburador, velas e/ou cabos, Filtro de ar, distribuidor com humidade, módulo eléctrónico no interior do distribuidor com falhas (duvido), bomba de gasolina (se misturar o óleo com a gasolina).

              PS: A caixa de 4 que saía no 1.2 permite um arranques bastante engraçados, então se lá tiver o 1.3...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                Pois, o facto de ser 1000 ajuda aos consumos altos mas o facto de se desligar é o que mais me irrita!!!
                Saio de casa sempre com o receio do carro ir abaixo!!
                O carro é a carburador.

                Cumps
                O carro pode estar desafinado, convem fazer a revisão e mudar os filtros incluído o de ar que influência nos consumos.

                Depois o desligar pode ser humidade ou mau estado do distribuidor que faz com que a energia não chegue de forma correcta ás velas, nesses carros o arranjo disso em material não é caro.

                Comentário


                  #9
                  Desconhecia que em 92 o Corsa A ainda saía com 4 velocidades, até porque como já disseram, já será da altura do último restyle.
                  Eu tive um de 89 com 5 velocidades e já não tinha o manípulo de ar, salvo erro por baixo do volante no lado direito.

                  Se a questão fosse o ar, o carro acabava por afogar e não pegava de imediato, até devia notar-se o cheiro a gasosa.
                  Ver a cabelagem das velas/distribuição como já disseram, pode ser algum mau contacto.
                  O relantim está normal? Não está muito baixo ou irregular?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Desconhecia que em 92 o Corsa A ainda saía com 4 velocidades, até porque como já disseram, já será da altura do último restyle.
                    Eu tive um de 89 com 5 velocidades e já não tinha o manípulo de ar, salvo erro por baixo do volante no lado direito.

                    Se a questão fosse o ar, o carro acabava por afogar e não pegava de imediato, até devia notar-se o cheiro a gasosa.
                    Ver a cabelagem das velas/distribuição como já disseram, pode ser algum mau contacto.
                    O relantim está normal? Não está muito baixo ou irregular?
                    Provavelmente tiveste o GT , que tinha choque electrónico (Pierburg 2E) e caixa de 5.

                    Fiz a pergunta do ar, de modo a saber qual o carburador que lá se encontrava se o 1B, o 2E ou ainda outro que possa existir. Uma vez que os periféricos deste (OHV) são diferentes dos OHC, em que há muita coisa plug-in

                    O meu 1.2 ia-se abaixo e era o carburador que já estava a pedir a reforma, levou um da sucata e deixou de o fazer. Mas pode ser de muitas outras coisas, então com estas humidades...

                    PS: O botão do ar era do lado esquerdo

                    PS2: Também desconhecia que ainda saíam com caixa de 4.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      Provavelmente tiveste o GT , que tinha choque electrónico (Pierburg 2E) e caixa de 5.

                      Fiz a pergunta do ar, de modo a saber qual o carburador que lá se encontrava se o 1B, o 2E ou ainda outro que possa existir. Uma vez que os periféricos deste (OHV) são diferentes dos OHC, em que há muita coisa plug-in

                      O meu 1.2 ia-se abaixo e era o carburador que já estava a pedir a reforma, levou um da sucata e deixou de o fazer. Mas pode ser de muitas outras coisas, então com estas humidades...

                      PS: O botão do ar era do lado esquerdo

                      PS2: Também desconhecia que ainda saíam com caixa de 4.
                      eu tive (ainda o tenho e vou começar a restaurá-lo) um 205 1.1 de 1986, motor deitado, grande máquina, com 250 mil kms não gasta óleo ainda. Só que era do meu pai e esteve 2 anos parado numa garagem, quando comecei a andar com ele estava como o teu corsa. Ia abaixo com irritante facilidade, gastava muito. Então meti velas novas e melhorou qualquer coisa, mas não muito. Então troquei cabos de velas, saquei o carburador fora e lavei com gasolina, soprei os jiglers com ar comprimido. Ficou a andar o dobro e a gastar metade. O meu é caixa de 4 e os consumos andam sempre na volta dos 5,5. Em viagens grandes, sem passar dos 100 km/h nem a 5 litros chega.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tive um Joy de 91, com motor 1.4. Apesar de não ter manípulo de ar, ainda era de carburador, sem catalisador. Não queria ferir susceptibilidades, mas foi de longe, o pior carro que tive...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                          Eu tive um Joy de 91, com motor 1.4. Apesar de não ter manípulo de ar, ainda era de carburador, sem catalisador. Não queria ferir susceptibilidades, mas foi de longe, o pior carro que tive...
                          Porque é que hás-de ferir susceptibilidades.

                          Aquilo não trava, é subvirador e o 1.4 é guloso.

                          Agora o meu tinha um curvar gracioso em 3 rodas e andava demais, pois tinha o 1.3, mas sem a barra estabilizadora deles e com uns magnificos 165/xx R13.

                          Na minha opinião é um dos melhores carros para desemburrar, visto que ele avisa bastante antes de morder.

                          Comentário


                            #14
                            o meu primeiro carro foi um igual de 91. O teu problema pode ser nos platinados, cabos das velas , carburador desafinado, etç, etç.

                            Comentário


                              #15
                              Sim tem o tal manipulo.

                              Isto não poderá ter a ver também com a caixa ter folga e em vez de meter 2ª estou a meter a 4ª e ele vai abaixo?

                              O ralenti anda abaixo dos 1000. Está nas 900 e oscila um pouco...

                              Tenho mesmo de ver o que se passa com ele.

                              Abraços

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                Sim tem o tal manipulo.

                                Isto não poderá ter a ver também com a caixa ter folga e em vez de meter 2ª estou a meter a 4ª e ele vai abaixo?

                                O ralenti anda abaixo dos 1000. Está nas 900 e oscila um pouco...

                                Tenho mesmo de ver o que se passa com ele.

                                Abraços
                                ca em casa ainda anda um é 1.0 com caixa da 4 velocidades de 5/89.

                                troca as velas vê o estado do cabo de velas, se for o mesmo motor que o meu ve o estado do distribuidor esta a frente entre radiador e o motor tem 5 cabos em cima a entrar o que acontece em tempos de inverno ganha humidade fica todo verde nos contactos por dentro e faz o carro falhar andar todo engasgado.
                                nao sei se tens filtro de gasolina no nosso nao tinha foi aplicado pelo mecânico se tiver troca também.

                                os consumos se andar de devagarinho ate se porta bem, agora basta andar a puxar os consumos sobem muito.

                                foi o meu primeiro carro quando tive carta foi comprado novo pelo meu pai para a minha mãe e ainda anda ja conta ou 200 ou 300 mil km já não sei tenho de ir ver xD

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu gastava 10l. foi o carro mais gastador que tive

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois, tenho de ver o distribuidor pois é o que está mais a mão agora. O resto terá de ser o mecânico.

                                    Abraços

                                    Comentário


                                      #19
                                      A minha irmã teve um de 93, só que era o 1.2i. Não curvava nada, uma vez entrei numa rotunda devagar, a traseira fugiu e nunca mais o apanhei, no 205 nunca tal acontecera. Era duro e a posição de condução era ridicula. Por minha parte... não deixou saudades.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu andei muito com um 1,2 de 65cv e aquilo era um bom carro, embora o quadrante fosse muito plastico e os travões era preciso muita força para travar, mas era uma questão de habito, de resto andava bem tinha alguma força para vencer subidas e era económico, mas tambem nessa altura a gasolina era mais barata e se calhar por isso fiquei com a ideia de ser económico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Provavelmente tiveste o GT , que tinha choque electrónico (Pierburg 2E) e caixa de 5.
                                          ...

                                          PS: O botão do ar era do lado esquerdo

                                          PS2: Também desconhecia que ainda saíam com caixa de 4.
                                          Sim tive o 1.3GT, durante gloriosos 9 anos e ainda o vejo por ai.

                                          Realmente tinha dúvida sobre o lado.

                                          Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                                          eu tive (ainda o tenho e vou começar a restaurá-lo) um 205 1.1 de 1986, motor deitado, grande máquina, com 250 mil kms não gasta óleo ainda.
                                          ...
                                          O meu é caixa de 4 e os consumos andam sempre na volta dos 5,5. Em viagens grandes, sem passar dos 100 km/h nem a 5 litros chega.
                                          Foi o primeiro carro de uma ex-namorada, salvo erro era o 1.0, tirando a parte do choque manual e ela não controlar muito bem aquilo, foi sempre andar até trocar por um Uno.

                                          Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                                          A minha irmã teve um de 93, só que era o 1.2i. Não curvava nada, uma vez entrei numa rotunda devagar, a traseira fugiu e nunca mais o apanhei, no 205 nunca tal acontecera. Era duro e a posição de condução era ridicula. Por minha parte... não deixou saudades.
                                          O 205 curvava muito muito melhor sem dúvida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso acontece sempre durante deslocações longas ou só nos primeiros minutos, até aquecer ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acontece quando lhe dá mesmo. Pode ser logo uns metros a seguir ou muito depois mas a cena dele desligar parece que é porque meto uma 4ª em vez de reduzir para 2ª por exemplo.

                                              Ontem ao vir para o trabalho não aconteceu. A 2ª falhou-me 2 vezes... O carro soluçava porque não tinha força e eu a pensar que tinha metido 2ª. Lá tirei a mudança, puxei bem para a esquerda e lá meteu a mudança. Não foi abaixo talvez porque o mecânico aumentou o ralenti um pouco até as mil.

                                              Abraços

                                              Edit: Outra coisa que me está também a enervar é o facto do gajo que me vendeu o carro ter metido um tubo que sai logo da cabeça do motor preso ao radiador. Tipo, passado um pouco de rodar com o carro começa a deitar fumo branco. Isto no meio dos outros carros parado assusta!! Tipo, eu assustei-me a primeira vez mas depois descobri de onde saia. O mecânico disse que provavelmente o gajo fez aquilo porque os segmentos devem estar já um pouco lixados. Não sei se posso tapar aquilo para não sair fumo...
                                              Também me disse que aquilo devia estar a ir para o filtro de ar e não estar ali como está. Será?

                                              Cumps
                                              Editado pela última vez por nribeiro; 24 February 2011, 09:35.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                                Acontece quando lhe dá mesmo. Pode ser logo uns metros a seguir ou muito depois mas a cena dele desligar parece que é porque meto uma 4ª em vez de reduzir para 2ª por exemplo.

                                                Ontem ao vir para o trabalho não aconteceu. A 2ª falhou-me 2 vezes... O carro soluçava porque não tinha força e eu a pensar que tinha metido 2ª. Lá tirei a mudança, puxei bem para a esquerda e lá meteu a mudança. Não foi abaixo talvez porque o mecânico aumentou o ralenti um pouco até as mil.

                                                Abraços

                                                Edit: Outra coisa que me está também a enervar é o facto do gajo que me vendeu o carro ter metido um tubo que sai logo da cabeça do motor preso ao radiador. Tipo, passado um pouco de rodar com o carro começa a deitar fumo branco. Isto no meio dos outros carros parado assusta!! Tipo, eu assustei-me a primeira vez mas depois descobri de onde saia. O mecânico disse que provavelmente o gajo fez aquilo porque os segmentos devem estar já um pouco lixados. Não sei se posso tapar aquilo para não sair fumo...
                                                Também me disse que aquilo devia estar a ir para o filtro de ar e não estar ali como está. Será?

                                                Cumps
                                                1. Que gasolina metes no carro?
                                                2. Só te faz em dia humidos?
                                                3. Esse tubo deverá encaixar na parte de baixo da "panela" do filtro de ar (pelo menos nos OHC é assim).
                                                4. Tens dificuldades em pôr as mudanças? Pode ser o tirante que se encontra mal afinado/partido...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tens que distinguir o que é um pouco de "azelhice" de eventuais problemas.
                                                  Se a reduzir, ainda lhe metes uma mudança mais alta, é normal que possa perder força e dependendo do local, velocidade, querer ir abaixo.
                                                  Como disse o Ruie34 ver se está tudo bem com a manete/caixa.

                                                  Quanto ao tubo não estou a ver o que fará por aí.
                                                  O Rui também já o disse, o filtro de ar está mesmo por cima do Carburador, só se quiseram ir buscar mais ar... pode ser isso que esteja a causar alguns sintomas.
                                                  Pede para corrigir isso, não deve ser complicado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Valium, se for o tubo que estou a pensar é o do respirador do óleo, no caso dos OHC provém de uma tubagem metálica que vem do cárter e se encontra presa à parte de trás do bloco, indo depois encaixar na caixa do filtro de ar através de um tubo de borracha.

                                                    Estes carros chegam a uma altura da vida em que são alvo de uma série de modificações para passar no teste dos gases da IPO, tais como retirar esse tubo, no caso dos equipados com Pierburg 2E já com folgas substitui-se por um Pierburg 1B que é mais barato e faz quase o mesmo serviço.

                                                    O selector da caixa pode estar partido num encaixe de plástico do lado da caixa, algo bastante frequente quando são intervencionados por que não percebe do assunto. Ou então o parafuso moído, do lado da manete. Existe ainda a hipótese (pouco provável) de a caixa render a alma ao criador.

                                                    Também me parece que haverá um pouco de "azelhice", devido a estar pouco familiarizado com o bólide.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Valium, se for o tubo que estou a pensar é o do respirador do óleo, no caso dos OHC provém de uma tubagem metálica que vem do cárter e se encontra presa à parte de trás do bloco, indo depois encaixar na caixa do filtro de ar através de um tubo de borracha.

                                                      Estes carros chegam a uma altura da vida em que são alvo de uma série de modificações para passar no teste dos gases da IPO, tais como retirar esse tubo, no caso dos equipados com Pierburg 2E já com folgas substitui-se por um Pierburg 1B que é mais barato e faz quase o mesmo serviço.

                                                      ...
                                                      Desconhecia essa.
                                                      O meu carro a nível de mecanica não tinha qualquer alteração e sempre passou na IPO.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Entendo que possam pensar que seja azelhice mas eu garanto que não é. Haviam de me ver a esgalhar com o carro da escola!!

                                                        Há algo na caixa mesmo. Sei quando devo meter uma 2ª e uma 4ª.

                                                        O mecânico já anda para ver isso mas o trabalho é muito...

                                                        Então se eu colocar o tal tubo no sitio certo o tal fumo irá sair pelo escape certo?

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pessoal, a nivel do carro ir abaixo deixou de acontecer devido a ter-se aumentado o ralenti.

                                                          Na caixa a 2ª tem mesmo problemas a encaixar. Também o carro vai estar parado para se alterar para uma caixa de 5 longa porque o meu cunhado talvez fique com o carro.

                                                          Estou para ver se fico com um Corsa A mas é caixa de 5, 1.5TD.

                                                          Já estive ao pé do carro e aquele é que devia de o ter comprado mas pronto.

                                                          Abraços

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                                            Pessoal, a nivel do carro ir abaixo deixou de acontecer devido a ter-se aumentado o ralenti.

                                                            Na caixa a 2ª tem mesmo problemas a encaixar. Também o carro vai estar parado para se alterar para uma caixa de 5 longa porque o meu cunhado talvez fique com o carro.

                                                            Estou para ver se fico com um Corsa A mas é caixa de 5, 1.5TD.

                                                            Já estive ao pé do carro e aquele é que devia de o ter comprado mas pronto.

                                                            Abraços
                                                            os corsa A nunca me motivaram, não há nenhuma versão que goste, nem mesmo do GT. E não sei se meter caixa de 5 é boa ideia. A 5ª velocidade é um pouco mais pesada que a 4ª velocidade da caixa de 4, numa subida os 45 cavalos vão ter alguma dificuldade lol. Ainda poderá ficar a gastar é mais. Mas o 1.5 TD bem tratado não deve dar problemas. Boa sorte

                                                            Comentário

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