Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Espanhóis compram frota do Algarve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Espanhóis compram frota do Algarve

    citação:Pesca - 70 por cento dos navios já mudou de mãos
    Espanhóis compram frota do Algarve


    Armadores andaluzes estão a comprar embarcações e empresas de pesca algarvias, aproveitando-se da crise no sector. De acordo com fontes associativas, os espanhóis já estão em maioria nas licenças do arrasto de crustáceos e de bivalves e estão a assediar o arrasto de peixe.



    Com os espanhóis a cobiçar as águas algarvias, o Estado português firmou um acordo transfronteiriço autorizando, desde 2003, a faina a 24 embarcações espanholas da ganchorra (arrasto de bivalves) na região. Para os fortes armadores da vizinha Andaluzia não foi suficiente.

    Há dois anos que os espanhóis assediam os proprietários de pesca algarvios com propostas de compra das suas embarcações, por forma a terem mais licenças de pesca em águas algarvias. “Desanimados com os custos de produção e a não evolução do preço do pescado, muitos acabam por vender”, reconhece Edgar Correia, director regional das Pescas. De acordo com Carlos Silva, vice-presidente da Associação de Armadores da Pesca Artesanal do Barlavento, os espanhóis já controlam 70 por cento das licenças do arrasto de crustáceos (gamba e lagostim). Rui Vairinhos, presidente da Associação de Armadores de Vila Real de Santo António, confirma que ele próprio vendeu a um espanhol um moderno arrastão com 25 metros. “São uns piratas. Aproveitam-se da nossa fraqueza”, lamenta.

    O presidente da Organização de Produtores de Pesca do Algarve – Olhãopesca diz que os espanhóis controlam 30 das 54 licenças da ganchora na região. António da Branca lamenta a falta de apoios do Governo. Por isso, os homens da ganchorra estiveram parados no último sábado e também ontem planeavam não fazer-se ao mar.

    PESO DA REGIÃO

    O peso do Algarve na produção nacional de bivalves, moluscos e crustáceos é esmagador. De acordo com o director regional das Pescas, Edgar Correia, o Algarve é responsável por 50 a 60 por cento das capturas marítimas nacionais de moluscos e bivalves e por 70 a 80 por cento das capturas de crustáceos. Incluindo a aquacultura, a região passa a ser responsável por 80% da produção nacional de bivalves, área onde a aquacultura algarvia representa 90 por cento do total nacional.

    Ao peso da quantidade alia-se o factor da qualidade. O presidente da Olhãopesca pergunta: “Porque é que não se diz aos portugueses que temos a melhor amêijoa pé-de-burrinho do Mundo?” É que, segundo António da Branca, esta amêijoa portuguesa acaba por ir toda para Espanha e “os espanhóis mandam-na para onde querem dizendo que é da Andaluzia”.

    PEIXE ESPANHOL AUMENTA NO MERCADO NACIONAL

    Os armadores espanhóis estão a colocar mais peixe no mercado nacional em 2.ª venda (a que é feita directamente aos comerciantes ou por contrato de abastecimento), o que tem provocado a estagnação de preços, principalmente ao nível da 1.ª venda em Lota. Essencialmente, são as espécies de baixo valor comercial (pouco interessantes para o mercado espanhol) que são vendidas, como é o caso do carapau, cavala e faneca.

    Os mesmos armadores, que possuem barcos com bandeiras dos dois países, e que operam em águas nacionais, levam os peixes de valor acrescentado (tamboril, pescada, safio e goraz) para o território espanhol.

    LINHA DE CRÉDITO PROMETIDA PARA BREVE

    O ministro da Agricultura e Pescas garantiu ontem, no Algarve, que a atribuição de uma linha de crédito aos pescadores será discutida em Conselho de Ministros na próxima semana, devendo ser aprovada em breve. Confrontado com a venda de embarcações algarvias a armadores espanhóis, Jaime Silva rejeita que este seja um efeito de dificuldades económicas que atingem o sector nacional, já que estas transacções já se verificavam antes do agudizar da crise.

    “Das 30 embarcações financiadas pelo anterior Quadro de Apoio, cinco já foram vendidas a espanhóis”, ironizou o ministro, que exorta os homens do mar a aproveitarem os próximos apoios financeiros para ganharem competitividade.

    NEGÓCIOS POR METADE DO PREÇO

    Cada vez mais armadores nacionais estão a vender embarcações e empresas a capitais espanhóis. Não é apenas no Algarve, mas por todo o País, onde se contabiliza cerca de uma dezena de licenças transferidas, ou seja 20 por cento da frota.

    Segundo António Cabral, da ADAPI, “a falta de apoios à pesca, a inexistência de subsídios ao abate e agora o gravíssimo problema dos custos com o gasóleo estão a deixar alguns armadores sem perspectivas de futuro. Preferem vender as embarcações a cair numa situação de ruptura”.

    O mesmo responsável adianta que “muitas destas vendas têm sido feitas por metade do valor de mercado”, ou seja, um navio avaliado em 1,5 milhões de euros pode acabar transaccionado por 600 ou 700 mil euros.

    CONQUILHEIROS VÃO RECEBER COMPENSAÇÃO

    Os conquilheiros vão contar com uma compensação salarial nos períodos de paragem sanitária, garantiu ontem o ministro da Agricultura e Pescas. A proposta será discutida em Conselho de Ministros na próxima semana, revelou Jaime Silva. Desde Maio, dezenas de profissionais algarvios debatem-se com graves problemas económicos face à interdição da apanha da conquilha.

    NOTAS

    COMÉRCIO

    Os pescadores queixam-se da especulação. Vendem a sardinha em lota a 30 cêntimos o quilo, por exemplo, e esta aparece depois nos mercados a 4 ou 5 euros o quilo.

    GASÓLEO

    Metade das receitas dos barcos é gasta em combustível. O preço do gasóleo subiu de 40 para 53 cêntimos em seis anos. Os espanhóis têm subsídios, os portugueses não.

    CRÉDITO

    O ministro da Agricultura e Pescas anunciou uma linha de crédito de 30 milhões de euros. Os pescadores ainda esperam por uma reunião para saber como aceder ao dinheiro.

    CONFLITOS

    De acordo com o relatório Anual de Segurança Interna, em 2005, existiram vários conflitos entre pescadores espanhóis e as autoridades portuguesas em águas algarvias, de que resultaram várias perseguições e detenções.
    Paulo Marcelino/C.P. /A.I.C.

    Fonte http://www.correiodamanha.pt/noticia...dCanal=181&p=0
    Aos poucos os espanhois vão comprando isto [8].





    #2
    E a culpa que não fosse do estado [}]

    Da leitura desse artigo as palavras que me pareceu mais vezes repetidas: "subsidios, linha de crédito, compensação ".

    Mas para o que interesa não temos subsidio, para o gasólio, coisa que pelos vistos segundo a reportagem, Espanha tem.

    enfim, nada de novo [xx(]

    Comentário


      #3
      assim é mais facil,levam o peixe todo á mesma e não tem problemas.

      P.S.já dizia o outro:quem não tem cão caça com um gato!!!

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por constantino

        assim é mais facil,levam o peixe todo á mesma e não tem problemas.

        P.S.já dizia o outro:quem não tem cão caça com um gato!!!
        [:0]

        Comentário


          #5
          Onde é que é estão os empreendedores deste pais !?

          Não me digam que empresas - ou direi empresários gestores e afins - que têm tantos esquemas para fugir aos impostos em POrtugal, com Offshores e sedes de empresa na vizinha Espanha, agora não são capazes de investir num sector como este e ter uma filial em Espanha para comprar Gasóleo mais Barato.



          Ahhhh, claro que parvoice a minha, as pescas não dão lucros fáceis, é preciso trabalhar, investir , renovar e nisso os "águias" cá do pais não estão interessados, o lucro não se contabilizava aos milhões quanto muito aos milhares, e assim é mais fácil comprar um KG de "petinga" ou "jaquinzinho" espanhol ...


          Claro se a frota fosse da FP ainda dizam que tinha "previlégios" ...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Excalibur

            Claro se a frota fosse da FP ainda dizam que tinha "previlégios" ...
            Começas bem a semana:D.
            Demagogia já à solta???

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por J.R.

              citação:Originalmente colocada por Excalibur

              Claro se a frota fosse da FP ainda dizam que tinha "previlégios" ...
              Começas bem a semana:D.
              Demagogia já à solta???

              Não foi mesmo uma provocação ao eixo do mal!!!

              E tinha razão, o radar estava activo !!!

              :D ;)


              Já agora bom dia.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Excalibur

                Já agora bom dia.
                Bom dia[8D].

                Comentário


                  #9
                  quando não os podes vencer, junta-te a eles

                  Comentário


                    #10
                    Se os portugueses tivessem dispostos a trabalhar por margens pequenas e resolvessem fazer frente aos espanhois com bons investimentos. Mas como o estado não tem dado subsidios vende-se. É mais fácil. ;)

                    Comentário


                      #11
                      Se antes já diziam que a sardinha espanhola era pior que a portuguesa, agora então, vão ser todos os peixes :D[:P]
                      Mas que raio, os peixes quando mudam de nacionalidade ficam de pior qualidade:D

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Renas

                        Se os portugueses tivessem dispostos a trabalhar por margens pequenas e resolvessem fazer frente aos espanhois com bons investimentos. Mas como o estado não tem dado subsidios vende-se. É mais fácil. ;)
                        Margens mais pequenas?

                        Eles vendem a 50centimos, e o peixe aparece à venda a 4euros, menos margem só se pagarem para trabalhar.

                        Eles têm é de se organizar para conseguir vender a preço mais justo, senão os outros aproveitam-se e compram a estes preços ridículos, mas eles é que têm de inverter a situação, não é ficarem sentado à espera que o estado faça algo ..erm... à espera que Espanha compre o resto.

                        vais ver se quando os espanhóis dominarem isto se o vendem a 50centimos...

                        Comentário


                          #13
                          Há uma coisa que não entendo..., mas talvez o Excalibur me possa explicar.

                          O mar e os peixes são os mesmos. A técnica é a mesma. Os meios poderão ser idênticos.

                          E porque é que o Espanhóuis têm sucesso e os Portugueses vivem à míngua?

                          É ue tudo isto me parece muito esquisito. Todas estas histórias de que os Portugueses em mar alto vendem o seu pescado aos Espanhóis, a preços mais elevados do que na lota, e depois vamos a Espanha, encontramos do bom e do melhor e..., mais barato do que aqui em Portugal.

                          Impressionante.

                          E a culpa é sempre de quem desta vez? Dos mesmos, naturalmente. :D :D [8D]

                          Não será possível que a qualidade do trabalho e do [u]pensamento</u> em Portugal possa evoluir?

                          Mas é pedir muito, não é? [:I]

                          Comentário


                            #14
                            OS bons empresarios dedicaram-se todo a ser FPs.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por pmct

                              OS bons empresarios dedicaram-se todo a ser FPs.
                              [}][}][}]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                Há uma coisa que não entendo..., mas talvez o Excalibur me possa explicar.

                                O mar e os peixes são os mesmos. A técnica é a mesma. Os meios poderão ser idênticos.

                                E porque é que o Espanhóuis têm sucesso e os Portugueses vivem à míngua?


                                É ue tudo isto me parece muito esquisito. Todas estas histórias de que os Portugueses em mar alto vendem o seu pescado aos Espanhóis, a preços mais elevados do que na lota, e depois vamos a Espanha, encontramos do bom e do melhor e..., mais barato do que aqui em Portugal.

                                Impressionante.

                                E a culpa é sempre de quem desta vez? Dos mesmos, naturalmente. :D :D [8D]

                                Não será possível que a qualidade do trabalho e do [u]pensamento</u> em Portugal possa evoluir?

                                Mas é pedir muito, não é? [:I]
                                Porque aqui o bom do empresário das pescas ou de outro sector não investe e se lhe cheirar que o sector dá trabalho ne lhe toca, aqui nets burgo o e que interessa é o lucro fácil, comprar a 1 para vender a 100, contruir edificar, criar, desenvolver ...

                                Aonde é que vês essas palavras na maioria dos empresários !!??

                                E na prática !!?? ZERO !!!

                                Por acaso (e lá vou nesta direcção) o "sr. Xoné Man" descobriu que os transportes maritimos para os açores não eram do seu agrado, - os valores os serviços, enfim - e como tal para servir os seus interesses, criou um sociedade de transportes maritimos e agora é a empresa que faz os valores amis baixos do continenete para os Acores e Vice Versa.

                                Por acaso em vez de comprar pescado a Espanha podia criar parcerias com armadores nacionais... quem diz ele, diz também o grupo do Jójo Martins,.


                                E já agora quais os valores praticados na lota e os praticados numa qualquer hipermercado !!!

                                Especulação !!!

                                O engraçado é que fizeram parcerias com produtores de carne, avicultores, frutofruticolas, etc, etc, mas as pescas ficaram de foram.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                  Há uma coisa que não entendo..., mas talvez o Excalibur me possa explicar.

                                  O mar e os peixes são os mesmos. A técnica é a mesma. Os meios poderão ser idênticos.

                                  E porque é que o Espanhóuis têm sucesso e os Portugueses vivem à míngua?


                                  É ue tudo isto me parece muito esquisito. Todas estas histórias de que os Portugueses em mar alto vendem o seu pescado aos Espanhóis, a preços mais elevados do que na lota, e depois vamos a Espanha, encontramos do bom e do melhor e..., mais barato do que aqui em Portugal.

                                  Impressionante.

                                  E a culpa é sempre de quem desta vez? Dos mesmos, naturalmente. :D :D [8D]

                                  Não será possível que a qualidade do trabalho e do [u]pensamento</u> em Portugal possa evoluir?

                                  Mas é pedir muito, não é? [:I]
                                  O peixe é o mesmo mas as vezes as redes e a forma do apanhar e do conservar é diferente e isso influencia o as pecto e a kualidade do produto.

                                  No entanto em espanha noto por exemplo é vigo uma enorme frota pesqueira mto mem organizada mtos viveiros na ria e a lota mto bem organizada.


                                  Em portugal vejo os pescadores por exemplo da trafaria um sobreviventes a maioria já tive problemas de droga etc...pouco lutou ou se interessam pelo que fazem e vendem o peixe na lota aos desbarato e claro a coisa não rende pois em espanha há outro rigor na politica das pescas

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                                    citação:Originalmente colocada por Renas

                                    Se os portugueses tivessem dispostos a trabalhar por margens pequenas e resolvessem fazer frente aos espanhois com bons investimentos. Mas como o estado não tem dado subsidios vende-se. É mais fácil. ;)
                                    Margens mais pequenas?

                                    Eles vendem a 50centimos, e o peixe aparece à venda a 4euros, menos margem só se pagarem para trabalhar.

                                    Eles têm é de se organizar para conseguir vender a preço mais justo, senão os outros aproveitam-se e compram a estes preços ridículos, mas eles é que têm de inverter a situação, não é ficarem sentado à espera que o estado faça algo ..erm... à espera que Espanha compre o resto.

                                    vais ver se quando os espanhóis dominarem isto se o vendem a 50centimos...
                                    Isso deve-se unica e exclusivamente á procura de dinheiro fácil. Senão vejam que pelo menos 1 armador em portugal investiu num barco para a pesca de bacalhau que estará pago em pouco tempo. Pois não atingimos sequer as cotas de pesca. Será mais esperto que os outros ou resolveu abrir o olho e arriscar. Que mania do português de querer ganhar muito sem arriscar nenhum. ISSO TODAS AS PESSOAS QUEREM, ISTO SIM É ARRISCADO.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É um sector em crise ja ha muito tempo so que so agora, com a crise do petroleo, é que começa a atingir o "peixe graudo", os grandes armadores, donos de barcos do arrasto e longinqua, pois é essencialmente nesses que o preço do gasoleo se faz notar.

                                      A pesca é um negocio e como outro qualquer negocio tem os seus riscos, o problema é quando as pessoas ainda gostam mais de aumentar os riscos, nao vou dizer 100% mas pelo menos 90% da frota portuguesa tem mais de 10/15 anos, grande maioria barcos em madeira que passam mais tempo em reparaçao no estaleiro ( a conta das companhias de seguros) do que no mar. Quando vão ao mar metade do peixe passa pela lota, metade bate na porta e la tem que ir dar a volta a lota porque nenhum sacana lhe abriu a porta :D.

                                      O sector esta em crise sim mas não me parece que seja por causa do governo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Frota perde 600 barcos em cinco anos
                                        2005/11/03

                                        A frota de pesca portuguesa, a quarta maior da União Europeia (UE), perdeu mais de 600 embarcações entre 2000 e 2004, o que representa uma diminuição de 5,6 por cento, revela um relatório hoje divulgado em Bruxelas, noticia a Lusa.

                                        «O documento do Eurostat, o organismo oficial de estatísticas da União Europeia, revela ainda que a frota portuguesa é a terceira mais envelhecida da UE, com uma idade média de 25,7 anos e um assinalável número de embarcações com mais de 50 anos.
                                        Apesar de ter perdido 603 embarcações, passando de 10.692 barcos em 2000 para 10.089 em 2004, a quebra verificada na frota portuguesa foi a segunda mais reduzida na União Europeia a 15, que no seu conjunto registou uma diminuição de 10,3 por cento, ao passar de 95.501 para 85.709 barcos registados.
                                        (...)
                                        A maior frota pertence à Grécia (18.730 embarcações), seguida de Itália (14.945) e Espanha (14.052) Contudo, a nível de tonelagem, a frota portuguesa é apenas a sexta (total de 117.418 toneladas), e tal deve-se ao facto de as embarcações portuguesas estarem direccionadas fundamentalmente para a pesca costeira, tendo por isso dimensões reduzidas.
                                        (...)
                                        Os dados revelam que 900 embarcações da frota portuguesa (cerca de 9 por cento) têm mais de 50 anos, sendo que Portugal possui então 15,6 por cento do total de embarcações de pesca da UE a 25 com mais de meio século de idade.

                                        A possibilidade de a renovação da frota continuar a ser financiada pela UE constitui uma das principais reivindicações do governo português no quadro das negociações com vista ao novo Fundo Europeu de Pescas.

                                        @ http://www.oln.pt/noticias.asp?id=7643&secc=2


                                        Comentário


                                          #21
                                          Para documentação

                                          Pesca ilegal:
                                          Atum vermelho no Atlântico e no Mediterrâneo em extinção

                                          http://www.dnoticias.pt/Default.aspx...40706&id_user=


                                          Ambientalistas e cientistas dizem que arte de pesca destrói santuários de biodiversidade no leito do oceano, como montes submarinos, fontes hidrotermais e corais de profundidade

                                          Portugal é contra uma eventual moratória à pesca de arrasto de fundo em águas internacionais, que está a ser defendida por cientistas e associações não-governamentais. Esta arte de pesca tem vindo a ser acusada de provocar grandes danos em zonas ecológicas sensíveis do fundo marinho, especialmente sobre corais de águas frias, montes submarinos e fontes hidrotermais.
                                          Mas a orientação actual do Governo é contra a moratória. "É uma medida exagerada", disse ao PÚBLICO o director-geral das Pescas e Aquicultura, Eurico Monteiro. A posição oficial aponta para a possibilidade de interdições específicas, afirma Eurico Monteiro, "sempre que haja um parecer científico que prove que uma área é ecologicamente sensível."
                                          Os defensores da moratória dizem exactamente o contrário: é preciso interditar temporariamente esta arte de pesca, até que se tenha maior conhecimento sobre as áreas vulneráveis.
                                          Este tipo de pesca é feito com enormes redes, que são arrastadas sobre o fundo do mar, a profundidades abaixo dos 1000 metros, com o auxílio de pesos nas laterais. Tudo o que houver pela frente, no leito, pode ser destruído pela passagem das redes.

                                          @ http://www.horta.uac.pt/intradop/not...ot20060612.htm


                                          citação:Não obstante, os recursos económicos são diferentes e os efeitos da contracção das actividades económicas não são comparáveis a Portugal. E a retracção da economia mundial é tão óbvia, que os pescadores marítimos franceses bloquearam os seus portos, pedindo que o preço do gasóleo não suba ainda mais. A ânsia das melhores condições de trabalho ou, as ajudas económicas sectoriais não se confundem com ganância profissional. Hoje, assistimos ao crescendo de pesqueiros espanhóis na nossa ZEE. Se Portugal não tem condições para pescar convenientemente, pescam outros por nós! O mesmo acontece na indústria. Se os bens produzidos não são comercializados, isso significa, perda de mercado e riscos de falência

                                          @ http://androide.weblog.com.pt/arquivo/2004_10.html


                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:b. - Os pescadores portugueses acusam os espanhóis de serem autênticos predadores. Concorda?

                                            J.R. - Parece que sim. No filme que fizemos, os pescadores espanhóis assumiram que pescam a um ritmo que vai dar cabo das zonas de pesca. A Andaluzia permite a utilização de uma técnica de arrasto, delapidadora de recursos, conhecida por chupona, que não é permita nas outras zonas de pesca espanholas.

                                            Em Portugal, não podem utilizar, mas, na zona de Monte Gordo, os pescadores queixam-se, e qualquer pessoa na praia vê que os barcos pescam a poucos metros da praia. Enquanto os mariscadores portugueses andam ali com o chalavar na apanha à mão, os espanhóis andam a arrastar, sem cumprir minimamente as distâncias e as regras que estão definidas.

                                            Depois há a fiscalização. As lanchas da marinha portuguesa estão estacionadas na doca de recreio, que fica mesmo em frente ao Bairro dos Pescadores de Ayamonte. Quando sai a lancha, alguém automaticamente informa e, quando chega a Monte Gordo, já ninguém está lá e não conseguem apanhar ninguém.

                                            Há uma falta de fiscalização mais permanente e, sobretudo, há falta de cooperação entre as instituições, porque, se há uma zona comum aos dois países, logo devia haver uma gestão comum desses recursos.


                                            @ http://www.barlavento.online.pt/inde...id=6358&tnid=8


                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                              Porque aqui o bom do empresário das pescas ou de outro sector não investe e se lhe cheirar que o sector dá trabalho ne lhe toca, aqui nets burgo o e que interessa é o lucro fácil, comprar a 1 para vender a 100, contruir edificar, criar, desenvolver ...

                                              Aonde é que vês essas palavras na maioria dos empresários !!??

                                              E na prática !!?? ZERO !!!
                                              Continuas a não responder.

                                              Para vocês é sempre tudo igual ao futebol. Fomos roubados pela arbitagem, pela Fifa, pela equipa adversária..., mas ver que poderíamos ter jogar melhor, isso não!!

                                              Agora chamas de empresário um mestre de uma traineira....

                                              Se em vez de passares a vida a citar textos dos jornais que andas a ler durante o dia, te concentrasses a olhar para a realidade deste povo e que a comparasses mínimamente com os Espanhóis, até que valeria a pena estar aqui a debater contigo.

                                              Leres o que passou a maior parte da comunidade pesqueira em Espanha e o modo como tiveream de se organizar, mas acima de tudo sacrificar...

                                              Mas isso não vem no Correio da Manhã, pois não? É pena. [8D]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                Porque aqui o bom do empresário das pescas ou de outro sector não investe e se lhe cheirar que o sector dá trabalho ne lhe toca, aqui nets burgo o e que interessa é o lucro fácil, comprar a 1 para vender a 100, contruir edificar, criar, desenvolver ...

                                                Aonde é que vês essas palavras na maioria dos empresários !!??

                                                E na prática !!?? ZERO !!!
                                                Continuas a não responder.

                                                Para vocês é sempre tudo igual ao futebol. Fomos roubados pela arbitagem, pela Fifa, pela equipa adversária..., mas ver que poderíamos ter jogar melhor, isso não!!

                                                Agora chamas de empresário um mestre de uma traineira....

                                                Se em vez de passares a vida a citar textos dos jornais que andas a ler durante o dia, te concentrasses a olhar para a realidade deste povo e que a comparasses mínimamente com os Espanhóis, até que valeria a pena estar aqui a debater contigo.

                                                Leres o que passou a maior parte da comunidade pesqueira em Espanha e o modo como tiveream de se organizar, mas acima de tudo sacrificar...

                                                Mas isso não vem no Correio da Manhã, pois não? É pena. [8D]
                                                Sem esforço nada feito. [^]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ... embora alguns mestres de embarcações, ganhem bem mais que muitos empresarios. :D

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    [quote]citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                    [size=2]b. - Os pescadores portugueses acusam os espanhóis de serem autênticos predadores. Concorda?

                                                    J.R. - Parece que sim. No filme que fizemos, os pescadores espanhóis assumiram que pescam a um ritmo que vai dar cabo das zonas de pesca. A Andaluzia permite a utilização de uma técnica de arrasto, delapidadora de recursos, conhecida por chupona, que não é permita nas outras zonas de pesca espanholas.
                                                    Quero só salientar que este J.R. não é este vosso colega mas este:
                                                    João Romão tem militado pela esquerda política e, há alguns anos, entrou no Bloco de Esquerda. Militante de Vila Real de Santo António, apresentou uma lista para a comissão coordenadora no Algarve, que recebeu os votos de aprovação na Assembleia Distrital, que teve lugar em Faro há duas semanas. Discutir o ordenamento do território, trazer para a participação política os jovens e criar um portal que permita uma maior divulgação das posições políticas, são linhas de acção a desenvolver ao longo dos próximos dois anos. O Bloco de Esquerda, depois de concorrer em muitos concelhos, legitimou a sua forma de actuar junto das populações. É uma responsabilidade que João Romão pretende assumir, para que o Bloco cresça em militantes e nas próximas eleições.

                                                    Para não haver confusões:D.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                      Porque aqui o bom do empresário das pescas ou de outro sector não investe e se lhe cheirar que o sector dá trabalho ne lhe toca, aqui nets burgo o e que interessa é o lucro fácil, comprar a 1 para vender a 100, contruir edificar, criar, desenvolver ...

                                                      Aonde é que vês essas palavras na maioria dos empresários !!??

                                                      E na prática !!?? ZERO !!!
                                                      Continuas a não responder.

                                                      Para vocês é sempre tudo igual ao futebol. Fomos roubados pela arbitagem, pela Fifa, pela equipa adversária..., mas ver que poderíamos ter jogar melhor, isso não!!

                                                      Agora chamas de empresário um mestre de uma traineira....

                                                      Se em vez de passares a vida a citar textos dos jornais que andas a ler durante o dia, te concentrasses a olhar para a realidade deste povo e que a comparasses mínimamente com os Espanhóis, até que valeria a pena estar aqui a debater contigo.

                                                      Leres o que passou a maior parte da comunidade pesqueira em Espanha e o modo como tiveream de se organizar, mas acima de tudo sacrificar...

                                                      Mas isso não vem no Correio da Manhã, pois não? É pena. [8D]
                                                      Concordo com o Carlos L.

                                                      conheci pescadores portugueses e espanhois e alguns trabalharam para armadores portugueses e espanhois...

                                                      Em espanha existe mto mais organização...não vale a pena criticar e que podem fazer é o mesmo...vao a Vigo e vejam como se trabalha na industria pesqueira...acredito que tem mto a aprender em vez de criticarem sem saber.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        nos últimos 8 anos a unica noticia positiva que houvi falar de portugal no mundo é a expo e o euro,de resto vamos acabar nas mãos dos espanhois! noticia

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                          citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                          Porque aqui o bom do empresário das pescas ou de outro sector não investe e se lhe cheirar que o sector dá trabalho ne lhe toca, aqui nets burgo o e que interessa é o lucro fácil, comprar a 1 para vender a 100, contruir edificar, criar, desenvolver ...

                                                          Aonde é que vês essas palavras na maioria dos empresários !!??

                                                          E na prática !!?? ZERO !!!
                                                          Continuas a não responder.

                                                          Para vocês é sempre tudo igual ao futebol. Fomos roubados pela arbitagem, pela Fifa, pela equipa adversária..., mas ver que poderíamos ter jogar melhor, isso não!!

                                                          Agora chamas de empresário um mestre de uma traineira....

                                                          Se em vez de passares a vida a citar textos dos jornais que andas a ler durante o dia, te concentrasses a olhar para a realidade deste povo e que a comparasses mínimamente com os Espanhóis, até que valeria a pena estar aqui a debater contigo.

                                                          Leres o que passou a maior parte da comunidade pesqueira em Espanha e o modo como tiveream de se organizar, mas acima de tudo sacrificar...

                                                          Mas isso não vem no Correio da Manhã, pois não? É pena. [8D]

                                                          Chamo empresário ao armador tão simples quanto isso.

                                                          Quanto ao resto ... se achas que a gestão das quotas e da frota foi bem realizada pelos armadores que preferiram receber o dinheiro para abater navios em vez de os modernizar ou comprar navios adequados á evolução dos tempos ...

                                                          Se achas que os armadores souberam criar uma rede de frio própria para armazenar o pescado que pescavam em excesso.

                                                          Sim, deves achar que os empresários/armadores não são culpados !!

                                                          Sim claro também não deve vir noutro diario ou semanário de referência o que é ver a industria estagnar por falta de empreendedorismo de empresários.

                                                          E sim também deve ser mais fácil criticar e analisar numeros do que ver apalpar, sentir o pulso á excelente industria que temos.

                                                          Sim casos como estes

                                                          http://forum.autohoje.com/topic.asp?...=77881#2261375

                                                          que os "bons dos oportunistas" gostam de mexer para ainda enterrar mais, a pouca industria que temos.

                                                          Sim temos pena!!!
                                                          O pais real não se transmite com realidade em noticia de jornal, sente-se no contacto local, com quem trabalha, com exemplos concretos, a sujar as maõs, a "levar no rabo" do cliente.

                                                          Lucros meu caro, lucros, muitos bons e depressa, não há cá investimento, não há cá desenvolver e dar trabalho, há que lucrar bem e depressa não importa como, interessa é o lucro.

                                                          Sim porque como tu muito bem disseste, SACRIFICIOS, foram necessários SACRIFICIOS, e esses os nossos empresários/gestores e afins genericamente não estão interessados.

                                                          E sobre isto temos pena!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                                            nos últimos 8 anos a unica noticia positiva que houvi falar de portugal no mundo é a expo e o euro,de resto vamos acabar nas mãos dos espanhois! noticia
                                                            E sabes porque? Porque o Portuguesinho quer que as coisas caiam do céu mas elas não caiem. O portuguesinho lança as proprias redes paras as helices para as companhias de seguros pagarem o arranjo e eles estarem 1 mes em casa, a conta destas, com lucros cessantes garantidos. O Portuguesinho recebe incentivos ao abate de navios, recebe o dinheiro ao bolso e continua a laborar com o navio o cair de podre, depois da um toque ao encostar o navio e ai esta a companhia de seguros para pagar um navio quase novo.

                                                            Por isso meus amigos eu conheço-os de gingeira, ja sao alguns anos a trabalhar indirectamente no ramo, estao na situação que estao porque querem dinheiro facil, querem subsidios para tudo, eu na minha actividade diaria, se perder dinheiro no mercado não vou pedir um subsidio ao governo para fazer face ao prejuizo pois noa?
                                                            Como se costuma dizer querem é put*s e vinho verde. Trabalhem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X