Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ex-aluno da UMinho na Federação Internacional do Automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ex-aluno da UMinho na Federação Internacional do Automóvel

    recebi esta notícia; acho que se enquadra nesta secção.

    Ex-aluno da UMinho na Federação Internacional do Automóvel

    Nuno Costa, recém-doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho, foi contratado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), para trabalhar na equipa responsável pela homologação dos equipamentos ligados à segurança dos veículos de competição.

    O bracarense de 31 anos vai trabalhar a partir de 1 de Março em Genebra, Suíça, na sede da organização máxima do desporto automóvel, que coordena eventos como a Fórmula 1, o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e o Mundial de Carros de Turismo (WTCC). Nuno Costa fica encarregue de analisar questões técnicas como capacetes, cintos de segurança, travões, depósitos de combustível, entre outros, bem como de elaborar regulamentos e normas de homologação. Vai também fazer a ligação da FIA Motorsport com a FIA Institute, responsável pela I&D de sistemas inovadores que permitem melhorar a segurança nas provas. A médio/longo prazo deseja integrar uma das comissões técnicas da FIA que seguem os principais campeonatos da especialidade.

    "O meu desejo é trabalhar ao mais alto nível no desporto automóvel", realça Nuno Costa, parafraseando o que disse em 2005 ao professor Filipe Samuel Silva ao concluir a licenciatura em Engenharia Mecânica, pedindo-lhe para orientar o seu doutoramento. O jovem fez então um projecto em ambiente empresarial, com parceria da empresa MAHLE S.A., fornecedora de componentes de motor das principais equipas de Fórmula 1. A sua pesquisa no Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) da Universidade do Minho incidiu na performance mecânica de componentes automóveis. Nuno Costa participa regularmente em conferências e tem ainda artigos em várias revistas nacionais e internacionais. Em virtude do seu curriculum académico e pessoal, a FIA convidou-o a integrar os quadros, após auscultar vários candidatos.

    "Sinto uma felicidade imensa, é a realização de um sonho e o reconhecimento do meu esforço ao longo dos anos", refere Nuno Costa. O investigador destaca no seu percurso "a formação superior concedida pela Universidade do Minho, agora distinguida à escala global", e o apoio do Clube Automóvel do Minho, o que lhe permitiu contactar com dirigentes da FIA e "mostrar as capacidades num meio bastante restrito", sendo por exemplo comissário técnico no Mundial de Karting em Macau, no Rali de Portugal (2007-10) e nas competições nacionais de karting, rampa e offroad.

    #2

    Comentário


      #3
      Muito bem.

      Comentário


        #4
        Parabéns

        Já tinha lido no mail da uminho

        Comentário


          #5
          Nuno Costa é mais um português a trabalhar na federação internacional
          Jovem comissário português passa do CAM para a FIA

          Nuno Costa, comissário técnico do Clube Automóvel do Minho, acaba de ser convidado para trabalhar na Federação Internacional do Automóvel (FIA), começando esta sua nova fase já no dia 1 de Março.

          Com uma carreira de 18 anos de ligação ao CAM, Nuno Costa já desempenhou muitas funções em eventos de desporto motorizado. Nos últimos anos tem sido comissário técnico chefe, não só no CAM, como na maior parte das organizações de provas de karting por convite das mesmas. Para além de desempenhar a função de comissário técnico chefe também já desempenhou a função de delegado técnico (a convite da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) em provas de Karting, Rampas e Offroad.
          No ano de 2009 foi convidado para ser comissário técnico chefe na prova do Campeonato do Mundo de Karting (AAMC - Macau). Tem ainda sido comissário técnico no Rali de Portugal desde 2007 a 2010, tendo integrado o ano passado a Comissão Técnica Nacional da FPAK.

          Obviamente satisfeito, Nuno Costa não esconde que esta nova faceta na sua vida: "Representa a realização de um sonho. Desde há muitos anos, que tenho como objetivo pessoal vir a trabalhar ao mais alto nível no desporto automóvel, e isso só é possível trabalhando numa organização como a FIA. Todo o meu percurso académico, e como comissário técnico, foi planeado com o propósito de um dia vir a poder trabalhar na FIA", explica, sublinhando ainda que este novo passo profissional: "Representa o reconhecimento de todo o trabalho que tenho vindo a realizar, durante vários anos como Comissário Técnico. Estar numa instituição como a FIA, permite-me trabalhar ao mais alto nível no desporto automóvel. Para além disso permite-me ter contacto com as empresas mais bem-sucedidas na fabricação de equipamentos de segurança".

          Jovem comissário português passa do CAM para a FIA -

          Em termos de funções a desempenhar na FIA, Nuno Costa explica: "Vou estar integrado numa equipa técnica, que é responsável pela homologação de elementos de segurança (depósitos de segurança, capacetes, cintos de segurança, etc.) utilizados no desporto automóvel, automóveis e karting. Outras das funções a desempenhar é fazer a ligação entre a FIA Motorsport e a FIA Institute que é responsável pela investigação e desenvolvimento de sistemas inovadores, que permitem melhorar a segurança no desporto automóvel. Esta equipa, que eu vou integrar, tem também a função de elaborar os regulamentos relacionados com a segurança, bem como a regulamentação técnica respeitante à homologação dos órgãos de segurança".

          Esta nova oportunidade pode abrir ainda mais portas ao comissário do CAM, e é para isso que Nuno Costa vai trabalhar nos próximos tempos:"O objetivo a médio/longo prazo, é fazer parte de uma das comissões técnicas da FIA, podendo dessa forma vir a acompanhar alguns dos campeonatos motorizados mais importantes a nível mundial, como por exemplo, o FIA GT, WRC, WTCC, como responsável técnico", concluiu.

          Currículo académico de Nuno Costa

          Atualmente, é investigador no CT2M - Centro de Tecnologias Mecânica e de Materiais, na Universidade do Minho.
          Concluiu o Doutoramento em Engenharia Mecânica no ano de 2009 na Universidade do Minho, na área de Mecânica dos Materiais. Trabalho de Doutoramento foi efetuado em ambiente empresarial, com a empresa MAHLE - Componentes de Motores, S.A.
          Concluiu a Licenciatura em Engenharia Mecânica, no ano letivo de 2004/2005, na Universidade do Minho.
          Realizou o estágio curricular na empresa MAHLE - Componentes de Motores S.A. - onde desenvolveu, um trabalho de investigação em segmentos de motores no ano de 2005.
          Durante os anos em que foi investigador escreveu artigos científicos em revistas internacionais e nacionais, e esteve presente em conferências da especialidade em Portugal e no estrangeiro.

          Fonte: AutoSport.pt

          Mais um português na FIA!

          Comentário


            #6
            Muitos Parabéns...

            Comentário


              #7
              Já à uns tempos o finalista português da VII edição da Altran Engineering Academy 2010 também foi um aluno da UMinho.

              Está em alta a Uminho.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X