Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Formula 1 e as faíscas no ar.... !!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Formula 1 e as faíscas no ar.... !!

    Quem é que não tem saudades das faíscas a saírem dos F1??

    YouTube - F1 Sparks mid 80's - early 90's

    Lindo!

    #2
    Mais um excelente post

    Isto sim era F1, grandes máquinas e grandes pilotos.

    Comentário


      #3
      Pergunta básica, o que são estas faiscas? o chassi a bater no alcatrão? Porque é que n acontece actualmente?

      Comentário


        #4
        Penso que tinha a ver com o facto das suspensões serem reguladas para extrairem máximo potencial com um determinado peso do carro. Quando o carro rolava com o peso acima do ideal (depósito cheio) e devido à qualidade das pistas as partes mais baixas tocavam no chão.

        E para que não houvessem danos no carro, existiam uns "patins" nas zonas mais baixas que originavam estas faíscas.









        Mágico...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post



          Mágico...
          Nem mais!!!

          Comentário


            #6
            e no fim, mediam esses patins e tinha um limite de desgaste, passando-o eram desqualificados.. e isso ainda deu muitas guerrinhas.. pois aquilo era ao milímetro..

            Aconteceu uma vez o schumi, que brilhantemente ganhou uma corrida em SPA, penso eu, e no fim perdeu a vitoria..

            Mas ai foi roubado claramente, pois tinha acontecido devido a um pião que fez a alta velocidade por cima de um corrector (o que sabemos, desfez aquilo tudo por baixo)
            Mas para mim foi um dos momentos altos da F1, ele fazer o pi-ão e seguir como se nada fosse, e tudo a alta velocidade..

            PS: http://www.youtube.com/watch?v=k24vhDk1zcg

            Penso que foi este, esta péssima qualidade.. mas na altura ao ver o GP para ele nao se passou nada, e ali acho que era bem alto, chegou ao fim com os patins completamente desfeitos...
            Editado pela última vez por jmpub; 03 March 2011, 06:41.

            Comentário


              #7
              Agora é tudo em carbono, deve fazer menos faísca !

              Comentário


                #8
                Segundo um documentário que vi sobre a morte do Ayrton Senna, uma das conclusões a que chegaram foi que se despistou devido a esse patim (Tinha uma parte central em madeira, por isso não fazia faisca).
                Como durante as voltas do safety car a pressão dos pneus desceu (pneus mais frios) esse patim bateu exageradamente no chão, provocando o despiste.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                  Agora é tudo em carbono, deve fazer menos faísca !
                  Tinha a ideia que fossem madeira, actualmente. Mas posso estar errado.

                  Comentário


                    #10
                    Agora é madeira. Ou não?!

                    Dantes a tábua não existia, mas acho que não existia nada comparável. Iam ao mínimo de altura, com depósito cheio, pq não havia refuel. E as pistas não eram tão boas. Tinham asas maiores.

                    Comentário


                      #11
                      Eu não disse que eram. Disse que achava que são, são coisas diferentes.

                      E também ACHO que nos tempos dos carros do vídeo os patins eram feitos de magnésio.

                      Mas isso foi o que li, não sei se é verdade.

                      Comentário


                        #12






                        Comentário


                          #13
                          Em 94 tenho certeza de que existiam os ditos patins, e que os mesmos eram em madeira.
                          Tinham, como já foi dito, um desgaste controlado.
                          Reparem que na segunda foto (do Mansel a passar o Senna), o que dá a ideia que vai a roçar no chão não é o fundo do carro, mas sim as asas dianteiras. Talvez por causa da pressão aerodinâmica ou da travagem.

                          Comentário


                            #14
                            Já estão a misturar duas épocas........

                            Houve o tempo que os carros F1 faziam faiscas, mas depois do acidente fatal do Senna, que introduziram restrições aos carros e uma delas foi a obrigatoriedade de ter uma placa rectangular de madeira debaixo do chassis aumentando a distância do carro ao solo.

                            Claro que depois aconteceu o caso do Schumacher em SPA e no ano seguinte já reforçaram o tal patim para aguentar o desgaste dos corretores.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post




                              Além de terem dado bonitos momentos outra característica deste sistema era a excelente segurança que por vezes conferia aos pilotos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                Já estão a misturar duas épocas........

                                Houve o tempo que os carros F1 faziam faiscas, mas depois do acidente fatal do Senna, que introduziram restrições aos carros e uma delas foi a obrigatoriedade de ter uma placa rectangular de madeira debaixo do chassis aumentando a distância do carro ao solo.

                                Claro que depois aconteceu o caso do Schumacher em SPA e no ano seguinte já reforçaram o tal patim para aguentar o desgaste dos corretores.
                                O que eu disse foi que actualmente acho que eles usam um "patim" de madeira.

                                E que na época dos carros do vídeo e das fotos, penso que tinham uns "patins" de magnésio nas partes mais baixas dos carros.

                                Não seriam umas tábuas claro mas algo que evitasse essas zonas de entrarem em contacto directo com o solo. Até porque se fosse aço sem qualquer protecção, por exemplo, poderia ser bastante perigoso para o próprio carro e para quem vem atrás. E pelo que li usavam-se umas protecções de magnésio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                  Eu não disse que eram. Disse que achava que são, são coisas diferentes.

                                  E também ACHO que nos tempos dos carros do vídeo os patins eram feitos de magnésio.

                                  Mas isso foi o que li, não sei se é verdade.
                                  Eu tb não disse com certeza. Por isso pus ?!

                                  Mas acho que é como disse o JapunaTT

                                  Comentário


                                    #18
                                    Parece um festival de pirotecnia!

                                    Comentário


                                      #19
                                      YouTube - 5/5 the death of Ayrton Senna - what NatGeo did not tell

                                      ai esta

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X