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FIAT ou HCH?????????

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    FIAT ou HCH?????????

    Bom dia a todos,
    tenho uma duvida que gostaria de ver esclarecida.
    Tenho um Fiat Punto 1.2 ELX de 2001 com 80.000,
    o carro em si é fantastico, nao gosto é do tamanho dele.
    Gosto de carros grandes e tenho tido tambem varios sustos com este carro.

    Vi recentemente um Honda Civic 1.3 IMA HYBRID de 2005 com 74.000Km a 7.950€
    Link:
    Honda Civic 1.3 IMA HYBRID, 7.950 EUR, Prior Velho - Standvirtual

    e tambem vi este:
    HondaCivic IMA HIBRIDO 1.3 de 2007 com 80.000km a 13.900€
    Link:
    Honda Civic IMA HIBRIDO 1.3, 13.900 EUR, LISBOA - Standvirtual


    O carro é especialmente mais pra cidade e 2 viagens porto lisboa e lisboa porto por mes.

    Compensa-me continuar com o Fiat?
    ou compensa trocar de carro?


    Cidio Costa

    #2
    O Prius têm consumos ligeiramente melhores que os híbridos da Honda, em ambos os cenários, AE e urbano. Mas os preços são um pouco mais altos.

    BTW: Entre os dois, no imediato compensará economicamente ficar com o Fiat. A muito longo prazo, porém, um carro de 2001 vai começar a dar problemas, e aí inverte-se a situação...

    Comentário


      #3
      O problema do carro nem é ser pequeno e os sustos não se devem a isso.

      Não comprava o Civic Hibrido, se queres mesmo trocar de carro procurava outra coisa, até porque os hibridos em AE consomem mais.

      Eu não trocava e esperava um tempo até conseguir comprar algo melhor..

      Comentário


        #4
        Para já compensa ficar com o Fiat.

        Os hibridos actuais não são solução.

        Mas acredito com a subida do preço dos combustiveis que possam aparecer alternativas melhores nos proximos anos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
          Não comprava o Civic Hibrido, se queres mesmo trocar de carro procurava outra coisa, até porque os hibridos em AE consomem mais.
          Em que é que te baseias para dizer isso?

          Em relação a outros hibridos não me pronuncio, mas o Prius consome 5,5 l/100 kms nas minhas mãos com o CC ligado a 125 km/h. Fica-me mais barato neste momento andar no Prius a gasolina na AE do que andar num Volvo s40 1.6 a GPL.

          O Prius além de recuperar energia, tem uma resistência ao ar relativamente baixa. Está feito para isso, está feito para gastar o mínimo possível em qualquer situação e não apenas em cidade.

          Em relação à questão original do autor do tópico, se pudesses ir para um Prius era melhor, embora que um HCH já é bem melhor do que um Fiat Punto para o tu queres/gostas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
            Os hibridos actuais não são solução.
            Pode não ser solução para ti, mas pode ser solução para muitos outros.
            Fazer uma generalização dessas, quando ainda por cima os hibridos são dos carros mais poupados actualmente é ser um "bocadinho" parcial, no mínimo...

            Comentário


              #7
              o meu hch tem uma media de 5,1L\100, a maioria dos km's é feito em AE a rondar os 120km\h. se é boa opção trocar? a opção mais barata é ficar sempre com o velho, mas isso pode não ser opção.
              atenção ao hch, convem exprimentar primeiro, pois a cvt requer alguma habituação.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                Em que é que te baseias para dizer isso?

                Em relação a outros hibridos não me pronuncio, mas o Prius consome 5,5 l/100 kms nas minhas mãos com o CC ligado a 125 km/h. Fica-me mais barato neste momento andar no Prius a gasolina na AE do que andar num Volvo s40 1.6 a GPL.

                O Prius além de recuperar energia, tem uma resistência ao ar relativamente baixa. Está feito para isso, está feito para gastar o mínimo possível em qualquer situação e não apenas em cidade.

                Em relação à questão original do autor do tópico, se pudesses ir para um Prius era melhor, embora que um HCH já é bem melhor do que um Fiat Punto para o tu queres/gostas.
                Eu meto GPL a 0,73€, no mesmo sitio a 95 está a 1,51€. Fazendo as contas gastas por 5,5L aos 100km = 8,30€. Esses 8,30€ dão para mais de 11 litros de GPL, o Volvo gasta mais de 11 litros aos 100km?!?!? à mesma velocidade?? Ou o carro não está em condições ou eu não me acredito nisso.

                Comentário


                  #9
                  Essas contas tb nao me parecem mt certas.

                  Por mais economico que seja o Prius...o custo do combustivel do Volvo é outro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                    Em que é que te baseias para dizer isso?

                    Em relação a outros hibridos não me pronuncio, mas o Prius consome 5,5 l/100 kms nas minhas mãos com o CC ligado a 125 km/h. Fica-me mais barato neste momento andar no Prius a gasolina na AE do que andar num Volvo s40 1.6 a GPL.

                    O Prius além de recuperar energia, tem uma resistência ao ar relativamente baixa. Está feito para isso, está feito para gastar o mínimo possível em qualquer situação e não apenas em cidade.

                    Em relação à questão original do autor do tópico, se pudesses ir para um Prius era melhor, embora que um HCH já é bem melhor do que um Fiat Punto para o tu queres/gostas.
                    Os Civic em AE deixam de compensar tanto em relação a alguns diesel.

                    O Prius não sei, até porque tem uma excelente aerodinamica, não sei como é a do Civic hibrido mas tambem deve ser boa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por hog Ver Post
                      Eu meto GPL a 0,73€, no mesmo sitio a 95 está a 1,51€. Fazendo as contas gastas por 5,5L aos 100km = 8,30€. Esses 8,30€ dão para mais de 11 litros de GPL, o Volvo gasta mais de 11 litros aos 100km?!?!? à mesma velocidade?? Ou o carro não está em condições ou eu não me acredito nisso.
                      No spritmonitor não encontrei nenhum V40 1.6 (não deve ter sido vendido nalguns países, como a Alemanha), mas os dois 1.8 são gulosos...

                      Overview: Volvo - S40 - Spritmonitor.de

                      Quase 11 aos cem de GPL.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por hog Ver Post
                        Eu meto GPL a 0,73€, no mesmo sitio a 95 está a 1,51€. Fazendo as contas gastas por 5,5L aos 100km = 8,30€. Esses 8,30€ dão para mais de 11 litros de GPL, o Volvo gasta mais de 11 litros aos 100km?!?!? à mesma velocidade?? Ou o carro não está em condições ou eu não me acredito nisso.
                        O Volvo gasta 10 a GPL, com muito jeitinho gasta pouco mais de 9.
                        A diferença está nos preços, eu meto gasolina a 1,4 e GPL a 0,78

                        Prius: 5.5 * 1.4 = 7.7 € (Gasolina)
                        Volvo: 10 * 0,78 = 7.8 € (GPL)


                        Para um Diesel gastar o mesmo que os 2 exemplos de cima tem que fazer média de 6, se o litro do diesel for a 1.3€.
                        Ou seja, não é qualquer carro a diesel que custa, por km, neste momento menos que o Prius.

                        Claro que estas contas dependem dos preços a que se compra o combustível e do peso do pé, lol
                        Editado pela última vez por XlPower; 02 March 2011, 16:58.

                        Comentário


                          #13
                          Esta discussão é inutil... os clubistas de cada lado irão sempre puxar a brasa á sua sardinha.

                          Deixarei duas opiniões:
                          Os meus Pais têm um fiat igualzinho ao teu, e ainda anda sem problemas. Meteres-te numa compra destas com um carro bom, não é a opção mais inteligente na minha opinião.

                          No que toca ao comentário que o prius compensa nas AE em relação a muitos diesel.. Direi o que ja foi dito antes... Com o CC ligado nos 130, fiz lisboa - vila real e volta com 4,5l/100 no meu Focus.


                          Em vez de se porem aí todos ouriçados sobre se os hibridos valem alguma coisa ou nao, mais vale ajudarem o criador deste topico com as reais duvidas dele.

                          Comentário


                            #14
                            concordo que os hibridos em AE e com velocidades altas perdem na boa para os diesel. o seu terreno ideal é a estrada ou cidade, em AE funcionam como um vulgo otto, pois nessa situação dificilmente se recupera energia cinética.
                            não vi ninguem eriçado pelos hibridos, antes pelo contrário vejo informações uteis para quem criou o tópico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por WM Ver Post

                              No que toca ao comentário que o prius compensa nas AE em relação a muitos diesel.. Direi o que ja foi dito antes... Com o CC ligado nos 130, fiz lisboa - vila real e volta com 4,5l/100 no meu Focus.
                              Se isso for geral, então volto atrás e de facto o Prius não pode concorrer com isso em AE. Só que eu tenho visto vários carros a diesel com médias superiores a 6.

                              Comentário


                                #16
                                esses 4,5L\100 com media de 130km\h são obra, a propria marca anuncia 4,4L\100 para circuito combinado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  Se isso for geral, então volto atrás e de facto o Prius não pode concorrer com isso em AE. Só que eu tenho visto vários carros a diesel com médias superiores a 6.
                                  Em cidade, pára arranca, pára arranca o prius da pontos aos diesel, faço 5/6 l/100... Mas em AE.. ainda ha uns tempos fiz uma viagem pelo alentejo, e ao parar numa bomba a media ía em 4.2 ...

                                  Claro depois fiquei com pressa e ao saltar para 1*0 km/h la aumentei para 5 e tal/6...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tambem já fiz Portalegre - LX por nacional e acabei com 4.2, tal como tambem já fiquei com 5.0, mas porque na VDG puxei por ele.

                                    Se tivesse a aerodinamica do Prius.

                                    Claro que se for para AE a 160 a média vai ficar nos 6 e muitos.
                                    Depois depende do vento, trajecto, peso no carro..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                      Em cidade, pára arranca, pára arranca o prius da pontos aos diesel, faço 5/6 l/100... Mas em AE.. ainda ha uns tempos fiz uma viagem pelo alentejo, e ao parar numa bomba a media ía em 4.2 ...

                                      Claro depois fiquei com pressa e ao saltar para 1*0 km/h la aumentei para 5 e tal/6...
                                      Já que a Maria vai ter uma, fico feliz com esses consumos.

                                      Vamos lá ver o que ela consegue.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                        No que toca ao comentário que o prius compensa nas AE em relação a muitos diesel.. Direi o que ja foi dito antes... Com o CC ligado nos 130, fiz lisboa - vila real e volta com 4,5l/100 no meu Focus.
                                        Fizeste-me andar um bocado no site da Ford a ver se tinha saído algum Focus novo (ou motorização especial), que me pareceu não ter acontecido.

                                        A menos que exista alguma versão/motor que eu desconheça, isso que relatas é pura e simplesmente impossível!!!

                                        Eu conheço particularmente bem os motores 1.6 hdi e primos, montado inclusivamente no focus, e se há algo que os caracteriza é o facto de serem proporcionalmente mais poupados em cidade/estrada do que em AE.

                                        Eu no C4 (versão de 92cv) já fiz diversas vezes depósitos inteiros (58~60 litros) com média real de 4,8 litros, e isto falando em trajectos de dia-a-dia normais (com bastante cidade e periferia), mas com uma condução totalmente virada para consumos.

                                        No entanto, outra coisa que acontece frequentemente, é que nesses depósitos de 4,8 litros reais de consumo, o CB marcava 4,2 litros, e um dos números é bastante mais impressionante do que o outro - o que se pode estar a passar com o teu caso.

                                        Um Focus a fazer 4,5 litros reais a 130 km/h reais numa viagem desse tamanho e com o cruise control ligado, é algo que eu seguramente pago para ver (mas isto tudo medido minimamente como deve ser), porque isso seria um verdadeiro feito da tecnologia automóvel!!!

                                        A minha dúvida tem apenas que ver com os meus ~120.000 km ao volante de motores 1.6 hdi (onde se inclui o Focus com o mesmo motor).



                                        Relativamente ao autor do tópico, eu ponderaria muito facilmente essa troca.

                                        Esse civic tem uma qualidade global que está muitos furos acima do teu Fiat.
                                        Sem querer que isto seja mal entendido, se achas o teu Punto fantástico, um civic destes é quase um "avião" por comparação (em termos de qualidade global do carro).

                                        Mesmo as versões não hibridas (e recordo-me do 1.6 VTEC que conheço de perto) conseguem consumos muito interessantes, com a precisão mecânica Honda que é sua característica.

                                        A única atenção que procuraria ter nestes hibridos seria saber que custos poderás esperar deles pelo facto de serem hibridos (isto se houverem alguns), e aconselho-te ires a uma oficina Honda (ou duas) e fazeres esta mesma pergunta de forma aberta.

                                        Podes mesmo dizer que estás a equacionar comprar um, e gostarias de saber se há algum custo adicional (baterias ou assim) na manutenção do carro, e qual o valor médio desse custo.

                                        Se não existirem grandes custos associados, basta teres os cuidados que se tem em qualquer outro carro usado, pois dificilmente um Honda é um poço de problemas, especialmente nas versões hibridas que não serão compradas certamente pelo zé-do-boné para andar todas as noites na Vasco da Gama.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Fizeste-me andar um bocado no site da Ford a ver se tinha saído algum Focus novo (ou motorização especial), que me pareceu não ter acontecido.

                                          A menos que exista alguma versão/motor que eu desconheça, isso que relatas é pura e simplesmente impossível!!!

                                          Eu conheço particularmente bem os motores 1.6 hdi e primos, montado inclusivamente no focus, e se há algo que os caracteriza é o facto de serem proporcionalmente mais poupados em cidade/estrada do que em AE.

                                          Eu no C4 (versão de 92cv) já fiz diversas vezes depósitos inteiros (58~60 litros) com média real de 4,8 litros, e isto falando em trajectos de dia-a-dia normais (com bastante cidade e periferia), mas com uma condução totalmente virada para consumos.

                                          No entanto, outra coisa que acontece frequentemente, é que nesses depósitos de 4,8 litros reais de consumo, o CB marcava 4,2 litros, e um dos números é bastante mais impressionante do que o outro - o que se pode estar a passar com o teu caso.

                                          Um Focus a fazer 4,5 litros reais a 130 km/h reais numa viagem desse tamanho e com o cruise control ligado, é algo que eu seguramente pago para ver (mas isto tudo medido minimamente como deve ser), porque isso seria um verdadeiro feito da tecnologia automóvel!!!

                                          A minha dúvida tem apenas que ver com os meus ~120.000 km ao volante de motores 1.6 hdi (onde se inclui o Focus com o mesmo motor).

                                          ..........

                                          Concordo. Por aquilo que conheço desse motor também considero impossivel que faça 4,5 Lt a 130kms/h e ainda para mais com o CC ligado! Já vi depósitos inteiros feitos com médias de 4,2 Lt(contas feitas à mão) mas não foi nessas condições. O CB desse focus deve ter um erro jeitoso!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Fizeste-me andar um bocado no site da Ford a ver se tinha saído algum Focus novo (ou motorização especial), que me pareceu não ter acontecido.

                                            A menos que exista alguma versão/motor que eu desconheça, isso que relatas é pura e simplesmente impossível!!!

                                            Eu conheço particularmente bem os motores 1.6 hdi e primos, montado inclusivamente no focus, e se há algo que os caracteriza é o facto de serem proporcionalmente mais poupados em cidade/estrada do que em AE.

                                            Eu no C4 (versão de 92cv) já fiz diversas vezes depósitos inteiros (58~60 litros) com média real de 4,8 litros, e isto falando em trajectos de dia-a-dia normais (com bastante cidade e periferia), mas com uma condução totalmente virada para consumos.

                                            No entanto, outra coisa que acontece frequentemente, é que nesses depósitos de 4,8 litros reais de consumo, o CB marcava 4,2 litros, e um dos números é bastante mais impressionante do que o outro - o que se pode estar a passar com o teu caso.

                                            Um Focus a fazer 4,5 litros reais a 130 km/h reais numa viagem desse tamanho e com o cruise control ligado, é algo que eu seguramente pago para ver (mas isto tudo medido minimamente como deve ser), porque isso seria um verdadeiro feito da tecnologia automóvel!!!

                                            A minha dúvida tem apenas que ver com os meus ~120.000 km ao volante de motores 1.6 hdi (onde se inclui o Focus com o mesmo motor).
                                            Boas.

                                            Olha referente ao 4,5 l/100, nao tenho hipotese de te provar nada, e a minha palavra vale tanto como a do gajo a seguir.. nada

                                            Referente aos 4,2l/100, na altura tirei uma foto, e coloco em anexo. Na altura o carro tinha 10 mil km, agora tem um pouco mais do dobro disso.

                                            Estes dados foram feitos sobre as condições que falei, cada um acredita no que quiser, e claro ate a foto que coloco em anexo pode ser falsificada...

                                            Eu sei o que faço, e com as minhas afirmações posso eu bem, de resto, acredita quem quiser, quem não quiser... não acredita.

                                            Abraço

                                            Edit: Peço desculpa pela resolucao da imagem, o telemovel da altura estava nas lonas.. xD
                                            Ficheiros anexados
                                            Editado pela última vez por WM; 03 March 2011, 09:23.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                              Boas.

                                              Olha referente ao 4,5 l/100, nao tenho hipotese de te provar nada, e a minha palavra vale tanto como a do gajo a seguir.. nada

                                              Referente aos 4,2l/100, na altura tirei uma foto, e coloco em anexo. Na altura o carro tinha 10 mil km, agora tem um pouco mais do dobro disso.

                                              Estes dados foram feitos sobre as condições que falei, cada um acredita no que quiser, e claro ate a foto que coloco em anexo pode ser falsificada...

                                              Eu sei o que faço, e com as minhas afirmações posso eu bem, de resto, acredita quem quiser, quem não quiser... não acredita.

                                              Abraço
                                              Não me parece que seja um problema de fotos ou sequer com as tuas afirmações. O problema é mesmo a forma como o CB reporta as médias.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                Não me parece que seja um problema de fotos ou sequer com as tuas afirmações. O problema é mesmo a forma como o CB reporta as médias.
                                                Na altura o range do carro andava entre 900 e 1000km por deposito... e durante bastante tempo fazia medias, e vía quanto conseguia fazer por depósito.. vão-me dizer que o conta kilometros também está avariado?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                  Na altura o range do carro andava entre 900 e 1000km por deposito... e durante bastante tempo fazia medias, e vía quanto conseguia fazer por depósito.. vão-me dizer que o conta kilometros também está avariado?
                                                  Eu não digo nada. Não conheço nem faço questão de conhecer o carro!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Eu não digo nada. Não conheço nem faço questão de conhecer o carro!
                                                    Um gajo com um avatar dos mythbusters a fugir a um desafio? não é digno pa.. é melhor que o adam e o jamie nem saibam

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                      Um gajo com um avatar dos mythbusters a fugir a um desafio? não é digno pa.. é melhor que o adam e o jamie nem saibam
                                                      Isso era um desafio?!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Isso era um desafio?!
                                                        não

                                                        (Estava a brincar ctg...)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No spritmonitor a média global para o Ford Focus 1.6 TDCI é 5,67. A mínima é 4,3 e a máxima é 7,29.

                                                          Overview: Ford - Focus - Spritmonitor.de

                                                          Para o Prius a média global é 5,23. A mínima é 3,52 e a máxima é 9,07.

                                                          Overview: Toyota - Prius - Spritmonitor.de

                                                          Ganhou o Prius, pela margem mínima.

                                                          Só não ganha em Portugal em custo por km devido aos impostos maiores na gasolina.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No cenário que tu apresentas (um 1.2 gasolina vs o Civic Hybrid) e em termos de consumos, acho que em qualquer situação te compensa mais o Hybrid. Seja cidade, estrada ou AE... terás de te habituar à CVT para tirar o melhor partido do carro.

                                                            Outra coisa é o que já estão a fazer que é comparar o Hybrid com um carro diesel onde, em AE e a velocidades elevadas (150+) acredito que compense mais o diesel.

                                                            Em todo o caso o Civic não tem nenhuma manutenção programada específica para as baterias. A garantia do sistema híbrido é de 8 anos ou 160.000km.
                                                            De 40 em 40.000kms tens de mudar o óleo da caixa CVT que te deve ficar algo como 35 eur + mão de obra. O resto é normalissimo de qualquer carro a gasolina.

                                                            Comentário

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