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Renault Clio 1.5 dci - bebe muito oleo

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    Renault Clio 1.5 dci - bebe muito oleo

    Boa noite,

    Eu tenho um clio com cerca de 180000 km e ele de mudança a mudança de óleo que é feita de 10 em 10 mil km, bebe cerca de 5 litros de óleo.

    O motor não aparece babado mas deita muito fumo, especialmente quando puxo por ele.

    Que acham que pode ser? turbo, segmentos?

    um abraço para todo o pessoal

    Ps. o óleo que uso é 15w40

    #2
    já agora, esqueci-me de dizer que o carro é de 2001

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      #3
      Pra começar esse carro a ser um dci não pode levar 15w40. Ou leva 10w40, ou 5w40.

      Quanto ao fumo pode ser óleo queimado.

      Comentário


        #4
        leva porque sou eu que o meto, tirando as mudanças de óleo. ja agora porque não pode levar 15w40?

        Comentário


          #5
          Por que a marca recomenda o 10w40 se for semi-sintético e o 5w40 em sintético.

          Comentário


            #6
            15w40 é meio caminho andado para dar cabo do turbo e segmentos por falta de lubrificação.
            Se calhar o problema nasceu mesmo no uso dessa graduação.
            No meu só entra 5w40 (neste momento Castrol Edge) e os 5L que comprei são suficientes para 20 mil km (levou 4.5L e coloquei o restante passado 12mil km).

            Comentário


              #7
              O 15w40 é mineral, nem deve fazer 10 mil, mas 5 mil kms no máximo e nem deve ser a viscosidade indicada para esse motor, agora resta saber se começou a ser utilizado porque tinha consumo elevado de oleo!

              Quanto ao consumo o provavel é ser segmentos, e se ja faz fumo ligeiramente azulado...

              Comentário


                #8
                Isso parece estar na hora de uma revisão mais a sério

                Comentário


                  #9
                  Também pode ser do turbo...

                  De qualquer maneira, sendo o 15w40 um óleo mais viscoso, teoricamente o consumo seria ainda maior com 10w40 ou 5w40...

                  O consumo de óleo apareceu gradualmente ou a evolução foi rápida?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                    Pra começar esse carro a ser um dci não pode levar 15w40. Ou leva 10w40, ou 5w40.

                    Quanto ao fumo pode ser óleo queimado.
                    Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
                    O 15w40 é mineral, nem deve fazer 10 mil, mas 5 mil kms no máximo e nem deve ser a viscosidade indicada para esse motor, agora resta saber se começou a ser utilizado porque tinha consumo elevado de oleo!

                    Quanto ao consumo o provavel é ser segmentos, e se ja faz fumo ligeiramente azulado...
                    Um amigo meu tem um Clio van 1.5dCi 65 de 2001 e faz revisões de 15 em 15 mil km.

                    O mecânico onde ele vai mete-te sempre óleo mineral (não sei que referência ao certo mas deve ser essa 15W40) e em 60mil km (comprou-o com 6 anos e meio e 125mil km e agora tem 18x mil km) ele nunca teve problemas

                    Quando eu soube disso disse-lhe logo que esse óleo não era o indicado para um motor turbo-diesel common-rail mas ele não me ligou e disse quer era mineral, mas dos melhores

                    Eu é que não faria isto de certeza, mas isto sou eu.


                    Se ele teve sorte até agora ? É bem provável.

                    Comentário


                      #11
                      poupas no óleo mas não vais poupar o material. Os meus carros sempre levaram óleo caro, o clio levou 5w40 da elf e da bp e o civic leva 0w20, nesse aspecto não poupo. Vê o turbo e os segmentos e caso tenhas de fazer um investimento avultado começa a usar óleo sintético que poupas a mecânica, poupas combustível e notas o motor mais disponível

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                        Um amigo meu tem um Clio van 1.5dCi 65 de 2001 e faz revisões de 15 em 15 mil km.

                        O mecânico onde ele vai mete-te sempre óleo mineral (não sei que referência ao certo mas deve ser essa 15W40) e em 60mil km (comprou-o com 6 anos e meio e 125mil km e agora tem 18x mil km) ele nunca teve problemas

                        Quando eu soube disso disse-lhe logo que esse óleo não era o indicado para um motor turbo-diesel common-rail mas ele não me ligou e disse quer era mineral, mas dos melhores

                        Eu é que não faria isto de certeza, mas isto sou eu.


                        Se ele teve sorte até agora ? É bem provável.
                        Como se costuma dizer elas não matam mais moiem!
                        Dá-lhe tempo!

                        Comentário


                          #13
                          O meu está com 250000mil e não gasta nada dessa quantidade de óleo. GAstava tipo 2 litros entre mudas (de 30000 em 30000) mas pk tinha os vedantes danificados e forma mudados na revisão. Passaram 10000km e só apagou uma bolinha.

                          Comentário


                            #14
                            Isso é muito oleo... COnvém levar a uma oficina para ver o que se passa.

                            Um dia destes...nao gasta mais oleo. ;)

                            Comentário


                              #15
                              Viste se motor esta babado em cima e em baixo ? podes ter alguma fuga

                              Comentário


                                #16
                                Antes de mais obrigado pelas respostas .

                                Realmente como eu não percebo la muito de mecânica, não fazia a mínima ideia de que não se devia usar esse tipo de óleo. quanto ao resto acham que o carro pode andar assim mais uns km, ou deve ser já arranjado? quanto ao motor, este não pinga nada.

                                um abraço para todos

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho um colega que tem um Focus TDDi de 2000 e usa 15w40. Tem 270 mil kms e nunca teve problemas nem consumo de oleo. A condução é globalmente calma e muda o oleo aos 5000 kms.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                    Tenho um colega que tem um Focus TDDi de 2000 e usa 15w40. Tem 270 mil kms e nunca teve problemas nem consumo de oleo. A condução é globalmente calma e muda o oleo aos 5000 kms.
                                    A mudar o oleo aos 5000 não faz outra coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É verdade

                                      Comentário

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